IPVA PA 2023: descontos podem chegar a 15%

Confira como se dará o pagamento do IPVA 2023 no Pará.

No final do mês de dezembro de 2022, a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (SEFA-PA) divulgou no Diário Oficial a Instrução Normativa número 28, que se refere ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2023. No diário, há informações sobre o calendário de pagamento e a tabela de valores. Vale lembrar que o valor cobrado pelo imposto leva em consideração a marca, o modelo e o ano do veículo, além da Pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O IPVA 2023 poderá ser pago em cota única até a data limite para pagamento com desconto. Este desconto é de 15% para os veículos sem multas de trânsito nos últimos dois anos, 10% para os veículos sem multas de trânsito no último ano e de 5% para as outras situações.

Há ainda a possibilidade de parcelar o imposto em 3 vezes, sendo que neste caso não há descontos. Há ainda a possibilidade de pagar o imposto junto com o licenciamento anual no Departamento de Trânsito (Detran).

Vale lembrar que aeronaves e embarcações deverão pagar o IPVA-PA 2023 até o dia 30 de junho de 2023. Para mais detalhes sobre a cobrança do imposto para rodoviários, basta acessar o site http://www.sefa.pa.gov.br/arquivos/ipva/2023/Anexo-II—tabela_ipva_2023—aeronaves—parte-3.pdf.

Donos de aeronaves podem conferir mais detalhes sobe a cobrança dos impostos no link http://www.sefa.pa.gov.br/arquivos/ipva/2023/Anexo-II—tabela_ipva_2023—aeronaves—parte-3.pdf.

Detalhes sobre o IPVA das embarcações podem ser obtidas através do site http://www.sefa.pa.gov.br/arquivos/ipva/2023/Anexo-II—tabela_ipva_2023—embarcaes—parte-2.pdf.

Quanto aos veículos automotores, os modelos com final de placa 01 a 31 poderão realizar o pagamento antecipado até o dia 6 de janeiro de 2023. Caso opte pelo parcelamento, as parcelas deverão ser pagas nos dias 6 de janeiro (1ª parcela), 6 de fevereiro (2ª parcela) e 3 de março (3ª parcela). Vale lembrar que o licenciamento destes veículos deve ser pago até o dia 3 de março).

Já no dia 10 de janeiro se encerra o prazo para pagamento do imposto para veículos com placas de 41 a 61. Quem parcelar o imposto deverá pagar as parcelas no dia 10 de janeiro (1ª parcela), 10 de fevereiro (2ª parcela) e 10 de março (3ª parcela). Vale lembrar que o licenciamento pode ser pago até o dia 10 de março.

Quanto aos veículos com final de placa de 71 a 91, deverão pagar o imposto em cota única até o dia 17 de janeiro. Já o parcelamento deverá ser pago nos dias 17 de janeiro (1ª parcela), 17 de fevereiro (2ª parcela) e 17 de março (3ª parcela). O Licenciamento deverá ser pago até o dia 17 de março.

Quem quiser conferir as datas de pagamento das demais placas pode acessar o site https://www.detran.pa.gov.br/index_.php.

Os donos de veículos que quiserem consultar os valores do IPVA PA 2023 devem acessar o Portal de Serviços da Secretaria de Fazenda (SEFA). Na página será possível conferir os valores do imposto, assim como gerar e imprimir o DAE. Vale lembrar que o imposto poderá ser pago nos seguintes bancos: Itaú, Bradesco, Banco da Amazônia (Basa), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Banpará.

Vale lembrar novamente que o início do pagamento antecipado do IPVA 2023 acontece no dia 6 de janeiro de 2023. Já a partir do 10 de janeiro também será possível realizar o pagamento do imposto para veículos com placa final de 41 a 61.

E você, preparado para realizar o pagamento do IPVA-PA 2023? Está pensando em pagar o imposto à vista ou parcelado? Deixe sua opinião e não se esqueça de compartilhar esta notícia com amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *