Ford Ranger Raptor 2023 – Ficha Técnica, Novidades, O Que Mudou?

Ela finalmente chegou, a Ford Ranger Raptor 2023 estreou na Argentina e deverá chegar ao Brasil em meados de maio.

Ela já havia sido apresentada na Europa com um conjunto diferente, dado as especificações ambientais da União Europeia, mas por aqui ela vem com força máxima.

E o primeiro ponto é este, a Ranger trouxe um motor Ecoboost V6 3.0 movido a gasolina orquestrado por um câmbio automático de 10 velocidades com ajuste eletrônico e conversor de torque. Esse maestro é responsável por orquestrar 397 cavalos capazes de entregar 59,4 kgfm de torque. E qual a razão de uma metáfora com orquestra? Muito simples, os modos de condução. São quatro opções para terrenos, uma normal, um escorregadio, um para lama e outro para pedras somado a mais quatro seletores de som que ajustam eletronicamente as saídas de escapamento – a Convencional, a Baja, a Sport e a Quiet – esses modos são responsáveis por produzirem um som mega esportivo, por alguns instantes a impressão é de pilotar um Audi ou uma Porsche, pois o som é robusto e agressivo.

Ainda sobre a engenharia da Raptor. Ela acompanha tração nas quatro rodas, sendo possível selecionar o tipo dela – 4×4 ou 4×2 – proporcionando uma condução inteligente e mais personalizada conforme a tarefa a ser enfrentada. Além disso, o modo de condução Baja é responsável por manter o turbo em funcionamento por mais tempo, mesmo após a retirada do pé do acelerador, na prática isso resulta num ganho inteligente de força, já que ele a retoma com muita facilidade logo na saída da curva.

Esteticamente, é uma obra de arte, muito bem equilibrada e pensada, o desenho é robusto e “duro” ao mesmo tempo moderno e esportivo. Na parte da frente, faróis em full led matrix, grade escurecida e emblema “Ford” por extenso, para-lama alto e reforçado. Na lateral, rodas personalizadas de aro 17 polegadas (43,18 centímetros) pensadas exclusivamente para a Raptor, saias laterais e soleiras destacadas na pintura. Na traseira, lanternas agressivas, duplo escapamento e uma tampa sofisticada e leve, mantém a pegada esportiva. Caçamba para até 720 kg com engate capaz de puxar até 2500 kg.

Internamente, um show a parte, logo de cara temos a impressão de adentrar em um veículo especial, como se fosse de edição limitada. Os detalhes em laranja para todos os lados e a inscrição “Raptor” nos bancos e no volante são um show à parte. Destaques para os bancos em couro com ajustes elétricos e costuras laranjas, painel de instrumentos digital, central multimídia enorme com conexão Android Auto e Apple Carplay e saídas de ar grandes com detalhes alaranjados.

No console, a montadora seguiu a linha “menos é mais”, apresenta o câmbio, o modo de seleção de condução e freio de mão elétrico, tem o essencial e não rouba a cena, pois de fato o protagonismo deve ficar com a super central multimídia. Outro detalhe é a maçaneta interna de abertura das portas que fica, agora, no vão do apoio de braço da porta, é muito bem pensado e engenhoso.

Por fim, o design foi inspirado em Caças e podemos perceber essa linha de raciocínio por todo veículo. Desde o som do motor, os modos de condução, os bancos e até mesmo um detalhe no teto do carro cuja semelhança é demais com o botões do cockpit de aeronaves.

Em suma, é uma excelente picape e veio com tudo para roubar as cenas. Na Argentina, ela já desbancou a Amarok V6, as suas concorrentes no Brasil terão que brigar muito caso não queiram ser ofuscadas por esse monstro da Ford.

Compartilhe

Posts Recentes

BMW XM Mystique Allure: a obra-prima automotiva inspirada em Naomi Campbell

Naomi Campbell e BMW se unem para criar o deslumbrante XM Mystique Allure, revelado no… Leia Mais

Ricardo Bianchi assume vendas da Nissan no Brasil e promete inovação

Com 20 anos de experiência, Ricardo Bianchi assume a diretoria de vendas da Nissan Brasil,… Leia Mais

Novo BMW M4 CS: performance e elegância em alta velocidade

O BMW M4 CS chega com 550 hp e um design leve e aerodinâmico, oferecendo… Leia Mais

Neue Klasse da BMW: O Carro que Alimenta Sua Casa e a Rede Elétrica

Com a tecnologia de carregamento bidirecional, os novos modelos da BMW Neue Klasse podem alimentar… Leia Mais

JAC T9 chega à Austrália: desempenho, tecnologia e inovação

Conheça a JAC T9, a picape chinesa de alta gama que estreia na Austrália com… Leia Mais

BMW Motorrad lança promoções especiais: taxas zero e IPVA grátis em maio

Aproveite as promoções de maio da BMW Motorrad com descontos, IPVA grátis e financiamento facilitado.… Leia Mais