Lei do insulfilm mudou! Veja quais são as novas regras para 2023

Motoristas que possuem película de Insulfilm no carro devem ficar atentos, pois no início deste ano de 2023 tivemos mudanças na Lei que regulamenta o uso do acessório.

Vale lembrar que as novas regras para utilização da película de privacidade já estão valendo. Confira abaixo quais foram as principais mudanças que ocorreram na Lei do Insulfilm.

Antes de começar a citar o que mudou no uso de Insulfilm nos Carros, é importante lembrarmos que o principal objetivo do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) com a Lei do Insulfilm é controlar a qualidade das películas utilizadas nos carros, evitando assim que produtos que mais atrapalham o condutor do que ajudam circulem no mercado.

A primeira mudança ocorrida é que agora não existe exigência de grau mínimo de transparência luminosa na película. É importante lembrar que isso vale para o vidro traseiro e também das laterais traseiras, que são vidros não cruciais para a visão do motorista. Vale lembrar que anteriormente o uso de películas nesses vidros era limitado em 28% de luz.

Já na parte dianteira, os vidros do para-brisa e das laterais precisam ter uma transparência mínima de 70%.

É importante salientar que a fiscalização desses índices pode ser realizada de duas formas. A primeira maneira é através do uso de equipamentos medidores especiais. Já a segunda forma é através da verificação do certificado de conformidade do produto, que precisam seguir todas as normais impostas pela ABNT NBR 9491.

O que acontece caso você seja pego usando insulfilm fora do padrão em seu carro?

Caso você seja pego utilizando em seu carro uma película de insulfilm fora do padrão estipulado ou que não possua certificado de qualidade, será multado. Segundo o Parágrafo XVI do Artigo 230, a infração cometida pelo motorista é do tipo grave, com isso o motorista ganhará cinco pontos na carteira de habilitação e terá ainda o seu carro apreendido. Quanto ao valor da multa que será recebida pelo motorista, ela é a segunda de maior valor que pode ser cobrada, sendo de aproximadamente R$ 195.

Quais os perigos de se utilizar películas muito escuras

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o uso de películas Isulfilm de má qualidade ou muito escuras pode atrapalhar na visibilidade do motorista em dias de chuva, ou ao dirigir a noite. Devido a isso, o risco de acidentes quando o carro utiliza películas irregulares só aumenta.

Que achou dessas mudanças na Lei do Insulfilm? Comente em nossa página e compartilhe esta notícia.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais