BMW i Vision Dee, o carro que muda de cor

Um protótipo de sedã com conceito futurista como nunca visto antes.

A BMW apresentou ao público o i Vision Dee, o seu conceito de carro do futuro que muda de cor. O feito aconteceu na abertura da Consumer Electronic Show (CES), a feira anual de tecnologia de consumo, iniciada no dia 05, em Las Vegas.

Essa tecnologia, chamada de E Ink, não chega a ser algo inédito para a montadora. Ainda em 2022, ela já tinha feito uma demonstração com o seu crossover elétrico iX Flow, o primeiro veículo com capacidade de alternar as suas cores, entre preto, branco e cinza.

Com o Vision é possível ir muito além disso, com 32 opções de cores que podem ser escolhidas individualmente ou, simplesmente, ficar alternando entre 240 segmentos de cores, gerando um verdadeiro espetáculo com efeitos coloridos.

E o responsável por tudo isso é a tecnologia E-link, que será explicada em detalhes a seguir.

Tecnologia E Ink

A tecnologia desse novo conceito de veículo futurista recebe o mesmo nome da empresa que a desenvolveu, a E Ink Corporation, que já tem experiência no desenvolvimento de recursos para smartwatches e e-readers.

Mas o que realmente está por trás da troca de cores e dos efeitos visuais do i Vision é o Prism 3, um revestimento composto de microcápsulas com pigmentos que mudam de tom quando a eletricidade que o alimenta é ativada.

E o melhor de tudo é que esse invólucro, que fica sobre a carroceria do veículo, possui baixo consumo de energia por ser biestável, sendo, então, sustentável.

A essa altura, é importante destacar que a BMW foi a única que decidiu inovar com o E Ink aplicando no ramo automotivo, inclusive, promovendo melhorias e, ainda, criando sua própria tecnologia sobre esse conceito.

O i Vision Dee – novo conceito de veículo

É um sedã com proporções bem esquematizadas e com o perfil de um BMW. A traseira é pequena, a frente oblíqua para a frente, alinhada com o capô largo.

O Dee não tem retrovisores, muito menos maçanetas, tudo é controlado por sensores e por câmeras acionados pelo seu condutor, que precisa apenas aproximar-se do veículo e será reconhecido pelo seu avatar nas janelas.

Dentro dele, tudo funciona baseado na ideia de multiverso, com assistente virtual, assistente de condução e muito mais opções avançadas que facilitarão a vida do motorista, e ainda entregando uma experiência fora do comum.

Sem previsão de lançamento

O i Vision Dee não entrará na linha de produção, por enquanto, por ainda se tratar de uma experiência em fase de pesquisa e desenvolvimento.

Além do que, existem diferentes problemas que podem dificultar o funcionamento dos seus recursos. Por isso, diversas soluções precisam ser encontradas.

Mesmo assim, ele chama a atenção dentro da BMW, o que não descarta a possibilidade de um projeto concreto para o futuro.

Sendo assim, há um longo caminho até vermos essa tecnologia seja colocada em prática e, então, vermos esse carro no stand de venda das concessionárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *