Esta é uma das principais deficiências dos EVs: a composição química das baterias faz com que a entrada e saída de energia sejam mais lentas, ou mais rápidas, dependendo da temperatura as quais estão expostas. Quando ocorre o declínio do mercúrio, a eficiência da bateria, e o alcance, diminuem.
A revista CAR teve a oportunidade de testemunhar o declínio no desempenho dos EVs no inverno, uma vez que, testou um número suficiente deles, comprovando que o fenômeno mencionado é real.
Leia mais e descubra o que aprendemos sobre a autonomia dos carros elétricos em baixas temperaturas e algumas dicas sobre como você pode aumentar sua quilometragem a cada carga.
Durante as baixas temperaturas, a autonomia dos automóveis eletrificados costuma diminuir 10–15% — às vezes bem mais. A neve e o gelo afetam todos os carros, mas alguns lidam melhor com esses fenômenos naturais.
O Honda E com 35 kWh de bateria só tem 200km de autonomia pelo ciclo WLTP; na prática, isso significa 160km de autonomia no verão, caindo para cerca de 130km nos meses de inverno. Já o Tesla Model S, com bateria de 85 kWh, apresentou um alcance de 400km no inverno, em comparação com 425km em climas mais amenos. O site Parkers.co.uk efetuou testes com o Mazda MX-30, pelo período de um ano, e constatou que, quando estava totalmente carregado, o alcance era de 144km ao invés de 176km nos meses mais temperados. A capacidade de bateria era de 35 kWh, similar à do Honda E.
Dicas para aumentar a autonomia dos carros elétricos no inverno
Se você mora em lugar frio fora do Brasil, ou no sul do país, onde as temperaturas abaixo de zero são comuns, existem algumas dicas úteis para aumentar a autonomia do carregamento do seu carro elétrico durante os climas frios, confira:
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?