Sobre a Nova Toyota Tacoma 2023, a irmã americana da Hilux, registrada no Brasil

Registro da patente é praxe e não quer dizer que a picape da Toyota será lançada no país.

Neste início de 2023, a Toyota efetuou o registro de patentes picape Tacoma no Brasil. Este modelo ainda não é comercializado no país, sendo restrito aos Estados Unidos. Tal fato serviu de especulações de que a marca estaria pensando em trazer este outro tipo de conceito de picape para o mercado brasileiro.

Apesar dos rumores, o fato é que a notícia não foi confirmada pelas fontes oficiais da montadora e parece não haver grande interesse, pelo menos para este ano, de que o novo modelo possa estrear por aqui.

Todo o registro de patentes do veículo apenas segue uma estratégia para que seja feita uma proteção intelectual da marca. Um ponto positivo foi que podemos conhecer de antemão o design e o estilo desta picape que se destaca pela robustez aliada à esportividade.

Cabe lembrar, inclusive, que não é a primeira vez que a Toyota registra a Tacoma no Brasil. A montadora já havia feito o mesmo em 2019, na geração antiga.

Se a linha Tacoma não tem data certa para chegar por aqui, os rumores dão conta que a plataforma de fabricação do picape poderá servir de base para a nova Hilux 2024 e que poderá trazer algumas novidades para a marca. Atualmente, ela utiliza a TNGA-F de arquitetura modular.

Diga-se de passagem, a atual Tacoma já compartilha plataforma e vários sistemas com a Hilux brasileira. Ou seja, já não é algo de nova geração.

Para quem não conhece este modelo, a picape, que é restrita ao continente norte americano possui um visual bem mais robusto que chama bastante a atenção de quem gosta deste tipo de veículo. Aliás, seu design foi, inclusive, criado pela Toyota dos Estados Unidos. O registro da patente do novo modelo traz bastante semelhança com outra marca da categoria, a Tundra (concorrente de F-150, RAM 1500/2500 e Silverado), principalmente pelos faróis de neblina que são integrados ao pára-choques na parte inferior do acessório.

Na parte traseira, predomina as lanternas verticais, o que se caracteriza como um tendência em todas as marcas para este tipo de veículo. Outros itens característicos são os frisos laterais que se estendem até às caixas de rodas e a janela basculante no vidro traseiro.

A Toyota ainda não confirmou a informação, mas a nova linha da Tacoma poderá contar com duas opções de motor. Uma versão mais simples de quatro cilindros com 2,4 litros e que promete entregar uma potência de 265 cv e a versão mais sofisticada que poderá trazer o mesmo motor de 2.4 integrado ao motor elétrico numa versão híbrida. Nesta configuração, a potência poderá atingir os 366cv ou os 340 cv dependendo da escolha do motorista. Esta linha já se encontra nas concessionárias americanas como a Lexus RX 500h.

Para quem gosta deste tipo de veículo, a montadora japonesa promete algumas novidades e muitas mudanças. O visual mais encorpado e agressivo da linha Hilux 2024 será copiado da sua prima Tacoma e já é um ponto confirmado para os fãs da marca.

Daniel Feitosa

Posts Recentes

Como a Toyota transformou a mobilidade sustentável no Brasil

A tecnologia híbrida flex da Toyota, desenvolvida no Brasil, combina alta eficiência e baixas emissões, destacando-se em vendas com Corolla… Leia Mais

Novo Jeep Commander: 50 mil unidades vendidas e novas versões em 2025

Jeep Commander 2025 lidera SUVs de 7 lugares com novas tecnologias e design inovador. O Jeep® Commander está conquistando novos… Leia Mais

MINI Cooper S 5P com preço reduzido e taxa zero de financiamento

Aproveite as condições especiais da MINI: bônus de valorização de seminovos e taxa 0%. A MINI está revolucionando o mercado… Leia Mais

Viagem e gastronomia: BMW une forças com Guia MICHELIN no Brasil

A união entre BMW e Guia MICHELIN promove experiências únicas de viagem e culinária, com destaque para o luxuoso BMW… Leia Mais

Nova Honda Elite 125 2025: economia e estilo na 2ª geração

A Honda Elite 125 2025 estreia com motor inédito e tecnologia avançada, oferecendo mais economia e menor emissão de poluentes.… Leia Mais

Hyundai NEXO e Palisade são destaques na Festa das Nações 2024

Festa das Nações 2024 contará com o Hyundai NEXO e atrações culturais coreanas. A Hyundai tem presença confirmada na 39ª… Leia Mais