Recall Citroen Jumpy – Problema no Cinto de Segurança


Chamado atinge modelos produzidos entre 2017 e 2019.

Atenção. Se você possui um carro da fabricante Citroen fique ligado, pois a marca acaba de comunicar que estará realizando um recall em um dos seus modelos. Para saber de todos os detalhes sobre esta convocação da Citroen, continue a ler este artigo. Vamos lá!

É isso mesmo, a Citroen acaba de fazer um pronunciamento oficial em relação a uma convocação de algumas unidades de um modelo de veículo da marca. De acordo com o que foi anunciado, trata-se do modelo Jumpy. No total devem passar pelo reparo o equivalente a 2980 unidades do modelo.

Antes que você que é proprietário de um Jumpy fique apreensivo, já informamos que o recall é válido para carros cujo ano de fabricação se deu entre 2017 e 2019. A montadora ainda informa que o fato destas quase 3 mil unidades serem convocadas para o recall não significa que todas elas saíram da fábrica com defeito. Na realidade, a convocação é mais de caráter preventivo, já que foram identificados alguns problemas, que podem acarretar contratempos aos proprietários destes veículos, assim como para seus ocupantes.

Em relação ao motivo que levou a Citroen a realizar o recall, este está relacionado ao cinto de segurança, mas somente do passageiro da parte lateral, que pode ocorrer de ser liberado de forma involuntária.

Esta não é a primeira vez que proprietários do furgão tiveram que levar seus veículos para reparos. No mês de maio deste ano, por um problema na suspensão do veículo, um chamado também foi realizado pela marca.

Contudo, a fabricante afirma que esse risco de liberação do cinto só pode acontecer caso o acento central da parte dianteira esteja ocupado. Isso se dá pelo fato de o corpo que compõe a fivela deste cinto central pode entrar em contato com o botão que faz a liberação do cinto do passageiro do lado, ou seja, o da lateral.

Dessa forma, para resolver o problema a fabricante irá aumentar o tamanho do corpo que compõe a fivela do cinto central.

Quem se certificar de que seu veículo está entre as unidades convocadas deverá realizar o agendamento para a realização do reparo. Para isso, basta ir a uma concessionária da marca Citroen ou ligar. A realização do reparo deve durar em torno de 60 minutos.

Os chassis envolvidos são da data de fabricação que vai de 06/09/2017 a 16/7/2019, cuja numeração vai de JA000038 a LA001262.

Nesse sentido, se você possui um modelo Jumpy que está convocado, não deixe de fazer o agendamento e levar o seu carro para o reparo. Como já é um direito previsto na Lei, o recall não deve ser cobrado e não deve haver uma data limite para a sua realização. Ou seja, é um direito do consumidor. Dessa forma, caso haja qualquer iniciativa por parte das concessionárias em relação a isso, os órgãos de defesa do consumidor devem ser acionados.

É claro que não é nada agradável ter que levar um carro novo para um reparo. Porém, uma vez que existe a possibilidade de o cinto de segurança ser liberado de forma involuntária, levar o veículo para o reparo é uma questão de segurança. A marca afirma que até o momento não existem registro sobre acidentes com relação ao problema no cinto. Mas a fabricante em nome do comprometimento que possui com seus consumidores não pretende aguardar que acidentes aconteçam e assim foi decidido a realização da convocação.

Mesmo sendo um serviço gratuito, pesquisas realizadas no Brasil apontam que o número de proprietários que acatam a convocação de marcas de veículos é sempre muito pequena. Uma realidade que deve mudar no Brasil, uma vez que em sua maioria envolve a questão da segurança.

Nesse sentido, entre em contato com uma concessionária da marca Citroen, se informe mais e faça o agendamento.

Sirlene


Citroen C3-XR 2020 – Registro e Lançamento no Brasil


Modelo já foi registrado e pode vir ao Brasil.

A Citroën é uma fábrica de carros francesa e, atualmente, uma das marcas de carro mais vendidas aqui no Brasil. E a história da fábrica remonta há muitos anos atrás. No começo, a indústria fabricava armamentos para a França, durante a Primeira Guerra Mundial. Depois da Grande Guerra não existia mais a necessidade de fabricar armamentos em grande escala, por isso trocou de ramo e começou a fabricar automóveis ainda em 1919.

O símbolo da fábrica Citroën foi criado ainda nos primeiros anos da fábrica e é utilizada até hoje, os dois V investidos, que são conhecidos na França como Double Chevron, faz uma referência direta ao trabalho anterior da indústria, com as engrenagens ou hélices helicoidais.

A marca é conhecida por trazer muitas novidades para o Brasil. Na Europa a fábrica Citroën já ganhou três vezes o prêmio de Carro do Ano. Não é atoa que a marca está presente em quase todo o globo, exceto Canadá, Estados Unidos, México e parte da Ásia.

E com tantas novidades, não foi à toa que a marca gerou um grande movimentação nas redes apenas por criar um novo registro de patente dentro do Brasil.

SUV compacto registrado no Brasil

A Citroën apareceu com mais um novidade para as terras brasileiras. Foi registrado um novo modelo SUV compacto chinês, o C3-XR. Alguns apontam que esse novo modelo poderá ser uma nova alternativa mais econômica em relação ao Citroën C3 Aircross, para substituir a atual versão brasileira do Aircross. Mas tudo ainda cerca em torno de uma especulação. A marca não confirmou nem negou as informações sobre o novo modelo e sua atual condição.

O Grupo francês PSA, fabricante de automóveis, registrou mais um modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além do Opel Zafira Life, uma espécie de modelo de furgão, Citroën Jumpy e agora o mais novo registro é do C3-XR

Como a marca não se posicionou sobre esse novo registro, a especulação é sobre se o modelo está realmente para vir para o Brasil, ou é apenas um registro para garantir a patente da marca, o que é muito comum de acontecer com as fabricantes de veículos.

Foram várias peças catalogadas dentro do registro, entre para choques, grade superior, faróis, para-lamas, capô e também o retrovisor do veículo.

Ainda que não exista uma confirmação oficial da marca, alguns afirmam que esse modelo faria parte da nova estratégia ofensiva dos SUVs do Grupo PSA. Dentro desta mesma linha já estão destacados os modelos da Citroën, C4 Cactus, e ainda em um futuro próximo o C5 Aircross. E também os modelos da marca Peugeot, 5008, 3008 e 2008.

Algumas especulações sobre esse registro apontam a possibilidade de que esse novo modelo chinês represente uma substituição do modelo atual do Aircross que já roda no Brasil, que é um derivado de outros modelos da marca, o C3 Picasso, uma minivan que já teve a sua linha totalmente parada no Brasil e também na Europa.

Para sustentar essa especulação, está o fato de que não existem planos atuais para novos modelos do C3 brasileiro, que também não apresentou nenhuma mudança de fato desde a criação de sua nova geração, ainda em 2012. Ou seja, pode ser que o C3-XR Chinês venha realmente para substituir o Citroën C3.

O modelo C3 vem sendo produzido desde o ano de 2002 e fez parte de uma estratégia de substituição do antigo Citroën Saxo. O C3 ainda apresenta diferenciações de modelo, com três motores a gasolina, com 1.1, 1.4 e 1.6 de potência, e também dois motores movidos a diesel, com 1.4 e 1.6 HDI.

O grupo PSA já deixou claro que o C3 usava um mesmo chassi que o modelo Peugeot 1007 e muitos de seus equipamentos eram partilhados com o Peugeot 206. O C3 ainda era considerado um dos carros mais espaçosos do segmento.

Mas devido a sua falta de atualizações, não seria surpresa se realmente fosse substituído pelo novo C3-XR Chinês.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros


Citroen C4 Cactus ganha Nova Versão de Entrada


Confira aqui mais detalhes sobre o Novo Citroen C4 Cactus.

Um dos lançamentos da marca Citroën mais esperados no Brasil é claramente o C4 Cactus, isso porque em divulgações de esboços do carro e algumas especificações mais avantajadas foram dadas como amostra para o público, isso deixou todos os que viram bem animados e ansiosos para o lançamento oficial. O carro, assim como a maioria dos modelos lançados atualmente, tem algumas características particulares em versões diferentes, por exemplo, como é o caso do Shine, até o momento a versão mais cara do SUV, e quanto mais são reveladas as novidades mais aumenta sua popularidade.

Possuindo esta versão mais cara, o modelo também tem uma versão de entrada, chamada Live, que virá como dito no começo com motor 1.6 do C3 e trazendo calotas, coisa que não é tão comum entre os carros atuais. Mas isso também varia devido à demanda de veículos com um custo mais acessível e maior comercialização da própria empresa.

Diferente dos outros modelos da Citroën o novo C4 não traz um estilo tão redondo como suas versões anteriores, o carro agora é um pouco mais "quadrado" e não possui tantas linhas assim como a maioria dos outros, isso então ainda sim remete à ideia de que a Citroën ainda se preocupa em manter um estilo mais redondo. Seus faróis lembram um carro de outra marca, ou alguns novos produzidos de outras também, tendo como exemplo o Fiat Toro, que traz os faróis de LED um pouco mais finos e estilosos, dando a impressão de um capô maior e a parte frontal um pouco mais alta e larga, porém, não imagine que isso é algo ruim, além de economizar um grande espaço está na moda, pois várias empresas vem o adaptando. Apesar desses faróis estarem nesta parte, os originais mesmo ainda reforçam em uma área localizada um pouco abaixo, e para completar, os de milha estão na parte total abaixo da frente.

A grade frontal do veículo continua trazendo o modelo das versões anteriores, puxando o risco desde o farol e ligando o logo que está na parte frontal centralizado, como sempre o cromado predomina nesta região. Por ser um SUV, tem uma altura razoável, não sendo baixo como um esportivo, por exemplo, e nem alto como uma picape.

Outra coisa que agrada agora na parte de desenvolvimento é o carro possuir a opção de troca de marchas automática, isso facilita muito ao condutor e atrai ainda mais um público mais exigente.

O seu design parece não ser tão aerodinâmico quanto o esperado, isso talvez devido ao seu modelo de SUV não querer seguir tanto isso, por ser um carro mais espaçoso e menos esportivo.

E como já dito anteriormente, a empresa aposta muito na quantidade de versões produzidas para alavancar suas vendas, pois seu público pode querer investir em alguns modelos diferentes, por exemplo, ao querer gastar menos, a versão Live é mais apropriada por ter um custo menor, porém, acompanhado do seu custo, desempenho menor e um pouco menos de acessórios, e é nesta parte que se diferencia a versão Shine, saindo por um preço mais alto, é consequentemente mais completo, tanto na parte de estética quanto de desempenho.

Em questão de preço, ainda não se sabe ao certo com precisão, mas presume-se que possa custar mais que o valor do Peugeot 2008, que atualmente está no mercado pelo valor de R$ 89.990. Isso porque a empresa resolveu investir um pouco mais em tecnologia e deixar o carro com um estilo um pouco mais futurístico e mais perto dos atuais, e segundo imagens divulgadas, não deixou a desejar.

Gustavo Martins


Citroen C4 Picasso 2019 – Redução da Linha no Brasil


Montadora decide pela retirada na versão Seduction.

Após uma série de reformulações em seu portfólio de produtos, a montadora Citroën decidiu pela retirada de uma versão de sua gama de opções referentes às minivans Grand C4 Picasso e C4 Picasso. Trata-se da Seduction, uma opção com valor mais acessível e considerada bem popular entre os usuários.

Como ficaram os valores dos carros?

Com essa mudança, a linha de 2019 de seus veículos C4 Picasso segue disponível em seus modelos de topo de linha, a Intensive. Essa passou por uma análise e teve um considerável aumento em seu valor, quando levado em conta o seu menor monovolume.

Sendo assim, seu preço custará a partir de R$ 134.990. Em sua antiga versão, o custo do veículo de acesso era de R$ 121.400.

Já no caso do Grand C4 Picasso, uma minivan disponível com um total de sete lugares, o custo total teve uma queda. Anteriormente, o valor cobrado era de R$ 142.000. O novo preço do automóvel é, agora, de R$ 139.990.

Em sua versão de entrada, excluída do catálogo, o valor total era de R$ 131.400. Com isso, a diferença total no preço do C4 Picasso para a versão Intensive é de R$ 2.990. Já em relação ao monovolume com sete lugares, a redução total foi de R$ 2.010.

Opcionais C4 Picasso e Grand C4 Picasso

Os novos preços e a disponibilidade da versão Intensive já estão presentes no site e no configurador da montadora Citroën, apresentando ofertas diferenciadas. No modelo do C4 Picasso, há disponível a opção de pintura do carro em dois tons, acrescentando um custo de R$ 600 no valor final do veículo.

Já no Grand C4 Picasso, essa opção não está especificada, não havendo qualquer opcional relatado com a exceção da boa gama de acessórios disponibilizados em seu configurador.

Destaques das Minivans

Um dos maiores destaques das minivans da Citroën é o cluster digital em tela de multifunções com 12 polegadas e apresentado em alta definição. Esse possui os modos de visualização de informações e de suas funcionalidades integradas.

Ainda, os modelos apresentam os sistemas do Google Android Auto, MirrorLink e Apple Car Play, bem como o navegador GPS atualizado com todos os mapas de localização em 3D.

Tanto o Grand C4 Picasso como o C4 Picasso apresentam: faróis autodirecionais em projeção com xênon, teto solar com visão panorâmica, faróis para neblina com a função curva, lanternas em LED e efeito 3D, detalhes cromados, sensor dianteiro e traseiro para estacionamento, rodas de liga leve em aro de 17 polegadas, câmera de ré, retrovisores com um rebatimento elétrico, botão para partida, entrada e partida no veículo sem a necessidade de chave, cortinas localizadas nas portas traseiras, espelho interno em convexo, banco traseiro com um ajuste de distância, mesas para refeições e muito mais.

Além dos itens citados, a dupla ainda possui LEDs diurnos, alarme perimétrico, repetidores em LED de direção, controles de estabilidade e tração, seis airbags, sensores para chuva e crepúsculo, assistente de partida para rampa, freio eletrônico de estacionamento, para-brisa Zenith, bancos com aquecimento e massagem (nos assentos dianteiros), porta objetos na modalidade retrátil, memória e ajuste elétrico no assento de condutor, banco confortável com apoio de pernas para os passageiros, entre outros.

Para a nova configuração agora ofertada, os modelos Grand C4 Picasso e C4 Picasso 2019 perdem, todavia, um pacote importante com itens de segurança. Esse vinha com um controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática para emergências, alerta para colisões e para invasão de faixa corretiva, entre muitos outros.

Porém, a montadora manteve a sua motorização potente já conhecida. Sendo assim, o motor é 1.6 THP, com um total de 165 cavalos de potência e torque de 24,5 kgfm. O câmbio é automático com seis marchas.

Kellen Kunz


Citroen Aircross 2018 – Versões, Preços e Novidades


Confira aqui todos os detalhes sobre o Citroen Aircross 2018.

Se você quer entrar o ano de 2018 com um carro novo, conheça o Novo Citroen Aircross 2018, que chega com novidades que prometem agradar a muitos. O modelo 2018 chega para surpreender os consumidores, uma vez que se trata de uma versão realmente com muitas inovações.

O Citroen Aircross do ano de 2018 chega ao Brasil com um aspecto mais off road, com um tamanho um pouco maior, medindo de comprimento 4,15 m e entre-eixos mede 2,60 m. Seu porta malas possui capacidade máxima de 410 litros. O Citroen Aircross passou por uma reestilização no ano de 2016, o chamado facelift, contudo, há quem diga que o modelo possui um aspecto já cansado.

Falando um pouco sobre o modelo, temos um notório painel que é formado por um conjunto de ar que são circulares e possuem molduras em forma de quadrado e com um tom prateado.

Para quem gosta de tecnologia, temos uma tela multimídia de 7 polegadas, instalada no centro, que tem sensibilidade ao toque que oferece compatibilidade aos sistemas Car Play e MirrorLink.

Chama a atenção uma moldura cinza que de forma horizontal atravessa o conjunto como um todo. Além disso, temos entradas tipo USB e auxiliar. Uma tomada de 12V foi instalada para oferecer mais conforto aos ocupantes.

Ainda falando de tecnologia, o volante na cor preta possui comandos de áudio e de telefonia em sua coluna de direção, além disso ele pode ser ajustado em profundidade e altura.

O novo Citroen Aircross possui ar-condicionado manual e um espaçoso porta-luvas. Em relação ao cluster, ele vem equipado com bons instrumentos, mas há quem diga que sua lente ofusca um pouco a visão com a luz do dia. Mas ainda temos conta-giros, velocímetro e um computador de bordo que apresenta o nível que o combustível está.

Também ganham destaque uma estilizada bússula e seu grafismo com um desenho mais clean.

Porta-objetos e porta-copos são bem distribuídos no interior do veículo. Os retrovisores estão um pouco menores, o que pode limitar a visibilidade.

Em termos de espaço interno para os ocupantes, o banco de trás não é tão espaçoso, mas também não é apertado. Por sua vez, os ocupantes dos bancos dianteiros encontram um conforto bem maior, de modo que as pernas ficam em uma posição mais elevada e confortável.

Para o motorista existe um apoio para braço. O banco traseiro é bipartido e possui cinto central de três pontos, contando ainda com a possibilidade de se colocar outro apoio de cabeça. São detalhes que mostram que o veículo possui uma razoável ergonomia.

O Citroen Aircross 2018 possui um excelente ângulo de abertura de suas portas. Já o porta-malas se rebatido oferece a capacidade de até 1500 litros.

Seu câmbio é manual composto por seis marchas, chamado de EAT6. Seu conversor de torque é dotado por um sistema de inércia reduzida, possuindo gerenciamento hidráulico e eletrônico que reduz perdas nas mudanças e permite trocas de marchas de forma mais suave e rápida.

A fabricante para o modelo de 2018 focou na oferta de conforto e economia. O motor é de 1.6 com 16 válvulas StartFlex, que possui uma potência de 118 cv quando abastecido com etanol e 115 cv quando abastecido com gasolina, ambos com uma capacidade de torque de 5.750 rpm.

O novo Citroen Aircross 2018 possui as seguintes versões, nos preços que seguem:

  • Novo Citroen Aircross Live MT5: Saindo por R$ 63.990;
  • Novo Citroen Aircross Live EAT6: Saindo por R$ 67.990;
  • Novo Citroen Aircross Shine EAT6: Saindo por R$ 76.700;
  • Novo Citroen Aircross Feel EAT6: Saindo por R$ 51.990 (PCD).

Com tantas qualidades o Citroen Aircross deve conquistar novos consumidores no mercado brasileiro.

Sirlene Montes


Citroen C3 e Aircross 2018 – Novidades e Preços


Confira aqui as principais novidades presentes no Citroen C3 e Aircross 2018.

Quem está sempre ligado no setor automobilístico e gosta de saber sobre as novidades que cercam o mundo dos carros, precisa saber que a Citroën está preparando um grande diferencial para a linha do ano de 2018 de seus dois modelos campeões de venda: o Aircross e o C3.

Os dois veículos, que já caíram no gosto dos brasileiros, virão com a novidade na troca de câmbio automático de seis marchas. Esse substituirá a antiga transmissão, que era feita em quatro velocidades.

Com a promessa de trazer maior economia em combustível, trocas de marchas muito mais suaves e com menor ruído na própria cabine, o câmbio foi produzido pela marca Aisin. Essa mesma transmissão era aquela encontrada em dois outros modelos da Citroën, o C4 Picasso e C4 Lounge.

Sempre acompanhado de um motor flex 1.6, tanto no modelo de minivan do Aircross como no hatch C3, esse rende quatro cavalos a menos de potência que na versão anterior, sendo, portanto, de 118 cv. Porém, ainda assim, os carros entregam 80% a mais de torque, utilizando apenas 1.500 rpm. Isso garante maior agilidade dos modelos, considerando, principalmente, quando eles rodarem pela cidade.

Ainda assim, como já foi encontrado no C4 Lounge, a transmissão de seis marchas também conta com três modalidades de condução distintas: a Eco, a Drive e, por fim, a Sport. Essa última acaba retardando a troca das marchas, enquanto que a primeira apresentada é focada em economizar mais combustível.

É importante ressaltar que todas as versões que são apresentadas no C3 possuem uma série central de multimídia. Essa tem uma tela de sete polegadas.

O novo câmbio ainda trouxe versões inéditas para esse tipo de transmissão. No caso do Aircross, deixa-se de oferecer o motor 1.5, já tendo sido retirado esse na linha do C3 e sendo substituído por um 1.2 com três cilindros Puretech. O modelo, portanto, passa a trazer as configurações de fábrica com a motorização de 1,6 litro. Os preços dele variam de R$ 67.990 e R$ 76.400, nas versões Live e Shine, respectivamente.

Já no C3, a chegada do novo câmbio traz uma versão totalmente inédita do modelo, a Attraction. Equipado com ar condicionado, faróis de neblina, direção elétrica e vidros e travas elétricos, o carro tem o preço sugerido em R$ 58.540. Ainda, todas as configurações no 1,6 litro passam a ser automáticas. O valor das demais versões variam de R$ 65.490, no Exclusive e de R$ 61.940 no Tendance.


Recall do Citroen C4 Lounge no Brasil


Chamado se deve a um problema na mangueira de combustível.

Não é novidade para ninguém que algumas montadoras são campeãs em recall automotivo, que nada mais é do que a obrigatoriedade do dono do veículo de comparecer até a concessionária, que na maioria das vezes vive abarrotada de gente, e esperar por horas para a solução para um problema que nem deveria existir.

A bola da vez foi a tradicional montadora francesa Citroen, que fez um anúncio, nessa quinta-feira (2), para seu sedã C4 Lounge no Brasil.

Todos os carros fabricados entre 26 de abril de 2012 e 21 de maio de 2015, com numeração do chassi DG502398 a FG527591, devem comparecer a qualquer rede de concessionárias do país para a troca da tubulação de alimentação de combustível que abastece o motor. Ainda segundo a montadora, esses exemplares do C4 Lounge que estejam dentro do chassis anteriormente especificados, correm o risco de apresentar pequenas fissuras na mangueira de combustível que abastece o motor, o que pode apresentar vazamentos devido ao desgaste e risco de incêndios em alguns casos, dependendo do uso do carro.

Recomenda-se que os proprietários confiram o chassi do carro no documento do mesmo e se dirijam o mais rápido possível para alguma concessionária para a troca da peça, pois existe o risco de danos materiais ou a terceiros, em caso de chamas ou explosões causados por alguma faísca.

A fabricante informa que o reparo em todos os carros que estão na lista de troca começarão a partir de hoje e serão agendados de segunda a sexta-feira, das 9 até às 17 horas. Todo o serviço leva cerca de duas horas para terminar e ainda vale lembrar que é necessário que o agendamento seja feito em concessionária, pois oficinas multimarcas até fazem o serviço, mas cobram pelo mesmo e pela concessionária é totalmente gratuito.

Para informações adicionais, a Citroen disponibiliza o canal de atendimento ao cliente, que é o 0800 011 8088, onde o mesmo pode sanar todas as dúvidas sobre o serviço.

O site da Citroen do Brasil é www.citroen.com.br e o proprietário pode navegar à vontade para que não haja dúvidas a respeito de nada.

Rodrigo Souza de Jesus


Novo Citroen C4 Lounge S 2017 – Série Especial Esportiva


Modelo terá apenas 250 unidades e custará cerca de R$ 86 mil.

Depois de uma estreia de apenas dois meses da linha 2017 do C4 Lounge, chega ao mercado brasileiro outro sedã, ofertado em uma série especial “S”, cujo limite é de 250 unidades. O C4 Lounge S da Citroen foi desenvolvido com base na versão de acabamento do Tendance, cuja diferença está nos detalhes de acabamento e de uma estética mais esportiva. O preço sugerido é de R$ 86.740.

Visualmente o perfil esportivo convence, seja nos faróis equipados com máscaras negras e alongados na dianteira, no aro 17” das rodas em tom diamante, além do logotipo presente nos para-lamas dianteiros e também nas soleiras das portas. Uma das novidades se encontra na cabine, onde os bancos receberam acabamento diferenciado, que apresentam a costura em linha vermelha.

É notável uma linha de cintura nas laterais em posição mais elevada, que combina com vincos marcantes e expressivos. As lanterna possuem um desenho mais alongado que se expande pela lateral e junto com a tampa do porta-malas, dão a versão especial o aspecto real de um carro esportivo.

Assim como o Tendance, versão intermediária, a edição especial C4 Lounge S oferece controle de estabilidade, assistente de partida para rampas, central com tela sensível ao toque com 7″ (que traz o aplicativo Apple CarPlay, espelhamento de tela e GPS), câmera de auxílio a ré, sensor auxiliar traseiro e ar digital dual zone. Além disso, seu porta-malas possui capacidade para suportar até 450 litros.

Já o motor é o mesmo usado nos modelos da linha, 1.6 THP flexionado de até 173 cavalos e 24,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático que possui seis marchas. A transmissão que recentemente foi atualizada vem com a função Eco Drive, que prevê uma redução de até 5%, quando em malha urbana.

Ao que se nota a edição exclusiva cujo “S” simboliza seu perfil sport, não possui profundas modificações quando comparados aos seus parentes de linha. Mas não deixa de ser um veículo possante, marcante e bonito, que por serem apenas 250 unidades disponíveis possui o seu valor, pois marca a sua linha. Agora, basta saber se o novo Citroen vai encontrar muitos admiradores no Brasil, mas potencial ele tem para isso.

Sirlene Montes


Citröen C3 Style 2017 – Lançamento da Série Limitada


Modelo contará com apenas 700 unidades e traz uma série de itens de fábrica.

A montadora Citroën acaba de lançar no Brasil uma série especial do modelo Citroën C3. A série Citroën C3 Style Edition 2017 será limitada a 700 unidades e custará a partir de R$ 52.080, para a versão 1.2 de 90 cavalos e câmbio manual. A série limitada também está disponível na versão de câmbio automático.

A série Style Edition do C3 chega às lojas com um bom pacote de itens de fábrica, que se diferem dos itens comuns de outras versões do carro. De acordo com a Citroën, a série especial traz rodas de 16 polegadas em alumínio, friso cromado na tampa do porta-malas, adesivos com o nome da série especial, volante com acabamento em couro e outros diferenciais de fábrica.

No interior, o modelo ganhou soleiras de porta com o emblema Style Edition, além do volante estilizado. O pacote opcional do modelo da Citroën inclui ar condicionado digital e a central multimídia da marca, com 7 polegadas sensível ao toque, que possui um sistema que espelha a tela do smartphone do usuário com a tela da central multimídia.

De acordo com a Citroën, a série especial do C3 está sendo oferecida nas concessionárias da marca nas versões com motor 1.2 Pure Tech com câmbio manual e 1.6 16V Flex com câmbio automático. A primeira opção entrega 90 cavalos de potência e a segunda, com 4 cilindros, oferece 122 cavalos de potência ao condutor. O Citroën C3 Style Edition está disponível nas cores branco, branco perolizado, cinza e vermelho (Blanc Banquise, Blanc Nacré, Gris Grafito.e Rouge Rubi).

A série limitada custa a partir de R$ 52.080 nas lojas para a versão 1.2 e chega a R$ 59.980 na versão automática 1.6. O kit opcional de ar-condicionado digital e central multimídia encarece o modelo em R$ 1.850 e está disponível para as duas versões da série.

Ambas as versões da série limitada contam com 3 anos de garantia de fábrica da Citroën e Plano de Revisão diferenciado, a 1 real por dia. As revisões do C3 devem ser feitas com 10 mil quilômetros, 20 mil quilômetros e 30 mil quilômetros rodados, e terão preço fixo de R$ 365 por cada revisão.

Por Luana Neves


Novo Citroen C3 2017 – Carro é inspirado no C4 Cactus


Modelo deverá ser lançado no começo do ano que vem, primeiramente na Europa.

A Citröen apresentou na manhã do dia 29 de junho o novo C3 com um design inspirado no C4 Cactus, que obteve bons números de vendas nos últimos meses. Os resultados positivos do crossover levaram a montadora francesa a expandir o visual para outros modelos de sua nova linha. O novo Citröen C3 foi desenvolvido seguindo os padrões do programa Citröen Advanced Comfort, que conta com tecnologias de suspensão com batentes hidráulicos progressivos, assentos inovadores e a finalidade de manter a segurança e o conforto do motorista e dos acompanhantes. O veículo também contará com funcionalidades de assistência ao motorista, como o controle de saída em rampa, aviso de mudança de faixa e monitoramento de ponto cego.

O novo C3, que terá a concorrência de rivais como Clio, 208 e Fiesta, conta com uma grande possibilidade de customização, incluindo várias opções de cores e a possibilidade de escolher acoplar uma câmera no espelho retrovisor interno, capaz de gravar vídeos e tirar fotos para serem postadas nas redes sociais. A câmera de alta definição, que conta com 16 GB de memória interna, também poderá ser utilizada para a análise de acidentes, visto que ela grava automaticamente os 30 segundos que antecedem a uma colisão e os 60 segundos posteriores. Na parte interna do veículo, quase não existem botões à vista e o ambiente interno tem toques minimalistas e modernos. Os equipamentos acoplados incluem uma tela multimídia de 7" e o "keyless", sistema de entrada e partida sem a necessidade de chave.

Por fora, o veículo conta com faróis traseiros LED, piscas nos retrovisores laterais e três pares de faróis dianteiros.

A Citröen optou por inserir motores da família PureTech de 1.2 litro e 3 cilindros, nas versões de 68, 82 e 110 cavalos a gasolina, bem como a opção a diesel com 75 e 100 cv. Quanto ao tamanho, o C3 aumentou sua distância entre-eixos em 8 cm e tornou-se 5 cm mais baixo e 4 cm mais largo.

O Citröen C3 chegará às concessionárias da Europa apenas no começo de 2017 e a expectativa é que o veículo consiga conquistar o exigente mercado de jovens que buscam por um carro utilitário, com tecnologias atuais e design moderno.

Por William Nascimento


Novo Citroen DS5 2016 – Lançamento no Brasil


Novo carro passou por melhorias e chegará às concessionárias custando R$ 137 mil.

Um dos grandes destaques para o mercado automobilístico brasileiro em 2016 é sem sombra de dúvidas a chegada do Citroën DS5 2016. O mais novo destaques da montadora francesa chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 137.990. O automóvel conta com nova frente, sendo que o destaque fica por conta da grade hexagonal verticalizada de contornos cromados, além de faróis de LED.

É importante destacar que vários detalhes deixam o design deste automóvel bastante moderno e interessante. Um grande exemplo é a dianteira redesenhada, que está acompanhada de entradas de ar laterais, além do afilado sabre cromado que vai da ponta do farol até as janelas dianteiras. A traseira, por sua vez, também conta com um grande destaque: as duas saídas de escapamento são integradas ao para-choque, que juntamente com as seis guias de luz trazem um visual mais arrojado.

Além disso, saiba que o visual da parte interna do automóvel também não deixa a desejar. A ideia inicial foi retratar o universo da aeronáutica dentro do automóvel e a execução foi muito boa. O teto, por exemplo, lembra bastante os cockpits de caças, haja vista as três aberturas para passagem de luz externa.

Outra grande novidade na parte interior do automóvel está justamente na central multimídia. A central conta com uma nova tela sensível ao toque de sete polegadas, que dispõe de acesso disponível para todas as funções do automóvel, dentre as quais navegação, configuração, música, computador de bordo e demais ferramentas. A central multimídia possui conectividade com Mirror Link (Android) e CarPlay (iOS).

A parte mecânica do DS5 2016 não apresentou novidades, haja vista a continuidade do já conhecido THP 165 1.6 turbo de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 giros que vem acompanhado de câmbio automático AT6 III com modo esportivo. Um dos destaques é a suspensão que é do tipo McPherson na dianteira e travessa deformável atrás.

O DS 2016 dispõe de muitos itens de série, dentre os quais podemos destacar: bancos elétricos com massageadores, iluminação ambiente e de recepção, retrovisores aquecidos, ar-condicionado automático de duas zonas e etc. O lançamento da Citroën também se destaca quando o assunto é a segurança, pois o mesmo conta com itens como, por exemplo, faróis com iluminação estática de interseção, assistente de partida em aclive, controle de estabilidade e câmera de ré.

Por Bruno Henrique


Citroen DS 4S – Novo Hatch Premium tem Design mais Tradicional


Novo carro foi apresentado na China e ainda não possui previsão de chegada ao Brasil.

Com semelhanças em relação ao DS 5LS, também da PSA, o DS 4S foi apresentado em Guanghzou, na China. O lançamento – projetado na França – tem a ver com o também recém-lançado DS 4, porém, com estilo ao mesmo tempo mais tradicional e próximo aos veículos hatch de nível premium. A pretensão é que o modelo seja o líder de vendas da marca no país, que terá exclusividade na sua comercialização.

A dianteira possui detalhe cromado no entorno da grade, que avança até os faróis. Os mesmos contam com três luzes de LED. Na parte de trás, as lanternas são muito simples se comparadas aos suportes das luzes frontais, porém, são bem ajustadas ao desenho do DS 4S. 

No design, apenas duas protuberâncias desenhadas em frisos no capô e uma em cada lateral na altura das maçanetas. Ao final das portas, na porte inferior, um detalhe cromado em cada lado. A traseira é simples e totalmente lisa, com encaixe para a placa no para-choque.

Internamente também existe similaridade ao DS 5LS, mas destaca-se o acabamento em couro de cor salmão. O volante, redondo, tem um "lado" reto e possui quatro raios – dois finos e dois mais espessos com comandos de rádio, voz e temperatura. O painel conta com computador de bordo equipado com tela touchscreen de cerca de sete polegadas.

A PSA revelou que as versões terão três motores diferentes. Mas nenhum detalhe foi citado. A imprensa do país especula que serão motores 1.8, 1.6 e 1.2, respectivamente com 204 cv, 163 cv e o último e mais fraco com três cilindros. Entre os boatos, também há o que diz que todas as opções terão câmbio automático de seis marchas com alternativa de uso manual.

O valor para venda também não foi divulgado, bem como o início da comercialização. A produção será na cidade chinesa de Shenzhen.

Bruno Klein


Novo Citroen Aircross 2016 chega ao Brasil com Design mais Aventureiro


Carro é baseado no C4 Cactus Europeu e deverá chegar às concessionárias brasileiras ainda neste ano de 2015.

A fabricante francesa Citroën divulgou na última terça, dia 10 de novembro, a primeira imagem do novo Citroën Aircross.

O modelo 2016 deve chegar ao mercado brasileiro até o final do ano de 2015, com um design mais aventureiro.

Conforme divulgado pela própria Citroën, a minivan aventureira inspirada nos SUVs vai trazer uma combinação de tecnologia com requinte e funcionalidade.

O desenho dos faróis mais finos e as linhas mais arredondadas caracterizam as principais diferenças externas para o novo modelo.

Apesar de ter um design exclusivo, esse visual foi baseado no C4 Cactus europeu.

Com um estilo moderno, ousado e dinâmico, como a própria marca cita, o Aircross 2016 apresenta diferença nas rodas de 16 polegadas e vários detalhes em cinza fosco por toda a parte externa da carroceria.

Destaque para um novo faról exclusivo para iluminação diurna através de LEDs, com uma grade invadindo os faróis tornando o para-choque com um visual mais robusto.

Na parte traseira, uma das versões não terá o estepe na tampa. Haverá pequenas alterações no para-choque e no design interno das lanternas.

A montadora anunciou o início da fabricação em série do novo Aircross 2016 na fábrica de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.

Para a reestilização do novo modelo foram investidos mais de 150 milhões de reais, que contou com a participação do Latin America Tech Center, com sede no Brasil.

Apesar de ainda não ter divulgado maiores detalhes, a fabricante Citroën afirma que o interior será totalmente modificado. Apenas indica que o painel vai ter uma nova central multimídia e bancos virão com uma forração diferenciada.

A motorização deve continuar a mesma, com opções de 1.5 e 1.6 16V, com câmbio automático de quatro velocidades ou manual com cinco marchas. Podendo conter alterações em busca de maior potência e minimizando o consumo de combustível.

Jean Fretta Pereira


Recall do Citroen Aircross, C3 Picasso e Picasso – Problema no Freio


Montadora anuncia recall dos modelos fabricados em 2012. Problema pode ter sido ocasionado por causa de uma falha na montagem e no processo de fixação dos itens.

Enfrentando uma situação nada animadora, o setor automotivo brasileiro não para de receber más notícias, mesmo que estas se limitem a algumas fabricantes em específico.

Em época de baixas vendas, a Citroën anunciou na última semana um recall de três dos principais modelos das linhas vendidas no país e o motivo pode ser considerado grave, levando-se em consideração a segurança dos motoristas.

A fabricante francesa informou, na ultima terça-feira (dia 29), um número total de 627 unidades de seus veículos, número esse distribuído entre os modelos Aircorss (277 unidades), C3 Picasso (270 unidades) e C3 (com 80 unidades). As datas de fabricação e os chassis (não sequenciais) são respectivamente: 24/2/2012 a 24/4/2012 (CB570282 a DB500760), 14/2/2012 a 24/4/2012 (CB569902 a DB500779) e 26/3/2012 a 24/4/2012 (DB500423 a DB501633).

O defeito, que pode levar ao vazamento de fluido de freios, foi caracterizado pela empresa como uma falha na montagem e no processo de fixação desses itens. A substituição dos flexíveis de freio dianteiro foi a solução encontrada para garantir que não haja uma deficiência na frenagem do veículo e é de extrema importância para a segurança dos ocupantes dos carros e de terceiros, visto que o risco de acidentes causados pelo defeito, gerando todo tipo de dano aos envolvidos, é muito alto.

Os consumidores que identificarem os chassis e datas de fabricação em seus veículos podem prosseguir com o agendamento para o conserto do problema. As informações podem ser adquiridas no site www.citroen.com.br ou pelo telefone 0800 011 8088.

Com a configuração atual do mercado brasileiro, vários setores vêm se destacando em um ranking não muito animador. A construção civil e o setor automotivo são destaques no cenário de crise que se instalou no país desde o início do ano. As montadoras, por exemplo, vêm enfrentando uma maré ruim e os números de desempregos, que já passam dos 12 mil, preocupam os especialistas (segundo a revista Exame).

Dentre as principais razões, o baixo número de vendas, sem dúvida, é apontado como o maior problema enfrentado pelas concessionárias e até mesmo pelas montadoras nacionais, que tiveram que diminuir o ritmo para garantir o mínimo possível de produção e venda.

Por Halifas Quaresma


Novo Citroen C4 Picasso 2016


Modelo retorna ao Brasil custando entre R$ 110 mil e R$ 117 mil.

A renomada fabricante de veículos automotores francesa Citroën anunciou que irá direcionar mais um de seus veículos para o mercado brasileiro, porém, desta vez não será nenhum modelo inédito e sim o velho e já conhecido C4 Picasso, o qual foi um dos principais destaques da empresa no Salão de Frankfurt.

A pré-venda deste monovolume já começou a ser feita pela montadora e ao que tudo indica ele chegará aos concessionários de todo o país no decorrer do mês de novembro deste ano. A versão Seduction será vendida pelo valor de R$ 110.990 e a versão Intensive por R$ 117. 900. Nestas duas versões o veículo conta com o propulsor 1.6 THP turbo com capacidade para produzir uma potência máxima de 165 cavalos, motor este que trabalhará em conjunto com um câmbio sequencial dotado de seis marchas e com sistema de modificação destas por comandos acionados por aletas que ficam na retaguarda do volante. Além disso, as duas versões também contarão com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), freio de estacionamento elétrico e alerta de pressão baixa nos pneus.

Este novo C4 Picasso chegará com um interior bem sofisticado e muito bem equipado, os assentos serão individuais. Para complementar todo este pacote tecnológico, a montadora colocou no veículo ar-condicionado automático e digital composto por duas zonas, bem como o Sistema Isofix, que serve para fazer a fixação de cadeirinhas infantis.

A versão Seduction será comercializada de série com central de multimídia com tela de 7 polegadas e tecnologia de comandos por toques. Já versão Intensive, que será a topo de linha, será disponibilizada com volante funcional, central de multimídia com tela de 12 polegadas, sistema de navegação por GPS, auto-rádio, USB, entradas auxiliares, camêra de ré, Bluetooth e o maravilhoso sistema de abertura e fechamento de portas por detecção de aproximação.

Por Adriano Oliveira


Novo Citroen DS4 Crossback – Salão de Frankfurt 2015


Novo SUV deverá ser comercializado inicialmente no Reino Unido, a partir do mês de novembro de 2015.

Como não poderia ser diferente, a febre dos SUVs atingiu até a linha DS, linha esta que é considerada como a linha de luxo da renomada fabricante de veículos automotores Citroën, a qual fez a divulgação de uma nova versão que virá com uma pegada offroad do DS4. Esta versão foi batizada com o sobrenome de Crossback e será apresentada oficialmente ao público em geral no Salão de Frankfurt, evento este que terá início ainda neste mês de setembro e segundo as expectativas da empresa, a comercialização terá início no Reino Unido no mês de novembro.

Apesar do design deste veículo nos lembrar um pouco de alguns carros que possuem modelos aventureiros, o DS4 Crossback vai mesmo continuar indo para o lado dos veículos luxuosos, uma prova dessa tendência é o fato de toda a propaganda do veículo estar concentrada em novidades tecnológicas que foram inseridas na central multimídia deste carrão do que em modificações feitas para que o carro possa ter uma melhor desenvoltura em terrenos irregulares.

Este veículo não será comercializado de maneira isolada, porque junto dele será também comercializada uma versão hatch, a qual também passou por uma repaginada. A versão que antecede estes lançamentos atualmente está sendo comercializada por R$ 100.900.

Pelo o que pôde ser visualizado no facelift destes carros, as novidades destas novas versões irão se concentrar principalmente na grade frontal, que terá faróis com uma logo DS inserida no centro, bastante chamativa devido ao seu tamanho.

Os faróis desse carro foram projetados com a presença de 84 lâmpadas de LED e lâmpadas direcionais de xenônio.

O propulsor que virá neste veículo vai ser o turbo THP, que é capaz de produzir uma potência máxima de 165 cv em 6 mil giros e 24,5 Kgfm entre as 1.400 rpm e as 4.000 rpm, conjunto este que irá exercer as suas funções em conjunto com um câmbio de seis velocidades. Este carro ainda irá contar com o exclusivo sistema denominado start-stop, este sistema consiste em fazer o desligamento do motor nas paradas, a fim de que haja uma economia de combustível. Na outra versão o motor será o THP com capacidade de produzir uma potência máxima de 212cv.

Por Adriano Oliveira


Citroen Aircross – Carro será apresentado no Salão de Xangai


Citroen divulga as primeiras imagens do Aircross, novo carro conceito da montadora. Veículo será apresentado pela primeira vez durante o Salão de Xangai 2015.

Após muitas especulações a respeito do conceito, a montadora de veículos Citroën acabou revelando oficialmente o Aircross, esta novidade da marca estará presente na China, no Salão de Xangai, o qual ocorrerá no final deste mês.

A principal inspiração para a criação desse novo Aircross foi o C4 Cactus e nessa nova versão ele terá o comprimento de 4580 mm, largura de 2100 mm e altura de 1800mm, as rodas que serão utilizadas no veículo terão 22 polegadas, rodas estas que deixarão o veículo ainda mais imponente e alto, como o Land Rover Discovery e o Hyundai Santa Fé.

Nessa divulgação oficial, o que pôde ser visto foi um Aircross na cor vermelha alaranjada, mas como já foi dito acima que o veículo segue as tendências do Cactus, até mesmo as “bolsas” da carroceria antes presente no Cactus foram inseridas nesse novo modelo, porém, dessa vez elas foram produzidas em borracha dura e alumínio, detalhes estes que ao que tudo indica não serão inseridos no modelo de produção.

Outro detalhe que ficou muito marcante nesse veículo foi a presença de apêndices, os quais foram instalados nas imediações das janelas, bem como nas entradas dianteiras do carro, a fim de que ele consiga ter um ganho em sua aerodinâmica.

O veículo é híbrido e conta com um motor a combustão turbo 1.6 litro, o qual é capaz de produzir uma potência máxima de 221cv e 28,07 mkgf de torque, esse motor a combustão trabalha juntamente com um outro motor elétrico, o qual é capaz de proporcionar ao veículo uma potência de 96cv e um torque de 20,46 mkgf no eixo de trás. Para que fosse utilizado este motor elétrico, o carro foi equipado com baterias de íons de lítio, baterias estas que deram para ele 50 km de autonomia no modo elétrico, sendo que para fazer o carregamento total dessas baterias em uma tomada convencional o usuário irá demorar cerca de três horas e meia.

O carro realmente ficou um espetáculo e vale a pena conferir, pois ele é um show modernidade tanto no espaço interno quanto no espaço externo.

Por Adriano Oliveira


Citroën C4 Cactus – Crossover será vendido na Europa


Chefiada pelo executivo português Carlos Tavares e sob uma nova estratégia de mercado, ao qual a marca se posiciona abaixo da Peugeot, a Citroën iniciará a venda de uma nova gama de veículos no mercado europeu. Entre eles, está o crossover C4 Cactus, apresentado no último Salão de Genebra, e que também já foi confirmado o lançamento no mercado brasileiro. Os preços no “Velho Continente” ficarão próximo aos 14 mil euros, cerca de R$ 42 mil.

Uma das principais novidades no portfólio da Citroën, o design do C4 Cactus é considerado pela fabricante francesa como simples e inteligente. De fato, o crossover conta com um visual moderno e, como é de praxe da Citroën, diferente de tudo o que as outras fabricantes oferecem. Considerado como uma opção mais barata aos consagrados VW Golf, Opel Astras e Ford Focus, a Citroën também  quer que o C4 Cactus rivalize com crossovers, como o Nissan Juke.

Seguindo os passos da nova geração do C4 Picasso oferecido na Europa, o C4 Cactus possui um conjunto óptico frontal diferenciado, destacado pelas luzes diurnas de posição compostas por LEDs que se posicionam acima do farol. Outra novidade é a utilização dos Airbumps, superfícies emborrachadas nas portas e posicionadas abaixo das lanternas traseiras e dos faróis dianteiros, que protegem o carro contra os pequenos choques cotidianos.

No interior, o C4 Cactus se destaca pelo layout “clean” do painel de instrumentos e console, facilitando a leitura e a utilização dos equipamentos que ele traz. Cabe destaque para o painel de instrumentos digital, do sistema de entretenimento dotado de uma tela de LCD de 7 polegadas posicionada na parte superior do console central, bem como o banco dianteiro inteiriço, semelhante ao que foi visto no conceito do C4 Cactus e no Citroën Tubik Concept.

Compartilhando a plataforma modular EMP2 que também é usada pelo C4 Picasso e Peugeotu 308, sob o capô a Citroën irá oferecer o C4 Cactus com algumas opções de motores movidos a diesel e a gasolina. Entre esses estão os propulsores 1.2 THP a gasolina que entregam 110 cv ou 132 cv, além dos motores.

Por Caio Polo

Citroen C4 Cactus

Foto: Divulgação


Citroën C3 2015 no Brasil – Preços e características


A Citroën lançou no mercado brasileiro a linha 2015 do C3. Entre as novidades do modelo está a adoção de novas versões do C3 para ampliar a atuação do carro no Brasil

Com mais de 300 mil unidades vendidas no Brasil, o C3 passa a ganhar novas configurações com o motor 1.5, inclusive uma versão dotada de transmissão automática. Contudo, a marca francesa tira da gama de produtos a versão 1.6 com câmbio manual.

A configuração Origine 1.5 traz de série, como destaque, airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar condicionado, computador de bordo, travamento das portas à distância pelas chaves e rodas de 15 polegadas calçadas com pneus 195/60.

A versão Attraction 1.5 conta com os mesmo itens da configuração anterior, acrescida de luz diurna de posição composta por LEDs, espelhos retrovisores e vidros com acionamento elétrico, sistema de som com controle satélite na coluna de direção, conexão via Bluetooth e entradas auxiliar e USB, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.

O modelo da Citroën, em sua versão Tendance 1.5 vem equipado com os mesmo equipamentos da versão anterior e adiciona o para-brisa Zenith.

A versão topo de linha do C3 equipado com motor 1.5 é a Exclusive, que dispõe de todos os itens anteriores e acresce ainda ar condicionado automático, sensor de chuva e sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico com guia de luz em LED, alarme ultrassom, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com apoia-braços, além das rodas de liga leve de 16 polegadas.

Já o modelo dotado com motor 1.6 Flex, o Citroën C3 pode ser oferecido na configuração Tendance  ou a topo de linha Exclusive. A primeira configuração traz câmbio automático de quatro velocidades com opções de trocas sequências através dos Paddle Shift, vidro elétrico com função One Touch para o motorista e todos os outros equipamentos da versão Tendance 1.5 Flex.

A Exclusive, por sua vez, traz os mesmo itens da versão Exclusive com motor 1.5, acrescido de câmbio automático, piloto automático, espelhos retrovisores externos e maçanetas cromadas. Vale lembrar que essa configuração só está disponível com a transmissão automática.

A marca francesa destaca que, embora tenha ocorrido o realinhamento das versões e itens de série, a Citroën foi a fabricante que menos reajustou os preços. Apenas como exemplo, a versão Tendance 1.5 Flex teve um aumento de R$ 330 em seu preço final.

Abaixo, versões e preços da linha 2015 do Citroën C3:

– Origine 1.5 Flex – R$ 40.990;

– Attraction 1.5 Flex – R$ 43.990;

– Tendance 1.5 Flex– R$ 45.490;

– Exclusive 1.5 Flex – R$ 48.990;

– Tendance 1.6 Flex – R$ 49.990;

– Exclusive 1.6 Flex – R$ 55.490.

Por Caio Polo

Citroen C3 2015

Foto: Divulgação


Citroën C3 2015 – Novas versões e preços


O mercado automobilístico mundial é, sem sombra de dúvidas, bastante concorrido, haja vista o grande número de multinacionais que atuam nas diversas regiões do planeta. Dessa forma, é possível adquirir um automóvel alemão ou japonês, por exemplo, aqui no Brasil. No território nacional podemos encontrar um grande número de empresas no mercado, com suas várias linhas e modelos de excelente qualidade.

No Brasil, são várias as empresas que atuam no mercado, dessa forma, o grande vencedor dessa história é justamente o próprio consumidor brasileiro, que terá várias opções de modelos e preços à sua disposição. A Citroën, por exemplo, é uma marca francesa bastante conceituada em todo o mundo e que dispõe de concessionárias além de vários modelos e linhas comercializados no Brasil.

Para você que é fã desta marca francesa saiba que ela anunciou recentemente o lançamento do novo Citroën C3 2015. O lançamento dispõe da nova versão Attraction que vem acompanhada de motor 1.5 e câmbio manual. Além disso, ainda podemos destacar outra grande novidade que é justamente a versão Exclusive que irá agora passar a ser disponibilizada com motor 1.5 e câmbio manual. Ao todo serão seis versões: Origine 1.5 (manual); Attraction 1.5 (manual); Tendance 1.5 (manual); Exclusive 1.5 (manual); Tendance 1.6 (automático); e Exclusive 1.6.

Um dos grandes destaques dos modelos de automóveis da Citroën é o seu design, tanto o externo quanto o interno são sempre de grande qualidade e muito detalhados além de grande tecnologia. Nesse quesito o C3 2015 não deixa a desejar, o mesmo dispõe de um design bastante arrojado e muito moderno, acompanhado de muita tecnologia e um toque mais delicado em seu design interior.

Abaixo você pode conferir os preços sugeridos de cada versão lançamento pelo C3 2015:

– C3 1.5 Origine (Manual): R$ 40.990;

– C3 1.5 Attraction (Manual): R$ 43.990;

– C3 1.5 Tendance (Manual): R$ 45.990;

– C3 1.5 Exclusive (Manual): R$ 48.990;

– C3 1.6 Tendace (Automático): R$ 49.990;

– C3 1.6 Exclusive (Automático): R$ 55.490.

Por Bruno Henrique

Citroen C3 2015

Foto: Divulgação


Carros de luxo no Salão de Pequim


O Salão de Pequim, que começou no dia 20 de abril, vai mostrar uma cara bem diferente da recessão que o governo quer colocar ao mercado. As montadoras estão investindo muito em automóveis premium, de luxo e alto luxo para apresentá-los no evento e atender o mercado local que não para de crescer neste segmento. As montadoras orientais vão entrar tentando colocar algum peso na disputa. E as marcas ocidentais, claro, vão apresentar carros de altíssimos níveis para atender esse mercado.

E para as empresas ocidentais, a notícia é boa. Quando se trata de carros, os chineses preferem os estrangeiros. A fatia do mercado para as marcas locais, segundo dados de março, é de apenas 39,3%. Foram 2,17 milhões de veículos chineses comercializados no último mês. E a estratégia do ocidente é continuar investindo no mercado chinês, que não para de crescer no segmento de luxo.

Um dos carros que será apresentado em Pequim é um conceito do crossover da Audi, que abre portas ao futuro Q4, pensada justamente para competir com BMW X4 e Porsche Macan. Essa versão será para atender os consumidores que acham o Q3 e o Q5 sem graça.

Já a marca alemã quer apresentar em Pequim um alto luxo extravagante. Um sedan já tratado como Série 9 que pode até encarar o Bentley Flying Spur, um automóvel de alto nível de R$ 1,5 milhão. O carro da BMW provavelmente será apresentado como um molde de um Série 8 de duas portas e Série 9 quando for de quatro portas.

A marca japonesa Toyota vai apresentar a Lexus no Salão de Pequim juntamente com o NX, um novo crossover compacto que será visto também no Salão de Nova York.

As marcas da PSA, Peugeot e Citroën, também vão mostrar que querem atender o mercado chinês. Os conceitos Exalt e DS5 LS-R, respectivamente serão vistos no Salão de Pequim. O primeiro é um cupê e o segundo uma variação esportiva de um DS sedan aparentado ao C4 Lounge. Não estão no mesmo patamar que os outros, mas no Brasil com certeza custariam mais de R$ 100 mil.

Por Carolina Miranda

Audi TT Offroad Concept

Audi TT Offroad Concept

Foto: Divulgação


Citroën C4 Cactus será lançado no Brasil


Logo no primeiro dia, o Salão do Automóvel de Genebra 2014, que será realizado até o dia 16 de março, na Suíça, já trouxe uma grande novidade para o mercado brasileiro. É que a Citroën revelou que o C4 Cactus, modelo inovador e com visual bastante diferente, também será lançado no Brasil.

Misturando características de sedan, minivan e utilitário esportivo, o Citroën C4 Cactus, apresentado como conceito em 2013, está próximo de ganhar as ruas da Europa, onde será disponibilizado no próximo mês de junho. O interessante é que vários itens diferentes apresentados no protótipo, que chamaram bastante a atenção do público, foram mantidos na versão final, incluindo o design futurista.

Entre esses detalhes está a “porta com almofada”, chamada de “Airbump”, uma porta diferenciada que traz material semelhante a uma almofada cheia de ar, cuja função é proteger a lataria de arranhões e pequenos impactos, evitando os gastos com consertos. Segundo a montadora francesa, o equipamento é composto por material durável e resistente, parecido com o utilizado nas solas dos tênis Nike Air.

Outros acessórios que atraem olhares mais curiosos para o C4 Cactus são o banco dianteiro inteiriço, bem ao estilo sofá, aumentando o conforto para o motorista e o passageiro da frente; o painel de instrumentos totalmente digitalizado; os airbags acoplados ao teto; o teto panorâmico com isolação térmica; e a tela sensível ao toque instalada no painel central, através da qual é possível acessar diversas funções do veículo (ar condicionado, GPS, rádio, etc).

Além da versão “convencional”, ele também terá um modelo mais offroad (C4 Cactus Adventure), que adiciona outros acessórios ao carro. Já a gama de motores conta com propulsores movidos a gasolina ou diesel, todos eles regulados para garantir uma maior economia e baixos índices de emissão de poluentes.

Com relação aos preços, no mercado europeu o C4 Cactus custará a partir de 13.950 euros, o equivalente a pouco mais de R$ 45.000, pela cotação do dia. Os valores para o Brasil ainda não estão definidos, assim como a data de chegada do modelo ao mercado nacional.

Por André Gonçalves

Citro?n C4 Cactus

Foto: Divulgação


Recall Citroën C4 Lounge – Problemas no sistema de freios


Os proprietários do Citroën C4 Lounge devem ficar atentos ao recall anunciado pela montadora francesa para o sedan no Brasil.

O chamado foi motivado por causa de um possível problema que pode surgir no sistema de freios do veículo, devido a um defeito identificado no módulo do motor. A falha é a mesma encontrada nos modelos 308 Allure e 408 Allure, da Peugeot, uma vez que ambas as montadoras fazem parte do grupo PSA e compartilham algumas peças.

De acordo com o comunicado da marca, uma inadequada calibração do módulo de controle do propulsor pode gerar vácuo insuficiente para que os freios funcionem corretamente, até que o motor alcance a temperatura de 30ºC. Assim, o pedal de freio do veículo pode endurecer, exigindo que o condutor aplique força adicional para frear o carro. Além disso, em situações mais graves, a falha pode até impedir a frenagem, gerando maiores riscos de acidentes.

O defeito foi identificado em unidades do C4 Lounge nas versões Tendance e Exclusive, fabricadas entre os dias 22 de abril e 5 de dezembro de 2013, equipadas com o motor flex de 2.0 litros, gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas, que possuem numeração de chassi de EG500081 a EG537375, considerando os oito últimos dígitos.

Para eliminar o problema, é necessário que os veículos convocados sejam levados a qualquer unidade da rede autorizada Citroën, onde será feito o reparo, que consiste na atualização da calibração do módulo de controle do motor. O serviço é gratuito e pode ser feito em até uma hora, segundo as informações da montadora. O atendimento acontece das 9h às 17h, entre segundas e sextas-feiras.

O agendamento do reparo deve ser efetuado através do Serviço de Atendimento ao Cliente Citroën – SAC, no telefone 0800-011-8088 (ligação gratuita), ou diretamente na concessionária da marca mais próxima.

Mais informações também estão disponíveis através do site www.citroen.com.br.  

Por André Gonçalves

Recall Citro?n C4 Lounge

Foto: Divulgação


Novo Citröen C4 Cactus – Primeiras Fotos


A Citröen finalmente revelou a versão de produção do C4 Cactus. Com poucas diferenças em relação ao conceito, o modelo teve estreia antecipada, visto que está previsto para ser exibido apenas no Salão de Genebra, em março. A surpresa foi a grande semelhança com o protótipo revelado em 2013.

As imagens mostram poucas diferenças em relação ao conceito, uma delas é a coluna de divisão entre as portas dianteiras e traseiras.

O crossover, com 965 kg, é aproximadamente 200 kg mais magro que o hatch C4.

As dimensões do Cactus são: 4,16m de comprimento, 1,73m de largura, 1,48m de altura e 2,60m de distância entre-eixos.

O espaço interno generoso e o design é marcante e inovador.

Conforme a fabricante informou, o carro terá um porta-malas que acomoda 358 litros.

Desde a versão conceitual, um dos aspectos mais interessantes do modelo é um novo sistema anti-impacto chamado de “Air Bumps”. O sistema foi desenvolvido pela própria Citröen e consiste em pequenas bolsas de ar localizadas ao redor do veículo. Ou seja, são airbags externos, localizados nas portas, faróis e lanternas traseiras. Estas “pequenas almofadas” são colocadas para proteger o veículo de pequenos impactos, reduzir arranhões e assim reduzir os custos com consertos.

Além de proteger, o equipamento deu a carro um visual externo diferente.

O interior do C4 Cactus também chama a atenção. O volante e o painel tem um lindo acabamento, com detalhes em cores escuras e metálicas. As fotos revelam que os bancos não tem um grande espaço entre as divisórias, porém são “em estilo sofá”.

O que também chama a atenção é um painel de instrumentos digital com um sistema multimídia com tela de 7 polegadas. Informações divulgadas pela marca dão conta de que se trata de um sistema pelo qual é possível acessar todas as funções do veículo, como ar condicionado, sistema de navegação, funções de telefone e Bluetooth.

As opções de conjuntos mecânicos que equipam o carro ainda não foram divulgadas pela montadora. A marca disse apenas que o C4 Cactus virá com novos motores e que terá uma versão a gasolina com tecnologia Pure Tech e outra a diesel com tecnologia BlueHDi com Start & Stop.

Mais informações serão reveladas em Genebra, no próximo mês.

Por Ageu da Rocha


Novo Citröen DS3 rosa (versão feminina)


A Citröen é uma montadora que cada vez traz inovações ao público. Dessa vez, quem ganhou um agrado da marca francesa foram as mulheres, com o lançamento do DS3 rosa (feminino), em parceria com uma loja de cosméticos chamada Benefit Cosméticos.

O esqueleto do DS3 rosa é baseado na versão esportiva (top de linha) que é a DSport, com motor 1.6 THP com 155cv (similar ao motor do 408, da Peugeot). O teto do carro e os retrovisores possuem faixas amarelas, que lhe dão um charme todo especial. Já as rodas de liga leve são pintadas de branco com o centro rosa.

Algumas fotos do DS3 feminino

Para se ter ideia, no painel há um espelho móvel, para que a motorista possa retocar a maquiagem se necessário. Vaidosas vão adorar! Aliás, há mulher que não é vaidosa? O apoio de braço possui um compartimento para armazenar cosméticos, e há até um gancho para que possam pendurar suas bolsas. No Brasil, seria um prato cheio para os bandidos! 🙂 Este é um modelo que possivelmente não virá para terras tupiniquins.


Novo Citröen C4 Picasso 2014


O novo Citröen C4 Picasso deve entrar em breve no Brasil, em uma mistura do que lembra a frente de uma Range Rover Evoque com uma traseira similar ao Volkswagen Tiguan. Trata-se de uma versão melhorada de sua atual linhagem, com itens que antes não eram contemplados, e até mesmo acessórios de carros de luxo.

A alteração mais visível é na frente, que trocou os faróis gigantes da versão atual por luzes de LED e faróis halógenos, o que deixaram o carro mais futurista. Na traseira, além da modificação nas lanternas, o porta-malas continuou com bom tamanho. Este que era um carro família parece ter ficado um pouco mais esportivo e ainda mais confortável. O passageiro, por exemplo, tem até opção de um descanso para as pernas, o que é útil em viagens mais longas.

novo-c4-picasso-2014
Foto: divulgação (Novo Citröen C4 Picasso 2014)

No painel, a grande mudança foi acrescentar mais uma tela de LCD, já que isso virou moda na atual conjuntura do mercado automobilístico. São então 2 telas de LCD, em que a primeira é relativa aos avisos do carro (velocidade, conta-giros, distância percorrida, etc.), e o outro contempla o controle do ar-condicionado, multimídia, GPS, etc. A tela menor é de 7 polegadas, enquanto a maior possui 12 polegadas (quase uma TV pequena).

Quanto ao motor, o atual 2.0 foi trocado por um THP Turbo 1.6 de 165cv, que promete esbanjar desempenho. É o mesmo que o C4 Lounge e o Peugeot 408 utilizam.

Ele ainda está 140kg mais leve, ou seja, é como se você tivesse transportando dois adultos a menos a cada novo trecho que você percorre. O que isso significa? Mais economia.

O preço do Citröen C4 Picasso atual está entre R$ 85 e R$ 100 mil. Portanto, não espere que o novo modelo custe menos de R$ 100 mil em sua versão mais moderna.

Fotos do novo Citröen C4 Picasso

Vídeo do novo Citröen C4 Picasso


Citroën pretende lançar novos modelos na China


A Citroën está planejando uma grande expansão de sua sub-marca na China, incluindo o lançamento de três novos modelos nos próximos 12 meses, incluindo um SUV, de acordo com seu diretor-gerente, Frédéric Banzet.

A empresa francesa tem como alvo a China como um mercado-chave para o crescimento, particularmente no setor de Premium, e colocou um grande investimento em uma nova fábrica de 'DS' em Shenzhen, em uma joint-venture com a marca chinesa Changan. A produção do DS5 começou em setembro, e em março uma nova versão sedan foi construída exclusivamente para a China – o chamado 5LS DS – e irá juntar-se à gama como um sedan compacto posicionado como um rival para o Audi A3 sedan e Mercedes CLA .

Explicando a lógica por trás de lançar três novos modelos apenas na China, Banzet disse: "Durante a virada passamos por alguns momentos difíceis, e nós tivemos que priorizar determinados projetos. Tivemos que voltar o investimento na China, uma vez que todo o negócio estava longe e muito dependente da Europa".

Um SUV compacto com um estilo baseado no conceito selvagem Rubis será exibido no segundo semestre de 2014, mas Banzet disse que a decisão ainda estava para ser alimentada sobre a possibilidade deste modelo ir à venda na Europa. "A decisão não foi feita ainda, mas não há mais capacidade em Shenzhen, se começarmos a vender volumes mais altos", disse Banzet.

Atualmente a Citroën está com o objetivo de atingir a capacidade de produção da nova planta de 200.000 unidades em 2016, mas a maior barreira para a difusão de vendas para a Europa seria garantir que a qualidade de construção seja alta o suficiente.

O chefe de planejamento de produtos, Thomas d'Haussy, disse: "O custo da importação de carros da China não é tão grande como se poderia esperar, os direitos de importação são altos, mas o custo do trabalho é muito menor”. O que prova que a Citroën certamente está pensando em construir modelos globais a partir de sua nova base chinesa.

Por Jaime Pargan

Citroën DS5

Foto: Divulgação


Novo Citroen DS3 World Paris – Novidades


A abertura de uma conceituada concessionária exclusiva do modelo Citroen DS3 em Paris trouxe à tona uma inspiração para a empresa francesa ao lançar uma série especial chamada de "World Paris".

Essa série de vendas da concessionária foi limitada a 15 unidades do pequeno DS3, cuja característica principal a ser valorizada é a de ser muito bem equipado e luxuoso ao extremo.

Os relatos dizem que nessa concessionária será vendida apenas a linha DS completa e também toda a linha de opcionais, além de outros acessórios em geral.

Esta série limitada ganhará uma pintura exclusiva nos carros, nas cores cinza e marrom, combinada com alguns elementos na mesma cor, para dar uma harmonizada, porém, essas cores serão matizadas e isto é a principal característica que identificará os 15 carros especiais.

Alguns outros elementos de distinção do modelo DS3 World Paris serão detalhes nas rodas de liga com 17 polegadas (que dão um "efeito diamante") e alguns detalhes cromados situados no exterior do veículo.

Ao observar o interior do carro, é possível detectar um revestimento em couro marrom com costuras detalhadas na cor bege, em um material que reveste também as portas e parte do painel de instrumentos, todos com as mesmas cores e a mesma estrutura tridimensional. Cada uma das quinze unidades disponíveis nesta série especial terá uma placa exclusiva identificando plenamente seu número de série.

Portanto, como a fabricação das unidades será limitada a um certo tanto, o consumidor poderá se assegurar quanto à validação de todas as suas características, nas quais serão exclusivas e intransferíveis, evitando assim possíveis falsificações de peças e acessórios no mercado automobilístico.

Muitas críticas surgiram frente a esta iniciativa. Alguns consumidores mais experientes não concordam com modelos exclusivos, pois se limitam no acesso à economia de energia. De fato, nem todos se renderiam ao luxo de adquirir uma máquina exclusiva.

Por Daniela Almeida da Silva


Novo Citroën C3 tem edição especial do videogame Xbox One


Neste mês, a Citroën anunciou que chegará ao mercado uma edição espcial do seu hatch C3: o modelo Xbox One.

Carros.

Os que gostam de games entenderam que o nome sugere uma série limitada remetente ao novo console de jogos da Microsoft que chega ainda este ano em todo o mundo para os gamers. 

Esta série do C3 chega com um exemplar do novo videogame para quem adquirir o veículo. O carro terá como base a versão 1.6 Exclusive, com a cor da sua carroceria preta, banco personalizado, adesivos espalhados no exterior e o número de série no chaveiro.

Outra novidade, é que o automóvel conta com itens de série da versão-base, como ar-condicionado digital, acendimento automático dos seus faróis, sensor de chuva, rodas de liva-leve de 16 polegadas e o seu motor 1.6 flex de 122 cv.

Serão produzidas apenas 50 unidadees do C3 Xbox One. O preço do modelo será de R$ 49.990. Os compradores levam o carro, o console da Microsoft e um exemplar do jogo Forza MotorSport 5, além de uma assinatura de um ano da Xbox Live, a rede online da plataforma.

Carros.

Novo Audi compacto em 2015

A Audi anunciou que tem planos para lançar um novo compacto em meados de 2015. O modelo tem um nome prévio de A0. Segundo o site Auto Express, ele deve ter como base a mesma plataforma do Volkswagen Up!, Seat Mii e Skoda Citigo.

Porém, o modelo deve manter as características que são pertinentes à identidade visual da marca Audi, como a grade frontal trapezoidal.

O acabamento interno do A0 será superior, da mesma forma que o seu revestimento, que será em couro, e o sistema multimídia. O motor do A0 deve ser o 1.0 TSI que é encontrado no Up! GT Concept. Ele conta com 100 cv de potência.

A Audi aponta que o preço inicial deste novo modelo é de 11,5 mil libras esterlinas, o equivalente a 18,4 mil dólares. 


Citroën – Atendimento Personalizado, Citroën Fidélité


Algumas empresas possuem uma política bastante diferenciada em relação ao tratamento do cliente. Enquanto algumas visam apenas a lucratividade e se restringem a um serviço específico, outras como a francesa Citroën vão muito além desse limite e oferecem serviços bastante inusitados.

Com o plano de fidelidade da montadora francesa, chamado de Citroën Fidélité, o cliente recebe algumas regalias que vão muito além do setor automotivo. Todos os clientes recebem um assistente pessoal que oferece um atendimento personalizado para coisas simples do dia-a-dia, como reservas em restaurantes e hotéis, compras de ingressos para diversos shows e outras atividades e até mesmo o envio de flores e cestas de presentes para alguém especial. Isso sim é que é atendimento ao cliente de verdade.

Francesco Abbruzzesi, diretor-geral da empresa no Brasil afirma que o objetivo é garantir a melhor experiência dos clientes com a marca. Além de um veículo de qualidade os clientes podem desfrutar de um assistente pessoal o tempo todo.

Para aderir ao serviço e usufruir dos benefícios, o usuário necessita ser um cliente Fidélité. Para ativar o cartão de fidelidade e começar a utilizar os benefícios, basta acessar o site www.citroen.com.br/fidelite ou ligar para o telefone (0800) 011-8080. Aparentemente a estratégia tem surtido bons resultados, já que a empresa tem melhorado significativamente a sua participação no mercado automotivo nacional

Por Ebenézer Carvalho


Citroën C4 Lounge – Lançamento no Brasil


A marca Citroën do Brasil está iniciando a campanha do lançamento do C4 Lounge, sedan da empresa. O vídeo da peça publicitária apresenta um conceito de modernidade, alto nível de segurança, tecnologia e conforto.

A peça apresenta um casal em um Citroën C4 Lounge entrando no teatro com carro e tudo. O veículo é guiado através do hall até que é estacionado entre o público no meio da plateia, tornando-se a posição mais privilegiada para a apreciação do espetáculo.

Para desenvolver uma produção deste porte, a agência Havas WW contratou uma das mais importantes produtoras do segmento de comerciais, a Stink, escolhendo dois diretores argentinos – vistos como uma dupla de grande talento entre os jovens publicitários. O Memorial da América Latina, localizado em São Paulo, foi o cenário usado para a filmagem. O local passou por uma reconstrução em estúdio, além de alterações na pós-produção, pois não é um local para a utilização de carros.

De acordo com a empresa, a campanha busca apresentar o veículo com elegância, além de ocasionar uma estreia de gala para o modelo no mercado automotor nacional. A empresa divulgou que até o final de 2013 irá apresentar diversas novidades para o segmento automotor nacional.

Por Marcelo Araújo


Citroen Cactus – Novo Carro Conceito será apresentado no Salão de Frankfurt 2013


Recentemente a montadora Citroën divulgou a primeira imagem oficial do mais novo conceito da marca: o Cactus. O protótipo do veículo será apresentado nos próximos dias, no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com a foto divulgada pela empresa francesa, o carro-conceito conta com design inovador, alicerçado na filosofia “créative technologie”, que quer dizer “criatividade tecnológica”.

Segundo informações fornecidas pela Citroën, o carro é o primeiro da linha de renovação da família "C". O modelo será disponibilizado nas versões C3 e Lounge. A montadora alega que o carro terá um desenho industrial ímpar, que inova em termos de visual e também de comodidade, já que propõe tecnologias voltadas para facilitar a vida dos usuários.

Diante disso, é possível afirmar que o Cactus virá com um design funcional, havendo a possibilidade de o motorista personalizá-lo conforme as suas preferências. Além disso, o modelo será bem clean e moderno.

A aerodinâmica do automóvel foi elaborada a fim de oferecer economia e eficiência de energia. Os comandos, por sua vez, podem ser acionados por meio de interface 100% digital.

Informações dão conta que os bancos dianteiros e traseiros possuem tecnologia e matérias-primas similares às encontradas nos mais confortáveis sofás.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


Citroën – Vídeo teaser do conceito Cactus


Citroën.Foi revelado recentemente pela Citroën em uma foto e um vídeo para uma das suas grandes atrações para o Salão de Frankfurt 2013.

Trata-se do Cactus Concept. Mesmo sem uma informação oficial do modelo revelada, é possível notar que ele contará com uma estrutura em formato de bolsa em seu para-choques.

Ela é aparentemente recheada de ar, o que serve para absorver melhor os eventuais impactos. Maiores detalhes sobre o Cactus da Citroën vão ser revelados no dia 05 de setembro, quando o veículo será apresentado virtualmente.

