Rumores sobre usar gravadores em carros autodirigíveis


As questões envolvendo os carros autodirigíveis nem sequer tomaram uma forma bem definida e já começam a surgir polêmicas e ideias para algo que ainda nem sequer tomou um rumo certo. A mais recente notícia que gerou muitos comentários foi a fato de que algumas montadoras alemãs estão pensando em usar gravadores nos automóveis autodirigíveis. Esses gravadores seriam algo do tipo, ou bem parecido com as caixas pretas usadas nos aviões.

Logo de cara a ideia já causou uma certa polêmica até porque existe a preocupação com a vigilância na Alemanha. Mas também tem o outro lado da moeda. Talvez essa seja uma ótima oportunidade para permitir que a tecnologia consiga subir mais um degrau.

Entre as montadoras que desenvolvem projetos com carros autônomos ou semi-autônomos juntamente com o Google e GOOG.O estão a Mercedes-Benz com o DAIGn.DE e a BMW com BMW.DE.

Mesmo com tantos debates já é possível encontrar alguns itens no mercado como o estacionamento assistido. Mas o fato de que questões jurídicas continuam a prejudicar a implantação de outras diversas tecnologias como, por exemplo, ultrapassagens automáticas em auto-estradas não há como negar. Já no que diz respeito aos carros totalmente autônomos a coisa deve demorar muito mais. Até agora eles não passam de protótipos.

Voltando ao gravador de dados que, como dissemos, é bem parecido com aqueles usados nas aeronaves, tem um ponto interessante de ser observado (de acordo com quem quer implantar o sistema é claro): caso seja futuramente possível a instalação desses dispositivos nos carros algumas questões poderiam ser resolvidas com uma maior facilidade. Um exemplo seria o caso de dar tanto às fabricantes quanto às seguradoras informações claras e reais sobre quem seria o provável responsável no caso de algum carro se envolver em um acidente.

De qualquer forma a questão não tem previsão de se chegar a um termo comum e vem sendo debatida sobre a direção autônoma da Alemanha (por meio de um grupo formado de funcionários do governo) que, claro, não quer de jeito nenhum perder sua vantagem no que diz respeito ao setor de fabricação de carros.

Por Denisson Soares


Google – Interesse na produção de automóveis, Rumores


Já não é mais novidade que o Google está sempre atento às novas tecnologias e fatias de mercado inexploradas. Sabe-se que a empresa está em fase de desenvolvimento de uma tecnologia própria referente a carros com autonomia.

Porém, a grande novidade que tem agitado o setor é a possibilidade da gigante da web estar planejando entrar no segmento da produção de automóveis. De acordo com informações reveladas por Jessica Lessin, jornalista especializada no setor de tecnologia automotiva, o Google está mantendo diálogo com as empresas Magna International e Continental AG (parceiras da companhia) a respeito do desenvolvimento de carros com suas especificações.

Por hora, a ambiciosa estratégia do Google ainda se apresenta como um rascunho nebuloso. Segundo especialistas do setor, apesar do sucesso da Tesla, iniciar atividades no mercado de automóveis é uma tarefa difícil. Apesar do poder econômico sem limites do Google, isso exige uma grande linha de produção, além de ampla rede de revendas nos EUA e em outras nações.

Neste aspecto, os planos Google podem ir para outra direção, focada no desenvolvimento de uma linha própria dos chamados “robôs-táxis”, que seriam lançados em várias cidades norteamericanas como opções às formas tradicionais de transporte.

O plano de fabricação de um táxi em detrimento de um veículo de varejo, iria auxiliar o Google na preparação do terreno para fabricar o carro da marca. A companhia comentou tais rumores, mas sabe-se através de fontes próximas que pretendem criar um veículo com autonomia, que seria a coroação mundial da superioridade de sua tecnologia.

Por Marcelo Araújo


Novo Honda City Sport – Rumores sobre as características


Honda City SportMuito se falou sobre o novo Honda City Sport e finalmente  a marca Honda apresentou em seu site oficial algumas pistas de como será o modelo.

O novo veículo virá com motor de 1,5 com 116 cavalos e seu preço será na casa dos R$ 56 mil (o que está um pouco acima do que muitos brasileiros conseguem arcar). O modelo ainda contará com câmbio manual de 5 marchas.

Quem estava esperando grandes mudanças e inovações da marca ficará desanimado, pois pelo que tudo indica as diferenças para o outro modelo são apenas superficiais, a não ser pela presença da roda de 16 polegadas e alguns adornos esportivos. Mas mesmo assim o novo modelo não deixa a desejar e ainda inclui diversos itens de série.

Agora para quem não dispensa a comodidade, o novo City Sport virá com proteção de airbag, ABS, direção elétrica, ar condicionado, travas e vidros elétricos.

O novo Honda City Sport será comercializado nas cores cinza, branco, preto, vermelho e prata. Agora é esperar para ver se mais informações surgem e se alguma mudança inesperada aparece para surpreender os fãs da marca que aguardam ansiosos por novos formatos e performances.

Por Fernando Setoue


Hyundai HB flagrado pela Auto Esporte


A Auto Esporte conseguiu com fontes da Coreia do Sul algumas primeiras fotos do que será o futuro Hyundai HB, carro que a montadora coreana pretende fabricar no Brasil para competir de frente com Gol, Palio e Uno.

A intenção, segundo a Auto Esporte, é fabricar cerca de 100 mil unidades por ano na planta de Piracicaba já a partir de 2012. Para vender tanto, a ideia é que o carro custe cerca de R$ 30.000,00 em sua versão mais barata. Uma variação sedan, para brigar com Voyage e Siena também está sendo estudada.

Leia mais e veja mais fotos no site da Auto Esporte.


Mini Cooper 2011 sofrerá mini mudanças


A versão 2011 do pequeno Mini Cooper sofrerá facelift em 2011. É o que se constata pelas fotos de um protótipo Cooper S que foi flagrado sem qualquer camuflagem.

Talvez nem precisasse mesmo. As mudanças são tão pequenas que só olhos mais atentos notariam. O formato geral de lanternas dianteiras e traseiras, assim como lateral, ficaram idênticas. A única coisa que dá para notar no carro é uma mini mudança no parachoque dianteiro, que ganhou duas entradas de ar cromadas perto dos farois de neblina, que tiveram um pequeno retoque em seu invólucro.

O novo Mini Cooper é esperado para agosto deste ano (lá fora).

Via Auto Express

Veja como vai ficar

Veja como é


Novo Polo Sedan 2011 fotografado


Em meio à última onda de reformulações encontramos o Polo Sedan, que aparentemente já tem uma versão definitiva feita. É o que demonstram fotos postadas pelo moderador deste fórum polonês.

Ainda não há informações sobre o local onde foram feitas as fotos. Mas o modelo não deixa muitas dúvidas. Ele é, pelo tamanho e formato da frente, um modelo sedan do Polo que já está à venda na Europa. O grafismo da frente, similar ao novo Fox e ao Jetta que foi flagrado recentemente nos EUA, mostram que essa é a tendência de design da Volkswagen para este começo de década.

Por enquanto não há maiores informações oficiais, mas as fotos sem disfarce mostram que tanto Jetta quanto Polo já estão prontos para começar a ser vendidos lá fora.


Novo Palio 2012 vem aí


O Palio vai mudar. E bastante, pelo jeito. Várias notícias circularam nesta última semana a respeito da atualização do modelo. Tivemos até mesmo uma “mula” (versão de testes sem as peças definitivas, a exemplo do Civic 2012) que foi flagrada por aí. Também temos duas projeções, uma realizada pelo Estado de Minas e outra realizada pela Auto Esporte (capa da edição atual inclusive).

Claro que o modelo final provavelmente terá diferenças, mas o aspecto geral deve ser este das duas projeções. Pelas projeções, o novo Palio deve ficar mais parecido com o Punto.

O novo Palio está sendo chamado de projeto 326. O novo Uno foi o projeto 327. Em se tratando de Fiat, a chegada de um novo Palio não quer necessariamente dizer que o modelo atual será tirado de linha. Afinal, o Mille continua firme e forte, mesmo com o novo Uno rodando por aí, e o Punto veio para concorrer num segmento superior ao do Palio.

Abaixo, a projeção da Auto Esporte, na capa da revista

A projeção do Estado de Minas (clique na imagem para ver a galeria, inclusive com o Siena)

O flagra da mula do Palio do Autos Segredos (clique na imagem para ver outras fotos e a reportagem)


Flagra do Honda Civic 2012


O Auto Evolution flagrou uma versão de testes, camuflada com peças do atual New Civic, do que seria um provável novo Civic 2012.

Após a crise econômica de 2008, a Honda havia abandonado os planos de um Civic maior que o modelo atual e resolveu começar do zero, inicialmente dando a entender que haveria um carro menor e mais econômico. Entretanto, recentemente a montadora afirmou que o modelo novo seria do mesmo tamanho do New Civic. E é isso que parece, pelas fotos.

Aparentemente o modelo não terá uma frente tão diferente da atual. Ganha farois um pouco mais afilados e uma grade um pouco mais baixa no centro. A principal mudança parece ser mesmo na traseira, que nessa versão remete a um hatch, com lanternas traseiras seguindo o desenho das dianteiras.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Diga-se de passagem, o modelo flagrado está bastante parecido com o Civic Type R Euro. Essas lanternas dianteiras e traseiras podem ser parte do disfarce também.


VW Jetta 2011 flagrado sem disfarces


O Jetta vai mesmo mudar. O site britânico Auto Express flagrou o Jetta 2011 sem disfarces lá fora. Quer dizer, com um disfarce. Havia um logo diferente, tanto na frente quanto na traseira, algo que parece uma mistura de Toyota com Infiniti. E a julgar pela frente do carro, bastante diferente do novo Golf europeu, poderia se pensar que fosse algum lançamento de alguma outra marca.

Mas não, essas lanternas que lembram a do novo Fox são mesmo de um Volkswagen. Prova disso é o logo no volante, um tanto apagado, é verdade, mas era o VW exclusivo da marca alemã.

Entre fatos e rumores, esse novo Jetta é maior e mais largo que o modelo atual. Sua produção no México deve se iniciar no último trimestre de 2010. Ainda não há dados sobre motorização, mas especula-se que terá uma versão 4×4 AWD (4×4 para rua, similar ao do Fusion, sem opção de diferencial blocado para fora de estrada).

Mais e maiores fotos e reportagem original no Auto Express.


Bugatti Veyron com 1200cv


Se 1001cv de potência e velocidade máxima acima de 400km/h já era algo insano, o que dizer quando se quer aumentar essa potência para nada menos que 1200cv?

Parece que o aumento não é assim tão significativo, mas os 199cv de diferença são mais do que a potência de todos os carros 2.0 fabricados no Brasil. E é isso que o Bugatti Veyron terá, segundo Ferdinand Piëch, herdeiro da Porsche, ex-presidente da VW e pai do Veyron.

O aumento é mesmo necessário. Afinal de contas, a concorrência está apertando. O Veyron atual já “perde” para carros como o Hennessey Venom GT, que pode ter motores V8 biturbo derivados do Corvette ZR1 em versões de 1200 HP, fazendo de 0-100km/h em apenas 2,4 segundos.

Resta agora saber se o novo motor de 1.200cv do Veyron terá durabilidade, um fator que certamente é levado em consideração por quem compra um carro que custa tão caro para manter quanto um jatinho particular, que tem que trocar os pneus a cada 4.500km (custo total de aproximadamente R$ 70.000,00) e as rodas a cada 3 trocas de pneus (cerca de R$ 110.000,00).

Vídeo: Bugatti Veyron (de 1.000 HP) a 400km/h


Novo Honda Civic não sai mesmo antes de 2011


A Honda costuma apresentar uma nova versão do Civic a cada cinco anos, mas não é o que vai acontecer dessa vez. Segundo John Mendel, vice presidente executivo da Honda americana, em entrevista para o Automotive News, mudanças no mercado e regulamentos mais rigorosos sobre emissões de poluentes causaram atrasos no desenvolvimento do novo modelo.

O novo Civic, portanto, não deve ser apresentado em nenhum salão do automóvel deste ano, e seu lançamento ficaria para 2011, provavelmente como modelo 2012 já. Mendel não especificou um mês para a estreia do carro.

Ainda segundo Mendel, o novo Civic, que inicialmente era projetado para ser maior, viria com as dimensões do Civic atual. No ano passado, Takanobu Ito, presidente mundial da Honda, já havia afirmado que o projeto de um novo Civic maior havia sido abandonado. No entanto, ele dizia que o Civic seria menor que o atual. Nova mudança de rumo?


Novos Kia Cerato Hatch e Koup 2011 no fim do ano no Brasil


A Kia certamente acertou a mão ao introduzir o Cerato no mercado. Comparado aos concorrentes, é um carro barato para o segmento, com design muito bem acertado e um bom pacote de equipamentos.

Agora, vai trazer duas novidades na linha, reveladas no Salão Internacional do Automóvel de Nova York (por lá o Cerato se chama Forte): o Cerato Hatch, que certamente competirá contra o Hyundai i30 e o Audi A3, provavelmente numa faixa de preço mais baixa, traz um design da traseira bem agradável. Este lançamento viria em dezembro, segundo o Fast Driver.

