Lançamento da Nova Geração do Ford Fiesta na Europa


Modelo ganha 4 versões mais arrojadas e sintonizadas com as novas tendências do mercado.

Com cerca de quatro décadas de existência na Europa, o novo modelo do Ford Fiesta acabar de ser lançada naquele país. O anúncio oficial da marca foi feito no último dia 29 de novembro e ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Mesmo sem dar maiores detalhes sobre o novo estilo a ser adotado pelo automóvel, a fabricante, para comemorar a data, resolveu colocar à disposição dos consumidores europeus e americanos quatro novos estilos diferentes para a mesma marca.

Com um visual mais arrojado e atual, o tão popular Ford Fiesta agora assume um estilo mais arrojado e bem mais sintonizado com as novas tendências adotadas pelos seus concorrentes.

À primeira vista, o que mais chama a atenção são os estilos diferentes para os quatro modelos atuais. São eles: o Active, o Titanium, o ST Line e o Vignale. A Ford quis englobar os diferentes estilos de seus fiéis consumidores e a conquista de novos fãs da marca. Certamente, o modelo Titanium deverá ser o mais comercializado, inclusive aqui no Brasil, principalmente pela sua capacidade de satisfazer a uma variada gama de consumidores. Para quem deseja um carro mais esportivo, o modelo ST Line pode ser o modelo ideal para quem gosta de automóveis pequenos. Já para um público mais seletivo, a Ford lançou com exclusividade o modelo Vignale. Para aqueles que gostam um pouco mais de aventura, o Active pode ser ideal para quem quer se iniciar neste tipo de estilo.

Com relação ao motor, a Ford trouxe o motor turbo do tipo 1.0 que atinge mais de 120 cavalos de força em três cilindros. Além disto, o visual dos novos lançamentos abandonaram, por exemplo, o conceito de lanternas traseiras verticais por tipos horizontais bem mais finas e quase futuristas.

Para seu interior, o novo Fiesta já vai sair da fábrica com uma central multimídia do tipo Sync3. No seu painel frontal, tanto passageiro quanto o motorista poderão ter acesso a todas as funções do carro, com um visor moderno de oito polegadas e que pode ser operado diretamente através de um simples toque na tela.

A montadora pretende lançar os novos modelos primeiramente na Europa e depois que seu concorrente mais direto, o próprio Ford Ka, assumiu um visual mais arrojado. Depois do velho continente, a vez será do mercado brasileiro e de seus fiéis consumidores terem o prazer de dirigir o novo Fiesta.

Emmanoel Gomes


Novo Ford Fiesta 2017 – Carro chegará à Europa no Final do Ano


Novo modelo ganhará melhorias na eficiência energética e terá sua carroceria remodelada.

O Ford Fiesta já é comercializado no Brasil desde 1996, quando o modelo era vendido apenas nas versões hatch com motor 1.4 e 1.0, porém não foi muito aceito pelos brasileiros. Com o passar do tempo e as alterações realizadas no veículo, o mesmo passou a ser mais confiável e mais conhecido. No entanto, ainda não era muito desejado, devido a carroceria que pouco atraia os consumidores. Mas a coisa mudou quando chegou o New Fiesta. O modelo teve uma repaginada e ficou mais bonito, maior e agora é considerado um compacto premium, uma categoria que lidera o mercado brasileiro.

De acordo com informações da Ford Europa, o New Fiesta 2017 virá com diversas melhorias na eficiência energética, além de novidades com relação a carroceria. As alterações serão realizadas na estrutura do veículo para torna-lo mais econômico e seguro, mas com as mesmas linhas e estilo atual, até mesmo o formato da parte  dianteira como grade e faróis afilados. O veículo ficará ainda mais comprido e largo. Desta forma, é esperada melhoria com relação à capacidade do porta-malas e do espaço interno. O fator mais importante desta geração, como dito anteriormente, é a eficiência energética. Para o carro melhorar sua eficiência será necessário ter um cuidado especial no quesito aerodinâmica, para que seja diminuído o arrasto e também melhorar o consumo de combustível, o tornando mais econômico. E é em cima desses fatores que a engenharia da montadora tem trabalhado.

O New Fiesta 2017 da nova geração está previsto para chegar na Europa no final do ano de 2016. Já em terras tupiniquins, o lançamento deverá ser um pouco mais demorado, visto que no ano de 2015 a montadora iniciou a produção nacional do modelo.

O novo modelo da marca é comercializado nas concessionárias da montadora Ford nas versões sedan e hatch: SE 1.5, S 1.5, SE 1.6, SE 1.6 Powershift com câmbio automático, Titanium 1.6 Powershift (também com câmbio automático) e Sport 1.6. Na versão de entrada hatch, atualmente os valores atingem a cifra de R$ 47.990. Já na versão sedan mais completa o valor chega a R$ 73.790.

FILIPE R SILVA


Novo Honda Fit começa a ser vendido na Europa


Veículo será vendido na Europa com o nome de Jazz e terá sistema multimídia exclusivo.

A Honda vai começar as vendas do modelo Fit na Europa. Isso acontecerá pouco mais de um ano após o anúncio do veículo para o Brasil. No mercado europeu ele é chamado de Jazz, sendo que o lançamento oficial aconteceu durante o Salão de Genebra de 2015. Uma das novidades do Fit na Europa é que a suspensão dele sofreu alterações para ficar compatível com as ruas que encontrará por lá (melhores que as brasileiras, de fato).

Em termos visuais, o Jazz tem um novo formato para as luzes de neblina. Essa é a alteração maior que o modelo europeu vai contar para as suas vendas. O motor do Fit na Europa será somente o propulsor de 1.3 litros movido a gasolina, com 102 cavalos e um torque de 12,5 mkgf. Ele foi fabricado junto às normas de emissão Euro6, com 106 g/km de CO2.

O Jazz será disponibilizado com um câmbio manual de seis velocidades e também com câmbio CVT. No primeiro caso, o modelo precisa apenas de 11,2 segundos para alcançar os 100 km/h. A velocidade máxima é de 190 km/h. Para a transmissão CVT, ele leva 12 segundos para alcançar os 100 km/h e alcança a velocidade máxima de 183 km/h.

No Honda Jazz, os europeus poderão contar com a versão intermediária e acima disto, com um sistema multimídia com display de 07 polegadas e um sistema de navegação. Esse é um fato que não é encontrado em nenhuma versão do Fit no mercado brasileiro.

Rapidinhas do Carro Bonito:

O Audi Q1, o novo utilitário esportivo da marca, foi flagrado em testes. A previsão de seu lançamento está marcada para os primeiros meses do ano de 2016. É muito forte a tendência de que o Q1 seja comercializado no Brasil.

Foi a segunda vez que o modelo foi fotografado, mas a primeira em que ele conta com a carroceria própria. Anteriormente, ele tinha aparecido nas imagens com uma carcaça do Volkswagen Tiguan, ou seja, era apenas uma mula do Q1.

A plataforma utilizada pelo modelo da Audi é a MQB, diferente do que os rumores apontavam que era a base do Polo. A Audi ainda aponta que tem planos para a fabricação de um modelo SQ1, com maior performance no seu desempenho. 


Novo Honda Civic Hatch será produzido na Europa


Honda anunciar que a próxima geração do Honda Civic Hatch será produzida na Europa.

A Honda divulgou recentemente que sua fábrica de Swindon, no Reino Unido, passará a ser um “polo de fabricação global” da próxima geração do Civic hatch, que atualmente é fornecido somente no mercado europeu. O novo veículo será fornecido em vários mercados internacionais, estando incluso o território norte-americano.

Ainda não existem especificações sobre o novo Honda Civic hatch, entretanto, a empresa informou que a planta britânica irá ter um investimento superior a 275,5 milhões de euros para ter a linha de fabricação do dois-volumes.

Na divulgação, a Honda informou também que o modelo CR-V para o continente europeu será fabricada no Canadá, de forma mais precisa, na fábrica de Ontário.

A Honda também anunciou a foto pioneira de seu mais novo modelo compacto. Com linhas bem perto às do HR-V, disponibilizado atualmente no território brasileiro, o veículo será uma das atrações de destaque da empresa no Salão de Xangai, na China, que irá iniciar no dia 22 de abril.

Com ausência de maiores detalhes a respeito do veículo, a foto somente mostra um modelo com uma dianteira proeminente, linhas de cupê e faróis de led. O veículo foi produzido de forma especial para o mercado da China, em parceria com as subsidiárias locais da empresa: a Guangqi Honda Automobile e a Dongfeng Honda Automobile. O teaser mostra um veículo bem semelhante ao HR-V. É bem possível que se trate de uma variação dele, com adaptação para as exigências dos consumidores do lugar.

O Novo Honda S660 está bem próximo da divulgação oficial, entretanto, a empresa já está mostrando fotos e especificações do pequeno esportivo, que possui grandes possibilidades de ser comercializado em outros mercados como S1000.

O modelo é recebido com design elegante e espaço destinado somente para dois, entretanto, com várias especificações esportivas e proposta bem significativa. O veículo possuirá motor 0.66 Turbo com 64 cavalos.

Felipe Couto de Oliveira


Kia Rio reestilizado será lançado no mercado europeu em 2015


A Kia aproveitou o Salão de Paris para apresentar ao público europeu a atualização do hatchback Rio. O modelo da marca sul-coreana passou por um leve facelift, alterando pontualmente alguns detalhes que mereciam ser modificados para deixar o carro atual. O Kia Rio reestilizado terá suas vendas no mercado europeu iniciado a partir de 2015.

Esteticamente, a Kia promoveu uma atualização modesta, adotando no Rio novo para-choque dianteiro com vincos um pouco mais acentuados, deixando a frente mais agressiva, e entradas de ar inferiores com layout diferenciado, principalmente os laterais, que agora contam com dois detalhes acima do farol de neblina. Na lateral, a única alteração fica por conta das rodas de liga leve com novo desenho, que dependendo da versão adquirida, podem ser de 15, 16 ou 17 polegadas. Na traseira, a Kia redesenhou o para-choque traseiro, que agora conta com uma espécie de saia na parte inferior, detalhes na cor preta na parte central do para-choque e novo formato em “L” dos refletores, tudo para deixar o carro mais atraente e jovial. Por fim, as lanternas traseiras agora são compostas por LEDs e o brake-light foi levemente reduzido.

Na cabine, as alterações foram ainda mais modestas, já que o modelo possui as mesmas características que a Kia adota nos seus mais novos carros. Portanto, a novidade no interior foi os detalhes cromados em torno das saídas de ar e a nova disposição do console central. Além disso, o modelo agora conta com um novo sistema de entretenimento com tela touchscreen de 7 polegadas, que abrange, entre outras funções, o sistema de navegação via satélite (GPS) e o de áudio.  

Mecanicamente não houve alterações. Sendo assim, o novo Kia Rio continua sendo oferecido no “Velho Continente” com uma gama de motores de três ou quatro cilindros, com variações que entregam entre 75 cv e 109 cv de potência. Associado aos blocos pode estar ou um câmbio manual de cinco ou seis marchas, ou ainda uma transmissão de quatro velocidades.

A variação mais potente do Rio, de acordo com a Kia, acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h. Para elevar a economia de combustível e a redução da emissão de CO2, todas as versões contam com sistema Star&Stop. 

Por Caio Polo

Kia Rio

Kia Rio

Fotos: Divulgação


Hyundai H350 será apresentado na Europa


A Hyundai a cada dia se movimenta mais um pouco. A novidade da vez é que a montadora já está se preparando para fazer sua apresentação oficial no setor das vans no mercado europeu.

A própria montadora sul-coreana divulgou recentemente um teaser que trata do novo H350. O modelo (novo) será apresentado ao público em geral durante a realização do Salão de Hannover, no final do mês de setembro, na Alemanha.

A título de curiosidade o Hyundai  H350 é o primeiro modelo desenvolvido pela fabricante com o foco especialmente (e especificamente) voltado para o mercado europeu. De acordo com o que foi divulgado até o momento ele será produzido na Turquia e fará uso de uma plataforma que apresenta uma configuração flexível.

Com ou sem mudanças?

O Hyundai H350 é um utilitário, mas mesmo considerando esse fator ele não sai da linha no que diz respeito ao estilo de visual estético dos modelos desenvolvidos para passeio da fabricante.

Exteriormente falando, o carro conta perceptivelmente com faróis mais arrojados. Há a ainda a presença (interessante para alguns) de uma grade em formato hexagonal bastante ampla. Além disso, ainda há dois filetes grossos na parte horizontal.

Já que falamos um pouco do exterior, até porque realmente ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o modelo, vejamos alguns detalhes do interior do carro. Pois bem, no interior vamos encontrar um volante de quatro raios e o painel que no H350 tem um desenho que pode ser considerado até moderno.

De acordo com as informações divulgadas até o momento pela montadora o H350 será disponibilizado aos consumidores em três configurações distintas: chassi, furgão e van de passeio.

O modelo contará com uma porta lateral que será deslizante. Em relação à capacidade de carga a informação é de que o potencial é para 1,4 toneladas e se o caso é o reboque de 2,5 toneladas.

Antes mesmo de ser “oficializado” já é possível saber qual será o principal concorrente do H350. O primeiro da lista é o Mercedes-Benz Sprinter. Além dele também tem o Ford Transit.

Já se o carro será vendido fora da Europa nenhuma informação a respeito foi dada.

Por Denisson Soares

Hyundai H350

Hyundai H350

Hyundai H350

Foto: Divulgação


Mini Countryman e Paceman linha 2015 serão lançados na Europa


De acordo com as informações divulgadas a partir do final do mês de julho, a Mini estará disponibilizando para sua rede lojas da Europa a linha 2015 do cupê Paceman e também do crossover Countryman. Os novos modelos deverão primeiramente aparecer nos Estados Unidos e depois por aqui, durante a realização do Salão de Automóveis de São Paulo. O evento acontece entre os meses de outubro e novembro de 2014.

Os dois modelos ganharam algumas pequenas novidades em relação ao visual, ao acabamento interno além de equipamentos de série e um motor um pouco mais potente.

Tanto no MINI Countryman quanto no Paceman foi agregada a nova grade que conta com friso cromado na dianteira, e também há a presença de faróis de neblina em LEDs, faróis revisados, novas rodas de liga leve além de três opções de cores para a carroceria: Verde Jungle, Cinza Midnight e Azul Starlight.

No interior desses utilitários esportivos agora também tem as saídas de ar que contam com novo isolamento acústico e detalhes cromados, isso, com o objetivo de diminuir o ruído dentro do carro.

No caso do painel de instrumentos também foram feitas algumas modificações.

Indo direto para uma das partes mais importantes em relação a carros, temos agora o Countryman e o Paceman com seis cavalos de potência a mais no caso da versão Cooper S. A presença de um propulsor de 1.6 litro turbo com quatro cilindros permite que seja possível desenvolver 190 cv e 24,5 kgfm de torque. Em outras palavras isso é capaz de fazer com que os dois modelos possam ir de 0 a 100 km/h em 7,5, sendo que a velocidade máxima chega a 217 km/h. Já o JWC traz um motor 1.6 de 218 cv com tração ALL4 que por sinal está disponível para todos os modelos como item opcional. De qualquer maneira a transmissão sempre será de seis velocidades, tanto manual quanto eletrônico.

Por Denisson Soares

 

Mini Paceman e Countryman 2015

Foto: Divulgação


Opel lançou o novo Corsa 2015 na Europa


Enquanto o mercado brasileiro se contenta em possuir o Onix e o Sonic para competir no segmento dos hatchback, na Alemanha a Opel revelou o novo Corsa 2015.

Com visual reformulado e design alinhado ao Opel Astra e Adam, o hatchback alemão traz algumas novidades para competir no mercado europeu e um novo motor três cilindros 1.0 Turbo.

Esteticamente, é nítido que a Opel apostou nas mesmas características visuais de outros veículos. Na dianteira, os novos faróis do Corsa remetem aos do Astra, mas são maiores e invadem mais o novo capô, que traz um vinco rebaixado e se junta ao novo para-choque. Completa a dianteira a nova grade em posição em posição mais baixa e o filete cromado com o emblema da Opel, idêntico ao que se vê no Adam.

A parte traseira, no geral, tem mais semelhança com o Astra, em especial o desenho das lanternas traseiras. O novo Corsa ainda vem com novo para-choque e nova tampa do porta-malas, quem trazem leves vincos e deixam o desenho ainda mais elegante.

Seguindo a tradição, a Opel manteve a leve diferença estética entre as carrocerias quatro portas e a com duas portas, já que esta última traz detalhes mais esportivo e agressivo, com a caída acentuada das janelas traseiras.

No interior, a receita segue o que se vê na parte de fora: uma mescla do que equipa o Astra e o Adam. Dotado de um ótimo acabamento interno, o novo Corsa vem com um console central completamente novo e parecido com o do compacto Adam, novas entradas de ar e novo painel de instrumentos semelhante ao do hatchback médio, com fácil leitura, informações digitais do nível de combustível e da temperatura do óleo, computador de bordo centralizado e iluminação em um tom azulado agradável.

Equipado com muita tecnologia, o Corsa 2015 vem equipado com volante multifuncional aquecido e com revestimento em couro, direção com assistência elétrica com dois modos de condução, bancos aquecidos, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de estacionamento, alertas de pontos cegos nos retrovisores, sistema de alerta de mudança involuntária de faixa, além de um novo sistema de entretenimento com tela touchscreen de 7 polegadas, que abrange diversas funções do veículo e vem com comando por voz, sistema de navegação via satélite (GPS) e que ainda exibe as imagens da câmera de segurança para manobras em marcha ré.

Mecanicamente, a novidade fica por conta do novo motor três cilindros 1.0 Ecotec Direct Injection Turbo, com potências de 90 cv e 115 cv e torque de 17,3 kgfm nas duas configurações. Fabricado totalmente em alumínio, o novo bloco atende as normas de emissões Euro 6 e traz um exclusivo eixo de equilíbrio, garantindo baixas vibrações, ruído e aspereza.

A Opel ainda oferece o Corsa com variações dos motores aspirados 1.2 e 1.4 a gasolina, o bloco a gasolina 1.4 Turbo e o propulsor movido a diesel 1.3 CDTI. Associados aos motores podem estar um câmbio manual de cinco ou seis marchas, uma nova transmissão automática de seis velocidades, ou ainda a nova transmissão automatizada 3.0 Easytronic, que passou por atualização e oferece respostas mais suaves.

Embora seja improvável a volta de carros da Opel no Brasil, vale lembrar que o Volkswagen Up! e o novo Ford Ka trazem uma opção de motor três cilindros 1.0, representando a tendência atual de motores pequenos com bom desempenho. Por isso, esse novo bloco três cilindros 1.0 Turbo do Corsa 2015 pode ser uma indicação do que a Chevrolet pode adotar nos carros brasileiros. 

Opel Corsa 2015

Foto: Divulgação


Novo Nissan Pulsar está à venda no Reino Unido


Apresentado em maio deste ano como o modelo da Nissan a fazer frente com o novo Volkswagen Golf e uma experiência recente da marca japonesa no segmento de hatches médios, o Pulsar começou a ser vendido no Reino Unido. Oferecido em três configurações de acabamento, o carro tem preços que partem da £ 15.995 (cerca de R$ 60.700), podendo chegar a £ 20.345 (aproximadamente R$ 77.300).

Com visual moderno e seguindo a identidade de design atual adotada pela Nissan, o Pulsar, desenvolvido na Inglaterra pela divisão local da marca japonesa é a grande aposta para competir e frear o sucesso do Ford Focus e, principalmente, do VW Golf.

Apenas a título de comparação, o Volkswagen Golf tem versões a partir de £ 16.975 libras (cerca de R$ 64.500), chegando até os £ 22.995 (aproximadamente R$ 87.300) na configuração GT. O hatchback da marca alemã ainda conta com as opções esportivas GTD, GTI e R, com preços que variam entre £ 25.765 e £ 29.900.

Além das linhas modernas e atraentes, a Nissan aposta na tecnologia embarcada no modelo que desde a versão de entrada traz freios ABS com EBD, airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade, volante multifuncional, luzes diurnas de posição compostas por LEDs, sistema de entretenimento dotado do NissanConnect e com tela touchscreen de 5,8 polegada, capaz de acessar acessar as redes sociais e notícias, entre outros.

Dependendo da versão, o modelo ainda vem equipado com faróis de LED, câmera de segurança para manobras em marcha ré, sistemas Nissan Safety Shield e Around View Monitor, que abrange o alerta de mudança de faixa, aviso de pontos cegos, sistema de detecção de objeto, alerta de colisão, sensor de estacionamento e sistema de frenagem de emergência, sistema de som mais requintado e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Sob o capô, o Nissan Pulsar é oferecido em duas opções de motorização, podendo ser equipado com o motor turbo 1.2 DIG-T de 115 cv a gasolina, ou com o bloco diesel 1.5 dCi capaz de gerar 110 cv. Ambos os motores podem ser associados a um câmbio manual de seis marchas ou uma transmissão automática X-Tronic do tipo CVT.

No Brasil:

Embora ainda não haja confirmações de que o Pulsar chegue ao mercado brasileiro, ainda existe a possibilidade da marca lançar o carro por aqui, já que o segmento dos hatches médios é muito explorado pelos consumidores brasileiros. Uma sinalização dessa possível chegada do Pulsar ao Brasil seria a vinda do modelo ao Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Caso o Pulsar realmente chegue, a fabricante completaria sua gama de novos veículos com a atual identidade visual vendidas no Brasil, como o Versa, o Altima e, principalmente, o Sentra.

Por Caio Polo

Nissan Pulsar

Foto: Divulgação


Vendas da Renault na Europa registraram alta no 1º semestre de 2014


A Renault, ao menos por enquanto, pode dar uma respirada. Mas não de alívio completo, diga-se de passagem. De acordo com os dados levantados sobre as vendas da montadora no primeiro semestre de 2014 surgiram algumas informações felizes. A principal diz respeito ao aumento no percentual de 4,7 na Europa. Isso aponta uma certa recuperação no mercado da região. Por outro lado também pode representar a compensação das quedas que a fabricante vinha sofrendo em relação à demanda que estava sendo exigida nos mercados emergentes. De qualquer maneira a novidade parece reverter a tendência de que a montadora estava fadada a ter no mercado no decorrer deste ano.

Em escala global as vendas da montadora tiveram um avanço de 1,37 milhão de carros. Isso segundo as informações da própria companhia. Pelo visto o aumento das vendas teve um protagonista em especial: o novo compacto Clio. Claro que ajudado pelos crossovers compactos que foram ampliados em sua zona doméstica.

Vale ressaltar o fato de que até o final do ano passado a Renault estava apostando suas fichas nos mercados emergentes para conseguir resistir ao que poderia vir de pior da prolongada crise de queda nas vendas que se abate na Europa. Lembrando que a demanda atingiu os piores níveis de quedas por nível considerando-se as últimas duas décadas.

De acordo com a Renault, no primeiro trimestre deste ano as vendas na Europa tiveram um crescimento de 18%. Já em relação ao resto do mundo as vendas tiveram queda de 9%.

De qualquer maneira o terreno ainda se mostra bastante instável. Isso porque enquanto as montadoras aguardam um certo crescimento e uma recuperação do mercado europeu tem assistido as vendas internacionais caírem. Fato que tem sido agravado ainda mais pelo câmbio de nações que tem mercados emergentes como a América Latina e Rússia, que ainda está em meio de suas tensões políticas com a Ucrânia.

Para se ter ideia da situação basta lembrar que a Rússia era o segundo maior mercado consumidor da marca. Na primeira metade de 2014 foi para terceiro. A Argentina que ocupava o quinto agora está na oitava posição.

Mesmo assim, a montadora afirma que sua fatia nos mercados emergentes, mesmo levando em consideração a demanda enfraquecida tem se mantido firme.

Por Denisson Soares

Renault Clio

Foto: Divulgação


Novos modelos da Fiat e expectativas de vendas para os próximos anos


Foram reveladas pela Fiat as novidades do Fiat Chrysler, o qual promete ser um dos substitutos do Linea na Europa. Desta forma, para você que pretende adquirir um, fique atento a esta matéria, na qual vamos revelar as principais características do veículo que pretende reverter o quadro histórico dos últimos meses.

A princípio temos uma expectativa de vendas de aproximadamente 700.000 unidades até meados de 2018. No entanto, em questão de meta a Fiat espera resultados positivos e a grande aposta encontra-se na Europa, pois espera-se que o número de vendas seja grande por lá. Desta forma, o objetivo da montadora é que o veículo ultrapasse o atual 1,5 milhão para 1,9 milhão daqui a quatro anos. Como fabricante, provavelmente a América Latina será o principal mercado, com 800.000 unidades emplacadas em cinco anos.

Na área da Ásia-Pacífico, o objetivo é triplicar o número de vendas e atingir pouco mais de 300.000 unidades. Já na América do Norte, a estimativa é de 100.000 veículos vendidos. Diante disso, a Fiat está planejando uma boa reestruturação em sua gama de produtos e promete grandes vendas no decorrer dos próximos anos.

Uma das novidades da empresa encontra-se na família 500 que crescerá com a inclusão do 500X, um crossover compacto, de alto segmento na Europa e no Brasil. O novo hatch 5 portas provavelmente irá substituir o Punto na Europa no ano de 2016 e ficará posicionado entre o 500 e o 500L, uma minivan derivada do subcompacto.

Temos ainda, o Bravo, hatch médio da marca, que virá juntamente com a nova família de produtos hatch, um sedan e um station wagon. Para o ano de 2017 a estreia ficará por conta do crossover compacto e em 2018 será o lançamento da geração Panda. No momento não temos confirmação para a chegada dos veículos no Brasil, mas é bem possível que essa gama de modelos de médio porte chegue por aqui também. 

Por Luciana Viturino

Fiat 500X

Foto: Divulgação


Novo Volkswagen Polo reestilizado foi lançado na Europa


Apresentado em janeiro deste ano e mostrado publicamente em março, durante a realização do Salão de Genebra, o Volkswagen Polo reestilizado começou a ser comercializado oficialmente no mercado europeu nesta semana.

De acordo com a fabricante alemã, o primeiro exemplar do Polo atualizado foi entregue para um cliente de Brackstedt, na Alemanha, um modelo na versão quatro portas, pintada na cor Preto Pérola e equipado com o motor 1.2 TFSI a gasolina de 90 cv de potência.

Cinco anos após a estreia da quinta geração do Polo europeu, o veículo passou por modernizações e ganhou novos motores a gasolina e a diesel, além de equipamentos, como a mesma central multimídia do novo Golf e novas tecnologias que visam elevar a posição do modelo para um segmento mais premium.

Esteticamente a Volkswagen adotou para o Polo reestilizado novos para-choques, novo desenho interno dos faróis principais, que trazem feixes de LEDs, além de uma nova barra cromada situada na parte inferior do para-choque dianteiro entre os faróis de neblina.

Na parte interna, a expectativa da marca alemã é aproximar o hatchback do Golf. Para isso, o Polo passa a oferecer o mesmo volante multifuncional de três raios do “irmão maior”, assim como o sistema multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, navegador via satélite (GPS) e Bluetooth com Audio Streaming. O quesito segurança também foi modificado para se aproximar do Golf, e para isso, o Polo reestilizado agora dispõe de controlador de velocidade ativo, capaz de frear o carro sozinho, e câmera de segurança para manobras em marcha ré.

No Brasil:

Infelizmente a chegada ao mercado brasileiro desta geração do Polo está descartada pela Volkswagen. Com uma ampla variedade de modelos no segmento (New Fiesta, C3, 208, Punto, entre outros), a marca alemã deixou de lado o segmento dos compactos premium com o esquecimento do Polo nacional, ainda na geração passada. Não há dúvidas que o Polo europeu teria uma grande aceitação do público brasileiro, desde que fosse mantido um padrão semelhante ao carro vendido na Europa.

Contudo, o renascimento da Volks na categoria deve ocorrer nos próximos anos, com a chegada de uma nova geração do Fox, maior e mais requintada que a vendida atualmente no Brasil.

Por Caio Polo

Novo Volkswagen Polo reestilizado

Foto: Divulgação


Novo Ford Escort poderá ser comercializado na Europa


Produzido até 2002 no Brasil e tirado da gama de modelos da Ford em 2003, sendo substituído pelo Focus, o novo Escort foi apresentado ao público na edição passada do Salão de Xangai como um conceito que daria origem a um veículo desenvolvido, a princípio, especialmente para o mercado chinês.

Embora a Ford mantenha a intenção de completar a gama de veículos disponibilizados na China e utilizar o modelo como um dos quinze novos veículos que a marca norte-americana pretende lançar por lá nos próximos anos, os planos iniciais da fabricante parecem ter mudado um pouco.

A Ford mudou os planos inicias do ano passado para cá e as pretensões agora é passar a oferecer o lendário três volumes como um carro de alcance global. Os rumores na imprensa europeia são que a marca pretende oferecer o Escort também ao mercado europeu. A expectativa da fabricante estadunidense é fundamentada na ideia de que ainda há amplo espaço para um sedan com valor mais acessível, posicionado entre o Ford New Fiesta e o Focus. Em países como Turquia, República Tcheca e Romênia, o segmento dos sedans compactos é muito apreciado e o Escort seria voltado principalmente para esses mercados, embora os países ocidentais da Europa não tenham sido descartados. França, Espanha e Portugal são mercados vistos com bons olhos pela Ford para vender o sedan com preços mais em conta.

Desenvolvido com o auxílio da Ford Austrália, o novo Escort já teve até imagens de patente vazadas na internet. Não há muitas informações sobre os detalhes técnicos, mas já se sabe que o sedan terá faróis compostos por LEDs, detalhes cromados e visual que segue as características atuais da marca, com grande inspiração na nova geração do Ford Fusion.

A versão de produção do novo Ford Escort será apresentada oficialmente no dia 23 de abril, durante a realização do Salão de Pequim. Ainda não há nenhuma posição da Ford em oferecer o sedan para o mercado brasileiro.

Por Caio Polo

Novo Ford Escort

Foto: Divulgação


Volkswagen e-Golf foi lançado na Europa


Apresentado no início do segundo semestre de 2013 juntamente com a versão elétrica do compacto Up!, o Golf elétrico já teve as vendas iniciadas na Europa, chegando primeiramente ao mercado alemão, sendo a principal aposta atual da Volkswagen no segmento dos veículos ecológicos.

Batizado de e-Golf, o hatch é movido por um motor totalmente elétrico, alimentado por uma bateria de íon-lítio com capacidade de 25,6 kWh, responsável por oferecer uma autonomia que varia de 130 km a 190 km, sem a necessidade de recarga. O propulsor movido a eletricidade oferece potência de 115 cavalos e torque de 27,5 kgfm, desempenho que permite sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 10,4 segundos.

O novo carro elétrico da VW conta com três modos de condução. No modo normal, quando é utilizada toda a potência disponível do motor, o veículo pode alcançar até 140 km/h de velocidade máxima, enquanto no modo Eco, a potência é diminuída para 93 cv e a velocidade máxima fica limitada a 120 km/h. Já no modo Eco+, ainda mais econômico, a potência máxima é de 73 cv e a velocidade não passa dos 95 km/h. Nesse último caso, o ar condicionado é desligado, para poupar mais energia.

Segundo a montadora alemã, quando a recarga do e-Golf é feita nas tomadas domésticas, de 220V, o tempo para que ela seja totalmente completada é de cinco horas. Mas se o proprietário optar por uma tomada trifásica, o tempo de recarga é reduzido para apenas 20 minutos.

Com relação ao preço, o VW Golf Elétrico custa a partir de 34.900 euros, o equivalente a pouco mais de R$ 115.000 em conversão direta, pela cotação atual, sem levar em conta impostos e taxas.

Em breve, ele estará disponível em outros países do velho continente, chegando a seguir à Ásia e aos Estados Unidos. Para o mercado brasileiro, não há nenhuma previsão de chegada do modelo, por enquanto.

Por André Gonçalves

Volkswagen e-Golf

Foto: Divulgação


VW apresenta Tiguan CityscapeLink


A Volks, montadora alemã popularmente conhecida no Brasil por lançar o Fusca, a Kombi, o Gol e tantos outros veículos de sucesso acaba de apresentar em sua terra natal, na Alemanha, um veículo preparado para enfrentar a selva urbana diariamente, como mesmo cita a montadora européia.

Tiguan Cityscape

A versão Cityscape faz parte da linha de utilitários Tiguan lá na Europa. Pra você ter uma idéia caro leitor, a beleza do veículo impressiona. Estive olhando as fotos da “criança”. E são sensacionais. Um carro que alia elegância com resistência é o trunfo da Volks para conquistar ainda mais o mercado, que também anseia por veículos deste porte.

E os europeus como os brasileiros sabem que um carro que alie beleza e resistência é uma boa pedida. Aqui no Brasil muitos veículos se destacaram por simplicidade e resistência, mostrando que nem sempre um carro luxuoso garante uma satisfação dos consumidores.

Lá na Europa, mais precisamente na Alemanha, o City custará quase 33 mil euros, um valor um tanto quanto alto para os padrões brasileiros, mas mais sossegado para os europeus, que tem agora a chance de adquirir um ótimo carro.

A promessa é que debaixo do capô, a nova cartada da montadora alemã traga carroceria com duas cores, faróis de bi-xenônio, rodas de liga – leve Mallory de 18 polegadas, suspensão com acerto esportivo, pequeno aerofólio traseiro, lanternas de LED, pedaleira em aço inoxidável, sistema de áudio com oito alto-falantes. Isto sem falar nos demais itens que deve ser, ou embarcados de fábrica ou vendido separadamente. São 8 versões de motor, todas turbo: vai do 1.4 TDI de 110cv ao 2.0 TSI de 210cv.

Para os brasileiros, ainda não se sabe se ele desembarcará em terras tupiniquins ou será montado por aqui também. Eu acredito que ele ainda não chegue por aqui. Percebe-se que é mais voltado ao publico do velho continente. Mas se vier pra cá, creio que o preço se elevará, mas mesmo assim o veiculo chamará a atenção por aqui.


Novo Peugeot 308 será lançado na Europa


Se você está em busca de um carro espaçoso, leve e confortável vem aí o Peugeot 308 – o mais novo líder do segmento na Europa. É um carro super fácil de dirigir, fornece aos passageiros do banco traseiro bastante conforto devido ao espaço e altura que possui, uma vez que uma pessoa com altura de aproximadamente 1,80 m ainda fica com 4 dedos abaixo do teto do carro.

Todavia, ele só começará a ser vendido no Exterior a partir de outubro de 2014 e no Brasil apenas em 2015. O seu design virá bem parecido com o Audi 3, o que garante uma diferença do painel em relação ao último modelo fabricado. A cabine também virá com mais qualidade e suavidade. Importante lembrar que, no Exterior ele será vendido também na França e Europa, uma vez que está entre os melhores carros fabricados pela Peugeot e tem sido muito pedido lá fora.

O motor mudou um pouco em relação ao último, pois desta vez ele foi projetado pela BMW, transmitindo ao condutor leveza e garantia de velocidade caso o motorista precise dar uma arrancada com o veículo. Ressalte-se que, se você tem o pé pesado, atente-se para este carro, pois ele tem uma arrancada bem forte e desta vez virá com i-cockpit, que é o nome do novo painel do Peugeot 308.

Durante o teste drive você já perceberá a agilidade e a estabilidade que o carro fornece. Dentre as inúmeras qualidades do carro a principal é o conforto que dá ao condutor e aos passageiros, pois dá para colocar 5 pessoas tranquilamente. Devido à sua característica espaçosa, alguns montadores do carro o apelidaram de “carro família”.

Os carros da linha Focus e Golf que se atentem, pois o Peugeot 308 será um de seus maiores concorrentes. Desta vez, ele virá 2 centímetros menor, com um porta malas maior e garantirá mais qualidade e conforto. 

Por Luciana Viturino

Novo Peugeot 308

Foto: Divulgação


Nissan Qashqai – Nova geração do SUV compacto será lançada na Europa


Este mês a Nissan apresentou ao mundo a nova geração de seu SUV compacto, o Qashqai. Ele, porém, só será comercializado na Europa a partir de janeiro de 2014. 

O Qashqai é dos carros mais vendidos no mundo, chegando à marca de 2 milhões a contar desde 2007. O carro é um campeão de vendas na Europa. 

O Nissan Qashqai vem com seu novo design que segue o padrão da Nissan.

Uma das mudanças do novo modelo está no fato de ter ficado maior, por estar sendo montado em outra plataforma, medindo 4,38 m de comprimento (com ganho de 4,9 cm), 1,8 m de largura (ganhando 2 cm a mais) e 1,6 m de altura (neste caso ficou 1 cm mais baixo). O porta-malas está com sua capacidade de carga 20 L maior, ou seja, com 450 litros (o anterior tinha 430 L). 

O Qashqai traz muitas novidades em equipamentos de ponta, onde se destaca o novo sistema de segurança chamado sistema Security Shield, que é capaz de ler placas de trânsito, detecta sonolência no motorista e evita colisões frontais. Uma novidade muito interessante é que reconhece quando o carro muda de faixa involuntariamente e alerta sobre objetos nos pontos cegos do carro. Ele traz também como novidade o VDC que controla a estabilidade do carro agindo sempre quando é apresentada perda de aderência. Uma tela de 7 polegadas engloba o sistema de entretenimento chamado NissanConnect, onde tem instalada no centro do painel uma tela de 7 polegadas, com acesso à internet e tem outra tela menor TFT de 5 polegadas no painel de instrumentos onde traz todas as informações referentes ao carro.

O Qashqai traz modernos faróis de LED e como opcional rodas de 19 polegadas. 

O carro tem seu interior requintado todo em preto com detalhes cromados. Ele traz quatro opções de motores sendo 1.2 Turbo DIG-T movido à gasolina com 115 cavalos, um 1.5 dCi com 110 cavalos e um 1.6 dCi com 130 cavalos, ambos à diesel. Há planos para o futuro de ter uma versão híbrida.

Por Mariana da Silva

Nissan Qashqai 2014

Foto: Divulgação


Volkswagen pretende vender o modelo CrossBlue na Europa


A Volkswagen, fabricante de carros, está pensando em vender seu modelo SUV de porte médio CrossBlue em países da Europa, mercado onde a fabricante já está contando com o Touareg – modelo portando o mesmo tamanho. Mas, o único porém é que a oferta do CrossBlue pode complementar o Touareg em uma única situação análoga, na qual também ocorre com os modelos BMW X5 e X6. A configuração composta por cinco lugares do modelo VW CrossBlue Coupe, trouxe ainda uma versão conceitual, a qual foi amplamente exibida no Salão do Automóvel realizado recentemente em Los Angeles, este ano. Uma versão mais recente do CrossBlue com sete lugares estreou no Salão do Automóvel realizado em Detroit, no período de janeiro.

Os representantes da marca Volkswagen relataram ao periódico Automotive News que o modelo CrossBlue de produção pode ser eficientemente vendido na Europa, mas tal decisão ainda não foi definida para anunciar. A Volkswagen dos EUA, por sua vez, já publicou que até o fim do ano de 2013 confirmará a decisão do local de produção do modelo CrossBlue – o qual deve chegar ao mercado norte-americano por volta do ano de 2016, sendo o primeiro configurado com sete lugares. O sucesso do CrossBlue nos EUA é totalmente fundamental, pois as vendas da Volkswagen no Brasil e principalmente ao norte do Rio Grande perderam o impulso de vendas recentemente e um dos fatores agravantes seria a falta de um SUV no portfólio da marca.

A Volkswagen ainda pretende vender um estimado número de 800 mil carros por ano nos EUA até 2018, mas do mês de janeiro a outubro de 2013 suas vendas caíram para 4%, enquanto o mercado de vendas no geral, como um todo, subiu para 8%.

Quem desejar obter mais informações a respeito dos modelos da marca que são mais vendidos nos EUA, pode acessar o site oficial da montadora, no seguinte endereço eletrônico: www.vw.com.br.

Por Daniela Almeida da Silva

Volkswagen CrossBlue

Foto: Divulgação


Mini Cooper – Características da 3ª geração do modelo


MINI CooperO novo MINI Cooper teve alguns detalhes adiantados. A terceira geração do compacto britânico, que será oficialmente revelado no dia 18 de novembro, em Oxford, no Reino Unido, foi divulgada com novas características pela MINI. O carro também será mostrado nos Salões de Los Angeles e Tóquio, no próximo mês, e chegará às lojas europeias no início de 2014.

Algumas informações são as duas inéditas motorizações a gasolina: um tricilíndrico 1.5 litro de 135 cavalos de potência e um quatro-cilindros 2.0 turbinado, de origem BMW, de 191 cv, além de variantes de 1.5 e 1.6 litro, movidas a diesel. Outra novidade é o capô ativo, que possui deformação especial em caso de atropelamento. O recurso é ativado a velocidades entre 19 e 55 km/h. Essa nova versão está um pouco maior, mas o seu peso foi reduzido graças ao uso de aços de alta resistência. O novo sistema de direção elétrica também promete mais agilidade e conforto ao volante.

Quanto à data de lançamento da próxima geração do MINI Cooper, ela é importante não só pela estreia, mas também por ser o aniversário do criador do compacto, Sir Alexander Arnold Constantine Issigonis.

Quem anseia a chegada do novo carro espera também que o modelo supere as expectativas nele depositadas.

Por Jaime Pargan


Ford EcoSport – Lançamento de edição limitada na Europa


Ford EcoSport com sistema SYNCA Ford anunciou o lançamento de uma série limitada do EcoSport na Europa. O modelo foi anunciado na IFA 2013, feira de tecnologia que está sendo realizada em Berlim, capital da Alemanha.

Com apenas 500 carros (sendo que 120 deles serão vendidos no Reino Unido, um dos maiores mercados da companhia na região), o novo EcoSport tem como grande atrativo o sistema de entretenimento SYNC, dotado de um aplicativo que permite que os ocupantes do veículo acessem funções por meio de celulares com tecnologia de comando de voz. O modelo sairá de fábrica ainda com interior revestido em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas. Outra novidade é a possibilidade de se fazer downloads de audiobooks gratuitos diretamente pelo modelo, usando o aplicativo Audioteka.

Os preços dos modelos partirão, na Europa, de R$ 61.500, para a versão com motor 1.0 EcoBoost, a gasolina, com 125 cavalos de potência, ou a variante a diesel com tanque de 1.5 litro e 91 cavalos. Por mil libras a mais, cerca de R$ 3,6 mil, o comprador poderá acrescentar à versão o pacote Titanium X, com rodas de liga leve de desenho exclusivo, sensores de chuva e luminosidade, controle de cruzeiro e espelho interno fotocrômico.

Por Jorge Souza


Renault Wind – Rumores sobre o fim do modelo


Renault WindNo dia 19 de agosto apareceu na internet a notícia, ainda não confirmada, do possível fim do roadster Renault Wind, modelo derivado de Renault Twingo, que já era pensado pela montadora europeia desde 2004, mas a produção mesmo só se iniciou no ano de 2010. 

Embora muito jovem para “morrer”, o modelo surgiu com o intuito de ocupar o lugar do modelo Twingo, porém apresenta-se com um design um pouco diferenciado. O preço estimado atualmente é de 19 mil Euros, e só está sendo vendido com motor 1.2 e câmbio manual.

Nós brasileiros não estamos familiarizados com o Wind, já que ele não chegou a figurar entre nossos consumidores, que com certeza se sentiriam atraídos pela aparência e pela proposta do carro, mas estima-se que o preço por aqui seria muito alto.

Um dos luxos do modelo é o seu teto dobrável que opera rapidamente, e os pedais ajustáveis automaticamente ao abrir e fechar da porta. Além de um visual muito diferenciado, é claro.

Vale ressaltar que a notícia ainda não foi confirmada, e para obter mais informações visite o site oficial da montadora, no link: www.renault.com

Por Fábio G. Santos


Chevrolet Cruze 2014 – Novo modelo lançado na Europa


Novo Chevrolet Cruze 2014A Chevrolet lançou na Europa o Cruze 2014. É um sedan de luxo com aerodinâmica perfeita, com linhas que fazem dele um carro muito bonito por fora e confortável por dentro, trazendo tecnologia de ponta. 

O Cruze 2014 só chegará aqui no Brasil no segundo semestre de 2013.

O Chevrolet Cruze vem em duas versões: LT e LTZ. A versão LT vem com motorização Ecotec6 1.8 acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, rodas de alumínio 17 polegadas, programa eletrônico de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais, direção elétrica progressiva, sistema multimídia com 6 alto-falantes e Bluetooth, ar condicionado, freios com ABS e EBD e muitos outros. O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 65.490

O Cruze versão LTZ, top de linha, traz o mesmo motor que o LT e câmbio automático de 6 marchas com sistema Active Select, sistema multimídia com tela colorido de 7 polegadas touchscreen, câmera de ré e GPS integrados. Traz também sensor de aproximação nas portas, recurso com o qual o motorista não precisa tirar a chave do bolso para abrir o carro e dar a partida. O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 78.990.

Por Mariana Rodrigues


Ford EcoSport 2014 – Vendas na Europa


Ford EcoSport 2014A Ford anunciou o lançamento da nova EcoSport 2014 que será somente comercializada na Europa a partir do ano que vem. 

A EcoSport feita para o mercado europeu e é muito parecida com o veículo que é fabricado aqui em nosso país, só muda o motor que é um 1.0 EcoBoost com três cilindros que proporciona 120 cavalos de potência e é ecologicamente correto, com baixa emissão de poluentes.

A EcoSport terá uma versão com motor 1.6 TDCI turbodiesel que tem 95 cavalos de potência super econômica e com baixa emissão de poluentes. 

A nova EcoSport foi criada no Brasil para ser vendida lá fora. As mudanças da EcoSport que será vendida na Europa, com relação a brasileira, são as rodas de liga leve aro 16’ (que foram totalmente redesenhadas), o comprimento de 4,23 metros e a largura de 1,76 metros. 

As linhas externas são iguais ao modelo 2013, e o que mudara na versão europeia são as cores. A parte Interna está bem completa com itens de série, como ar condicionado, trio elétrico, freios ABS e muitos outros.

Por Mariana Rodrigues


Novo Corsa FlexFuel – Novo modelo bicombustível


Foi lançada mais uma incrível novidade no mercado de autos. É que a montadora  Opel confirmou a chegada de uma nova versão do Corsa na Europa. Ainda no início de 2013 chegará às concessionárias do Velho Continente um modelo bicombustível do veículo.

O lançamento será nomeado de Corsa FlexFuel e terá duas possibilidades de abastecimento, sendo elas o abastecimento com gasolina ou gás liquefeito de petróleo. O motor do automóvel é o 1.2, capaz de entregar 85 cavalos de potência. Vale acrescentar que a autonomia total do carro, de acordo com a marca, é de 1.200 km.

A economia oferecida pelo carro é de praticamente 40% em relação aos veículos comuns. Em relação à segurança,  o modelo passou por rigorosos testes quanto ao gás, sobretudo em casos de possíveis colisões.

No quesito entretenimento, o carro oferece moderno sistema de navegação, informação e ‘Touch&Connect’. O novo Corsa será disponibilizado nas versões City e ‘Go!’. Os itens de série incluem ar condicionado, vidros elétricos, leitor de CDs, fecho central de portas, airbag e muito mais.

O valor inicial de venda do novo modelo da Opel será de 15.950 euros, o equivalente a  R$ 43.000,00.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Ford EcoSport – Nova versão lançada na Europa


A nova versão do EcoSport já conquistou inúmeros usuários no Brasil e a Ford está pretendendo alcançar esse sucesso também na Europa. O anúncio oficial foi feito na cidade de São Paulo, no mês passado.

O carro que foi projetado em terras tupiniquins, mais precisamente na Bahia, está passando por reformulações a fim de conquistar espaço no Reino Unido.A nova geração do modelo está prestes a chegar ao Velho Continente portando um propulsor TDCi 1.6 movido a diesel, além do EcoBoost 1.0 de três cilindros, motor que também equipa o Ford Fusion europeu, intitulado de Mondeo.

Segundo fontes da Ford, inicialmente o EcoSport será lançado nas nações européias emergentes e isso deve ocorrer ainda em 2013. O lançamento no Reino Unido, por sua vez, ocorrerá somente após o período de adaptação do carro nos outros países, estando previsto para 2014.

Vale acrescentar, que não só a motorização foi alterada, mas também outros detalhes estéticos e mecânicos foram mudados, a fim de agradar os consumidores europeus, que apresentam níveis de competitividade e exigência muito altos. A principal modificação consiste nas matérias primas utilizadas, que para a nova versão, são mais modernas, melhores e mais duráveis. Os preços de venda na Europa não foram divulgados.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Adam Opel – Carros subcompactos, Lançamento 2013


A moda agora são os carros subcompactos que já dominam as ruas das maiores metrópoles. O novo modelo lançado é o Adam, que estará presente na Europa em janeiro de 2013. Apesar de o seu porte ser pequeno, o valor ainda está bem elevado, saindo por 11.500 euros.

Contudo, a novidade está nos seus detalhes, que acompanharam a evolução do mercado. O mesmo possui sistema de entretenimento compatível com plataformas Apple e Android, assim como, airbags frontais, laterais e de cortina; assistente de partida em rampas (Hill Start Assist); sistema start/stop; controle de estabilidade (ESP), e diversos outros.

O que promete atrair os consumidores são as diversas opções de personalização que o carro possibilita, com cores mais chamativas (JAM), ou mais clássicas (GLAM), e até mesmo uma linha esportiva (SLAM). Já o seu interior, em todos os modelos, segue uma linha mais retro.

O câmbio é manual, de cinco velocidades, com motor de 1.2 (70 cv) e 1.4 (87 cv e 100 cv). Como os demais compactos, o Adam Opel tem capacidade para quatro passageiros, possuindo 3,70 m de comprimento e 1,72 m de largura.

Por Camila Caetano


Novo Astra 2012 é apresentado na Europa


A Opel, marca alemã da General Motors (GM), apresentou na última sexta-feira (4 de novembro) o novo Astra. O carro está sendo produzido pela divisão esportiva da empresa, a OPC, e promete ser o mais poderoso de todos os Astras já conhecidos.

O motor é o mais forte da história do carro. É um 2.0 turbo, movido a gasolina e com potência de 280 cavalos. A montadora garante que o veículo atinge os 250 km/h, embora a velocidade seja limitada eletronicamente. O torque também não deixa a desejar, são 40,1 kgfm.

A OPC também garante que o novo Astra aguenta com segurança toda essa potência e velocidade. O carro conta com freios da Brembo e com suspensão dianteira reforçada.

O design também é inovador, em comparação aos antigos modelos. Há saias dos quatro lados, aerofólio no teto e dois canos de escape na traseira.

O modelo europeu deve disputar mercado com o Volkswagen Golf GTI e com o Ford Focus ST. As vendas só devem começar no início de 2012, mesma época em que os preços serão divulgados.

Por Mozart Artmann


Porsche Cayman S Black Edition – Edição Limitada será lançada na Europa


A cor preta, extremamente utilizada na pintura de carros dá sempre ao automóvel um visual elegante e requintado, sendo normalmente uma escolha de muito bom gosto, mesmo hoje em dia quando se percebe no mercado de veículos uma certa tendência para cores um pouco menos tradicionais. Agora imagine um superesportivo com o DNA da Porsche, linhas joviais e agressivamente esportivas, desenho arrojado e aerodinâmica sutil e bem equilibrada, com o luxo e requinte enriquecidos pela elegância da cor preta.

Este carro será o Cayman S na versão Black Edition que a Porsche irá lançar na Europa em junho com produção limitada de 500 unidades. Mas ao contrário das versões Black Edition do 911 e Boxter, o Cayman S terá também uma mudança mecânica. O novo esportivo contará com um propulsor ainda mais potente que a versão normal, será um bloco 3.4 l com seis cilindros que produzirão do todo 330 Cv de potência, aumentando consideravelmente seu desempenho.

A máxima poderá chegar aos 279 Km/h com o conjunto mecânico composto com a transmissão manual. Já com o câmbio exclusivo da montadora (PDK), o modelo chega aos 277 Km/h. O arranque também ficou mais rápido indo de 0 a 100 Km/h em 5,1 segundos com o câmbio manual.

Se o feliz proprietário do modelo, que para possuí-lo, terá que desembolsar quase 68.000 mil euros, quiser uma aceleração ainda maior, contará com um pacote opcional que inclui o dispositivo chamado Launch Control que permite que o Cayman S Black Edition vá de 0 a 100 Km/h em menos de 5 segundos.

Foto: GeeCeeEss

Por Mauro Câmara

Fonte: G1


ETA QTVan – Menor Trailer do Mundo


Quando falamos em trailer, logo pensamos em um veículo espaçoso, utilizado em áreas de camping, não é mesmo? Na contramão deste pensamento, a empresa britânica ETA lançou o que está sendo chamado de “o menor trailer do mundo”. Batizado de QTVan, ele apresenta medidas bastante modestas (2m de comprimento e 75cm  de largura) e tem capacidade para uma pessoa.

A ideia inicial da empresa era oferecer o pequeno trailer as pessoas que iriam passar alguns dias acampadas em Londres, para acompanhar o casamento entre o Príncipe Willian e Kate Middleton, uma vez que além do tamanho compacto, o trailer conta com cama de solteiro, TV de 19 polegadas, rádio relógio, chaleira, armário de bebidas, uma pequena estante, entre outros objetos suficientes para oferecer o mínimo de conforto. 

Além disso, o QTVan tem opcionais, como painéis solares (para garantir o fornecimento de energia dos acessórios), aquecedor, bagageiro e antena parabólica.

O modelo, que necessita apenas de uma scooter para ser rebocado, custa 5.500 libras (R$ 14.648)

Acessando o site da ETA, é possível ver as fotos do QTVan.

Por André Gonçalves


Ford pode lançar Carros com Acesso à Internet Wi-Fi


Em um futuro próximo, a Ford quer disponibilizar o acesso à Internet, via rede wi-fi, em todos os seus novos veículos. E o melhor, para os proprietários de carros da marca norte-americana, é que o serviço será gratuito. O acesso vai funcionar vinculado à ferramenta Sync, do sistema de entretenimento My Ford Touch, e já deve sair de fábrica equipando o New Focus 2012.

Segundo a montadora, até cinco pessoas poderão acessar a internet dentro do veículo, usando smartphones, tablets ou notebooks, desde que estejam cadastradas pelo proprietário. Para garantir a segurança dos usuários e impedir que pessoas não autorizadas tentem utilizar o sinal, o acesso somente será liberado mediante a informação da senha, e terá a proteção do sistema de segurança WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2).

Além de servir como entretenimento, a rede wi-fi poderá ser usada também, posteriormente, como uma ferramenta para evitar acidentes. Ela funcionaria como uma espécie de radar, se comunicando com outros carros que tenham o mesmo serviço, avisando aos motoristas a posição de cada um, emitindo alertas de possíveis colisões. 

O serviço estará disponível, inicialmente, na Europa. Mas a Ford já avisou que vai levá-lo para outros modelos, em todo o mundo.

Por André Gonçalves


Lista dos 10 carros mais vendidos na Europa no 1° bimestre em 2011


A Volkswagen está vivendo uma fase muito boa nestes primeiros meses de 2011. Após desbancar a Toyota do topo do ranking de maior vendedora de automóveis do mundo, a fabricante alemã tem também os dois modelos mais vendidos na Europa entre janeiro e fevereiro.

Segundo os números levantados pela empresa de consultoria Jato Dynamics, o VW Golf teve 70.625 unidades comercializadas no velho continente, somando as vendas de janeiro e fevereiro. Na segunda posição aparece outro modelo da Volkswagen, o Polo, com 54.421 vendas, seguido de perto pelo Renault Clio, que vendeu 53.086 unidades. O ranking dos 10 primeiros é completado ainda pelo Ford Fiesta (51.481), Opel/Vauxhall Corsa (44.285), Peugeot 207 (42.514), Opel/Vauxhall Astra (42.491), Renault Mégane (39.144), Fiat Punto (38.828) e o VW Passat (35.189).

Outra boa notícia apontada pela consultoria, que pode ser comemorada não só pela líder Volkswagen, é que as vendas de automóveis e comerciais leves tiveram uma alta de 1,4% em relação ao mesmo período de 2010, saltando de 994.306 unidades para 1.008.512 carros vendidos em 2011.

Apesar disso, na Grécia, Itália, Portugal, Grã Bretanha, Portugal e Espanha, as montadoras ainda encontram uma certa retração de mercado, possivelmente um reflexo da recente crise financeira.

Por André Gonçalves


Novo Ford Ka Urban – Lançamento na Europa


A Ford vai disponibilizar no mercado europeu uma nova versão de entrada do Ka. A nova versão, chamada de Ka Urban, possui uma boa lista de equipamentos de série e chama a atenção pelo seu baixo preço.

O carro sairá da fábrica com airbags frontais e laterais, computador de bordo, ar condicionado, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, direção assistida, rádio com CD Player e entrada auxiliar, além do trio elétrico (retrovisores, travas e vidros). Caso o comprador não esteja satisfeito, pode adicionar sistema de som com USB, conexão para iPod e Bluetooth, pinturas diferenciadas (metálica ou branca) e estepe.

Para empurrar o novo modelo, a montadora norte-americana escalou o motor 1.2, movido a gasolina, que entrega ao motorista a potência de 69 cv. Há ainda a opção por um propulsor mais potente, o 1.3 TDCi turbodiesel, com desenvolvimento de 75 cv de potência. Independente de qual for a escolha, o motor é acompanhado pela transmissão manual de 5 marchas e pelo sistema start-stop.

O Ka Urban, na versão 1.2, tem preço sugerido de 7.900 euros (R$ 18.419), enquanto que o modelo com motor 1.3 sai a 9.900 euros (R$ 23.082).

Por André Gonçalves


Zafira Tourer Concept realiza testes na Europa


A Zafira Tourer Concept mal foi apresentada no Salão de Genebra, e já está rodando pela Europa, fazendo os testes finais antes de entrar na linha de produção. O modelo flagrado pelo site holândes Auto Week é bastante parecido ao protótipo que está em exposição na Suíça, o que pode ser um sinal de que as grandes novidades apresentadas pela Opel devem ser mantidas.

Dentre elas, podemos destacar o design, quase idêntico ao do conceito, os faróis com lâmpadas de LED e o parachoque com a nova identidade visual da subsidiária alemã da GM, além da parte lateral e da traseira, também muito parecidas.

Com relação ao interior, a fonte afirma que o modelo fotografado tem uma cabine diferenciada, mas não há informações se as belas inovações apresentadas no protótipo foram mantidas, como o novo acabamento em couro, os assentos que podem ter a posição modificada eletronicamente e as duas telas de LCD para o controle de algumas funções da minivan e também para acessar a internet.

Já no motor, a versão de produção da nova Zafira deverá sair com as opções dos propulsores turbodiesel CTDI de 1.7 e 2.0 litros e ainda com o 1.6 turbinado, movido a gasolina.

Por André Gonçalves


Novo Lada Granta 2011 – Recursos e Vídeo


O mercado europeu vai ganhar em 2011 uma nova versão do Lada Granta, que terá muitos itens de segurança e um baixo custo: 5.000 euros (o equivalente a R$ 11 mil). A montadora russa, que fez sucesso no Brasil nos anos 1990, revelou que o modelo 2011 do Granta foi produzido visando uma maior segurança ao motorista e aos passageiros. Isso fica claro no grande número de itens de série que vão equipar o sedã.

Ele sairá de fábrica com freios ABS, os quais possuem antitravamento das rodas, com o sistema EBD, que faz a distribuição de frenagem por demanda. Ele também apresenta controle de estabilidade, o ESP, quatro airbags, sendo dois na frente e laterais no estilo cortina e cintos de segurança com pré-tensionadores, todos fornecidos por empresas reconhecidas no ramo de segurança veicular, como Bosch, Takata Corporation, Valeo e Visteon.

A Lada também quer garantir um menor consumo de combustível do motor e para isso vai fazer algumas modificações no atual 1.6 16V.

Confira slide show do modelo:

Por André Gonçalves


Renovação do modelo i30 da Hyundai


Com data de comercialização na Europa agendada para o mês de setembro, a Hyundai mostrou algumas fotos do renovado i30. Aqui no Brasil ainda não se tem uma data prevista para comercialização. Esta nova versão será vendida com o sistema start&stop, quando o motorista para o carro o motor desliga, o seu funcionamento se dará novamente quando o condutor acionar o pedal de aceleramento.

Nas suas alterações o i30 apresenta mudanças no desenho da parte frontal do carro, com o restante da carroceria na linha original. O nariz foi novamente desenhado, e ele obteve um acréscimo de 3 centímetros no comprimento externo.

Outros detalhes estéticos ficam por conta de uma nova estilização da parte inferior dos pára-choques, e também na área que fica próximo aos faróis auxiliares de neblina. Os espelhos externos receberam indicadores de direção integrados. No mercado Europeu a garantia do modelo foi alterada de três anos para cinco.

Por Oscar Ariel


Car of the Year 2011 – Lista de Indicados


Divulgada a lista dos indicados para a premiação Car of the Year edição 2011. O evento que escolherá o carro do ano, é promovido pelas revistas Autopista, Auto, Autovisie, Autocar, Vi Bilägare, L’Automobile e Stern. Os jornalistas destas publicações avaliam vários quesitos dentre eles; desempenho,design,comportamento,inovação,gama,mecânica etc.

As marcas que receberam maiores indicações foram a Nissan com os modelos Leaf, Juke e Micra, e a francesa Citroën com o DS3, juntamente com o C3 e C4.

A novidade da lista ficou por conta do novo Dacia/Renault Duster. A organização do evento determinou o cronograma idealizado para o inicio dos testes com os veículos indicados, e já começa neste mês de julho. Para decidir os 10 finalistas, três de cada categoria, será feita uma votação que irá começar em janeiro de 2011 e vai até fevereiro.

Os vencedores deste tradicional prêmio europeu serão anunciados em abril.

Clique aqui e confira toda a lista dos indicados.

Por Oscar Ariel

Fonte:Ominiauto.


Audi A8L – Novas Versões lançadas na Europa


Prometendo incrementar a briga na Europa, no segmento de sedãs de luxo, a Audi está lançando o novo modelo do A8L que vem com chassi alongado. Nesta versão, com treze centímetros a mais, pretende concorrer com modelos como os da série 7 da BMW e os Classe S da Mercedes-Benz. Com boa motorização e oferecendo conforto e sofisticação a briga promete ser boa com este novo lançamento da Audi.

Começando por dentro, o A8L é puro conforto e sofisticação com assentos individuais com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e até massageadores, mesas retráteis e conexão WLAN com a internet no módulo UMTS, para ficar confortavelmente conectado a internet, isto para quem vai viajar no banco traseiro. E este privilegiado conta ainda com um sistema de áudio especial e ar condicionado de quatro zonas.

Já para quem vai controlar o volante dessa bela máquina ele trás as opções de sistemas de navegação, visão noturna que inclui detector de pedestres e controle de cruzeiro adaptativo. Para fazer este paraíso andar as versões oferecidas no mercado europeu virão em duas motorizações a diesel: 3,0L V6 TDI de 247CV e 4,2L V8 TDI de magníficos 346CV e também em três a gasolina, cuja mais potente é a versão 6,3LW12 de fantásticos 495CV. Todos os modelos terão transmissão automática tiptronic de oito velocidades e sistema quattro de tração integral.

Os preços na Alemanha variam entre 79.900 euros, equivalente a R$ 177.400, o Audi A8L 3.0 TDI, o mais barato; e 137 mil euros, o equivalente a R$ 304.200, o Audi A8L W12, o mais caro.

Por Mauro Câmara

Fonte: ICarros


Toyota realiza nova campanha publicitária na Europa


Recalls, recalls, recalls. Quase 2 milhões. Esta tem sido a realidade da Toyota no mundo todo. Acidentes envolvendo veículos da marca tem causado prejuízos crescentes para a empresa. Com expectativas de vendas cerca de 9% menores para este ano, enquanto todas concorrentes tem previsão de crescimento, e com imagem manchada, a Toyota resolveu lançar uma nova campanha publicitária na Europa.

É lá onde as vendas tiveram queda maior: cerca de 20%. Por isso a empresa investirá cerca de 46 milhões de reais em propaganda tanto em jornais como no rádio e na televisão. E também na internet.

O foco será principalmente nos funcionários da montadora. Afinal, são eles que fabricam os carros. A ideia é passar para o mundo que a empresa tem funcionários competentes, e que se sentem responsáveis pelo processo de produzir carros com o mais alto padrão de qualidade.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: G1


Opel Corsa – O carro mais vendido na Europa


Para quem vê na rua o Corsa europeu da Opel não lembra em quase nada o Corsa brasileiro.

Muito mais harmônico e com linhas mais suaves e arrojadas, o Opel Corsa combina modernidade, agilidade e praticidade para a condução do motorista.

Na Europa é oferecido na versão de 3 portas (esportivo) e 5 portas por € 14.850,00 e € 14.440,00, respectivamente.

O interior segue a linha externa e o acabamento nem se compara ao modelo nacional, com mais equipamentos e, apesar de muito simples, é mais confortável e com acabamento mais refinado.

Infelizmente a Chevrolet não preza, e nem precisa, tantos acabamentos e uma maior beleza de seu modelo para a América do Sul.

Por José Alberi Fortes Junior.

Foto: Divulgação


Novo Golf State 2010 é revelado pela Volkswagen na Alemanha


Você conhece o Golf State? Na Europa esse carro é bastante comum. Trata-se de uma versão perua do Golf, e que em alguns outros países se chama Golf Variant.

A Volkswagen alemã lançou a sexta versão deste modelo, que possui itens de série de se tirar o chapéu, como por exemplo o controle de estabilidade (ESP), acionamento interno automático de todos os vidros e espelhos, seis airbags, travamento central das portas e ar-condicionado digital.

O novo modelo começa a ser vendido na Europa (em sistema de pré-venda) no dia 22/05/2009, e deve custar cerca de 19 mil euros em sua versão básica.

golf-state-2010