Volvo mostra XC90 em teaser

A Volvo mostrou um teaser com imagens do próximo XC90. Segundo a montadora, mesmo "o novo XC90 seja um tipo totalmente diferente de carro, você vai reconhecer a conexão instantaneamente quando ele for revelado no próximo ano."

A conexão entre este modelo e o Concept Coupe, recentemente revelado pela marca, são notórias.

Tais conexões serão vistas nos elementos de iluminação, que traz uma forma de uma longa letra T na horizontal nos faróis.

Outros pontos que também são notáveis entre os modelos são as entradas de ar e a dianteira mais angular.

As imagens foram divulgadas pelo site da Suécia Feber.sr, apontam que as novas lanternas traseiras e o design interno do XC90 também contarão com elementos que podemos ver no Concept Coupe.

No caso do Concept Coupe, a Volvo o estreará no Salão de Frankfurt. Já o XC90 deve aparecer, de acordo com rumores, apenas em 2014.


Citroën C4 Lounge – Novo Modelo


A Citroën já está começando a aceitar reservas para as vendas do novo modelo de C4 que substituirá o Pallas, o C4 Louge.

O carro que será fabricado na Argentina e teve a sua chegada anunciada no Salão do Automóvel do país vizinho, é chamado pelos chineses de C4 L unicamente.

Quanto às versões do modelo, ele poderá ser encontrado no Brasil em duas formas: uma versão mais comum a de entrada com um motor 2;0 flex de 153 cavalos de potência e uma mais elegante e requintada com um motor 1.6 THP linha DS que dará uma potência de 165 cavalos.

O substituto do C4 Pallas estará equipado com teto solar, bancos revestidos em couro, central multimídia, seis airbags, destravamento das portas sem a necessidade de uso de chave;

O renomado sedã da marca francesa possui entre-eixos de 2,71 metros e 15 centímetros a menos que o antigo Pallas em comprimento, marcando uma diferença de 4,77 metros do Pallas contra 4,62 do Lounge.

Sem dúvidas este foi um dos lançamentos do Salão do Automóvel da Argentina que mais chamou a atenção dos interessados por carros. São oito versões (Origine, Tendance e Exclusive) com três níveis de equipamentos ao todo.

Por Melina Menezes


Citroën Aircross Atacama – Minivan, Lançamento


A empresa francesa Citroën está lançando uma edição especial para os amantes de aventuras. Trata-se do Aircross Atacama que é uma minivan com um visual de off road. O carro vem: com uma capa para estepe com o tema da série, para-choque dianteiro com uma guarnição para ficar mais reforçado, barras de teto transversais, e o nome Aircross estampado nas laterais. 

O Aircross Atacama vem em duas versões GLX e Exclusive. Ambas vêm com câmbio manual ou automático sequencial. O Atacama vem com motor 1.6 (EC5) com 122 cavalos de potência, o mesmo usado na versão convencional. O carro ainda traz o sistema Flex Start que elimina o tanque de gasolina na hora da partida nos dias mais frios.

O Aircross Atacama vem com os principais itens de série como: ar condicionado, air bag, freios com sistema ABS e EDB, e muitos outros. 

O Aircross Atacama é vendido no preço de R$ 55.900 um pouco mais caro que a versão básica do modelo convencional. O Aircross Atacama tem a grande vantagem de ser vendido com 3 anos de garantia e vários planos de revisões, serviço que é oferecido em toda linha Citroën.

Por Mariana Rodrigues


Citroën C3 Picasso 2013 – Lançamento


A empresa francesa Citroën, está lançando a versão Picasso do modelo C3. Ele vem aumentar a família da linha Picasso, que já conta com os modelos Citroën Xsara e Citroën C4. 

O C3 Picasso é uma minivan muito confortável, excelente para pequenas famílias. O novo C3 Picasso vem com novas rodas no modelo OKA. No seu interior vem com novidades na decoração como aplicação de Tungstênio no painel de fundo e fundo branco no visor de instrumentos. Vem também com aplicação de plásticos no console central e nas portas, mas somente nas versões GL e GLX. O C3 Picasso 2013 vai agradar muito o público feminino com o seu novo tom de vermelho, o Rouge Rubi, aumentando o leque de opções de cores. 

O C3 está com um design mais moderno e atual e motor 1.6 16V Flex, com 110 cavalos de potência, tanque de combustível de 55L e porta mala com capacidade para 403L. O carro vem com os principais itens de série para carros dessa categoria como direção hidráulica, ar condicionado etc. Traz também uma gama de opcionais como o sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7 polegadas, airbags de tórax laterais dianteiros e a pintura metálica. 

O Citroën C3 Picasso 2013 vem em cinco versões: C3 Picasso 1.5 GL básico com preço de R$ 45.600, C3 Picasso 1.5 GLX que custa R$ 48.500, C3 Picasso 1.6 GLX BVA tem o valor de R$ 53.500. As top de linha C3 Picasso 1.6 EXCLUSIVE por R$ 55.500 e a C3 Picasso 1.6 EXCLUSIVE BVA pelo preço de R$ 58.900.

Por Mariana Rodrigues

Citroën C3 Picasso 2013


Citroën C4 Rock You – Edição especial


Citroën C4 Rock YouA Citroën ira lançar neste ano uma edição especial do C4 com o nome de Rock You. Serão produzidas apenas 700 unidades com preço de R$ 53.145

O destaque dessa edição especial é o sistema de som de alta qualidade, contando com dois conjuntos de alto-falantes dianteiros com 150 Watts RMS (sendo distribuído 75 para cada um), dois tweeters e dois woofers.

Na parte traseira vem com dois potentes alto-falantes quadriaxiais (sendo distribuído 90 Watts RMS em cada um), onde estão dispostos quatro tweeters e dois woofers de 6,5 polegadas. Conta ainda com um subwoofer de 8 polegadas, subplano amplificado e feito em alumínio selado com 100 Watts de potência, fazendo do C4 Rock You uma experiência muito boa principalmente para quem gosta de fazer viagens longas. 

O novo modelo vem com motor 1.6 16V Flex igual à versão GLX, com câmbio manual de 5 velocidades, com 113 cavalos de força quando está usando álcool. O C4 Rock You vem em duas cores, Noir Perla Negra (preto) e Gris Aluminium (metálica), dando um status de luxo e elegância.

Por Mariana Rodrigues


Citroën DS4 – Lançamento no Brasil


O DS4, terceiro membro da família DS, chega ao Brasil custando R$ 99.990 e mostra que não veio ao país para passeio. O modelo chega para compor a linha de frente de produtos premium da Critroën junto com o DS5.

Assim como acontece em quase todos os lançamentos da Citroën, o DS4 traz como ponto alto seu design, pois oferece elementos criativos e modernos. Na parte interior, o modelo não mantém a ousadia de alguns modelos como o C4, que possui painel central em posição elevada, mas, de fato, ele está longe de ser conservador.

A iluminação azulada proporciona para o carro um ar futurista e no centro do velocímetro tem uma tela de LCD que exibe diversas informações do computador de bordo. Assim como acontece com o C3, em dias de sol o motorista e passageiro poderão aproveitar do para-brisa panorâmico.

O modelo traz como itens de série: ar-condicionado digital com duas regulagens de temperatura, GPS, freios ABS com distribuição de frenagem e assistência em frenagens de emergência, bancos dianteiros com massageadores e regulagens lombares elétricas, controles de estabilidade e de tração, faróis bi-xenon com acendimento automático, medidor de espaço em vagas e assistência de partida em aclives.

O motor 1.6 THP já é conhecido do público por ter sido utilizado em alguns modelos da companhia e conta com 165 cv.

Por Felipe Santos Bonfim


C4 Picasso 2014 – Lançamento


Na Europa a Citroën apresentou a C4 Picasso que passou por uma modificação total em relação a versão anterior. Sua estética foi alterada e até ganhou um computador digital a bordo sensível ao toque com 12 polegadas. Essa novidade chega na França, em junho deste ano.

O C4 Picasso ganhou uma nova medida onde seu comprimento passou a ser de 4,43 metros, com a largura de 1,83 metros e a altura é de 1,61 metros, o peso diminuiu e está por volta dos 140 kg. Para que o veículo ficasse mais leve o C4 tem a plataforma EMP2, ou seja, um aço e alumínio de alto rendimento.

O novo Picasso tem baixa emissão de poluentes e proporciona uma redução no consumo de combustível, ainda vem com assistente de estacionamento e segurança ativa nos cintos de segurança.

O novo C4 tem quatros opções de motores sendo que duas são a diesel de 92 cv e 113 cv e as outras duas são à gasolina de 118 cv e 154 cv. Seu consumo é de até 23,3 km/l e para auxiliar na redução de gastos com combustíveis o veículo conta com a opção start-stop que desliga o motor automaticamente nas paradas no transito e liga novamente quando o acelerador é acionado.

Por Mariana Rodrigues


Hybrid Air – Carros híbridos movidos a ar comprimido


A indústria automotiva francesa PSA Peugeot Citroën apresentou um novo tipo de carro híbrido que não usa a eletricidade como combustível e sim o ar comprimido. O chamado Hybrid Air serve como uma fonte de propulsão que age juntamente com um motor movido a gasolina, desta forma o carro permite que os veículos como Citroën C3 ou o Peugeot 208 produzam somente 69g/km de CO2.

O Hybrid Air possui um motor a gasolina convencional ligado a uma transmissão automática epicyclic sob medida que é composta por uma engrenagem central com várias engrenagens ao redor ligadas ao eixo, assistido por um bom motor hidráulico que se alimenta por ar comprimido. Um compressor e a bomba de ar são posicionados pela frenagem regenerativa enchendo o compartimento de ar para que o combustível seja gerado.

O carro só se move por meio de gasolina, ar ou os dois juntos como é feito com o carro híbrido elétrico.

O  Hybrid Air é destinada ao uso urbano que quando tem carga funciona até 70 km/h. Essa tecnologia pode economizar até 45% de combustível.

PSA Peugeot Citroën estima que os primeiros carros a usar o Hybrid Air serão lançados somente em 2016.

Por Mariana Rodrigues


Citroën Atacama Aircross – Lançamento da versão minivan no Brasil


A Citroën divulgou essa semana que no próximo mês a série especial Atacama Aircross minivan deve chegar ao mercado brasileiro.

O preço do modelo irá variar entre R$ 55.990 e R$ 66.490, a diferença está nas versões Exclusive e GLX. A configuração do Aircross Atacama tem acessórios limitados como emblemas no para-lamas, cobertura com estepe exclusivo da série, barra de teto transversal e para-choque dianteiro.

Nessa versão especial não existe nenhuma mudança por dentro do carro e o motor continua a ser 1.6 16V, potência de 122 cavalos e câmbio automático ou manual de cinco marchas.

A novidade está realmente no visual desse carro. O diferencial estético pode custar até R$ 1.500 a mais em relação às versões originais.

Na série do Atacama é possível identificar diferenças grandes em relação aos preços:

– Aircross Exclusive Atacama automático: R$ 66.490;

– Aircross Exclusive Atacama: R$ 62.690;

–  Aircross GLX Atacama automático: R$ 59.690;

– Aircross GLX Atacama: R$ 55.990.

É possível observar que existe uma boa diferença de preço entre a versão básica e a top de linha.

Esse carro é uma boa pedida para quem procura um veículo potente, elegante, espaçoso e principalmente para quem tem família grande.

Por Jéssica Posenato


Citroën C4 Picasso – Novidades do modelo apresentado no Salão de Genebra


Nos primeiros meses do ano de 2013, diversos eventos tradicionais do setor automotivo ocorreram no continente europeu. Um dos mais famosos foi aberto ao público recentemente, o Salão de Genebra, na Suíça.

Uma das novidades apresentadas por lá foi a mais nova geração do modelo C4 Picasso. Segundo os veículos de imprensa, o carro estaria disfarçado sob um conceito com o nome de Technospace Concept, exibido pela montadora no evento suíço.

De acordo com informações da empresa Citroën, o modelo é uma alteração na oferta das minivans fabricadas pela marca. A iniciar pelo envio dos gases poluentes, que nessa nova geração seria reduzido de forma significante por causa das suas compactas dimensões. Com a novidade da plataforma chamada “Efficient Modular Platform”, deixando internamente o espaço muito maior.

Ainda sobre a parte interior do veículo, a marca informa que o “Technospace Concept” abre uma nova geração de carros. A empresa coloca em destaque o “espírito loft”, que apresenta tela em painel de doze polegadas e que tem sensibilidade ao toque. Além disso, o sistema conta com materiais de ótima qualidade e um assento que tem o nome de “relax” para o conforto dos passageiros.

A Citroën informou que o novo C4 Picasso será lançado, provavelmente, no 2º semestre de 2013.

Por Marcelo Araújo


Citroën DS4 – Lançamento no Brasil


A fabricante de automóveis francesa, Citroën, já divulgou a data que foi marcada para o lançamento do seu novo DS4 no Brasil.

O veículo já havia sido apresentado ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado e integra a  nova linha da Citroën de carros de luxo, junto do DS5 e do DS3, que já estão sendo vendidos no mercado brasileiro.

Para a felicidade de quem gostou do DS4, ele chegará ao Brasil no final deste mês de fevereiro. E apesar de a fabricante não ter revelado o valor pelo qual venderá o automóvel – que virá via importação da França – já existem especulações sobre o preço, que provavelmente ficará por volta de R$ 100 mil. Assim, o carro fica exatamente entre o DS3 (que custa quase R$ 80 mil) e o DS5 (que sai por cerca de R$ 125 mil).

O modelo do DS4 que virá ao território brasileiro é o que conta com motor THP 1.6 com potência máxima de 165 CV e torque de 24.5 kgfm, movido a gasolina, além do câmbio automático. É exatamente o mesmo conjunto que foi aplicado ao DS3 e ao DS5.

Por Guilherme Marcon


PSA Citroen Peugeot pode lançar Carro Movido a Ar Comprimido


Os carros híbridos elétricos já são realidade no mundo, pois as fabricantes de automóveis têm investido mais no setor, principalmente em questão da diminuição da emissão de poluentes. Entretanto, uma novidade surgiu no mercado: os veículos híbridos movidos a ar comprimido.

Conforme informações da PSA Citroen Peugeot, essa realidade já está caminhando para existir, porque a empresa já vem investindo em tecnologias de veículos que sejam capazes de rodar com ar comprimido. Tanto que já está desenvolvendo o Hybrid Air, que é um automóvel que possui um tanque de ar comprimido, utilizado para movimentar os pistões do motor hidráulico para acioná-lo.

Porém, um dos pontos ruins é que o carro, usando somente o ar, só atinge a velocidade de 70 km/h e para percorrer longos trajetos se faz necessária a utilização de gasolina. Apesar disso, em pequenos trajetos o Hybrid Air pode ser utilizado com tranquilidade.

Além disso, pelo fato de não necessitar de baterias, o peso do carro é menor do que os carros híbridos elétricos. Uma das características que mais chamaram a atenção é que o Hybrid Air percorre 49 quilômetros por litro.

De acordo com a PSA Citroen Peugeot, os primeiros modelos do carro serão lançados a partir de 2016.

Por Guilherme Marcon


Citroën C5 deixa de ser vendido no Brasil


De acordo com informações que foram divulgadas na internet, parece que o Citroën C5 teve suas vendas definitivamente encerradas no mercado brasileiro.

Era visto que, após ser lançado um novo veículo mais atraente para o nosso país, o C5 acabaria caindo. E isso ocorreu pelo fato de o sedã de luxo da fabricante francesa não ter grandes índices de vendas em 2012 (totalizando apenas 206 unidades vendidas durante o ano todo).

A nova linha de veículos que se tornou mais atraente para o Brasil foi a DS e o carro que “substituiu” o C5 foi o DS5, que é um crossover cheio de requinte. O novo crossover da Citroën vendeu 124 unidades durante o mês de dezembro, o que já é um índice mensal muito melhor do que o sedã teve durante o ano todo.

Em questão de características, o motor do novo DS5 é um 1.6 THP com potência de 165 CV, o câmbio é automático e a largura entre os eixos é de 2.72 metros. Já o torque máximo do carro é de 24.5 kgfm em 1400 RPM, mas o carro também possui controle de tração inteligente, freios ABS e seis airbags (na frente, nas laterais e na cortina).

Além disso, em dezembro do ano passado o C6 acabou seguindo uma “onda” parecida com a de seu irmão, porque teve sua produção encerrada para dar lugar a outro carro da linha DS, neste caso o DS9, que ainda não foi lançado no Brasil.

Por Guilherme Marcon


Citroën DS5 – Carro chega ao Brasil com preço de R$ 124.900


DS5 começa a ser vendido no Brasil.

Nesta terça, dia 04 de dezembro, começam as vendas pela Citroën do seu novo DS5 no Brasil. O lançamento chega com um design misto de um hatch com perua.

Ele será mais um modelo da linha DS no território brasileiro, sendo que o primeiro foi o hatch esportivo DS2, que chegou no mês de maio deste ano.

O preço do DS5 começa por R$ 124.900. Sob o seu capô encontramos o motor turbo 1.6 THP, com uma potência de 165 cavalos.

O propulsor é fabricado em parceria com a BMW, sendo o mesmo que equipa o DS3 e os Peugeot 3008, 408, RCZ , 508 e o 308 CC.

O DS5 foi desenvolvido para comportar até cinco passageiros, com dimensões de 4,53 metros de comprimento, 1,58 metros de largura, 1,51 metros de altura e 2,72 metros em seu entre-eixos.

Como itens de série, o modelo traz a tração inteligente e de estabilidade (ESP), freios ABS e REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxiliador de Frenagem de Urgência).

Outro destaque do novo modelo é o Head-up display, que projeto no para-brisa, dentro do campo de visão do motorista, dados do velocímetro, informações do limitador de velocidade ou do sistema de navegação.

Citroën DS5.

VEJA TAMBÉM –

VW admite erro no visual dos seus carros

Muita gente já comenta e discorda da padronização visual dos carros da Volkswagen. Os modelos são muitos parecidos entre si. Porém, somente agora o chefe de design da empresa, Klaus Bischoff, admitiu que a decisão de seguir uma identidade visual única foi um erro.

“Modelos mais luxuosos, como o Phaeton, devem ser produtos exclusivos e influenciar o estilo dos carros mais baratos, e não o contrário”, comentou ele à revista AutoExpress.

Bischoff também apontou que a VW pretende reforçar a personalidade de cada modelo, diferenciando os designs. Mesmo que não tenha revelado mais detalhes, ele afirma que deve haver um estilo apenas para sedãs, outro para os SUVs, outro para veículos de passageiros e outro para os hacthes.

No Brasil, a atual identidade visual da marca começou com o lançamento do Fox, em 2009.


Novo Citroën DS5 – Vendas no Brasil


As novidades no mercado automobilístico para 2013 já estão surgindo. A Citroën anunciou a chegada do novo DS5 ao Brasil.

Com um motor turbo de 165 cavalos e com potência de 6000 rpm, o DS5 tem uma versão única e será vendido por R$ 124.900. As vendas já iniciaram e o veículo já havia sido apresentado no Salão de São Paulo que ocorreu em outubro deste ano.

Com 4,52 metros de comprimento e 1,85 de altura, o novo carro foi projetado pela plataforma do famoso C5. Com um design super inovador, o modelo conta com faróis de LED e alguns acabamentos cromados, tudo para deixar o consumidor enlouquecido e convencido de que o valor do carro vale a pena.

Outro diferencial é o motor 1.6 THP que chega com a promessa de baixas emissões, além da economia de combustível. Com trocas mais precisas, o câmbio automático possui seis marchas.

O Citroën DS5 pode ser considerado o segundo modelo de luxo da montadora que chega ao país. O top de luxo, de acordo com a Citroën, faz parte de uma nova etapa da linha DS no Brasil trazendo ainda mais requinte para a linha. 

Por Dayane Garcia


Novo Citroën DS5 – Começam as vendas do modelo no Brasil – Preço a partir de R$ 124 mil


DS5 começa a ser vendido no Brasil.

Nesta terça, dia 04 de dezembro, começam as vendas pela Citroën do seu novo DS5 no Brasil. O lançamento chega com um design misto de um hatch com perua.

Ele será mais um modelo da linha DS no território brasileiro, sendo que o primeiro foi o hatch esportivo DS2, que chegou no mês de maio deste ano.

O preço do DS5 começa por R$ 124.900. Sob o seu capô encontramos o motor turbo 1.6 THP, com uma potência de 165 cavalos.

O propulsor é fabricado em parceria com a BMW, sendo o mesmo que equipa o DS3 e os Peugeot 3008, 408, RCZ , 508 e o 308 CC.

O DS5 foi desenvolvido para comportar até cinco passageiros, com dimensões de 4,53 metros de comprimento, 1,58 metros de largura, 1,51 metros de altura e 2,72 metros em seu entre-eixos.

Como itens de série, o modelo traz a tração inteligente e de estabilidade (ESP), freios ABS e REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxiliador de Frenagem de Urgência).

Outro destaque do novo modelo é o Head-up display, que projeto no para-brisa, dentro do campo de visão do motorista, dados do velocímetro, informações do limitador de velocidade ou do sistema de navegação.

Citroën DS5.

VEJA TAMBÉM –

VW admite erro no visual dos seus carros

Muita gente já comenta e discorda da padronização visual dos carros da Volkswagen. Os modelos são muitos parecidos entre si. Porém, somente agora o chefe de design da empresa, Klaus Bischoff, admitiu que a decisão de seguir uma identidade visual única foi um erro.

“Modelos mais luxuosos, como o Phaeton, devem ser produtos exclusivos e influenciar o estilo dos carros mais baratos, e não o contrário”, comentou ele à revista AutoExpress.

Bischoff também apontou que a VW pretende reforçar a personalidade de cada modelo, diferenciando os designs. Mesmo que não tenha revelado mais detalhes, ele afirma que deve haver um estilo apenas para sedãs, outro para os SUVs, outro para veículos de passageiros e outro para os hacthes.

No Brasil, a atual identidade visual da marca começou com o lançamento do Fox, em 2009.


Novos Carros da Citroën – C3 Picasso, DS3 Cabriolet, DS4 e DS5


No final do mês passado, a montadora Citroën apresentou durante o Salão de Paris, alguns modelos inovadores e bem luxuosos. Um exemplo disso foi a estreia mundial do C3 Picasso e do DS3 Cabriolet. Ambos os modelos já chegaram ao mercado europeu, porém, com leves mudanças.

Por enquanto, nenhum destes carros deve ser visto circulando por aqui e não há previsão de lançamento no Brasil. O que serve de consolo para os brasileiros apaixonados por carros é que os modelos DS4 e DS5 da marca chegarão ao nosso país ainda no primeiro trimestre de 2013. Esses dois carros, que também são muito interessantes esteticamente e mecanicamente, serão oficialmente mostrados ao público no próximo Salão de São Paulo, a ocorrer no fim deste mês.

Segundo a montadora, o DS4 já foi lançado na Europa, mas no Brasil ele terá algumas mudanças. As maçanetas traseiras serão camufladas pelo vidro, o que sugere que o carro possui apenas duas portas, apesar de na verdade possuir quatro. Além disso, o automóvel é aparentemente compacto, mas seu espaço interno é excelente.

O DS5, por sua vez, é montado sobre a mesma plataforma do C5, sedã já conhecido dos brasileiros. O grande diferencial, no entanto, será a mistura de diversos itens da linha DS, sobretudo no visual, como por exemplo, os faróis de LED e os detalhes cromados.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Citroën DS4 e DS5 – Lançamento no Brasil


Durante o último Salão de Paris, a Citroën lançou alguns de seus modelos mais luxuosos que chegam agora ao mercado de veículos. No mercado europeu, foram lançados o DS3 Cabriolet e o C3 Picasso, que chega à Europa com algumas mudanças que tornam o modelo mais completo.

Nenhum desses dois modelos deve ser lançado no Brasil por enquanto, mas apesar disso, já está confirmado no país o lançamento do DS4 e do DS5 ainda nos três primeiros meses do próximo ano. Em nota divulgada pela Citroën, estes dois veículos serão destaque no Salão de São Paulo neste mês.

MECÂNICA:

De acordo com a fabricante, o DS5 que chega ao Brasil no próximo ano será montado tendo como base a plataforma do já conhecido sedã C5. O diferencial fica por conta das características agregadas de outros veículos da linha DS, entre elas acabamentos cromados e também faróis de LED.

Já no caso do DS4, que estreou na Europa em 2010 e que agora chega ao Brasil, ele vem compacto e maior que o DS3. Nas portas de trás, as maçanetas estão disfarçadas pelo vidro e dá uma sensação de que o compacto tem apenas duas portas.

Por Flaviane Oliveira