Conceito Audi Activesphere, o SUV que vira picape

Audi revela um novo conceito de carro que, se a moda pegar, pode se tornar bem interressante.

Desde 2021, a Audi vem apresentando os novos modelos da linha Sphere, a qual representa o modo como a marca das quatro argolas enxerga o futuro da mobilidade. O primeiro conceito, apresentado em abril de 2021, “Skysphere”, roadster de dois lugares que traz, na traseira, motor elétrico capaz de alcançar os 632 cv de potência. O design do conversível é inspirado no clássico Horch 853, modelo de luxo datado da década de 1930.

No ano passado, foi a vez de conhecermos o “Grandsphere”, sedan autônomo que conta com mais de 5 metros de comprimento e rodas de 2 polegadas, enquanto o visual não lembra em nada os sedans como os conhecemos: a proposta futurista do modelo traz faróis dianteiros e traseiros finíssimos, além de vincos bem marcados na lateral, remetendo ao visual dos modelos esportivos e, para quem conhece bem a história da Audi, trazendo a lembrança do design do superesportivo Avus, carro de sucesso da marca nos anos 1990.

O terceiro modelo da linha Sphere apresentado foi o elétrico futurista “Urbansphere”, que combina, no design, uma proposta futurista e minimalista, lembrando o estilo SUV mas também com ares de minivan, com uma grade frontal bastante ampla e linhas pouco aparentes.

O quarto modelo da linha Sphere, apresentado no início deste ano, é o SUV elétrico “Activesphere”, crossover coupé de quatro portas equipado com sistema de tração e suspensão projetado para enfrentar os diferentes terrenos sem sofrer variação na velocidade e potência. A grande novidade do conceito, no entanto, é a carroceria extremamente versátil, capaz de se transformar a traseira em um compartimento de carga aberto, tornando o modelo também uma picape. Para isso, basta o motorista pressionar um botão. Essa possibilidade torna o Activesphere um conceito pronto para redefinir a noção de carro, conforme a ousada proposta da Audi, pois pode cruzar fronteiras ao se metamorfosear com apenas um toque.

Ao todo, o carro conta com 4,98 metros de comprimento, 1,60 metros de altura, 2,07 metros de largura e distância entre eixos de 2,97 metros, além de rodas de 22 polegadas. O design segue a proposta futurista e minimalista da linha Sphere e, por isso, não apresenta sequer maçanetas. Soma-se a vocação off-road do SUV, marcada no exterior pelos volumosos arcos das rodas e pelos vincos aparentes nas laterais.

Outra novidade incorporada pelo Activesphere é a possibilidade de condução autônoma, que oferece ao condutor a sensação constante de liberdade. Aliado a isso está a tecnologia com que a Audi dotou o SUV: há uma integração entre o virtual e o físico, pois conteúdos digitais são exibidos aos ocupantes que podem ter a noção real de onde estão e de como é a estrada à sua frente. Esse detalhe acrescenta, também, segurança ao carro.

Com relação aos motores elétricos, um está posicionado no eixo dianteiro e outro no traseiro e, combinados, entregam 325 kW. Além disso, o SUV conta com a tecnologia de carga de 800 Volts, ou seja, será possível recarregar a bateria com até cerca de 270 kW, o que se traduz em tempo menor de espera: segundo a Audi, 10 minutos de carga seriam suficientes para o veículo rodar por mais de 300 km, o que representa metade da autonomia da bateria, que é de 600 km. Dessa forma, o Activesphere é um carro elétrico capaz de percorrer grandes distâncias quando for preciso. Mais um ponto a favor do SUV elétrico da Audi.

Posts Recentes

Promoção Suzuki: entrada de 60% e restante em 24 meses sem juros

Condições imperdíveis para motos Suzuki até 30 de junho: entrada de 60% e o restante em 24 meses sem juros.… Leia Mais

Novo BMW X3: A evolução do SUV de luxo da BMW

Descubra o novo BMW X3: um SUV que combina perfeitamente esportividade, elegância e tecnologia, oferecendo uma experiência de direção superior… Leia Mais

Mitsubishi Pajero Sport Legend Black: Luxo e exclusividade em edição limitada

Conheça o Pajero Sport Legend Black, o SUV da Mitsubishi que combina potência, sofisticação e exclusividade com apenas 200 unidades… Leia Mais

Primeiro lote do Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil

Com a chegada do Blazer EV, a Chevrolet inicia uma fase de transformação e sustentabilidade no mercado automotivo brasileiro. O… Leia Mais

Fiat lança Nova Titano: uma picape desenhada para o agronegócio

A Nova Titano da Fiat, com motor turbodiesel e maior caçamba da categoria, é destaque em campanha que valoriza o… Leia Mais

São José dos Pinhais receberá produção do Novo Virtus em 2025

A Volkswagen investirá R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais para produzir o Novo Virtus e uma… Leia Mais