Ferrari Purosangue: com tecnologia de F1 e motor v12 é muito mais que um SUV

O sucesso dos SUVs no mercado de automóveis é tanto que uma das marcas mais luxuosas do mundo está prestes a ter um utilitário esportivo para chamar de seu.

Sim, a Ferrari deve lançar, em breve, o Purosangue, primeiro SUV da renomada montadora italiana.

A Ferrari, no entanto, recusa a denominação SUV, e prefere adotar a sigla FUV que, traduzindo para o português, significa “veículo utilitário Ferrari”, e ressalta a intenção da fabricante de afastar a antiga imagem pejorativa associada aos utilitários esportivos e ressaltar o diferencial de seus modelos. Essa imagem remonta ao passado e aos Hummers e Wagoner 's, considerados os primeiros SUVs, que não foram propriamente unanimidades em sua época. Contudo, os modelos SUV evoluíram tanto nos últimos anos que até os Hummers e Wagoner's estão sendo repaginados e tornando-se veículos cobiçados no mercado atual.

Portanto, aqueles que franzem o nariz quando se fala do Ferrari Purosangue e até mesmo a própria Ferrari, que optou pela denominação FUV, podem relaxar e assumir a relevância e o conceito SUV no momento atual do mercado de automóveis. Mesmo assim, apesar do destaque dos utilitários esportivos atualmente, o Purosangue será ainda mais especial devido ao poderoso motor V12 de 6,5 litros aspirado. O V12 atinge incríveis 725 cavalos de potência, tem torque de 72,9 kgfm, e vai de 0 a 100 km/h em somente 3,3 segundos. Com relação à velocidade máxima, o Purosangue está limitado aos 310 km/h. Com essa motorização, o Purosangue supera a potência do Urus, da Lamborghini, seu concorrente direto, que atinge os 666 cv de potência.

A Ferrari manteve o projeto do Purosangue em segredo por muito tempo, e foi possível conhecer maiores detalhes do carro quando de seu lançamento, em setembro do ano passado, no mercado europeu. Assim, descobrimos que, além do poderoso motor V12, o modelo recebeu a nova suspensão ativa da Multimac, bancos individuais (os tradicionais bancos 2+2 da Ferrari) e configuração de transmissão esportiva, isto é, propulsor posicionado no meio da parte dianteira e caixa de câmbio na parte de trás do veículo, disposição que auxilia na distribuição de peso e aumenta o desempenho do modelo.

Outro diferencial do Ferrari Purosangue são as tecnologias presentes no FUV, outra marca registrada da montadora italiana. Destaque para a presença do sistema de suspensão ativa, sistema de direção independente, além de sensor dinâmico de chassi de seis vias. Auxiliar de permanência em faixa, auxiliar de frenagem de tráfego traseiro, farol automático, piloto automático adaptativo e monitoramento de ponto cego também estão presentes no modelo da Ferrari.

Na parte visual, a marca italiana fez questão de acentuar a aerodinâmica e ressaltar a esportividade do modelo, acrescentando saídas de ar e linhas que dão um visual musculoso ao SUV da Ferrari. As portas em estilo suicida (nas quais a abertura das portas dianteiras e traseiras ocorre de modo oposto) também são um diferencial do modelo.

Apesar de ter chegado ao mercado europeu no último trimestre de 2022, o Ferrari Purosangue deverá chegar ao Brasil apenas no segundo semestre deste ano. Atualmente, o modelo é vendido no mercado europeu por valores em torno de 315 mil euros (em torno de R$ 2.000.000,00 se fizermos a conversão direta).

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais