Carros que dão menos manutenção, na história

Uma lista de carros para quem quer usar sem ficar esquentando a cabeça com mecânico. Quase todos presentes no Brasil.

Quando você vai comprar um carro, certamente algo muito indesejado é que o veículo te deixe na mão, mas isso acontece, e, invariavelmente, sempre é no pior momento possível. Além do mais, com os inúmeros gastos da vida moderna, ninguém gostaria de gastar um montante substancial num automóvel, ainda assim, o custo médio para se manter um veículo hoje, contando manutenção e gastos com combustível chega à casa dos R$ 2 mil reais segundo o estudo “Inflação do Carro”. Por isso, elencamos para você, carros que são bastante confiáveis, com os quais o dono pode ficar tranquilo.

Para esta lista, procuramos elencar carros que, na história, ao longo de diversas gerações, sempre mantiveram um projeto robusto e uma qualidade constante. Boas compras, não importa o ano. E a boa notícia: quase todos eles estão à venda, ou já estiveram, no Brasil.

Honda Civic

O modelo da marca japonesa é de ótima qualidade e já tem um posicionamento bem sólido no mercado nacional e na cabeça de milhares de pessoas que gostam desse modelo. É fácil observar modelos passados rodando pelas estradas nacionais com bastante eficiência. O Civic está em sua 11ª Geração e chega ao mercado nacional importado, com um custo perto de R$ 250 mil.

Uma pena ter chegado tão caro, pois o Civic sempre foi sinônimo de ótima qualidade a um preço acessível.

Toyota Corolla

Mais um consagrado aqui no país, o Corolla garante conforto e resistência, além de sempre equipado com motor de boa potência. Não é difícil encontrar quem prefira modelos mais antigos até, pela sua resposta ao volante e eficiência. O Corolla é mais um japonês que vem completamente repaginado, não tem mais o ar de “tiozão” e agora vem com acabamentos agressivos, esportivos e personalizados, em versões Sedã e Cross (SUV médio).

Seu preço não é baixo para o consumidor brasileiro de hoje, mas é consideravelmente mais barato que o Civic.

Honda Accord

Mais um exemplar Honda, mostrando que o Civic não é um fruto do acaso, mas um compromisso da marca com a durabilidade dos seus produtos e respeito ao cliente. Embora pouco visto em circulação atualmente, o Accord tem a boa fama de exigir poucos cuidados com manutenção. Atualmente, ele não é vendido no Brasil.

Jeep Cherokee XJ

Bem popular em outros tempos aqui no país, o Cherokee XJ é um carro muito seguro e quase inquebrável. Esses modelos que remontam a década de 70, 80 ou 90 foram feitos para enfrentar terrenos irregulares e muito selvagens, são SUVs com conceitos bem diferentes do que temos atualmente.

Ainda é possível encontrar alguns deles no Brasil.

Nissan Maxima/Altima

Outros exemplares de uma fabricante japonesa. O Nissan Maxima figurou nos anos 90 como um carro bastante confiável e elegante, trazia contornos mais suaves e um conjunto bem dimensionado. Apesar de sua pegada mais esportiva e sempre ser equipado com motor potente, era considerado um "inimigo das oficinas".

Seu irmão, Altima, com aproximadamente as mesmas dimensões, já oferece uma pegada mais eficiente, com foco em durabilidade e economia. Igualmente, um carro que dá muito pouca manutenção.

Concorrentes do Honda Accord e Toyota Camry lá fora, infelizmente é difícil encontrar um exemplar, tanto de Maxima quanto de Altima, rodando no Brasil, até porque nunca houve uma importação direta para o país. Uma pena, são carros excelentes e bastante populares em países como os Estados Unidos.

Volvo 850

Conhecido por ser o primeiro modelo da marca sueca a vir com a tração posicionada nas rodas da frente, o carro é outro exemplo de confiança e um dos exemplares que ajudaram a construir o baluarte da Volvo como uma marca extremamente preocupada com a segurança de seus clientes.

Lá nos longínquos anos 1990, quando a importação de carros havia sido recém reaberta no Brasil, o Volvo 850 foi vendido no país. Caro, era um carro mais para clientes abastados, mas vendeu bem e ainda é comum vê-lo em sites de classificados. É para quem topa um carro com perto de 30 anos de idade. E não adianta procurar fora do país porque o modelo saiu de linha, globalmente, em 1996.

Ford Crown Victoria

Quem já viajou por Miami, Nova Iorque ou qualquer outra cidade americana, certamente já viu muitos desses. É, de longe, o modelo preferido por taxistas nas terras do Tio Sam. E também é muito comum encontrá-lo como carro de polícia.

O modelo, porém, nunca foi importado regularmente para o Brasil e é realmente muito difícil de encontrar um por aqui.

Seu sucesso entre taxistas se deve por sua excelente fama de ser inquebrável e bastante econômico para o tipo de trânsito comum nos Estados Unidos, onde as cidades costumam ser muito espalhadas e repletas de vias expressas, sem o anda e para comum no Brasil. São qualidades não tão comuns nos Estados Unidos, onde os carros não costumam ser muito duráveis, pela tendência do consumidor local de trocá-los constantemente por modelos zero km.

Os Volkswagen em geral

Um último ponto de destaque vai para a montadora Volkswagen, apesar de seus carros não figurarem entre os que menos dão problemas, seus veículos estão entre os modelos com os custos de manutenção mais baratos encontrados atualmente.

Uma boa fama mundial na marca, mas particularmente presente no Brasil, onde mesmo carros pensados especificamente para o consumidor brasileiro e países vizinhos, como o Gol, atingem níveis de confiabilidade muito altos.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies