Mesmo fora de linha, VW Gol é rei entre os carros usados

Mesmo fora de linha desde o final do ano passado, Volkswagen Gol segue sendo o carro mais vendido do Brasil, porém agora entre os usados.

A Volkswagen encerrou oficialmente a fabricação do lendário Gol no dia 23 de dezembro de 2022, depois de 42 anos de produção contínua do carro que passou a ser praticamente parte da paisagem do país. Durante as quatro décadas em que foi produzido, o Gol ocupou o posto de carro mais vendido do país por quase três décadas: entre 1987 e 2014, consolidando-se como um dos maiores sucessos no mercado brasileiro de automóveis.

No entanto, mesmo após sair de linha, o Gol continua entre os carros mais vendidos do país: somente no mês de janeiro, foram 57.550 unidades do hatch transacionadas, enquanto em fevereiro, foram 52.339. Dessa forma, o Gol ultrapassou a marca das 100 mil unidades transacionadas apenas nos dois primeiros meses do ano de 2023, consolidando-se, com folga, na liderança entre os carros usados mais vendidos do país. Em segundo lugar nessa lista está o Fiat Palio que, somando os meses de janeiro e fevereiro, teve cerca de 63 mil unidades transacionadas, seguido pelo Fiat Uno, que fecha o pódio com pouco mais de 60 mil unidades transacionadas.

Relembre a história de sucesso do Gol no mercado brasileiro

O Volkswagen Gol foi lançado no mercado brasileiro em 1980, tendo como principal missão ocupar o lugar do Fusca, um dos veículos preferidos do brasileiro naquele momento. Cabe mencionar que a própria denominação “gol” foi inspirada no futebol, o esporte preferido no Brasil, a fim de demonstrar a proposta da montadora de oferecer um carro que considerasse as necessidades dos brasileiros.

A primeira versão do Gol lançada por aqui em 1980 foi a VW Gol G1, e trazia as linhas retas características dos modelos daquela década, além do motor refrigerado a ar. Com atualizações nos anos seguintes, o Gol G1 ganhou opções de motor 1.6 e 1.8.

Na década de 1990, precisamente em 1994, foi lançado o VW Gol G2, o famoso Gol bolinha, que deixou de lado as linhas retas nas carrocerias dos carros. A opção pela carroceria com linhas curvas foi uma tentativa da montadora de propor um ar mais sofisticado ao veículo que, na mesma década, ganhou também a opção com quatro portas.

Antes do fim do século XX, a VW lançou o Gol G3, claramente inspirado no Golf, que apresentava faróis e lanternas retos. Foi nessa linha que a VW lançou a opção de carro flex, em 2003, que revolucionou o mercado de automóveis.

Em 2005, chegou o Gol G4, que não trouxe tantas novidades. Já o Gol G5, lançado em 2008, marcou uma série de mudanças significativas no modelo, entre elas a utilização de motores posicionados na transversal, o que aumentou significativamente o espaço interno do compacto. Além disso, essa geração do Gol representou um salto em questões de dirigibilidade e acabamento.

Em 2013, foi a vez do GOL G6, que ganhou pequenas alterações no design exterior, com grades e faróis com traços mais retos e a traseira recebeu lanternas com linhas arredondadas. O Gol G7, lançado como linha em 2017, teve como grande novidade o painel redesenhado e a central multimídia touchscreen, além do motor 1.0 EA-211 com três cilindros.

A última versão do Gol foi a G8, datada de 2018, que teve poucas alterações em relação à anterior. Destaque para as mudanças pontuais no revestimento dos bancos, alavanca de câmbio e questões gráficas do quadro de instrumentos. A VW lançou também a Gol Last Edition, que marcou de vez a despedida do hatch do mercado nacional. A série derradeira teve apenas mil unidades produzidas, e foi entregue no último trimestre de 2022.

Compartilhe

Posts Recentes

BMW XM Mystique Allure: a obra-prima automotiva inspirada em Naomi Campbell

Naomi Campbell e BMW se unem para criar o deslumbrante XM Mystique Allure, revelado no… Leia Mais

Ricardo Bianchi assume vendas da Nissan no Brasil e promete inovação

Com 20 anos de experiência, Ricardo Bianchi assume a diretoria de vendas da Nissan Brasil,… Leia Mais

Novo BMW M4 CS: performance e elegância em alta velocidade

O BMW M4 CS chega com 550 hp e um design leve e aerodinâmico, oferecendo… Leia Mais

Neue Klasse da BMW: O Carro que Alimenta Sua Casa e a Rede Elétrica

Com a tecnologia de carregamento bidirecional, os novos modelos da BMW Neue Klasse podem alimentar… Leia Mais

JAC T9 chega à Austrália: desempenho, tecnologia e inovação

Conheça a JAC T9, a picape chinesa de alta gama que estreia na Austrália com… Leia Mais

BMW Motorrad lança promoções especiais: taxas zero e IPVA grátis em maio

Aproveite as promoções de maio da BMW Motorrad com descontos, IPVA grátis e financiamento facilitado.… Leia Mais