Fiat Tipo deve ser relançado como SUV em 2025

A Fiat está a ponto de fazer uma importante renovação no mercado de carros ao relançar o novo Fiat Tipo, em 2025, mas esse será em “tamanho família”. Ou seja, o Tipo sairá de modelo hatch para crossover (SUV).

O projeto faz parte de uma estratégia maior de entregar um modelo único para atender diferentes mercados dentro e fora da Europa.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre essa nova mentalidade da Fiat.

Fiat e seus planos para o futuro

Nos últimos 15 anos, um dos maiores esforços da montadora foi justificar a importância dos investimentos para manter a sua linha de veículos pequenos atualizada.

Contudo, os seus planos para os próximos quatro anos podem mudar essa lógica com o lançamento de modelos que fazem parte do seu plano de produto, como nos já projetados como o Punto e o 500e.

Essa nova abordagem da Fiat também faz parte do seu papel integrante do Grupo Stellantis, uma das maiores fabricantes de carros do mundo, que controla marcas como Citroën, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Jeep e muitas outras, além da própria Fiat.

Bem, a essa altura, você deve estar curioso para saber como será esse SUV, mas não quer esperar 2023 para saber disso.

Sendo assim, conheça, a seguir, o que se sabe até o momento sobre o novo Fiat Tipo Cross/SUV.

Fiat Tipo SUV 2025 – características

De acordo com Olivier François, CEO da Fiat, o novo veículo faz parte do chamado “segmento C”, um tipo de hatch com uma configuração ampliada, uma espécie de SUV inovador que vai muito além dos segmentos tradicionais. Sendo assim, vamos começar a falar do seu design.

Design único para todos os mercados

Imagens conceituais disponíveis na mídia europeia mostram que o seu design deverá ser diferente, do tipo “fora da caixa”. O carro deve absorver sugestões de alguns modelos da marca italiana comercializados na Europa e na América Latina, mas a sua principal inspiração é no Pulse.

Essa junção de conceitos pretende torná-lo adequado a encarar os mercados de hatches consolidados no continente europeu, como na Itália, Reino Unido, França e Alemanha, mas sem esquecer o mercado latino.

Mas além de um visual novo e ampliado para vários mercados, a sua arquitetura deve usar a plataforma modular CMF/e-CMP, a mesma de outros modelos da Stellantis, como o que já acontece com o Peugeot 208 atual.

Além do visual, o nome do veículo também poderá sofrer adequações. Mas quanto a isso, só o tempo dirá. Vamos falar sobre isso agora.

Será Fiat Tipo ou Multipla?

Ainda não há nenhuma confirmação se a Fiat irá manter o nome Tipo, muito menos se irá adotar as suas versões atualmente conhecidas e vendidas na Europa (hatch, sedã e carrinha). É importante lembrar que no Brasil ele foi descontinuado há quase 30 anos.

Esse mistério aumenta com algumas especulações que estão circulando, sugerindo que esse SUV poderá adotar a designação de Multipla.

Para quem não sabe, o Multipla é o nome de um veículo lançado pela Fiat em 1998 e descontinuado em 2010. Na época, ele foi considerado um dos veículos mais feios do mundo, mas, nem por isso, saiu dos planos da fabricante para esse famoso patinho feio para 2025.

Ele poderá emprestar o seu nome para o Tipo ou até ganhar uma versão elétrica exclusiva. Bom, acho que esse assunto merece um artigo à parte. Acompanhe a nossa página pois podemos publicar algo a qualquer momento.

Voltando ao assunto principal, ainda não há nada confirmado sobre se o seu nome continua ou muda, por isso, muita coisa pode mudar nos próximos meses.

Fiat Tipo – conceito de veículo global

Como deu para perceber, ainda há muita coisa para acontecer. Mesmo assim, ficou claro que a proposta da Fiat é de lançar um veículo que atenda ao mercado mundial, sem focar apenas em mercados regionais, como já faz na América Latina e Europa.

O novo Tipo SUV está vindo para atender a essa nova abordagem, e, com ele, ainda veremos o novo Panda 2025 e o Punto 2025. Sendo assim, os próximos dois anos prometem muitas surpresas que irão mexer com o mercado automobilístico.

No Brasil, como dissemos, ele deixou de ser fabricado há vários anos. Portanto, não há previsão dele ser vendido por aqui.

Imagem: Fiat Pulse. O novo Fiat Tipo deve ter um design similar.

Posts Recentes

Como a Toyota transformou a mobilidade sustentável no Brasil

A tecnologia híbrida flex da Toyota, desenvolvida no Brasil, combina alta eficiência e baixas emissões, destacando-se em vendas com Corolla… Leia Mais

Novo Jeep Commander: 50 mil unidades vendidas e novas versões em 2025

Jeep Commander 2025 lidera SUVs de 7 lugares com novas tecnologias e design inovador. O Jeep® Commander está conquistando novos… Leia Mais

MINI Cooper S 5P com preço reduzido e taxa zero de financiamento

Aproveite as condições especiais da MINI: bônus de valorização de seminovos e taxa 0%. A MINI está revolucionando o mercado… Leia Mais

Viagem e gastronomia: BMW une forças com Guia MICHELIN no Brasil

A união entre BMW e Guia MICHELIN promove experiências únicas de viagem e culinária, com destaque para o luxuoso BMW… Leia Mais

Nova Honda Elite 125 2025: economia e estilo na 2ª geração

A Honda Elite 125 2025 estreia com motor inédito e tecnologia avançada, oferecendo mais economia e menor emissão de poluentes.… Leia Mais

Hyundai NEXO e Palisade são destaques na Festa das Nações 2024

Festa das Nações 2024 contará com o Hyundai NEXO e atrações culturais coreanas. A Hyundai tem presença confirmada na 39ª… Leia Mais