Fiat prepara novo Argo para 2026, com projeto F1H

Stellantis trabalha em projeto para rejuvenescer o atual Argo. Mas nome pode mudar.

No ano de 2019, foi anunciada a criação do Grupo Stellantis, que prometia o compartilhamento de peças entre as marcas Citroen, Peugeot, Jeep e Fiat. Um dos primeiros modelos a ser beneficiado com este compartilhamento foi o Peugeot Partner Rapid, que nada mais é do que um Fiat Fiorino da Peugeot. Após isso, tivemos a introdução do motor 1.0 Firefly da Fiat em veículos de outras marcas.

Agora, a Fiat está próxima de lançar um novo veículo que compartilha da conhecida plataforma modular CMP, que é originária da Peugeot. Estamos falando do novo Fiat Argo. O modelo, que deverá ser produzido no Brasil, na fábrica da montadora em Betim (MG), marcará a nova geração do veículo e promete muitas mudanças.

Pelo que se sabe até agora, o novo Fiat Argo já apareceu em antigos códigos da Fiat. O veículo, que atualmente aparece como F1H, nada mais é do que o antigo projeto 328, que na época era tratado como Argo Next Gen.

O novo Fiat Argo deverá trazer muitas novidades. O veículo, que será o primeiro modelo da marca a utilizar a plataforma CMP, deverá ser o primeiro carro híbrido do tipo plug-in fabricado no Brasil. O modelo deve ser similar ao Fiat Centoventi Concept, que já vem sendo divulgado pela Stellantis há algum tempo.

Pelo que se especula até o momento, o carro deverá vir equipado com um motor 1.0 Turbo, além de contar com outro motor elétrico com sistema de recarga externa. O novo Fiat Argo também marcará a entrada da montadora em sua nova estratégia de mercado, onde buscará unificar toda a sua linha europeia com a do resto do mundo.

Esta unificação da linha em todo o mundo coloca em dúvida sobre a presença do Argo na Europa. Quanto a isso, é provável que por lá o veículo também esteja presente, porém, com o nome de Panda, mas se mantendo como veículo elétrico. Na Europa, o Fiat Panda deverá chegar ao mercado para substituir o 500X.

O lançamento do novo Fiat Argo deverá ocorrer somente no ano de 2026. Até lá, muita coisa pode acontecer e novas mudanças poderão ser realizadas pela montadora. Portanto, só nos resta aguardar e torcer para que este projeto realmente saia do papel e chegue ao Brasil sendo um sucesso de vendas. Inclusive, especula-se que a Fiat pode até adotar algum nome antigo e já usado para o modelo, como Uno, Punto, Tipo e até mesmo Corsa (um nome da Opel, antigamente do grupo GM e atualmente pertencente à Stellantis). Mas são meras especulações, por enquanto.

O Fiat Argo no Brasil

O Fiat Argo é um carro compacto fabricado pela montadora italiana Fiat. Lançado em 2017, o Argo foi projetado para substituir o Fiat Punto e o Fiat Palio. O carro é conhecido por seu design moderno e elegante, além de ser equipado com uma série de recursos avançados.

O designer responsável pelo Fiat Argo é o brasileiro Peter Fassbender, que trabalhou para a Fiat na América Latina. Ele foi responsável por criar o design do carro, que é inspirado no conceito "Arrow Design", que busca transmitir a ideia de movimento e velocidade.

O Fiat Argo é vendido principalmente no mercado brasileiro, mas também é comercializado em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Peru. O carro é oferecido em várias versões, incluindo a Drive 1.0, Drive 1.3, Precision 1.8 e HGT 1.8.

Os preços do Fiat Argo variam de acordo com a versão e os recursos incluídos. A versão mais básica, o Argo Drive 1.0, tem um preço médio de R$ 60.000, enquanto a versão topo de linha, o Argo HGT 1.8, tem um preço médio de R$ 87.000.

Entre os principais concorrentes do Fiat Argo estão o Volkswagen Polo, o Ford Fiesta, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Todos eles são carros compactos populares no mercado brasileiro e oferecem recursos semelhantes ao Argo, como conectividade avançada, tecnologia de segurança e motores eficientes.

No geral, o Fiat Argo é um carro versátil e confiável que oferece um ótimo valor para o dinheiro. Com seu design elegante e recursos avançados, é uma escolha popular para motoristas que procuram um carro compacto para o dia a dia.

A estrutura da Stellantis

O Grupo Stellantis é uma empresa multinacional do setor automotivo criada em janeiro de 2021, a partir da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA. Com sede em Amsterdã, na Holanda, o grupo é atualmente o quarto maior fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas, com um portfólio diversificado de marcas e modelos.

Entre as marcas pertencentes ao Grupo Stellantis estão a Chrysler, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Dodge, Fiat, Lancia, Maserati, Jeep, Opel, Ram, Peugeot, Vauxhall e a recém-criada marca de carros elétricos Free2Move. Essas marcas representam uma ampla variedade de segmentos de mercado, desde carros populares até veículos de luxo.

O CEO da empresa é o executivo franco-líbano-brasileiro Carlos Tavares, que já liderava o Grupo PSA antes da fusão com a FCA. Com vasta experiência na indústria automotiva, Tavares é responsável por liderar a empresa em sua estratégia de crescimento global e transformação digital.

No ano de 2020, antes da fusão, a Fiat Chrysler Automobiles reportou um lucro líquido de 2,7 bilhões de euros e o Grupo PSA, 2,2 bilhões de euros. Ainda não há informações sobre o lucro consolidado do Grupo Stellantis desde a fusão.

Em relação aos funcionários, o Grupo Stellantis emprega atualmente cerca de 400 mil pessoas em todo o mundo. A empresa possui 29 fábricas de automóveis e 47 centros de pesquisa e desenvolvimento em vários países, incluindo Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Argentina, México, Índia e China, entre outros.

Com presença em mais de 130 países, o Grupo Stellantis tem como objetivo ser líder em sustentabilidade e mobilidade, desenvolvendo veículos mais eficientes e menos poluentes, além de oferecer soluções inovadoras de mobilidade urbana. Com uma ampla variedade de marcas e modelos, a empresa está bem posicionada para atender às necessidades dos consumidores em todo o mundo e continuar a crescer nos próximos anos.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais

Com quantos pontos perde a CNH em 2024?

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece regras claras sobre a pontuação na Carteira Nacional de… Leia Mais

Toyota Corolla Cross 2024 terá facelift e tecnologia renovada

O Toyota Corolla Cross, um SUV já consolidado no mercado, está prestes a receber um… Leia Mais