Honda prepara moto que se adapta a condições do tempo

Dependendo das condições meteorológicas, uma moto Honda pode abaixar ou erguer o para-brisa, para melhorar aerodinâmica ou conforto do piloto.

As grandes ideias nunca param de surgir e nos surpreender. O grande insight da vez foi uma patente registrada pela Honda para equipar sua linha mais exclusiva de motocicletas, vale lembrar que a marca já tinha sido pioneira ao apresentar a primeira moto do mundo com air bag (Gold Wing), agora, todos os indícios apontam para um sistema inteligente e adaptativo que responde às variações climáticas e as condições da pista.

A primeira ideia é um sistema capaz de perceber as nuances do clima momentâneo e responder a isso de forma rápida, oferecendo ao condutor desde opções que aumentam sua segurança, bem como seu conforto. Por exemplo, um piloto X que conduz uma moto Y da Honda pelas estradas da Serra da Mantiqueira em um dia frio terá este recurso trabalhando a seu favor do seguinte modo: primeiro o sistema via sensor ou via consulta à previsão do tempo identifica o clima no trajeto, rastreando a baixa temperatura o sistema se adequa para aquecer os punhos e regular o para brisas para melhorar o desempenho na pista, tudo de forma automatizada pelos sensores e outros componentes eletrônicos do conjunto.

A segunda ideia é que o sistema ainda traga consigo outras informações do trajeto, dando ao motociclista maior segurança na pista. Esse sistema faria um manejo inteligente do GPS de forma a coletar dados de acidentes no trajeto, bem como informações de outros veículos Honda que por acaso estariam no mesmo percurso escolhido, esses dados combinados seriam capaz de escolher rotas alternativas ao trecho acidentado,assim como fornecer insumos capazes de fazer o condutor escolher o melhor trajeto possível para chegar ao destino naquele momento. Isso eleva a segurança, minimiza o tempo gasto no caminho e proporciona outros benefícios secundários como menos estresse ao evitar uma rota com problemas.

Por fim, vamos retomar o exemplo acima da Moto Y da Honda. Esse nome genérico se deve unicamente ao fato de que a montadora japonesa apenas registrou a patente, tal como outras patentes que visam muitas melhorias e recursos tecnológicos, porém, ainda não foi divulgado em qual motocicleta este sistema estará disponível. Num primeiro momento, o grande palpite é que ele venha integrado a sua motocicleta topo de linha, a mesma Honda Gold Wing que foi pioneira no airbag, que é vendida no Brasil e cujo valor, no momento, é de pouco mais de R$ 291 mil reais. Ainda assim, nada impede que esse recurso chegue a outros modelos, ou com outras variações, até mesmo como um opcional.

Fonte: Bikewhale

Na imagem, Honda Gold Wing, que deve ser o primeiro modelo a receber a tecnologia.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies