Avanços em segurança automotiva: tecnologia e design para proteger ocupantes

Segurança automotiva: itens essenciais para prestar atenção na hora de comprar seu carro.

A segurança automotiva é um elemento essencial a se prestar atenção na hora de comprar um carro. Tendo isso em mente, nos últimos anos, as montadoras têm investido cada vez mais em tecnologias a fim de aumentar a seguridade do motorista e dos passageiros. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos principais itens de segurança automotiva aliados à tecnologia para você prestar atenção quando for escolher o seu veículo.

Frenagem Brake Assist

Para começar, destacamos a tecnologia de frenagem Brake Assist System, ou BAS, que representa uma atualização muito mais autônoma dos freios ABS. Vale lembrar que, em 2014, foi sancionada, no Brasil, uma lei que tornou obrigatório os freios ABS e, também, airbag frontal. No entanto, para acionar os freios ABS, o motorista precisa aplicar muita força o que, em situações extremas, pode não ser possível. Nesse caso, a tecnologia BAS representa uma solução importante, pois não depende de ação do motorista.

Esse sistema de assistência de frenagem foi projetado para, sem necessidade de interferência do motorista, entender a velocidade em que o carro está trafegando e, caso esta encontre-se elevada, o sistema é acionado. O diferencial do BAS é ser ativado em relação à velocidade e ao. Vale lembrar que O BAS, uma vez que aumenta consideravelmente a pressurização sobre o sistema hidráulico, auxilia também no aproveitamento do sistema ABS.

Controle eletrônico de estabilidade

Embora no mercado há alguns anos, recentemente o controle eletrônico de estabilidade (ou ESC) passou por diversos aprimoramentos e nada restou do sistema que retirava o controle do motorista por conta de alterações no sistema, por menores que estas fossem.

Leia também: Novo Volkswagen Taigun - Apresentação no Salão de Nova Déli 2014

O controle de estabilidade e tração parte do princípio que é necessário manter o carro sob controle e, ao mesmo tempo, estável, seja qual for o terreno sobre o qual o automóvel estiver trafegando ou o quanto o condutor se mostrar imprudente. Esse recurso de segurança é fundamental atualmente. Assim, se aparecer, de repente, um automóvel na pista e, para desviar, o motorista perder o controle do carro, esse elemento de segurança pode ser decisivo para salvar vidas.

Airbags de cortina

Esses não podem faltar pois, em eventuais acidentes, podem ser determinantes para salvar vidas. Atualmente, além dos airbags frontais, obrigatórios por lei, airbags de cortina têm sido adicionados aos veículos. Tais recursos, em colisões laterais, por exemplo, podem evitar que estilhaços de vidro ou outros materiais atinjam os passageiros e motorista.

Infelizmente, em razão dos altos preços atingidos pelos automóveis nos últimos anos, muitas montadoras têm optado por, a fim de conseguir vender seus modelos a preços competitivos, oferecer apenas os elementos de segurança previstos em lei. No entanto, não há motivos razoáveis para colocar a sua vida e/ou da sua família em risco deixando de lado a segurança dos veículos. Por isso, observar a presença dos itens de nossa lista pode te auxiliar na hora de escolher o modelo que mais se adequa à sua necessidade e às suas possibilidades financeiras.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *