Toyota recupera hegemonia global de veículos e deixa Volkswagen comendo poeira

Embora o mercado de automóveis não esteja passando por um bom momento, tem montadora comemorando bastante os seus últimos resultados.

Estamos falando da Toyota, que no ano de 2022 registrou a comercialização de 10.483.024 veículos (incluindo modelos das marcas Daihatsu, Lexus e Hino, que também fazem parte do grupo japonês).

Vale lembrar que estes números são 0,1% menor do que o volume de vendas da empresa no ano de 2021. Apesar disso, mesmo com estes números, a Toyota se tornou a montadora que mais vendeu carros novos no mundo no ano de 2022. A empresa japonesa superou a gigante Volkswagen, que todos os anos se destacava neste quesito.

Segundo dados divulgados pela Toyota Motor Corporation, as vendas da marca no Japão, seu país de origem, foram as que mais caíram, sofrendo um recuo de 9,6% nas vendas. Este desempenho negativo também se deu nos Estados Unidos. O principal motivo para esta queda nas vendas de carros da montadora se deve à crise dos semicondutores e também a crise econômica dos últimos anos.

Embora o desempenho no Japão e Estados Unidos não tenha sido como o esperado, os números totais de vendas da Toyota no mundo são animadores. Podemos ver isso ao observarmos que em 2022 a montadora conseguiu vender cerca de 9 milhões de automóveis, representando uma alta de 5,2% se comparado com o mesmo período de 2021.

Segundo a Toyota, embora nos últimos tempos a empresa tenha sofrido com restrições de fornecimento de peças para algumas fábricas, a sua demanda e produção no mercado asiático cresceu, assim como a sua otimização das linhas tanto na América do Norte como na Ásia, o que contribuiu para a montadora registrasse um aumento de 5,3% em sua produção global em 2022, tendo construído cerca de 10.610.604 unidades no último ano.

Já a segunda montadora que mais comercializou carros no ano passado foi a Volkswagen. A montadora também passou por problemas em sua cadeia produtiva. Isso contribuiu para que a empresa registrasse o menor número de vendas em mais de uma década. Ao todo, foram vendidos 8,3 milhões de carros da montadora em todo o planeta, o que resultou em um recuo de 7% em suas vendas se comparado com o ano de 2021.

Não bastasse isso, contribuiu para estes números os problemas que a montadora está enfrentando em mercados como o brasileiro e chinês.

Aqui no Brasil, a Toyota é apenas a quarta colocada no ranking de montadoras que mais vendem carros no país. Segundo os números divulgados pela Fenabrave, em 2022 o líder de vendas em nosso país foi a Fiat, com 430 mil emplacamentos, totalizando uma participação de cerca de 22% de todo o nosso mercado. Em segundo lugar está a General Motors, depois a Volkswagen e só daí que vem a Toyota.

Comentando um pouco sobre os modelos da Toyota mais vendidos no Brasil, a liderança ficou com o Corolla (Sedã e Cross). Já a Hilux é líder entre as picapes médias.

As maiores montadoras de automóveis do Brasil são:

  • Toyota;
  • Volkswagen;
  • General Motors (Chevrolet);
  • Ford;
  • Fiat.

Estas montadoras têm uma presença significativa no mercado brasileiro de automóveis e produzem uma ampla gama de veículos, desde carros populares até veículos de luxo. Além disso, muitas delas possuem fábricas no Brasil e desenvolvem modelos específicos para atender às necessidades e preferências dos consumidores brasileiros.

Posts Recentes

Novo BMW 420i Cabrio: o conversível dos sonhos agora no Brasil

Com motor 2.0l TwinPower Turbo, o BMW 420i Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, combinando potência,… Leia Mais

Nova geração do MINI Cooper 5 Door: design e tecnologia de ponta

Veja como o novo MINI Cooper 5 Door se destaca pela sua combinação de performance e funcionalidade. O novo MINI… Leia Mais

Nissan Frontier Attack 2025 chega com design inspirado em guerreiros samurais

A nova Nissan Frontier Attack 2025 chega às concessionárias com design renovado e preços reposicionados, prometendo conquistar os entusiastas de… Leia Mais

Junho de Oportunidades: BMW Lança Ofertas Especiais para iX, iX1 e 320i M Sport

Em junho, a BMW oferece condições especiais com taxas de 0% ao mês para adquirir os modelos iX, iX1 e… Leia Mais

Descubra o Novo BMW M4 GT3 EVO: Inovação e Potência para 2025

A BMW M Motorsport apresenta o BMW M4 GT3 EVO, destacando avanços significativos em dirigibilidade, eficiência e confiabilidade. BMW M4… Leia Mais

Condições especiais para o Jeep Renegade em junho de 2024

Em junho, a Jeep oferece condições especiais para o Renegade 2024, incluindo taxa zero em 36x e 100% da tabela… Leia Mais