Já a versão esportiva Cerato Koup, versão coupé de 2 portas e visual esportivo. Segundo o mesmo Fast Driver, o Koup viria antes, em agosto, para o Brasil. O Forte Koup, aliás, já está à venda nos EUA e, por lá, tem disponíveis as mesmas versões de motorização da linha Forte “comportada”, um 2.0 de 156HP e um 2.4 de 173HP. Portanto, ainda fica a dúvida se esse carro ganhará um motorzão mais potente para brigar com Honda Civic Si por aqui.

Cerato Hatch de frente
Cerato Hatch de traseira
Cerato Hatch de frente
Cerato Hatch de lado
Cerato Koup
Cerato Koup

Novo Ford Fiesta (Verve) no segundo semestre


O diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogélio Goldfarb, anunciou que o novo Fiesta brasileiro, baseado no modelo à venda na Europa, Estados e Canadá (antigo projeto Verve), chega no segundo semestre deste ano de 2010, segundo informações do iCarros.

Até porque o preço não será de apenas US$ 13 mil como sua versão canadense. A previsão é que custa acima de R$ 40 mil (a iCarros sugere R$ 50 mil) e venha somente em versão sedan, para competir com carros como New Cerato e Honda City, em terras tupiniquins. Por isso, é tido como certo que o Fiesta não sairá de linha. Afinal, trata-se de um carro que vende muito bem e que é barato.

Isso confirma algo que eu já disse aqui há alguns meses, que o Fiesta brasileiro não seria o mesmo modelo americano (e europeu) por conta do custo.


Toyota Corolla com motor 2.0


Segundo informações da Revista Carro, a Toyota está preparando uma versão 2.0 do Corolla, com motor de 150cv. Deste modo, ambas as montadoras japonesas (Toyota e Honda) estarão disponibilizando ao público, em breve, motores de 2.0 com potência parecida em seus carros.

O carro terá 14cv a mais que o atual Corolla 1.8, que tem 136. O modelo deve coexistir com essa versão, segundo o NA.


Mais flagras do novo Classic


Já faz tempo que há especulações de que o Classic sofrerá, finalmente, mudanças na sua aparência. E isso parece estar se confirmando. Exemplo disso são as recentes fotos da frente do carro divulgadas no NA.

Pelas fotos, dá para ver que o Classic tem a mesma frente do antigo Chevrolet Sail chinês, que está passando por mudanças neste ano, o que confirma a afirmação da Revista Auto Esporte, de outubro de 2009. Houve até esperanças de que o novo modelo chinês pudesse substituir o Classic brasileiro, mas não para já. Afinal, a aposta no modelo mais antigo faz todo o sentido para o público e para a montadora, já que o preço significa muito para esse consumidor.

Mais um flagra do carro pode ser conferido na Carplace.


Fotos do novo Ford Fiesta 2011 divulgadas


Mais um capítulo da série de boatos que circunda o novo Ford Fiesta 2011 que, é praticamente certo, virá remodelado. Uns dizem que o novo modelo seria inspirado no Verve europeu (e atual Fiesta americano), outros que o nosso Fiesta seria baseado no Figo indiano.

A julgar pelas fotos divulgadas em reportagem da Vrum, o nosso Fiesta deve ser inspirado neste último mesmo, o Figo, como especulamos anteriormente. Resta esperarmos a confirmação dos rumores, no lançamento, lá pelos meses de março a maio.

Tudo bem que há recortes diferentes nas fotos, mas a semelhança não deixa de ser notada. Segundo a mesma  reportagem, o novo Fiesta deverá vir com os mesmos itens de série e opcionais que já são oferecidos na versão 2010.

Clique aqui para ver as fotos e a reportagem.

O argentino Cosas de Autos até fez uma montagem em Photoshop para dar uma ideia de como será o novo Fiesta, ao lado de suas gerações anteriores:

Compare com o Ford Figo indiano. Não está parecido?


Kia Sportage 2011 deve vir com mudanças


O site Secret New Cars vazou fotos da nova frente com pouca camuflagem da Kia Sportage 2011. Dá para notar, como afirma o site, a semelhança com seu irmão, o Sorento.

Note-se que isso não é algo tão novo assim, já que o Sportage 2011 já vinha sendo testado e flagrado (com muita camuflagem) desde o início de 2009. Mas essa última foto sugere que o lançamento deve estar bem próximo.

Kia-Sportage 2011


Renault Duster pode ser concorrente da Ford Ecosport em 2011


A Renault apresentou ontem (08/12) o Dacia Duster, um utilitário esportivo de pequeno porte baseado na plataforma Logan/Sandero/Nissan Livina, que chega para enfrentar cara a cara o Ford Ecosport que, no momento, não tem grandes rivais à altura (pelo menos nas versões de entrada, mais baratas, com tração 4×2).

O Duster deve ganhar a marca Renault e ser fabricado na planta da montadora em São José dos Pinhais/PR a partir do final de 2010, para começar a ser vendido em 2011, segundo o Fast Driver. E vem com boas opções, como tração dianteira ou integral 4×4 (faixa onde deve concorrer, inclusive em preço, contra a própria Ecosport, a Tucson, a Sportage e o Kyron). O utilitário esportivo apresentado tem 4,31 metros de comprimento e 1,82 metro de largura, contra 4,23m de comprimento e 1,73m de largura da rival da Ford. O porta malas, de 475 litros sem rebatimento dos bancos também é superior aos 281 litros da Ecosport.

Segundo o G1, o Duster deverá ter motores 1.6 16V de 110cv, além de uma versão 8V, flex e movidos a diesel. O câmbio confirmado até agora é um sequencial de 6 marchas fruto da parceria Nissan/Renault. Especulamos que este seja o mesmo câmbio manual que equipa o Sentra, porém automatizado (não o CVT).

E ficamos na expectativa do SUV baseado no Chevrolet Agile. O mercado está se aquecendo!

Para quem quiser ler mais, além das duas reportagens acima, também indicamos este artigo no Notícias Automotivas e este (em espanhol) no Cosas de Autos.

renault duster 2011

Dá para ter uma ideia de como o Duster será neste vídeo promocional em que o piloto francês Alain Prost pilota um Dacia Duster Racing V6:


Novo Ford Fiesta 2011 americano


A Ford está lançando o Fiesta 2011 no mercado americano. O modelo é o mesmo Fiesta 2010 europeu, derivado do Verve. Só que o Fiesta americano é mais barato, custa lá US$ 13,995, um pouco menos que o modelo europeu, por conta da simplificação de componentes e acabamento.

Devido ao preço divulgado, cresceram as especulações de que este carro seja o sucessor do Fiesta brasileiro em 2011. Isso desmentiria o boato de que o novo Fiesta seria baseado no Ford Figo, um modelo ainda mais simples.

No meio das especulações, penso que o Figo ainda é um modelo mais provável. Para você se situar, é verdade que essa faixa de preço de 13 a 14 mil dólares é das mais baratas nos EUA. Mas estão nessa faixa carros como Cobalt (similar ao nosso Vectra) e Honda Fit. Que, obviamente, estão acima do Fiesta, em preço, no Brasil. O Aveo, similar ao nosso Corsa e que estava inclusive sendo cotado para substituí-lo, custa US$ 12,000 (isso com motor 1.6 de 108cv). Fiesta Verve 2011 no Brasil só com muito mais simplificação mesmo ou mais caro.

Para saber mais, veja o site do Fiesta Movement, oficial do Fiesta 2011 americano.

Ford Fiesta 2011

Ford Fiesta 2011


Novo Fiat Siena Sporting 2010


Segundo informações postadas no blog Auto Segredos, o Siena Sporting já está prontinho para ser lançado. Ficamos na dúvida quanto à motorização, havia rumores de que a linha Sporting ganharia motor 1.4, mas pelo que vimos no caso da Strada Sporting, deve vir, a princípio, só na versão 1.8 mesmo.

Segundo o blog, Palio Weekend Sporting, Palio 1.8R Sporting e Idea Sporting devem vir na sequência. Mais fotos no Autos Segredos.

siena sporting


VW Amarok pode ter seu lançamento adiado


O site Laboratório Amarok, da VW argentina, marcava para 15 de dezembro a apresentação e lançamento da VW Amarok, picape média da marca. Mas este aviso não existe mais. Não há, no momento, nenhuma data anunciada.

Isso levou a especulações sobre o futuro da picape. Estaria a VW querendo fazer suspense ou o lançamento foi mesmo adiado para o ano de 2010? É esperar para ver. Segundo o Argentina Auto Blog, que publicou a informação, isso se deve a ajustes nos prazos de entrega e controle de qualidade de fornecedores.


Novo Crossfox 2010 vem aí; Spacefox só em abril de 2010


Com o lançamento do novo Fox, ficaram muitas dúvidas a respeito da data de lançamento de outros modelos da família, como o Crossfox e a Spacefox que, obviamente, deveriam passar por reformulação similar.

Pois bem, a Revista Auto Esporte deste mês trouxe algumas novidades na área. O Crossfox está pintando por aí já, seu lançamento é esperado para os próximos dias, ainda em novembro. Já a Spacefox pode ser uma decepção para quem já esperava pegar o modelo novo. Segundo a revista, só em abril, para começar a ser vendida em maio.

Via NA


Nova Chevrolet S10 2011 baseada na Isuzu D-Max


Mais rumores hoje. A nova Chevrolet S10, que vinha sendo apresentada com um visual que lembra um pouco a Chevrolet Avalanche não deve ser mais aquela. No começo do mês já corriam rumores de que a nova picape seria construída sobre a plataforma da Isuzu D-Max.

E agora o Autos Segredos nos trouxe mais notícias: segundo o blog, sim, será construída sobre a base da D-Max. E a preparação já está em estado avançado. A linha de produção já está pronta e já estão sendo realizados testes de pintura. Ou seja, o novo modelo vem mesmo em 2010, como modelo 2011.

Confira uma foto da Isuzu D-Max

 Isuzu D-Max

Confira uma foto do antigo protótipo

Chevrolet S10 2011, protótipo antigo


Novo Fiesta 2011 inspirado no Ford Figo, segundo Revista Auto Esporte


Não mais Verve. Segundo a Revista Auto Esporte deste mês, o Ford Figo, lançamento recentemente na Índia, será o nosso novo Ford Fiesta. E o carro deve vir para cá no segundo semestre de 2010, já como modelo 2011.

A reportagem também afirma que o novo Fiesta hatch será produzido na fábrica de Camaçari, enquanto o sedan virá do México.

A pressão é forte para que isso ocorra logo. O Agile já está à venda e o novo Fox já apareceu nas revistas. E convenhamos, o Fiesta já está com um visual cansado. Pudera, o carrinho é produzido praticamente com o mesmo visual desde 2003. Resta saber se os rumores se confirmarão.

Leia na internet o que escreveu a Auto Esporte.


Fiat Doblò 2010 vem com novo visual


A Autoesporte fez uma projeção em seu site com o novo visual do Doblò 2010, baseada em versões disfarçadas. Pela projeção, o pequeno utilitário fica com uma aparência um pouco parecida com o modelo europeu, que está à venda por lá desde 2006, sem perder algumas características da nossa versão, a antiga, como a grade proeminente. Uma nova versão já está prestes a ser lançada no mercado europeu.

Clique nas imagens para ampliar.

Projeção do Fiat Doblò 2010
Projeção do Fiat Doblò 2010
Fiat Doblò europeu, desde 2006
Fiat Doblò europeu, desde 2006

E tem um detalhe importante revelado pela reportagem: o motor continua sendo o 1.8 Powertrain, da General Motors. Isso contraria algumas notícias que correram meses atrás de que os novos Doblò já viriam com motores Tritec.

Para que você possa se situar, a Tritec foi comprada no final de 2008 pela Fiat, junto à Chrysler. A planta, antes, produzia um motor 1.6 16V que equipava o Mini. E esperava-se que este motor fosse equipar linhas Fiat a partir de 2010, incluindo Doblò, 500 e outros. No entanto, veio a crise e as perspectivas não foram boas, o que levou à decisão de demitir a maior parte dos trabalhadores da fábrica. Segundo conversas nos meios automobilísticos curitibanos, boa parte desses trabalhadores não havia sido recontratada e a fábrica estaria servindo para testes de motores, isso durante a crise.

Claro, a crise já passou e faz todo o sentido reativar a fábrica e recontratar trabalhadores. No entanto, parece que os planos da montadora foram adiados.

Vejamos as cenas dos próximos capítulos.


Montana Conquest versão Arena? (e Montana Sport 1.4 2010)


Segundo informações do Autos Segredos, a Chevrolet está lançando versões renovadas de sua picape Montana no dia 3 de novembro.

A primeira delas, já até esperada, é o lançamento da Montana Sport 1.4, idêntica à versão 1.8. Natural, com o lançamento de tantas versões mais luxuosas com motores menores da Saveiro e da Strada, a Chevrolet precisava dar uma opção desse tipo aos seus consumidores.

A dúvida ficou em relação à Montana Arena. Pelos documentos presentes no site Autos Segredos, Arena, assim como Montana Combo, seriam versões de opcionais de mais alto nível para a Montana Conquest. Algo para dar um pouco mais de requinte a baixo preço. Ficamos na expectativa.

Confira uma foto da nova Montana Arena 2010

montana arena


Novo Classic deve ser o Chevrolet Sail chinês


A julgar pela foto publicada hoje pela Revista Auto Esporte, o novo Classic deverá ser mesmo o Chevrolet Sail chinês, como já se esperava. A frente, pelo menos, é igual.

Este “Sail” flagrado estava com placa de testes, de São Caetano do Sul, o que é um belo indicativo de que a montadora está testando o carro para as condições brasileiras. O fato de não tentar esconder nem camuflar o veículo também aponta que o modelo vai estar nas concessionárias muito em breve.

Confira a foto do novo Classic no site da Revista Auto Esporte.

… e compare com o Chevrolet Sail chinês:

chevrolet sail sedan


Nissan pode fabricar Micra no Brasil em 2011


Circulam na imprensa dois esboços de um carro que a Nissan estaria se preparando para produzir no Brasil em 2011, o Micra.

O Nissan Micra seria um carro urbano, compacto, para competir com Ka, Celta e outros do segmento. A intenção da montadora é produzi-lo para venda em 150 países, a partir do ano de 2011. No Brasil, o carro deverá estar à venda lá pelo fim de 2011 ou começo de 2012. A montadora não confirma, mas o carrinho pode ser fabricado em alguma planta já existente do grupo, como a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais/PR. Especulações, claro.

O Micra deve vir com motores 1.2, 1.3 e/ou 1.5.

Confira os esboços


Uno Mille não será renovado nem sairá de linha em 2011


Em mais um capítulo da série de rumores envolvendo o suposto novo Uno Mille 2011, o diretor de produto e exportação da Fiat, Carlos Eugênio Dutra, disse ao Blogauto que o carro não será substituído nem sairá de linha.

Parece que ele não quis entrar em detalhes, mas a princípio o que a Fiat está fazendo é desenvolver um novo carro sobre a plataforma do Uno, o projeto 327 (326 como vem sendo chamado na imprensa, já que o 327 seria o substituto do Palio).

Outra informação interessante é sobre o motor 1.4 do Fiat 500 que, segundo o executivo, não será feito no Brasil. Isso coloca uma sombra de dúvida sobre a utilização de motores Tritec. A fábrica, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, havia sido comprada pela Fiat em 2008. Devido à crise, a maior parte dos funcionários foi demitida e há rumores de que só estariam sendo feito testes de motores por lá, hoje em dia. Vamos esperar para ver como fica.

Confira detalhes da entrevista, com futuros planos da Fiat, ao Blogauto.


Hyundai i20 no Brasil em 2010


Segundo a Revista Quatro Rodas, a Hyundai e o grupo CAOA estão preparando uma novidade para o mercado brasileiro: o lançamento do i20, um carro que, com seus 3,94m de comprimento, chega para brigar com Corsa e outros.

A princípio, 20 unidades estão vindo para o Brasil para testes e, se tudo estiver certo, a importação das linhas de montagem instaladas na Índia deve começar em 2010. O carro também deve ser um dos primeiros a ser fabricados na futura fábrica da Hyundai em Piracicaba que, dizem, tem previsão para ser inaugurada em 2012.

O i20 já está à venda na Europa e já há várias avaliações do carro em Portugal, Reino Unido e outros países. Alguns links para você ficar por dentro:


Fiat Stilo Attractive pode vir aí com o fim da redução do IPI


Mês de outubro chegando e o IPI vai começar a subir gradativamente. Com isso, a tendência dos preços dos carros é subir. E, segundo o blog Autos Segredos, a Fiat está se preparando na linha Stilo, com uma versão mais despojada, a Attractive.

Nada mais esperado. A Toyota já se preparou antes, com a linha Corolla GLi. Outras montadoras estão se virando como podem para baixar os preços e os custos de produção dos carros, como a Ford com o Fiesta, que resolveu colocar os opcionais mais comuns pedidos por quem compra um modelo desses e dar um desconto na configuração, mesmo que o preço final tenha aumentado.

Podemos esperar mais lançamentos desse tipo por aí, principalmente da Fiat, que costuma dar uma resposta mais imediata a novas situações de mercado.


Revista Auto Esporte divulga fotos e imagens do novo Fiat Uno Mille 2011


Atualização: essas foram fotos de projeção feitas em 2009. As fotos oficiais do novo Uno estão aqui.

O novo Fiat Uno (ou Mille) 2011 já está saindo do forno. Tanto que a Fiat não está mais escondendo muito o carro, que foi visto circulando pelas ruas de Belo Horizonte (com disfarces).

Mas para quem está se roendo de curiosidade, o site da Revista Auto Esporte publicou hoje á tarde imagens sem disfarce do futuro lançamento da Fiat, do interior e do exterior do carro (essas com projeção de Ricardo Tadeu). Com lanternas traseiras na coluna, frente mais arredondada e uma grande distância entre a porta traseira e a tampa, numa área sem vidros, o carro ficou bem diferente, lembrando um pouco o Kia Soul. Resta saber se o desenho vai agradar.

Confira as imagens no site da Revista Auto Esporte.

novo fiat uno 2011
Clique na imagem para ver as fotos

Novo Fiat Punto Economy em breve – provavelmente ainda em 2010


Rumores dizem que a Fiat estaria preparando uma versão mais econômica e menos poluente do Punto, o Punto Economy, para competir contra o lançamento da VW, o Polo Bluemotion.

Segundo informações do blog Autos Segredos, o foco principal do carro será a economia de combustível e a baixa emissão de poluentes.

Os preços ainda não foram divulgados. Economia de combustível interessa muito ao público. Resta saber se o preço não ficará elevado com as soluções ecológicas.


Fluence – novo Renault Mégane no Brasil em 2010 ou 2011


A Renault está preparando uma novidade. Pouco antes do Salão do Automóvel de Frankfurt, revelou para a imprensa fotos de seu novo modelo, chamado de Fluence, que deverá ser produzido na Argentina e exportado para o Brasil no segundo semestre de 2010, provavelmente como modelo 2011.

O Fluence, porém, deverá mesmo ter o nome de Mégane no Brasil, e deve substituir o modelo atual, presente no Brasil desde 2006. As fotos divulgadas revelam várias diferenças em relação ao Novo Mégane europeu (exibido no site da Renault do Reino Unido), e é provável que o carro seja vendido na Europa com o nome de Fluence mesmo.

fluence, o novo renault megane

Mais imagens no iCarros e no G1.


Novo Ford Fiesta (Fiesta europeu ou Verve) no Brasil em 2010 e 2011


Pelo menos desde o início de 2008 a Ford tem planos de trazer o ex-conceito Verve, que virou o Fiesta europeu, para o Brasil. Tanto que falamos em alguns posts daquele ano sobre seu possível lançamento no Brasil em 2010, com o nome de Fiesta mesmo.

Isso provocou um certo burburinho entre os leitores que encontraram estes posts, causando uma certa confusão, pois muita gente pensou que este já fosse o modelo Fiesta 2010. Para esclarecer: o Ford Fiesta 2009/2010 brasileiro já foi lançado e teve seus preços divulgados. Já está inclusive à venda nas concessionárias. E não, a Ford não abandonou os planos de trazer o Fiesta europeu para o Brasil. O carro, que está à venda de 2008 na Europa, deve desembarcar por aqui em 2010 ou 2011, provavelmente como modelo 2011.

O Fiesta não anda tão bem de vendas assim, então é bem provável que saia de linha e seja substituído pelo modelo europeu. Achamos um pouco difícil que a Ford mantenha dois modelos como a Chevrolet faz com Corsa/Classic e a Fiat faz com Uno/Punto. Mas que fique claro que o modelo 2010 do Fiesta brasileiro é o mesmo 2009 que era vendido aqui.


Novos VW Fox e Crossfox 2010 revelados pela Quatro Rodas


Há um certo burburinho recentemente, entre os blogs automotivos, por conta de fotos que foram divulgadas na Revista Quatro Rodas de setembro e circularam por comunidades e blogs, revelando o novo Crossfox 2010.

Para situar melhor o leitor no meio dessa onda de boatos, só digo que a mudança do Fox e do Crossfox já são esperadas e são mera questão de tempo. Afinal, já em maio a revista havia flagrado um Fox disfarçado e divulgado uma provável “cara” da nova versão do modelo. As imagens se encontram no site da Revista Quatro Rodas.

Portanto, fique atento. Vem mudança por aí. Se está a fim de comprar um Fox novo, talvez seja bom se segurar agora, pois o preço do modelo velho tende a cair, e você deve conseguir comprar um novo pelo mesmo preço.


Novo Honda CR-V 2010 passa por facelift no Japão


O site da Honda japonesa está exibindo uma versão rejuvenescida para o modelo 2010 do Honda CR-V, que está sendo anunciado para o dia 17 de setembro.

Na única foto postada, dá para perceber algumas mudanças bem sutis, nada radical.  O farol de neblina aparenta ter um aspecto ovalado, parecido com o que equipa os Civic. A grade dupla dianteira permanece, mas a superior está um pouco maior, avançando sobre a inferior, amenizada. O carro também ganhou uma saliência no parachoque, logo acima do farol de neblina. Também ficou menor a decoração da parte de baixo do parachoque, que antes envolvia este farol.

No Brasil, nenhuma novidade ainda. O site do Honda CR-V daqui continua exibindo a foto do modelo antigo, mas ficamos na expectativa.

Vão aí duas fotos do carro, modelos 2009 e 2010, para você comparar:

Modelo antigo

Modelo 2010

honda cr-v 2010


Preço da Nova VW Saveiro 2010 deve ser o mesmo da Saveiro G4


Segundo a Revista Carros, fontes internas da VW confirmam que, sim, o carro que vai ser anunciado vai mesmo se chamar Saveiro (e não Arena, como havia sido dito por aí) e que o carro custará a partir de R$ 31.710,00, ou seja, o mesmo da Saveiro G4 2009.

O mercado aguarda com grande expectativa o anúncio da nova Saveiro, que deve ocorrer ainda neste mês. A briga pelo mercado de picapes leves está bem quente, a Fiat tem investido forte em sua Strada, com uma ampla gama de versões, para todos os gostos e bolsos.


Nissan Qashqai 2010 no Brasil – e na faixa de preço da Tucson e Sportage


A Nissan está para lançar seu crossover de extremo sucesso lá fora, o Qashqai. O carro, que vem para brigar com Tucson e Sportage, deve vir equipado com motor 2.0 16V de 141cv, o mesmo da X-Trail. O câmbio também deve trazer as mesmas opções que podem ser encontradas no Nissan Sentra, ou seja, o câmbio manual de 6 marchas ou o automático CVT.

O preço sugerido vai ficar na faixa de R$ 80 a R$ 90 mil, segundo o NA. Mesma faixa de preço de seus concorrentes diretos.

Interessante notar que o Qashqai demorou a ser lançado no Brasil. O carro já tem um tempinho lá fora, com vendas que o colocam sempre entre os líderes do segmento nos países onde é vendido. Por aqui, esse tipo de carro não é propriamente um carro popular, como é lá fora, devido ao preço elevado e nosso baixo poder aquisitivo. Vamos ver o que acontece.

Talvez uma das grandes razões do sucesso do carro lá fora tenha sido a campanha de marketing do modelo. Me lembro da atenção gerada por um viral que a Nissan criou em 2006, o Qashqai Car Games. Uma iniciativa muito bem bolada, onde o carro andava numa pista de skate e se comportava como tal.


Fiat Bravo 2010 pode vir com motor 1.6 fabricado pela Tritec


Algumas fontes dizem que a Fiat estaria desenvolvendo um novo motor 1.6 16V para equipar o Fiat Bravo, na fábrica da Tritec, em Campo Largo, comprada no ano passado pela montadora.

O motor seria derivado daquele que equipava o Mini Cooper, que desenvolvia 115cv à gasolina. Só que para o Bravo, o motor seria Flex.

A ideia é usá-lo em substituição ao motor 1.8 Powertrain de 110cv. O Bravo deve entrar em produção no Brasil em 2010.


Nova VW Saveiro 2010 em produção – antigo nome, Saveiro Arena, não será usado


Notícia extra! O blog Autos Segredos divulgou hoje que a nova Saveiro “Arena” já está em produção na planta de São Bernardo do Campo/SP e vai ser colocada à venda logo logo. A princípio, a nova Saveiro teria versões iguais às do Gol, com uma versão esportiva, chamada Trooper. E teria duas opções de cabine: simples e estendida.

Quanto ao nome, a picape vai se chamar Saveiro mesmo. Nada de VW Arena como tinha sido anunciado, inclusive por nós. A VW preferiu uma aposta segura em um nome já consolidado.

Vem chumbo grosso para a Strada, vai ser uma briga interessante de se ver, onde o consumidor tende a sair ganhando.


Peugeot 207 Pickup em novembro de 2009?


O mercado de picapes leves na América Latina está bombando. Com a Fiat investindo pesado em versões de sua picape Strada e a Volkswagen com o lançamento de sua nova Saveiro (Arena) eminente, agora é a Peugeot que quer um pedaço deste mercado, a julgar pela foto divulgada no Argentina Auto Blog.

Segundo o blog, a foto teria sido capturada pelos italianos da Quattroruote, numa apresentação da Peugeot francesa onde a montadora revelava seus planos para a América Latina. A Peugeot estaria interessada em ingressar no mercado de picapes leves com uma versão de seu 207 latino (antigo 206 com facelift, ou 206,5 como tem sido chamado pejorativamente).

E o lançamento não deve demorar muito não. Seria já para novembro, com produção na planta PSA, no Rio de Janeiro.

peugeot 207 pickup


Nova Strada Working 1.4 Flex Cabine Dupla 2010 vindo aí


Para você que gostou da Strada Adventure Locker cabine dupla mas não tem dinheiro para comprar uma, ou está querendo um carro mais simples, mais rústico, para atividades de trabalho mesmo, a Fiat, que está investindo pesado na Strada, traz uma possível novidade.

O blog Autos Segredos revelou que a Fiat está trazendo uma versão cabine dupla da Strada Working 1.4 Flex. Pelas fotos, podemos notar que o carro deve trazer rodas de aço com calotas, talvez opcionais. O Autos Segredos também revela que o carro deve vir com refletores de faróis simples.

O problema é o preço. Se o blog estiver correto, os cerca de R$ 40 mil cobrados pela Working cabine dupla não são tão atraentes assim. Uma Adventure Locker, com o famoso diferencial, com motor 1.8 e muito mais conforto custa a partir de R$ 46 mil. Pensamos ser mais provável que a Fiat lance o carro na faixa dos R$ 35-36 mil. Nessa faixa o carro seria atraente e não custaria muito mais que a versão cabine simples (cerca de R$ 32 mil).

Veja fotos no Autos Segredos.


Ford Ranger 2010 é lançada na Argentina – exportação para o Brasil possível em breve


Agora é oficial. A Ford Ranger 2010 foi apresentada à imprensa no Hotel Sofitel, na Reserva de Cardales, Argentina, e já se encontra em produção na fábrica de Pacheco. Segundo o Argentina Auto Blog, a picape será exportada para toda a América Latina, o que deve incluir o Brasil.

O modelo, que passou por mudanças estéticas, deve continuar com o mesmo conjunto mecânico, transmissão e motor. A picape segue focando no uso para trabalho, para carregar carga (estatísticas mostram que 60% das picapes argentinas são usadas para este fim) sem, no entanto, abrir mão do conforto para seus ocupantes.

Ford Ranger 2010


Nova Saveiro (VW Arena 2010) – picape chega em agosto no Brasil


Enquanto a Fiat investe pesado para abocanhar o mercado de picapes leves no Brasil com versões cabine dupla e Sporting da sua Strada, a tão esperada nova versão da VW Saveiro parecia mesmo ter ficado para 2010…

Não mais. Segundo reportagem do G1, o Sindicato dos Metalúrgicos paulista teria vazado a notícia de que a contratação de novos trabalhadores na planta da VW em São Bernardo do Campo/SP seria justamente para a produção de novos modelos, inclusive a nova Saveiro, que deve se chamar VW Arena.

Verdade ou não, a imprensa toda está noticiando, através de fontes da VW, que o lançamento da Arena será na segunda quinzena de agosto.

GM Daewoo Lacetti Premiere 2008


Ford Focus de 1ª geração deve sair de linha


Segundo o Blog Autos Segredos, matéria do Estado de Minas diz que a linha Ford Focus sofrerá mudanças drásticas. Mudanças estas que já estão acontecendo, uma vez que a versão sedan do velho Focus já parou de ser fabricada.

No final do ano, a versão Hatch é a que deve parar de ser fabricada. A partir daí, os Novo Focus devem vir com a motorização 1.6 Flex.


Chevrolet Agile 2010 (ex-Viva) no Brasil ainda em 2009


A Quatro Rodas deste mês traz uma novidade quente. O projeto do Viva, com o qual a GM brasileira vinha trabalhando, vai mudar de nome: o carro deve ser lançado ainda em outubro de 2009 com o nome de Chevrolet Agile.

E o carro já foi flagrado rodando em testes na Argentina, algo que será detalhado pela revista. O carro deve custar entre R$ 30.000,00 e R$ 40.000,00, e provavelmente será equipado com o mesmo 1.4 Econoflex do Corsa. Aliás, o carro deveria ser substituto do Corsa… deveria, é uma versão mais atual. Mas com os dois sempre ali entre os 10 mais vendidos do Brasil, vai ser difícil. O mais provável é que o Agile conviva com Classic/Corsa assim como a Fiat tem Uno/Palio/Punto convivendo em “harmonia”.

Veja vídeo com fotos do G-Pix, o protótipo do Agile, do Pruebautos:


Hyundai ix35 (ou nova Tucson) no Brasil em 2011


Hyundai-ix35

Claro que ainda não há nada confirmado, tudo é segredo, mas a julgar pelas fotos e pelo burburinho na internet e na imprensa, a Hyundai está mesmo planejando um sucessor do Tucson. Por enquanto, fala-se que seria o Hyundai ix35, que deve começar a ser vendido nos EUA e no Brasil em 2010, provavelmente como modelo 2011, segundo o Webmotors.

O carro deve vir com um motor 1.6 de 4 cilindros em todas as suas versões, mas assim mesmo, a versão turbodiesel (que não deve desembarcar por aqui, diga-se de passagem) oferece excelentes 175cv. O visual é mais agressivo, dá para perceber vincos no capô, e sua frente é mais “arredondada”, o que deve tornar o carro compatível com as novas leis de segurança para pedestres que tem surgido por aí.

Dificilmente o ix35 substituirá o Tucson de cara, apesar de ambos serem do mesmo segmento. O Tucson começará a ser fabricado em Goiás neste ano, por exemplo, e não faz sentido econômico para uma montadora preparar uma linha de produção por um ou dois anos. Uma estratégia de vendas no estilo Classic/Corsa ou Focus velho/Focus novo é bem mais provável.

Abaixo, uma foto do conceito do ix35 que foi apresentado no Salão de Genebra deste ano. Dá para ver como ficou diferente:


Novo Renault Megane 2010 traz mudanças estéticas – Dinamique será top de linha


renault megane 2010Segundo o iCarros, fonte interna da Renault diz que a montadora está preparando mudanças para a linha 2010 do Renault Mégane. Além de mudanças estéticas na frente, que ganhará filetes cromados na grade, e na traseira, que receberá lanternas novas, além de outros pequenos detalhes, o carro também deve trazer mudanças em suas versões.

O Megane 2010 Dinamique deve voltar a ser a versão top de linha, mais cara, ganhando ar-condicionado digital. A versão Privilége deve deixar de ser produzida.

Veja a reportagem e fotos no site da iCarros.


Novo Nissan Sentra Flex 2010 deve chegar no final de 2009


Se você está pensando em comprar um Nissan Sentra, segure o ímpeto! Depois da Mitsubishi ter trazido o primeiro V6 Flex para o Brasil, a onda flex não tem mais volta. Por isso, é praticamente certo de que os rumores (que vem desde 2008) de que a Nissan traria o Sentra Flex em setembro de 2009 procedem. O novo Sentra deve utilizar a tecnologia do Tiida FlexFuel, e sua potência máxima deve atingir 142cv no álcool.

Também há rumores de que haveria uma versão Sentra S, com estilo esportivo, mas utilizando o mesmo motor 2.0 do restante da linha. É esperar para ver.


Fiat 500C (Cinquecento) 2010 em outubro no Brasil


Atualização: o Fiat 500 Sport está confirmado para o Brasil, ao preço de R$ 61,9 mil.

Sucesso de vendas na Europa, o minúsculo Fiat 500C, também conhecido como Cinquecento, está para desembarcar em outubro no Brasil.

Ainda não foram confirmados preços e versões, mas a princípio deve ser vendida a versão 1.4 com motor de 100cv no Brasil. Mas, como o preço na Europa dessa versão é de 20,8 mil euros, mais ou menos a mesma faixa de preço do Mini Cooper e bem mais caro que o Smart Fortwo, não devemos esperar que seja barato não, coisa para cima de R$ 80 mil.

O carro da foto é a versão cabriolet, recém-lançada na Europa. Não há previsão de que venha para o Brasil.


Nova Ford Ranger 2010 flagrada na Argentina – no Brasil em 2010?


O Argentina Auto Blog acaba de publicar fotos de modelos Ford Ranger 2010 que já estariam no pátio da fábrica, saindo da linha de montagem, na unidade de Pacheco. Dá para notar que houve mudanças na frente e traseira, de princípio. Nada radical, o tamanho do carro e motorização devem continuar os mesmos.

As Ranger mais básicas estão sendo produzidas com grade preta na frente, enquanto as top de linha estão saindo com grade cromada. Clique nas imagens para ampliá-las.

RANGERPACHECO1

RANGERPACHECO2

Abaixo, um vídeo com fotos que circularam pela internet. Não muita diferença.


Hyundai Tucson Flex e fabricada no Brasil ainda em outubro de 2009


Se você pensa em comprar uma Hyundai Tucson, segure o ímpeto. Segundo rumores na imprensa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente da CAOA, o grupo que representa a montadora coreana no Brasil, anunciou que, não só a Tucson passará a ser fabricada no Brasil (não mais importada) como também virá equipada com um motor Flex que deve chegar a 150cv, o mesmo do Hyundai i30.

O modelo deve ser produzido na fábrica de Anápolis/GO, que hoje fabrica o HR, caminhão leve da marca.


Novo Chevrolet Corsa Classic 2010 deve vir com mudanças


Chevrolet Corsa 1.4 Econo.Flex 2008

O possível novo Chevrolet Classic 2010 já está sendo vendido no Chile e na China. O carro, que segue o mesmo desenho do Corsa da década de 1990, continua sendo um dos sucessos de venda da empresa no Brasil, mas a julgar pelos rumores, pode estar vindo aí, finalmente, uma mudança no modelo.

O novo Classic flagrado na Argentina terá lanternas traseiras e dianteiras diferentes, estas lembrando a frente dos atuais Chevrolet Vectra e Captiva, marca registrada da empresa neste final de década. Chama também a atenção os farois de neblina, que provavelmente serão opcionais.

Veja mais fotos na Revista Motores.


VW New Beetle – muito feminino?


Acabo de ler no “The Motor Report” (TMR). A VW, além de estar planejando uma nova versão do Polo, que também serviria de base para um mini-MPV (subcompacto), também estaria planejando remodelar o New Beetle, colocando-lhe uma aparência mais “assertiva e masculina”.

Isso porque, segundo uma fonte não identificada, o carro tem um design que agrada ao público feminino. De acordo com o TMR, quando isso acontece, homens costumam não comprar um modelo (já ouviu a expressão “carro de mulher”?). Já quando o carro agrada ao público masculino, não há problemas em vendê-lo ao público feminino.

Declaração polêmica, vai dar o que falar. Mas é fato, pelo menos no Brasil percebe-se nas ruas que o New Beetle tem um público majoritariamente feminino.


Ford Fusion V6 3.0 4×4 e 2.5 2010 com preços abaixo de R$ 100.000,00


Reportagem da Car Magazine de ontem revela que o Ford Fusion 2010 deve vir equipado com motores V6 3.0 de 243cv (que ainda contará com tração integral), enquanto a versão de 4 cilindros deve ganhar o motor 2.5 16V de 173cv.

Segundo a revista, o grande atrativo do V6 seria o preço, abaixo de R$ 100.000,00. A versão 2.5 deve custar mais ou menos o que custa hoje a 2.3, cerca de R$ 80.000,00.

Mas não pense que vai dar para pisar forte na versão V6 não. Apesar da potência e do câmbio de 6 marchas, a velocidade será limitada eletronicamente a 180km/h.

Leia a reportagem na íntegra aqui.


VW pode relançar Gol GTI para competir contra Punto T-Jet


Não, não é notícia como aquela do Corcel 3 não! O recente lançamento da Fiat, o Punto T-Jet, já mexeu com a concorrência. Tanto que, de acordo com a Revista Carro desta semana, a VW planeja relançar a versão mais esportiva já produzida do seu modelo Gol, o GTI.

Rumores dizem que o carro utilizaria o motor 1.4 Tsi (turbo, obviamente), que seria capaz de desenvolver 140cv nesta versão. O preço do carro viria em torno de R$ 50.000,00.

Veja uma discussão sobre este possível lançamento no Autoforum.


Corcel 3, Belina, Del Rey e Pampa 2010 vêm aí!


corcel3

Uma grande notícia teria vazado para alguns fóruns e comunidades brasileiros! Numa tentativa para enfrentar a crise, há rumores de que a Ford do Brasil estaria preparando um revival de carros que marcaram época nas décadas de 70 e 80. Carros que têm seus nomes devidamente marcados na memória dos brasileiros.

Trata-se de uma jogada de marketing esperta, algo para fazer nos lembrarmos dos bons tempos: o relançamento do Corcel, do Del Rey, da Belina e da picape Pampa, agora com visual renovado e adaptado aos nossos tempos! Realidade ou ficção?

Pois é, infelizmente é apenas ficção. Embora os carros tenham ficado “estilosos” e seu design seja convincente, tudo não passa da criação do brilhante “Irmão do Décio“. O blog do cara, aliás, tem outras criações maravilhosas do designer, como a proposta da nova Veraneio (absolutamente linda) ou do novo Galaxie 500. Vale a pena conferir, dá para sonhar muito por lá.

Só esperamos que as montadoras não sejam chatas como a Ferrari foi no caso da moto com motor V4 e deixem o cara exercitar seu talento artístico. Espero que entendam que o que ele faz é, ainda por cima, reforçar a marca de modelos que já foram muito queridos, até mesmo facilitando um relançamento.

Link: http://www.irmaododecio.blogspot.com/