Carros elétricos enfrentam problemas no frio do inverno

Com a chegada do inverno nos Estados Unidos, muitos donos de veículos elétricos estão notando que as baterias de seus carros estão descarregando mais rápido durante o clima frio. Descubra o porquê abaixo.

Esta é uma das principais deficiências dos EVs: a composição química das baterias faz com que a entrada e saída de energia sejam mais lentas, ou mais rápidas, dependendo da temperatura as quais estão expostas. Quando ocorre o declínio do mercúrio, a eficiência da bateria, e o alcance, diminuem.

A revista CAR teve a oportunidade de testemunhar o declínio no desempenho dos EVs no inverno, uma vez que, testou um número suficiente deles, comprovando que o fenômeno mencionado é real.

Leia mais e descubra o que aprendemos sobre a autonomia dos carros elétricos em baixas temperaturas e algumas dicas sobre como você pode aumentar sua quilometragem a cada carga.

Carros elétricos no inverno: o que ocorre com a bateria no frio?

Durante as baixas temperaturas, a autonomia dos automóveis eletrificados costuma diminuir 10–15% — às vezes bem mais. A neve e o gelo afetam todos os carros, mas alguns lidam melhor com esses fenômenos naturais.

O Honda E com 35 kWh de bateria só tem 200km de autonomia pelo ciclo WLTP; na prática, isso significa 160km de autonomia no verão, caindo para cerca de 130km nos meses de inverno. Já o Tesla Model S, com bateria de 85 kWh, apresentou um alcance de 400km no inverno, em comparação com 425km em climas mais amenos. O site Parkers.co.uk efetuou testes com o Mazda MX-30, pelo período de um ano, e constatou que, quando estava totalmente carregado, o alcance era de 144km ao invés de 176km nos meses mais temperados. A capacidade de bateria era de 35 kWh, similar à do Honda E.

Dicas para aumentar a autonomia dos carros elétricos no inverno

Se você mora em lugar frio fora do Brasil, ou no sul do país, onde as temperaturas abaixo de zero são comuns, existem algumas dicas úteis para aumentar a autonomia do carregamento do seu carro elétrico durante os climas frios, confira:

  1. Carregue o seu EV em casa, caso tenha uma tomada disponível, e apta para o serviço. Desta maneira, você começará a maioria das viagens com a bateria carregada.

  2. A maioria dos EVs têm uma função de pré-aquecimento. Em alguns modelos, isso só está disponível quando o carro está ligado — é um grande benefício ter os vidros limpos e a cabine aquecida para tornar a condução em condições de frio mais rápida e confortável. Sugerimos que utilize esta função quando estiver conectado, para que não consuma no alcance antes mesmo de sair de casa.

  3. Tenha cuidado com os acessórios aquecidos, pois eles podem enfraquecer bastante o carregamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *