BYD desenvolve super esportivo elétrico de 1300cv

BYD Yangwang U9 desafia Tesla e serve como prova de conceito da montadora chinesa de carros elétricos.

A BYD, fabricante chinesa de automóveis, caminhões e ônibus, lançará um superesportivo elétrico com capacidade para chegar aos 1300 cv de potência. O modelo faz parte da linha premium da montadora, denominada Yangwang, e foi batizado como Yangwang U9.

A montadora chinesa vem expandindo sua área de atuação e mira sem cerimônias uma concorrente de luxo: a Tesla, do bilionário Elon Musk. No ano passado, a BYD adentrou no mercado de países como Noruega, Colômbia, Singapura, Nova Zelândia, Costa Rica e Brasil, demonstrando grande expansão ao estar presenta em 35 países, além, é claro, da China. A ideia agora é criar mais algumas marcas para aumentar a participação no mercado internacional, sendo a Yangwang uma delas, considerada uma marca de luxo, a qual deve chegar também ao mercado brasileiro ocupando essa mesma posição, apesar de a própria BYD ser considerada premium por aqui.

Um dos grandes feitos recentes da fabricante e que demonstra o sucesso já alcançado por ela foi o fato de, em 2022, a BYD saltar para o primeiro lugar na lista de marcas mais vendidas na China, ultrapassando a Volkswagen, que liderou o mercado do país asiático por décadas. Esse crescimento é resultado, também, do grande investimento feito governo chinês em marcas que produzem carros elétricos.

O crescimento expressivo da BYD especialmente no mercado chinês e a rápida expansão em mercados internacionais demonstram que o objetivo de bater de frente com a Tesla não é tão impossível assim, e o Yangwang 9 representa mais um esforço nessa direção. Os incríveis 1.306 cv de potência do superesportivo equivalem à potência do – ainda não lançado – Tesla Roadster, que alcança números parecidos, segundo a montadora de Musk.

O BYD Yangwang U9 foi projetado a partir da plataforma e4, base de outros modelos da montadora, entre eles o Yangwang U8, SUV elétrico off-road. O U9 conta com quatro motores elétricos, cada um com 240 kW (322 cv de potência), conjunto que dá ao modelo a possibilidade de sair de zero e alcançar os 100 km/h em apenas dois segundos.

Na parte visual, o superesportivo conta, na parte dianteira, com faróis grandes que lembram o formato de um “C”, unidos por meio das entradas de ar presentes no capô. Já na parte traseira, destaque para um farol longo em peça única. Ainda não temos imagens do interior do Yangwang 9.

Segundo a BYD, a marca Yangwang será a primeira da fabricante a contar com tecnologias de ponta e garantirá aos clientes a melhor experiência em segurança e desempenho, independentemente das condições de direção. A BYD, contudo, não confirmou ainda a data de lançamento do Yangwang U9.

Por enquanto, o modelo é exclusivo para a China e deve custar algo em torno de 140 mil dólares (cerca de R$ 700 mil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *