Salão do Automóvel de São Paulo 2018 – Novidades Aguardadas


Confira quais são os automóveis aguardados no Salão do Automóvel de São Paulo neste ano.

Entre os dias 8 e 18 de novembro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (maior exposição automobilística da América Latina) irá abrir suas portas ao público e aos entusiastas do setor, o evento irá acontecer no pavilhão de exposição Salão Expo, pela segunda vez consecutiva.

A expectativa é de mais de 700 mil visitantes ao longo destes 10 dias, estarão presentes cerca de 30 montadoras expondo pouco mais de 500 modelos.

Como de costume, a expectativa é grande para verificar de perto tanto os lançamentos das montadoras para o mercado nos próximos anos como também uma ótima oportunidade do visitante averiguar em um único espaço os principais automóveis comercializados em território nacional, fora os carros-conceito e superesportivos que dão charme e requinte ao evento.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais novidades esperadas (muitas inclusive confirmadas) separadas por marca:

Audi

Sedan Audi A8

Com 480 cavalos de potência oferecidas através do seu potente V8, a Audi irá oferecer o seu sedan de alto luxo apenas na versão L (de entre-eixos mais longo). Além de todos os luxos e requintes característicos de seu segmento o Audi A8 tem o mérito de ser o primeiro carro com condução autônoma de nível 3 a venda no mercado mundial.

SUV Audi Q8

A Audi também irá mostrar a nova geração do SUV Q8, chegando com 380 cavalos de potência através de seu V6 e também um motor elétrico com 48 volts acoplado para melhorar suas marcas de consumo exageradas.

BMW

SUV cupê X4

Maior e com mais equipamentos a BMW irá oferecer seu SUV com dois tipos de motorizações, a primeira a gasolina com 184 cv ou 252 cv (dependendo da versão) e também a diesel com 190 cv ou 231 cv (também dependendo da versão escolhida).

Chery

SUV Tiggo 4

A Chery vai oferecer mais uma opção para o disputado segmento dos SUV compactos com o Tiggo 4, a motorização será um 1.5 turbo com ótimos 21.4 mkgf de torque e 147 cv de potência além do câmbio de seis marchas automatizado.

SUV Tiggo 7

Outro SUV será confirmado pela Chery, o Tiggo 7, de maior porte desta vez para brigar em um segmento superior hoje dominado pelo Jeep Compass.

Chevrolet

Chevrolet Hatch Bolt

Com baterias no assoalho e 200 cavalos de potência permitindo uma invejável aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos, o Bolt é aposta da Chevrolet no segmento de carros elétricos. Existe a expectativa da GM oferecer o modelo para venda no mercado nacional.

Ferrari

Superesportivo Ferrari 488 Pista

A legendária montadora italiana irá apresentar o 488 Pista, o modelo tem o mérito de ser 50 cavalos mais potente que o 488 GTB, isto significa uma aceleração de 2,8 segundos de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 340 km/h disponíveis através de um motor V8 de 720 cavalos.

Superesportivo Ferrari Portofino

Outra novidade a ser apresentada é a Ferrari Portofino, sucessora da California com motor V8 de 600 cavalos permitindo o motorista chegar aos 320 km/h em 3,5 segundos.

Honda

SUV Honda HR-V

A Honda vai apresentar o novo HR-V disponível em outros mercados com uma nova grade frontal e um novo conjunto de faróis de LED, além de para-choques remodelados.

Jeep

SUV Renegade

O sucesso de vendas da Jeep vai ganhar mudanças sutis através do novo desenho do para-choque dianteiro e novos contornos para os faróis dianteiros e traseiros, na parte mecânica não haverá maiores alterações.

Lamborghini

SUV Urus

A Lamborghini irá apresentar seu SUV de luxo, com preço em torno dos 2 milhões de reais, além de porte e espaço o modelo conta com 650 cavalos capazes de levar os ocupantes até 305 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

McLaren

McLaren Senna

Intitulado pela própria McLaren como seu carro mais rápido até então produzido, o bólido será oferecido com um motor 4.0 V8 de 800 cavalos, permitindo o incrível torque de 81,8 mkgf e velocidades máximas superiores a 320 km/h.

Mercedes-Benz

Utilitário Classe G63 AMG

A Mercedes permite aos seus interessados a encomenda de seu utilitário Classe G somente na versão mais nervosa, a AMG, o veículo será apresentado no salão em sua versão V8 com duplo turbo e um inteligente sistema de desligamento de cilindros do motor quando necessário para maior economia de combustível.

Esportivo AMG GT 4-door

Outra novidade a ser apresentada será o potente GT 4 com 639 cavalos de potência oferecidos através de um V8. A tecnologia embarcada também será destaque com a possibilidade do motorista escolher entre seis modos de condução diferentes.

Nissan

Hatch elétrico Nissan Leaf

A principal novidade a ser apresentada pela Nissan é a nova geração do Nissan Leaf com maior autonomia para o motorista (400 km nesta versão atual), além de oferecer um automóvel mais potente e maior, existe uma forte expectativa da Nissan disponibilizar o modelo para venda em nosso mercado no próximo ano.

Rolls-Royce

SUV Cullinan

Cullinan é o primeiro SUV da marca inglesa de luxo, para levar suas mais de 2 toneladas e todo luxo a bordo, o Cullinan vem com um motor V12 com duplo turbo de 571 cavalos de potência e exagerados 86 mkgf de torque.

Volkswagen

SUV T-Cross

A principal novidade da Volkswagen será o SUV T-Cross confirmado com duas motorizações, a primeira 1.0 de 128 cavalos e a segunda de 1.4 de 150 cavalos, todas com turbo acoplado na mecânica. O modelo nacional será levemente maior que o europeu e contará com opções de câmbios manual e automático.

Agora é só aguardar à data e conferir de perto todas estas novidades!

Por Carlos B.

Salao Internacional do Automóvel SP 2018


IPVA SP – Motoristas Sem Multas poderão ter Descontos no Pagamento


De acordo com um Projeto de Lei que está em tramitação os motoristas de São Paulo que não possuam nenhuma infração de trânsito poderão ter descontos no pagamento do IPVA.

Estamos quase encerrando o ano de 2017 e muita gente já está com o pensamento no ano de 2018 que ainda nem chegou. Estamos nos referindo aos proprietários de veículos de todo o país, que nos primeiros meses do ano têm que pagar o IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O IPVA como todos já sabem é obrigatório, pois caso o proprietário de automóvel não realize o pagamento, que pode ser em parcela única ou parcelado, o veículo fica em situação irregular, não podendo mais trafegar nas rodovias brasileiras. Caso o motorista seja flagrado dirigindo um veículo cujo IPVA não tenha sido devidamente quitado, ele pode ter o veículo apreendido, assim como pode perder pontos na CNH e pagar uma elevada multa.

Diante disso, os proprietários não veem outra saída a não ser arcar com mais esse gasto, já que no início do ano as contas são muitas e o país não vem atravessando uma boa situação na economia.

Contudo, se você é proprietário de veículo licenciado no estado de São Paulo, acabam de aparecer novidades que podem lhe agradar bastante.

É que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para quem reside em São Paulo vai sair por um preço mais reduzido, o que com certeza vai fazer a diferença para muitos motoristas.

O fato que levou a essa redução do IPVA se deve a um projeto de lei que foi protocolado por uma deputada estadual cujo nome é Beth Sahão, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Porém, essa medida, ou melhor, o desconto no valor do IPVA valerá somente para condutores de veículos que não possuam nenhuma infração de trânsito.

De acordo com o texto do projeto a redução será de 5% sobre o valor do tributo para os proprietários/motoristas que não possuam nenhuma infração que tenha sido cometida no ano anterior, neste caso os proprietários para receberem o desconto no IPVA 2018 não podem ter sido multados durante este ano de 2017.

Já aqueles motoristas que ficarem pelo período de dois anos sem cometer infrações de trânsito o desconto aumentará chegando a 10%. E para ficar ainda melhor, três anos sem autuações vai gerar um desconto de 15% sobre o valor total do IPVA.

De acordo com as palavras da deputada que é a idealizadora do projeto, o objetivo principal de sua implantação é fazer com que os motoristas se sintam mais motivados a trafegar com prudência, respeitando as leis de trânsito e ocasionado um alívio na carga tributária do estado de São Paulo que por sua vez possui umas das maiores alíquotas do país em relação ao IPVA, que pode representar até 4% do valor da tabela do automóvel. De acordo com a parlamentar 4% é um valor bastante elevado, que acaba pesando no orçamento familiar, principalmente nesta época do ano em que os gastos tendem a ser mais elevados como material escolar para os filhos, matrículas, contas das festas de fim de anos, entre outros débitos.

É importante ressaltar que o desconto será concedido somente para aqueles proprietários que pagarem o IPVA ainda dentro do prazo que é estipulado pelo órgão arrecadador, que no caso é a Secretaria Estadual da Fazenda.

Caso o condutor tenha recebido multas e tenha entrado com recurso, o desconto só será dado depois que o recurso passar por análise e já esteja concluído. Assim, se a multa for anulada o proprietário do veículo em questão receberá o desconto.

O projeto da deputada ainda está tramitando e deve passar por análise nas comissões da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a Alesp e em seguida deve passar por votação no plenário.

Por Sirlene Montes

Bom motorista


Calendário IPVA SP 2018


Veja aqui a Tabela de Datas para pagamento do IPVA SP 2018.

Fim do ano está chegando e se por um lado as pessoas se preparam para comemorar as festas de Natal e Réveillon, elas também devem ficar atentas aos gastos, porque início de ano tem sempre muitas contas a serem pagas. Os paulistas estão um pouquinho mais tranquilos, pois foi confirmado que o IPVA 2018 estará mais barato. Com o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ficando mais barato, já sobra um pouco mais para o pagamento das outras contas, como o IPTU, material escolar, cartão de crédito e tantas outras contas que chegam no início do ano.

A Secretaria da Fazenda já publicou a tabela de valores venais no Diário Oficial do Estado desta última quinta-feira (30), tendo sido constatada uma queda nominal média de 3,2% em relação aos preços encontrados no varejo. A Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, foi quem realizou a pesquisa, analisando 11.504 marcas diferentes, entre vários modelos e versões de carros. Como o mercado nacional conta com uma grande variedade de veículos, foi preciso fazer uma análise ampla, para chegar a uma média bem próxima da realidade.

A pesquisa feita pela Fipe constatou que houve uma ligeira queda no preço de caminhões usados, chegando a 7,15%. A redução nos valores de ônibus e micro-ônibus foi de 4,17%. Os utilitários apresentaram queda nos preços chegando a 4,15%. Os automóveis tiveram uma redução de 3,39% e em relação às motos, a queda foi de 1,79% se comparado com o ano de 2016, ou seja, na verdade não foi o IPVA que ficou mais barato, é que os veículos tiveram uma desvalorização de um modo geral e se por um lado isto beneficia o cidadão, por outro é um problema, pois mostra que ele perdeu dinheiro na compra de seu veículo.

As alíquotas do IPVA permaneceram as mesmas, assim, o valor para 2018 só ficará menor justamente por causa desta queda. Veículos a gasolina e também os bicombustíveis irão recolher 4% do valor venal. Aqueles que utilizam apenas álcool, gás ou eletricidade, tem alíquota de 3%. Utilitários, Ônibus, motos, quadriciclos, micro-ônibus, terão alíquota de 2%. Dos caminhões será de 1,5% e da picapes com cabine dupla será de 4%.

O estado de São Paulo conta com uma frota que já passa dos 24 milhões, sendo que mais de 17 milhões terão que pagar o IPVA. Quase 7 milhões são isentos porque foram fabricados há 20 anos e tem cerca de 295 mil que não precisarão pagar o IPVA porque são isentos por algum motivos, por exemplo, pertencem a pessoas com deficiência, ou são taxistas, ou pertencem a igrejas, ONGs, além dos veículos oficiais e ônibus urbanos.

A previsão da Fazenda é que o IPVA 2018 recolha cerca de R$ 15 bilhões e metade desse valor vai para os municípios onde os veículos estão registrados, enquanto a outra metade fica com o Estado.

Confira o calendário de vencimento do IPVA 2018 para São Paulo, de acordo com o final da placa, lembrando que a cota única com desconto deve ser paga no primeiro mês, ou então é possível pagar a cota única sem desconto no segunda mês e quem preferir pode parcelar o pagamento em 3 meses.

  • Final 1 – 09/01 – 09/02 – 09/03
  • Final 2 – 10/01 – 15/02 – 12/03
  • Final 3 – 11/01 – 16/02 – 13/03
  • Final 4 – 12/01 – 19/02 – 14/03
  • Final 5 – 15/01 – 20/02 – 15/03
  • Final 6 – 16/01 – 21/02 – 16/03
  • Final 7 – 17/01 – 22/02 – 19/03
  • Final 8 – 18/01 – 23/02 – 20/03
  • Final 9 – 19/01 – 26/02 – 21/03
  • Final 0 – 22/01 – 27/02 – 22/03

Por Russel


IPVA SP 2018 – Calendário de Pagamento


Confira o calendário de pagamento do IPVA de São Paulo para o ano de 2018.

Com o final do ano de 2017 já se aproximando, afinal, só faltam pouco mais de dois meses para o último dia do ano, os brasileiros já devem começar a se preparar para, além das tão aguardadas festas de final de ano, a ingrata maratona de contas que virão com a entrada de 2018.

Dentre a enxurrada de despesas que abrirão 2018, uma das preocupações de muita gente, é com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), uma conta que tira o sono de muita gente, principalmente, para quem depende do carro tanto para trabalhar quanto para outros fins.

Se você pensar numa grande cidade como São Paulo, onde está localizada uma das maiores frotas de veículos do país, a arrecadação deve ser grande o suficiente para que grande parte da quantia arrecadada possa ser utilizada para a melhoria de sua própria malha viária e assim, beneficiar toda uma população que usa o veículo automotor como meio de transporte.

Para o ano de 2018, a intenção da nova gestão municipal de São Paulo é favorecer a arrecadação deste tributo, o que se reverte mais dinheiro para os cofres públicos que, via de regra, devem ser utilizados no próprio estado.

Como medida de antecipação e numa maneira de todos os contribuintes irem se preparando, o governo paulista já divulgou neste sábado, dia 21, o calendário de datas para o recolhimento do tão aguardado tributo.

Para se calcular o valor real a ser pago por cada contribuinte que possui carro, os preços dos chamados valores venais ainda não são conhecidos. A promessa é que estes sejam publicados até dezembro de 2017.

Repetindo o que sempre foi feito em anos anteriores, o governo vai permitir que os contribuinte tenha à sua disposição a possibilidade de recolhimento do tributo em parcela única, com um desconto imediato de 3%. Este pagamento deverá estar disponível somente em janeiro de 2018.

Quem optar por pagar o valor total somente em fevereiro deverá perder o desconto do mês anterior.

Caso o contribuinte não possa quitar o valor em uma única parcela, poderá fazê-lo em até três vezes, nos meses de janeiro a fevereiro.

Para os proprietários de veículos de passeio e afins, os valores e as respectivas datas de pagamento em função da terminação da placa do carro é a seguinte abaixo;

IPVA 2018 EM SP (automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos)

Mês

Janeiro

Fevereiro

Março

Parcela

1ª parcela ou cota única com desconto

2ª parcela ou cota única sem desconto

3ª parcela

Placa

Final 1

Dia do vencimento

9 de janeiro de 2018

9 de fevereiro de 2018

9 de março de 2018

Final 2

Dia do vencimento

10 de janeiro de 2018

15 de fevereiro de 2018

12 de março de 2018

Final 3

Dia do vencimento

11 de janeiro de 2018

16 de fevereiro de 2018

13 de março de 2018

Final 4

Dia do vencimento

12 de janeiro de 2018

19 de fevereiro de 2018

14 de março de 2018

Final 5

Dia do vencimento

15 de janeiro de 2018

20 de fevereiro de 2018

15 de março de 2018

Final 6

Dia do vencimento

16 de janeiro de 2018

21 de fevereiro de 2018

16 de março de 2018

Final 7

Dia do vencimento

17 de janeiro de 2018

22 de fevereiro de 2018

19 de março de 2018

Final 8

Dia do vencimento

18 de janeiro de 2018

23 de fevereiro de 2018

20 de março de 2018

Final 9

Dia do vencimento

19 de janeiro de 2018

26 de fevereiro de 2018

21 de março de 2018

Final 0

Dia do vencimento

22 de janeiro de 2018

27 de fevereiro de 2018

22 de março de 2018

Os proprietários de caminhões devem seguir também a tabela descrita abaixo e observar também o final da placa

Mês

Janeiro

Março

Abril

Junho

Setembro

Parcela

Cota única com desconto

1ª parcela

Cota única sem desconto

2ª parcela

3ª parcela

Placa

Final 1

Dia do vencimento

9 de janeiro de 2018

9 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 2

Dia do vencimento

10 de janeiro de 2018

12 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 3

Dia do vencimento

11 de janeiro de 2018

13 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 4

Dia do vencimento

12 de janeiro de 2018

14 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 5

Dia do vencimento

15 de janeiro de 2018

15 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 6

Dia do vencimento

16 de janeiro de 2018

16 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 7

Dia do vencimento

17 de janeiro de 2018

19 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 8

Dia do vencimento

18 de janeiro de 2018

20 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 9

Dia do vencimento

19 de janeiro de 2018

21 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Final 0

Dia do vencimento

22 de janeiro de 2018

22 de março de 2018

18 de abril de 2018

18 de junho de 2018

18 de setembro de 2018

Como efetuar o pagamento?

O recolhimento do imposto é feito de maneira muito simples. Basta o proprietário e dirigir a qualquer agência credenciada portando o número do chamado Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) e efetuar o pagamento.

O recolhimento pode ser feito também pela internet, por débito direto em conta corrente, inclusive nos terminais de auto atendimento.

Por Liana Gifoni

IPVA SP


Detran-SP facilita Pedido de 2ª Vida da CNH


Emissão da 2ª Via da Carteira de Motorista não precisará mais de justificativa.

Você possui carteira habilitação para dirigir? Normalmente é muito ruim quando temos nosso documento furtado, danificado pelo uso ou acabamos perdendo-o. Talvez você goste de saber que o Detran de São Paulo anunciou, ainda esta semana, que vão haver mudanças para facilitar o pedido de segunda via da CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Para saber que mudanças são essas e sobre o processo de requisição da segunda via, continue acompanhando o texto!

Foi anunciado nesta terça-feira (14) que o Detran decidiu facilitar o processo de segunda via da carteira de habilitação. Antes, o pedido geralmente era feito por motivos de estar em mau estado, ter sido perdido, roubado ou furtado.

A mudança que se instalou é que, agora, a segunda via da carteira poderá ser pedida sem a necessidade de apresentação de justificativa. Para fazer a solicitação, não será mais necessário apresentar boletim de ocorrência, declaração de roubo ou extravio e nem mesmo a CNH para comprovar mau estado de conservação. Com a nova mudança, apenas a apresentação de documento com foto será suficiente.

Mediante essas mudanças, muitos poderiam perguntar sobre a segurança do processo. Entretanto, o diretor-presidente do Detran de São Paulo, Maxwell Vieira, afirmou que não vão haver consequências prejudiciais porque o documento de segunda via invalida automaticamente o documento anterior. Como benefícios, essas novas mudanças trarão menos burocracia para os cidadãos.

Para solicitar a segunda via da CNH, basta acessar o aplicativo do Detran-SP ou acessar o seguinte link: http://www.detran.sp.gov.br/. Após o acesso basta clicar na seção “segunda via da CNH”.

Feita a solicitação pela internet, o documento pode ser entregue em domicílio através do pagamento da taxa de R$41,37 pela taxa de emissão e mais R$11,00 pelos envio dos Correios. O pagamento pode ser realizado em caixas eletrônicos ou por meio do internet banking de bancos conveniados.

Portanto, se você possui carteira de habilitação e está com necessidade de solicitar um documento de segunda via, foi bom saber que agora o processo está mais fácil e menos burocrático. Não há mais a necessidade de apresentação de documentos além de uma documento de identificação com foto. Para fazer o pedido, basta acessar o site do Dentran-SP, fazer sua solicitação, e aguardar!

Por Carolina Costa


Calendário de Pagamento para o IPVA 2017 em SP


Já foi divulgado o calendário para realizar o pagamento do IPVA no Estado de São Paulo. É possível quitar o imposto em cota única ou pagar em 3 vezes.

O Governo do Estado de São Paulo publicou na quinta-feira, dia 6 de novembro, o calendário para realizar o pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do ano de 2017. O imposto é calculado com base nos valores venais dos veículos, os quais são determinados pelo estado.

Os proprietários de veículos têm duas alternativas para pagamento: a primeira é quitar o imposto em uma única cota, no mês de janeiro, com 3% de desconto, ou então parcelar em três vezes, que são nos respectivos meses de janeiro, fevereiro e março, conforme o dígito final da placa do seu veículo. É possível também pagar o tributo em cota única no mês de fevereiro, porém, sem o desconto.

Os contribuintes paulistas precisam respeitar as datas de vencimento do IPVA 2017, levando em consideração, o dígito final da placa do veículo. Veja abaixo o dia do vencimento para a primeira, segunda e terceira parcela respectivamente:

  • Final 1 – 9/1 | 9/2 | 9/3
  • Final 2 – 10/1 | 10/2 | 10/3
  • Final 3 – 11/1 | 13/2 | 13/3
  • Final 4 – 12/1 | 14/2 | 14/3
  • Final 5 – 13/1| 15/2 | 15/3
  • Final 6 – 16/1 | 16/2 | 16/3
  • Final 7 – 17/1 | 17/2 | 17/3
  • Final 8 – 18/1 | 20/2 | 20/3
  • Final 9 – 19/1 | 21/2 | 21/3
  • Final 0 – 20/1 | 22/2 | 22/3

Para fazer o pagamento do tributo para o ano de 2017, o contribuinte deve se dirigir até uma agência bancária portando o número do Renavam, o Registro Nacional de Veículo Automotor e então efetuar o recolhimento diretamente nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou então através de débito agendado, ou por outros meios que a instituição bancária oferece.

Já o prêmio do DPVAT, o seguro obrigatório terá de ser recolhido integralmente de forma conjunta com a cota única, ou com a primeira parcela do IPVA. Se escolher pelo parcelamento em três vezes, que só é permitido para vans, motos e similares, micro-ônibus e ônibus, as parcelas do DPVAT deverão ser pagas conforme o calendário de vencimento do IPVA.

O valor que é arrecadado através do IPVA, depois da dedução da parcela do Fundeb, é dividido da seguinte forma, sendo metade para o Estado e a outra metade para o município de residência ou domicílio do proprietário do veículo.

Por Filipe Silva

IPVA SP


DETRAN-SP irá Personalizar Placas de Veículos


Órgão permitirá que donos de veículos 0km possam escolher a placa de seus veículos.

Há bastante tempo muitos proprietários de veículos automotores questionavam o porquê de os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) não davam a opção de os próprios donos de carros e motos escolherem os números das placas dos seus veículos. Muitas pessoas tem essa preferência por diversos motivos e um dos mais casuais são as superstições ou até mesmo algumas pessoas que gostariam de ter na placa de seu veículo dados letras e números que lhes fossem especiais no aspecto pessoal. Foi atendendo a esse anseio antigo que o Detran do estado de São Paulo inovou e passou a ofertar esse novo serviço de personalização da combinação alfanumérica os veículos zero quilômetro.

Caso os proprietários de veículos zero quilômetros queiram personalizar os dados da placa dos seus veículos terão que pagar uma taxa no valor de R$ 91,18 ao órgão, além da usual taxa de emplacamento ou lacração.

Para fazer a escolha da combinação a ser inserida nas placas, os proprietários terão a opção de fazer a composição da alfanumérica da placa de três maneiras distintas, sendo que poderão ser escolhidos apenas os números, apenas as letras ou a placa por completo.

Uma das ressalvas feitas pelo órgão a respeito dessa personalização é que os interessados deverão respeitar as alfanuméricas que são disponibilizadas para o estado de São Paulo, sendo que, atualmente, as alfanuméricas possíveis de BGA 0001 até GKI 9999, mas vale ressaltar que também não poderá ter mais de um veículo com a mesma combinação.

Por outro lado, aqueles proprietários que não desejarem fazer a indicação dos números e letras que farão a composição das placas terão a opção de escolher 20 combinações alfanuméricas que serão geradas pelo sistema de forma aleatória e sem a necessidade de arcar com a taxa mencionada acima.

Convém ressaltar que essa taxa de R$ 91,18 só será cobrada daqueles proprietários que quiserem personalizar a alfanumérica das placas dos seus veículos no momento da realização do emplacamento. Atualmente, o emplacamento de veículos no estado de São Paulo está com valor fixado em R$ 97,97 para motocicletas, R$ 101,55 para reboque e semirreboques e R$ 117,91 para os demais veículos, tais como carros, ônibus e caminhões.

Por Adriano Oliveira


IPVA SP 2016 – Tabela de Pagamento e Alíquotas


Confira aqui mais informações sobre o IPVA 2016 de São Paulo.

O ano de 2016 ainda está no começo, mas o Estado de São Paulo já tem o calendário do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) do ano pronto e com as alíquotas definidas.

O imposto é pago em quota única, juntamente ao seguro obrigatório – o DPVAT. Para veículos que rodam com gasolina ou são bicombustíveis, o imposto fica em 4% sobre o valor do veículo em avaliação feita pelo departamento de trânsito estadual paulista. Os elétricos, movidos com gás natural veicular (GNV) ou exclusivamente com álcool, pagam alíquota de 3% sobre a avaliação do bem. E todas as caminhonetes com cabine dupla pagam 4%.

As caminhonetes de cabine simples, motos, micro-ônibus e os ônibus obedecem alíquota de 2%.

O imposto ainda pode ser parcelado em três vezes. O pagamento até as datas com desconto concedem redução de 3% sobre o valor total do imposto a ser pago.

Confira abaixo o Calendário de Pagamento do IPVA 2016:

– Carros, caminhonetes, motos, ônibus e micro-ônibus:

  • Placa de final 1: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 11/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 11/02/2016 e da terceira parcela até 11/03/2016.
  • Placa de final 2: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 12/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 12/02/2016 e da terceira parcela até 14/03/2016.
  • Placa de final 3: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 13/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 15/02/2016 e da terceira parcela até 15/03/2016.
  • Placa de final 4: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 14/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 16/02/2016 e da terceira parcela até 16/03/2016.
  • Placa de final 5: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 15/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 17/02/2016 e da terceira parcela até 17/03/2016.
  • Placa de final 6: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 18/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 18/02/2016 e da terceira parcela até 18/03/2016.
  • Placa de final 7: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 19/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 19/02/2016 e da terceira parcela até 21/03/2016.
  • Placa de final 8: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 20/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 22/02/2016 e da terceira parcela até 22/03/2016.
  • Placa de final 9: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 21/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 23/02/2016 e da terceira parcela até 23/03/2016.
  • Placa de final 0: Pagamento da primeira parcela ou quota única com desconto até 22/01/2016, da segunda parcela ou quota única sem desconto até 24/02/2016 e da terceira parcela até 24/03/2016.

A alíquota dos caminhões é de 1,5% em relação ao valor de avaliação e o parcelamento pode ser feito em até três vezes. O calendário é diferenciado:

  • Placa de final 1: Pagamento da quota única com desconto até 11/01/2016 e da primeira parcela até 13/03/2016.
  • Placa de final 2: Pagamento da quota única com desconto até 12/01/2016 e da primeira parcela até 14/03/2016.
  • Placa de final 3: Pagamento da quota única com desconto até 13/01/2016 e da primeira parcela até 15/03/2016.
  • Placa de final 4: Pagamento da quota única com desconto até 14/01/2016 e da primeira parcela até 16/03/2016.
  • Placa de final 5: Pagamento da quota única com desconto até 15/01/2016 e da primeira parcela até 17/03/2016.
  • Placa de final 6: Pagamento da quota única com desconto até 18/01/2016 e da primeira parcela até 18/03/2016.
  • Placa de final 7: Pagamento da quota única com desconto até 19/01/2016 e da primeira parcela até 21/03/2016.
  • Placa de final 8: Pagamento da quota única com desconto até 20/01/2016 e da primeira parcela até 22/03/2016.
  • Placa de final 9: Pagamento da quota única com desconto até 21/01/2016 e da primeira parcela até 23/03/2016.
  • Placa de final 0: Pagamento da quota única com desconto até 22/01/2016 e da primeira parcela até 24/03/2016.

Para todos os finais de placa, os vencimentos da quota única sem desconto, da segunda parcela e da terceira são respectivamente: 15/04/2016, 15/06/2016 e 15/09/2016.

Bruno Klein


Simulador de Carro deverá ser usado pelas Autoescolas de SP


Utilização obrigatória do equipamento deverá ocorrer a partir do dia 14 de dezembro.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) vem fazendo um estudo sobre o uso de simuladores de direção veicular nos centros de formações de condutores desde 2011 e a intenção era tornar o uso do equipamento obrigatório até 2014 em todo o país, porém, devido a uma série de problemas, foi adiado para o final deste ano.

Porém, o Detran de São Paulo resolveu adiantar-se e já definiu todas as regras que tornam o uso do simulador obrigatório em todas as autoescolas do estado e a partir do dia 14 de dezembro os CFC já deverão disponibilizar esta opção aos alunos que desejarem obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B, que é para carro de passeio.

Será obrigatório que o candidato faça no mínimo 5 horas o simulador de direção, sendo que uma hora deverá ser exclusivamente simulando a condução do veículo à noite.

O Detran-SP publicou uma portaria na última sexta-feira (06) determinando que as aulas no simulador passam a ser obrigatórias a partir do dia 14 do próximo mês. Outra determinação desta portaria é que as aulas no equipamento sejam realizadas após o término do curso teórico, porém, antes de realizar o exame teórico.

O aluno tem a opção de fazer até 8 horas de aula no simulador, sendo que metade deste período deve ser no período do dia e a outra metade simulando a noite.

Aqueles que já possuem carteira de motorista na categoria A (moto) e estiverem interessados em adquirirem a categoria B (carro) terão que fazer 7 horas de aula de um total de 20 no simulador, sendo 3 horas de simulação noturna.

Atualmente em São Paulo são mais de mil simuladores de direção cadastrados (de acordo com o próprio Detran-SP) e mais de 300 mil aulas já foram realizadas, pois desde julho do ano passado o uso do equipamento vinha sendo oferecido como opcional.

Apesar de estar adiantado, São Paulo não é o primeiro a tornar o uso do simulador obrigatório, pois o Detran do Rio Grande do Sul já vem utilizando o aparelho de forma obrigatória há algum tempo.

Por Russel


Novos Padrões de Velocidade para as Vias de São Paulo


Novos limites de velocidade já estão valendo para as Marginais Pinheiros e Tietê. Nos próximos meses a Prefeitura deverá alterar o limite de velocidade de outras vias da Capital Paulista.

A Prefeitura de São Paulo deverá anunciar em breve novos padrões de velocidade para o Corredor Norte-Sul, que engloba as Avenidas Tiradentes, Santos Dumont, 23 de Maio, Prestes Maia, Moreira Guimarães, Rubem Berta, entre outras. Isso faz parte de um projeto que vai reduzir os limites de velocidade de algumas das vias da capital paulista.

No mês de setembro, segundo o jornal Estado de São Paulo, trechos deste corredor contarão com a velocidade máxima em 60 km/h (para locais que não haja faixas exclusivas de ônibus instaladas). Caso as faixas de ônibus estiverem presentes, o limite para os veículos nestes trajetos será de 50 km/h.

No dia 20 de julho entraram em vigor os limites novos vinculados para as marginais Pinheiros e Tietê. Agora, as pistas contam com a velocidade máxima em 70 km/h (expressas) e 50 km/h (locais). Para o dia 03 de agosto deve entrar em vigor o limite de velocidade de 50 km/h para as avenidas Aricanduva e Jacu-Pêssego. Anteriormente, o limite para esses trechos era de 60 km/h.

Foto: Luiz Guarnieri/AE

Rapidinhas do Carro Bonito

No dia 21 de julho foi lançada pela Ford a nova versão da F-150 para a linha 2016: a Limited. As vendas são apenas para os Estados Unidos. O anúncio aponta que essa nova versão contará com novos itens com o intuito de fornecer melhor conforto e luxo para os clientes da marca.

Entre as novidades estão o sistema de som com dez alto-falantes da marca Sony. Ele atua junto com a central de informações e entretenimento, a qual conta com o sistema Sync 3 da Ford.

O modelo será vendido no mercado norte-americano com um motor EcoBoost 3.5 V6, com uma potência total de 365 cavalos e torque de 58,08 kgmf. A capacidade de reboque do modelo é de 4.581 kg. A F-150 2016 contará com um câmbio automático de seis velocidades.

A previsão é que as vendas do modelo sejam iniciadas nos últimos meses deste ano de 2015 nos Estados Unidos.


Agentes de trânsito de São Paulo utilizarão smartphones para aplicar multas


A partir do ano que vem, mais precisamente em agosto de 2015, os fiscais que trabalham para a São Paulo Transporte (SPTrans) e também aqueles que atuam pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) terão mais uma ferramenta para trabalhar. De acordo com as novas medidas adotadas esses profissionais passarão a fazer uso de smartphones para realizarem a aplicação de multas de trânsito em São Paulo.

Outro detalhe é que no mesmo mês apontado os novos contratos com as empresas que operam ônibus na capital paulista já deverão entrar em vigor.

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a previsão é de que, no caso da SPTrans cerca de 700 agentes deverão receber o dispositivo. As multas basicamente seguirão o mesmo padrão, ou seja, desrespeito a regras contratuais por parte do transporte coletivo como atrasos em partidas programadas, por exemplo.

A informação é de que Prefeitura Municipal da cidade São Paulo licitará no total 1,2 mil equipamentos.

Até o momento como qualquer motorista dessa metrópole sabe as fiscalizações são feitas principalmente com os famosos bloquinhos de papel. Mas esse tipo de método leva a alguns problemas como rasuras e até mesmo o cancelamento das multas.

Já com a utilização do equipamento eletrônico a expectativa da prefeitura é de que a aplicação das multas possa ter menos riscos em comparação com os incidentes apontados e, claro, ser mais eficiente.

E as novidades não param por aí. Junto com elas algumas mudanças devem ocorrer no transporte de São Paulo. Contratada pelo valor de R$ 4 milhões a Ernst&Young fez uma auditoria a pedido da própria prefeitura. Segundo a qual, durante a gestão do atual prefeito, Fernando Haddad, deverão ser realizadas diversas alterações no modo em relação ao edital das operadoras do transporte público da cidade. Dentre as possíveis novidades está o fato de que todos os ônibus passariam a contar com ar condicionado.

Por Denisson Soares

Multas

Foto: Divulgação


IPVA SP 2015 – Imposto será 4,2% mais barato para veículos em São Paulo


O IPVA em São Paulo vai ficar mais barato no ano de 2015. A Secretaria Estadual da Fazenda aponta que o valor venal dos veículos conta com uma queda média de 4,2%.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fez um levantamento com 11.176 marcas, modelos e versões de carros. Os usados contaram com a queda em 4,6% e as motos em 4,1%. Esses dados são valores de mercado com referência o mês de setembro deste ano.

Outro dado importante divulgado foi o calendário de pagamentos do imposto. O IPVA poderá ser pago pelos contribuintes em uma cota única em janeiro, com desconto de 3% ou fazer o parcelamento do tributo em três vezes (Janeiro, fevereiro e março) sempre de acordo com o final da placa do veículo.

Para os carros com final 1, que são os primeiros a pagar o imposto, a data fica em 09 de janeiro. Aqueles veículos com placa de final 0, a data final para efetuar o pagamento da primeira parcela é 22 de janeiro.

Como sei quanto eu pago no IPVA?

Para verificar o valor do seu IPVA, multiplique o valor do seu carro com a alíquota (4%). A porcentagem em questão é válida para veículos a gasolina e Flex, e também para picapes e veículos de cabine dupla.

Para os carros a álcool, elétricos ou a gás, a alíquota é de 3%. Os donos de ônibus, utilitários, micro-ônibus e motos, a alíquota é de 2%. Os caminhões contam com alíquota em 1,5%.

ipva-sp-2015


Dicas IPVA 2015 (SP)


Quem mora em São Paulo, e possui veículo usado, tem uma boa e uma má notícia. A notícia boa é que o IPVA 2015 deverá vir, em média, 4,2% mais barato em relação ao ano anterior (2014). A parte ruim é que essa queda do valor do IPVA se deve ao fato de os veículos usados estarem mais baratos para valor de mercado.

Para o exercício de 2014, o IPVA em São Paulo já teve uma queda de 5.16%.

O valor médio de 4,25% é calculado tirando uma média entre os impostos divididos em categorias de veículos (automóveis, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus).

Entre todas as categorias de veículos, os automóveis foram os que sofreram maior queda média, de 4,6%. No exercício anterior (2014), essa queda foi ainda maior, de 5,43%.

Veja a tabela de quedas de porcentagem dividida entre as categorias:

– Ônibus e micro-ônibus: 2,2% (sendo que em 2014 essa queda foi de 2,03%);

– Motocicletas: 4,1% (em 2014, queda de 5,08%);

– Caminhões: 3,4% (no ano anterior, a queda foi de 4,66 por cento);

Tudo isso se deve ao fato de os veículos usados estarem ainda mais desvalorizados, causando essa queda no IPVA 2015. A desvalorização maior é entre os veículos mais novos – logo no primeiro ano de uso, a desvalorização fica entre 10% e 20%. A desvalorização continua no decorrer dos anos, porém em porcentagens menores.

Para quem pretende pagar o IPVA 2015 à vista, assim como nos anos anteriores, a Secretaria da Fazenda de São Paulo oferece desconto de 3% no valor total do IPVA.

Já para quem não tem condições de pagar à vista, ainda é possível parcelar o IPVA em 3 vezes sem juros, porém nesse caso não há nenhum tipo de desconto.

Para quem não sabe e quer calcular antecipadamente o valor do IPVA, é cobrado 4% do valor do veículo com base na Tabela Fipe atualizada.

Por Felipe Villares

Foto: divulgação


IPVA 2015 será mais barato em São Paulo


Até que enfim uma notícia boa sobre a baixa do IPVA. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em 2015.

O valor venal dos veículos registrou queda média de 4,2%. Essa divulgação foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com 11.176 diferentes marcas, modelos e versões de veículos. Os usados levaram um pouco mais de vantagem, tiveram queda média ainda maior, de 4,6%, e as motos, de 4,1%. Os dados são valores de mercado referentes a setembro de 2014.

Foi divulgado também, nesta quarta-feira (19-11-2014) o calendário de pagamentos do imposto, que está disponível para ser consultado no site da Secretaria da Fazenda. Os pagamentos podem ser feitos de duas formas: em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Carros com final de placa 1, os primeiros a pagar o imposto, será no dia 9 de janeiro. Para os carros com placa de final 0, a data final para pagamento da primeira parcela será 22 de janeiro.

Você deve estar se perguntando: quanto eu pago? Muito simples fazer as contas do seu IPVA. Multiplique o valor do veículo com a alíquota, que é de 4%. A porcentagem vale para veículos a gasolina e modelos flex, o mesmo vale para picapes ou veículos com cabine dupla. Já para modelos a álcool, elétricos ou a gás, a alíquota é de 3%. Para donos de utilitários, ônibus, micro-ônibus e motos, a alíquota é de 2%. Para caminhões, 1,5%.

Fiquem atentos às datas e se informem corretamente no órgão de sua cidade! Infelizmente essa baixa ainda não se estendeu para outras capitais, mas esperamos que ela atinja vários estados do Brasil.

Por Luciana Viturino

IPVA 2015

Foto: Divulgação


História do Salão do Automóvel de São Paulo


O Salão do Automóvel é um evento que conta com a presença das maiores marcas produtoras de veículos do mundo, e neste ano está agendado para ser realizado entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, no Anhembi, no estado de São Paulo. A primeira edição do evento ocorreu em 1960 e reuniu mais de 12 das melhores montadoras da época, entre elas a General Motors, Ford, Volkswagen, Toyota e Mercedes-Benz.

Em 1970, a edição do evento foi realizada com a inauguração do Parque Anhembi, que virou o local que recepciona o evento até os dias de hoje. Alguns dos principais lançamentos deste ano foram o Ford Landau, o Chevrolet Opala SS e o VW 1500 Fuscão. Como novidade especial o evento contou com o sucesso da época, o Puma conversível.

Em 1978, o 11º Salão do Automóvel registrou a marca de 2 milhões de veículos fabricados em solo brasileiro, além de contar com a presença em peso das maiores fabricantes de autopeças.

Em 1990, o evento ganhou visibilidade internacional, tendo a oportunidade de mostrar que a indústria brasileira estava pronta para a concorrência mundial. A presença de carros importados nesta edição marcou o evento.

Em 2000 a 21º edição, agora conhecida como Salão Internacional do Automóvel fechou com lançamentos como o Audi A2, primeiro veículo com uma carroceria toda de alumínio, o Ford Focus, e o sedan S60 da Volvo.

A edição de 2010 marcou os 50 anos de realização do evento e inovou em todos os segmentos, como design, estilo e motorização. O Salão Internacional do Automóvel deste ano registrou o crescimento da engenharia e indústria brasileiras, que apresentou grande criatividade, eficiência e uma preocupação com os índices de emissão de poluentes, assim como com a modernidade dos motores.

O evento de 2014, hoje sendo a maior feira automobilística da América Latina, e recebe este ano os lançamentos das maiores montadoras nacionais, internacionais e empresas do ramo. Os amantes de carro, principalmente dos mais novos, ou aqueles que querem estar por dentro dos lançamentos de 2015, não vão perder este evento.

Por Bruna Pereira

Salao do Autom?vel de S?o Paulo

Foto: Divulgação


Roubos de carros e motos em São Paulo – Modelos, bairros e horários mais visados


A Ituran, empresa que atua no mercado no seguimento de rastreamento de veículos, realizou recentemente um levantamento que mostrou os carros e motos e também as regiões da cidade de São Paulo que são mais propícias (para não dizer líderes) em furtos e roubos. A pesquisa feita pela empresa levou em consideração apenas os números obtidos no primeiro trimestre de 2014.

Confira abaixo o que a pesquisa revelou.

No caso dos automóveis, o Palio, modelo fabricado pela Fiat, foi o carro que mais foi roubado/furtado durante o período analisado na capital do estado. Em segundo lugar no ranking de roubos está o Gol, da Volkswagen, na sequência vem a Saveiro, modelo da mesma montadora.

Quando o assunto são as motos os modelos mais cobiçados pelos criminosos no período que vai de janeiro a março de 2014 foram a YS 250 Fazer e a CG 150.

O estudo feito pela Ituran foi um pouco mais além e apontou também quais os bairros onde os furtos e roubos ocorrem com maior frequência. De acordo com as informações divulgadas o bairro Itaquera é o que apresenta o maior índice tanto de roubos quanto de furtos na cidade de São Paulo. Só a título de curiosidade, é nesse bairro que fica localizada a Arena Corinthians, um dos estádios escolhidos para abrir os jogos da Copa do Mundo que serão realizados a menos de um mês.

Ainda de acordo com a pesquisa e seguindo a linha dos bairros entre os 10 com maior número de crimes desse tipo, apenas um não se encontra localizado na Zona Leste da cidade: o bairro Ipiranga.

Outro detalhe apontado pelo levantamento é que de fato houve um aumento de roubos e furtos no país de 22% se comparado com mesmo período do ano passado. De acordo com a Ituran, são mais ou menos 800 carros/motos roubados por mês.

Como se isso não bastasse parece haver um horário preferido para a prática de tais delitos. A pesquisa apontou que o maior índice de ocorrência de roubos/furtos acontece exatamente entre 20h e 23h. Tem até dia melhor para se roubar. De acordo com as informações divulgadas o dia campeão é a quarta-feira.

Por Denisson Soares

Fiat Palio

Foto: Divulgação


Fábrica da Ford em Taubaté (SP) atingiu a marca de 1 milhão de motores Sigma produzidos


A unidade fabril da Ford em Taubaté – SP está comemorando o registro da marca de 1 milhão de motores Sigma produzidos.

Os blocos 1.5 e 1.6 são fabricados em versões flex e gasolina, sendo utilizados para equipar os modelos EcoSport, New Fiesta e Focus na América do Sul, além de serem exportados para o México, onde é instalado no New Fiesta e usados para equipar versões do Focus no mercado alemão e russo.

Inaugurada em dezembro de 2009, a fábrica de motores da Ford em Taubaté é fruto de um investimento de R$ 600 milhões, atingindo a produção de 500 mil unidades em cerca de três anos de operação. Após acelerar os processos na fabricação de motores, o volume de produção de 1 milhão de unidades fabricadas foi atingido na metade deste tempo.

No Brasil, a linha de motores Sigma é fabricada nas versões 1.5 DOHC e 1.6, sendo que está última pode contar ou não com a tecnologia TIVCT de duplo comando de válvulas variável, que funciona tanto na admissão como na exaustão, sendo todas as versões dos blocos contam com 16 válvulas. Com uma enorme evolução e inovações, o motor Sigma é o primeiro propulsor com tecnologia Flex produzido com bloco, cárter, pistões e cabeçote em alumínio, o que deixa o motor mais leve. Outro ponto de destaque do motor é o acelerador eletrônico e correia elástica no lugar de corrente no comando de válvulas.

De acordo com Sérgio Naresi, Gerente da Fábrica de Motores Sigma, a linha sigma apresenta a constante evolução e a tradição da marca norte-americana na produção de motores, com padrão mundial de qualidade e manufatura.

Em termos de consumo de combustível, dos 20 carros avaliados pelo INMETRO/CONPET equipados com a linha de motor Sigma, 6 veículos possuem padrão B e 14 apresentam padrão A no quesito eficiência energética.

Além do Brasil, os propulsores Sigma também são fabricados em Chennai, na Índia, em Changan e Chongqing, na China, e na Bridgend, no País de Gales.

Por Caio Polo

1 milh?o de motores Sigma feitos no Brasil

Foto: Divulgação


Motores de carros da Toyota serão produzidos em fábrica que será construída em Porto Feliz (SP)


No dia 14 de fevereiro a montadora japonesa Toyota fez o lançamento da pedra fundamental para  a construção da fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, em São Paulo. A informação é de que as obras já estão se iniciando e de que a construção da unidade tem a previsão de gerar cerca de 700 empregos direitos. Já a inauguração deverá acontecer somente em 2016.

A estimativa é que de início a fábrica de Porto Feliz produza 70 mil motores por ano que deverão equipar os modelos Etios que são produzidos na unidade da montadora em Sorocaba, também em São Paulo. Entretanto, a ideia é de que a capacidade máxima de produção possa chegar a 200 mil motores por ano. Com isso os motores também poderão integrar os modelos da linha Corolla que são fabricados na cidade de Indaiatuba (SP).

De acordo com as informações divulgadas pela montadora, a empresa ainda não tem uma data certa para que seja iniciada a produção dos motores para o sedan.

Para a unidade de Porto Feliz a companhia fez um investimento de cerca de R$ 1 bilhão para a construção da planta.

No momento atual da empresa os motores são importados do Japão. O vice-presidente executivo da Toyota no Brasil, Luiz Carlos de Andrade Júnior, disse o seguinte a respeito desse projeto: “É uma grande oportunidade de desenvolvimento de tecnologia no Brasil, inspirada no padrão japonês de conhecimento”.

Outro detalhe importante é que mesmos com os motores sendo produzidos no Brasil, o preço final dos automóveis não serão afetados.

A fábrica de Porto Feliz  irá contar com alguns conceitos ecológicos que já foram adotados anteriormente na unidade da montadora em Sorocaba. O objetivo das adaptações é possibilitar a redução de resíduos orgânicos bem como de CO2, o principal componente responsável pelo efeito estufa. Também há a ideia de se aproveitar ao máximo alguns recursos naturais com a água da chuva e manter preservada a mata nativa situada ao redor da planta.

Por Denisson Soares

Nova f?brica da Toyota

Nova fábrica da Toyota será em Porto Feliz (SP)

Foto: Divulgação


Novo Honda Fit geração 3 será produzido no 2º semestre de 2014 em São Paulo


No dia 26 de dezembro de 2013, a Honda anunciou a chegada do novo Honda Fit, um dos queridos da família Honda, ao lado do Civic.

O carro, que foi apresentado primeiramente no Salão de Tóquio em novembro, está em sua terceira geração (Fit 3), irá contar com adaptações para o mercado brasileiro, como o volante que é adaptado para o mercado europeu (mão inglesa, onde o volante fica localizado no carro direito do carro), possibilidade de injeção elétrica também entre os itens já costumeiros de série. O que realmente muda nesse carro é o imponente design externo, que possui mudanças nos faróis dianteiros, por exemplo.

O carro, que começará a ser produzido a partir do segundo semestre de 2014, em São Paulo, contará com os itens de série da sua versão anterior, como a opção de câmbio automático ou manual, sistema ABS e EBD, vidro elétrico, sensores sonoros traseiros de estacionamento, farol com máscara negra, ar condicionado, retrovisores elétricos dentre outras coisas costumeiras dos carros da Honda. A diferença está no possível motor, que poderá ser de 1.5 (da versão anterior é de 1.4).

E será que haverá uma mudança muito notável no preço? A geração anterior mais simples, CX, sai a partir de R$ 49.000 com a opção de câmbio manual, com o automático, o carro sai a partir de R$ 53.900. Vamos ver quanto que o Fit 3 custará.

O carro ainda promete uma nova sequência de cores, saindo daquelas costumeiras (branco, prata, cinza e preto), já que o mesmo foi exposto no Salão de Tóquio com uma cor de laranja abóbora. No exterior, há também a versão do carro em azul claro e roxo escuro.

O carro promete ser um dos esperados para os fãs da Honda, juntamente com o carro mais famoso, o Honda Civic, que será produzido a partir do segundo semestre na fábrica que fica em Sumaré/SP, prometendo inovações em suas cores, também. 

Por Mariana Caetano 

Honda Fit 3

Foto: Divulgação


Nova Lei multa carros com som alto em São Paulo no valor de R$ 1 mil


Em São Paulo, os veículos estacionados em ruas, calçadas particulares e postos de gasolina, e os quais estiverem emitindo sons altos, serão multados na cidade paulista.

A nova regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça, dia 31 de dezembro de 2013. Toda a fiscalização será feita por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), das subprefeituras paulistanas e do Programa de Silêncio Urbano (Psiu).

O limite para os carros será de 50 decibéis no período das 07 às 22 horas e 45 decibéis no período restante. Entre as fontes de som que foram citadas, estão os aparelhos de rádio, televisão, MP3, CD/DVD, celulares, instrumentos musicais, entre outros.

O valor para a atuação é de R$ 1 mil e poderá ser duplicado em caso de reincidência, até o máximo de R$ 4 mil. Se o proprietário do veículo se recusar a abaixar o volume, o carro poderá ser guinchado.

São Paulo.

BMW X4 no Salão de Nova Iorque

Na próxima edição do Salão de Nova Iorque, que acontece em abril de 2014, uma grande novidade automotiva está confirmada para o evento.

Trata-se do lançamento global do BMW X4. A informação foi divulgada pelo site Autocar. A publicação também aponta que o X6 deve receber o facelift, com previsão de apresentação ao público durante o Salão de Moscou, no mês de agosto.

As versões do modelo M do X5 e do X6 devem chegar no próximo ano, as duas com um motor 4.4 V8 biturbo com 555 cavalos de potência.

Ecosport é reprovado em teste

Na primeira edição deste ano do teste de Longa Duração, encontramos um dos desmontes dos mais controversos já vistos na história do mesmo. Com 60 mil quilômetros rodados, o Ford Ecosport foi desmontado e reprovado, uma coisa que não ocorria desde o ano de 2009.

A matéria que foi assinada na revista Quatro Rodas pelo editor Péricles Malheiros, aponta vários motivos que prejudicaram o desempenho do SUV neste teste. O T6, utilitário da JAC, também foi testado e ele deve chegar no mercado no segmento das SUVs no final deste ano.

No caso do Mercedes Benz A 45 AMG, o veículo com 360 cavalos de potência tem um motor com quatro cilindros, sendo o mais potente do mundo. O teste também contou com o novo Audi A3 Sedan, que deve ser fabricado no Brasil até 2015.

Clique aqui e confira os testes. 


Auto Premium Show 2013 em São Paulo: Ingressos, Carros e Programação


Neste ano acontece a primeira edição do Auto Premium Show, um evento aberto ao público que deve reunir marcas de luxo.

Carros.

O primeiro dia é nesta terça, dia 19 de novembro, para a imprensa, sendo realizado no Jockey Clube, em São Paulo.

O público visita o evento entre os dias 20 de novembro a 01 de dezembro de 2013. Segundo o presidente da Front360, Fábio Fronterotta, que é uma das empresas que organizam o Auto Premium Show com a Casa Cor, o evento não é apenas para aqueles que querem conhecer as tendências, mas também os modelos de carros de luxo recém-lançados no Brasil.

No Auto Premium Show 2013, os visitantes poderão ver marcas como Aston Martin, Bentley, BMW, Land Rover, Jaguar, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Porsche e Peugeot.

Dentre as novidades do evento, a Porsche faz sua primeira apresentação do novo 911 Turbo, no Brasil.

Ele chega por R$ 899 mil e conta com 520 cavalos de potência, o que fazem que ele acelere de 0 a 10 km/h em 3,2 segundos.

A sua velocidade máxima é de 315 km/h. A Porsche também mostra diferentes gerações do 911, como o 911 Edition 918 Spyder de 2013.

A BMW é outra que exibe novos Série 4 Coupé e o Série 3 GT. A Astor Martin chega com o Vanquish, que é a primeira aparição no Brasil.

A Jaguar/Land Rover apresenta as novidades F-Type e Range Rover Sport.

Serviço

De 20 de Novembro a 1o de dezembro de 2013

Local: Jockey Club de São Paulo / Espaço CASACOR

End.: Av. Lineu de Paula Machado, 1.173

Horário: Das 12h às 21h30

INGRESSOS: R$ 75,00

Novo Toyota Corolla 2014

A Toyota começará a vender o novo Corolla no próximo mês de março de 2014. O carro contará com uma boa novidade, que é o câmbio automático de sete velocidades.

De acordo com a montadora, o modelo deve ser o primeiro veículo desta categoria no mercado brasileiro a apresentar esse tipo de transmissão.

Dados da Toyota apontam que os novos motores do Corolla 2014 terão a sua fabricação na planta de Porto Feliz, em São Paulo, que ainda está em construção.

Os propulsores chegam nas versões 1.8 e 2.0, com 144 e 153 cavalos de potência, contando com um duplo comando de válvula variável.

Até o momento, a Toyota não divulgou nenhum tipo de informação com relação aos valores do Corolla 2014. 


Kombi Last Edition foi flagrada em São Paulo


Na  ultima quinta feira (7) foi possível ver um caminhão carregado com a Kombi Last Edition. O flagra foi realizado na Via Anchieta, em São Paulo.

A Kombi Last Edition é a edição limitada desenvolvida para despedida dos modelos Kombi, sendo fabricadas apenas 1.200 unidades da versão, o que aponta que apenas um seleto grupo de apaixonados por carros conseguirá a aquisição, e estes interessados devem ficar atentos, pois os modelos já chegaram às lojas.

O Brasil é o único país no mundo que fabricou a perua (Kombi) e para sua edição final, o veículo agora traz acabamento diferenciado e apelo nostálgico, com um visual que lembra as versões fabricadas nos anos 60 e 70 que foram modelos luxuosos.

O novo modelo chega ao mercado com um motor de  1.4 78/80 cv  de potência abastecido a gasolina e etanol, respectivamente, traz também um torque máximo de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm. O câmbio é manual de 4 marchas.

O motivo da saída do velho modelo de Kombi do mercado é o fato da criação de lei que prevê que todos os carros produzidos no Brasil a partir de 2014 saiam equipados com freios ABS e airbag de fábrica e o projeto da Kombi não permite a inclusão dos itens. A produção do modelo Last Edition vai até o dia 31 de dezembro de 2013 e a empresa prevê que seu estoque permaneça até março do próximo ano.

Outra novidade que a Last Edition trará é a pintura denominada “saia e blusa” onde é possível ver cores diferenciadas na parte superior e inferior do veículo. O interior também recebeu modificação e trará luxo  e design que relembram as versões do veículo fabricadas no país desde 1957.  O painel é serigrafado e mantém o velocímetro no centro do painel e o mostrador do nível de combustível à direita.

Por Jaime Pargan

kombi Last Edition

Foto: Divulgação


Volkswagen UP! será fabricado em Taubaté (SP) em 2014


O descolado substituto do Gol G4, o Volkswagen UP!, vai começar a  ser fabricado  em Taubaté, no interior de São Paulo, já a partir de janeiro do próximo ano.

O novo design causou um efeito um tanto esperado na reação dos apaixonados pelo modelo. Mas assim como  tudo que é relacionado a novidade, o novo hatch promete ser o carro chefe de vendas assim como os produzidos em Bratislava, na Eslováquia.

O Volkswagem UP!  tem motor 1.0 com doze válvulas de três cilindros. O possante que manteve suas novas linhas em segredo por um bom período já teria sido flagrado em uma rodovia do interior e chama a atenção por ser um compacto ousado. Ele possui uma porta traseira curiosamente menor e sem dúvida esbanja muito charme por onde passa. Gostando ou não, essa é a nova proposta da Volkswagem a longo prazo.

Na Eslováquia a montadora comemorou no mês passado a marca de 250 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, que ocorreu em agosto de 2011. Por lá o sucesso é absoluto.

Já pensando na sua  a próxima geração (com  previsão apenas para 2017)  o modelo deve ganhar dupla engrenagem (atualmente só é permitida a introdução de uma caixa simples) e também um porte mais robusto e chamativo. O Diretor Técnico Michael Schafer, antecipou-se na informação dada em uma entrevista para um site australiano no mês passado.

O valor aproximado para aquisição está na faixa de R$ 27 mil e a produção inicial dará ênfase às cores básicas (branco, preto, vermelho e grafite), seguindo as características dos lançamentos anteriores.  A versão Black é considerada tão atraente quanto o branco que é hoje o ícone entre as escolhas dos consumidores.

As especulações sobre a fabricação em São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista, ainda não foram descartadas.     

Por Luciana Ávila

Volkswagen UP!

Foto: Divulgação


Hyundai – Fábrica em Piracicaba iniciou 3º turno de trabalho


HB20 produzido em PiracicabaA marca Hyundai fez o anúncio na última segunda-feira, dia 02/09, do começo de operações em 3º turno para a unidade fabril da empresa localizada na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

Com isso, a companhia sul-coreana tem o objetivo de dividir com maior eficácia a fabricação de sua gama HB20. Porém, apesar desta adição de mais um turno, a capacidade de fabricação anual da fábrica será a mesma de acordo com informações da Hyundai. Esta unidade tem a capacidade de desenvolver cerca de 150 mil veículos ao ano.

Segundo informações publicadas pela empresa, o 3º turno irá funcionar entre as 00h59 e as 06h05, com capacidade para gerar cerca de 700 empregos diretos. Dessa forma, a empresa irá passar a ter um total de 2.700 funcionários no país, sendo que desse total, 2.550 estão somente na planta da cidade de Piracicaba e 150 atuando no escritório localizado na capital paulista.

O HB20 estreou no mês de setembro no ano de 2012 e, com a introdução do hatch, no começo deste ano, a companhia sul-coreana aumentou a linha com as introduções das opções S e X.

Por Marcelo Araújo


Fiat 500 – Versões em falta em São Paulo


Algumas versões do 500 estão em falta em São PauloMuitos clientes e apaixonados por carros têm reclamado da dificuldade de encontrar a maioria das versões do Cinquecento nas concessionárias autorizadas na região de São Paulo.

Somente algumas versões do Fiat 500 estão disponíveis à pronta entrega e alguns nem possuem fila de espera, por enquanto para adquirir certos modelos é preciso esperar.

A Fiat se pronunciou alegando que a demanda do veículo é maior do que a marca disponibilizou, pois a importação do México é limitada.

A marca ainda informou que haverá reposição das versões esgotadas a partir do mês de maio.

O Cinquecento Cult Dualogic ainda é encontrado em algumas lojas tanto na cor branca quanto na vermelha, mas o 500 Sport e o Lounge Air 1.4 de câmbio automático estão em falta.

No final de 2012 a marca comemorou 1 milhão de Fiat 500 vendidos no mundo todo, ele conquistou a todos com seu estilo retrô e tecnologia avançada.

Entre as qualidades mais apreciadas pelo público está a possibilidade de ler mensagens, escolher músicas e fazer ligações utilizando apenas as teclas do volante ou comando de voz.

Para acrescentar mais estilo o Fiat 500 possui a versão Cabrio com teto conversível, com opções de duas cores, preta e vermelha, carro perfeito para dias ensolarados.

Em comentários na web muitos proprietários elogiam o veículo, dando ênfase a todas as qualidades, mas outra porcentagem de pessoas critica seu valor, pois acham caro de mais por ser um carro tão pequeno.

Por Luciana Ap. Santos e Silva


IPVA São Paulo 2013 – Primeira parcela vence sexta (11-01) – Tabela de valores venais e descontos


IPVA 2013 em São Paulo.
IPVA 2013 em São Paulo.

Em São Paulo, a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2013 vence na sexta, dia 11 de janeiro.

Nesta mesma data começa a vencer também o prazo para aqueles que optarem por pagar o imposto em uma cota, com direito a desconto no valor total.

Clique aqui e confira os valores do IPVA.

O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária credenciada ou então pelos serviços de atendimento oferecidos pelo banco, o que inclui a internet.

Todos os bancos estão habilitados para receber o pagamento. A data dos vencimentos das parcelas fica variados de acordo com o final da placa do automóvel.

Quem realizar o pagamento em apenas uma cota no mês de janeiro terá um desconto de 3% no valor total. Outra maneira é parcelar o valor em até três vezes, entre os meses de janeiro e março.

As informações dão conta que o Estado recolhe IPVA hoje de cerca de 16 milhões de carros. De acordo com o governo, a base para o cálculo do IPVA a ser pago no Estado de São Paulo em 2013 será 8,56% menor que em 2012.


Hyundai – Greve dos funcionários chegou ao fim em Piracicaba (SP)


Na quarta-feira, dia 14/11, a unidade fabril da Hyundai de Piracicaba (SP) retornou as suas atividades normais.

A greve que havia sido iniciada no dia 12 terminou com um acerto feito entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e a companhia. De acordo com informações do Sindicato, o piso salarial, que era de R$ 1.287 aumentou para R$ 1.600. A nova medida entrará em vigor no dia 1º de janeiro do ano que vem. Apesar disso, os grevistas não conseguiram o aumento esperado, que deixaria o salário em R$ 1.800. A empresa Hyundai Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Além do aumento do salário, os trabalhadores da unidade e empresa decidiram por aumentos de acordo com o tempo trabalhado. Os funcionários ainda ganharam melhoras em outros benefícios.

Esta unidade fabril da empresa, localizada no interior de São Paulo, é exclusiva para a produção do HB20, que tem 34 unidades produzidas por hora. Contudo, com o reinício das atividades, a produção e entrega do carro não será prejudicada.

Com o retorno, a empresa pretende suprir a demanda de pedidos do HB20 no mercado automotor brasileiro e aumentar suas vendas até o final do ano. 

Por Marcelo Araújo


Greve dos funcionários da Hyundai em Piracicaba (SP)


Na fábrica da Hyundai localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, vários funcionários iniciaram uma greve na terça-feira, 13 de novembro.

Sem tempo para terminar, a manifestação tem o objetivo de reivindicar o salário que a companhia oferece. Uma primeira assembleia já foi realizada no dia 12 de novembro, mas as partes não chegaram a um acordo sobre o salário. De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, desde os primeiros dias de funcionamento da fábrica, quando havia apenas 100 funcionários, este tipo de negociação estava sendo feito.

Os operários rejeitaram a proposta de um aumento de 24,47% no piso, que subiria de R$ 1.287 para R$ 1.600. Ainda de acordo com o sindicato, o salário requisitado deve ser de R$ 1.800. Além disso, outra reivindicação dos trabalhadores é a diminuição da carga horária semanal: de 44 para 40 horas por semana.

Até agora, nenhum dos grupos conseguiu chegar a um meio termo sobre os pedidos dos grevistas. Com isso, a empresa sairá prejudicada pela diminuição da produção do modelo HB20, que já não estava em situação muito boa. Outro problema é que 24 mil unidades do veículo que seriam entregues irão demorar mais ainda para chegar aos seus compradores.

Por Marcelo Araújo


Hyundai pretende aumentar a capacidade de produção em sua fábrica em Piracicaba (SP)


Foi oficialmente inaugurada em Piracicaba, interior paulista, mais uma fábrica da Hyundai, nesta última sexta-feira (09/11).

O aumento da demanda tem feito com que a montadora opere no limite de sua capacidade, que são 34 carros por hora, e o grande responsável por este crescimento é o modelo HB20.

Por conta disso, a empresa já está iniciando um projeto de expansão desta nova unidade, a fim de aumentar consideravelmente sua força produtiva.

Conforme publicado por Heraldo Marqueti Soares, em sua matéria do Infomoney, os investimentos na fábrica paulista giram em torno de US$ 700,00 milhões, sendo que a unidade visa atender apenas a demanda interna, ainda sem perspectivas de exportação.

A assessoria de imprensa da Hyundai já está acenando com a possibilidade de implantar um terceiro turno de trabalho, a fim de cumprir rigorosamente o calendário de entregas.

Airton Cousseau, diretor executivo da companhia no Brasil, declarou que a procura pelo HB20 superou e muito as expectativas deles, e por isso agilidade agora é palavra de ordem.

Enquanto as previsões otimistas giravam em torno de 10 mil vendas até dezembro de 2012, foram comercializados 27.500 veículos do modelo.

E com todo este trabalho, a espera do comprador está em 90 dias após fechamento da compra na concessionária.

Por Stefania Cardoso


Salão do Automóvel São Paulo 2012 – De 24 de outubro a 04 de novembro – Venda de ingressos, lançamentos e informações


Salão do Automóvel de São Paulo 2012.

A 27° Edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo será realizada entre os dias 24 de outubro a 04 de novembro de 2012.

O local do Salão do Automóvel 2012 será o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Hoje, o evento é o maior e mais importante da América Latina deste segmento.

Entre os lançamentos que estão programados para o Salão do Automóvel de São Paulo, estão o Citroën DS3, o Hyundai Santa Fe, o novo Volkswagen Fusca, entre tantos outros.

A Hyundai inclusive já anunciou que pretende lançar em São Paulo um carro-conceito inédito.

Para os interessados em participar do evento, os ingressos têm preços variados entre R$ 40 até R$ 500, que é o custo do Kit Vip.

A compra dos ingressos pode ser feita no site do Ingresso Rápidowww.ingressorapido.com.br – ou pelo telefone 4003 1212.

As caravanas ou grupos que estejam interessados em comparecer ao evento, podem enviar um e-mail para – gruposda@reedalcantara.com.br – para obter mais informações.

Informações sobre o 27° Internacional Salão do Automóvel de São Paulo –

Datas – de 24 de outubro a 04 de novembro de 2012

Local – Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, n° 1209 – São Paulo/SP)

Horários – Dia 24-10 (das 14 horas até às 22 horas), Dias 25-10 até 03-11 (das 13 horas até às 22 horas), e Dia 04-11 (das 11 horas até às 19 horas)

Visite o site oficial do Salão de São Paulo 2012 – http://www.salaodoautomovel.com.br


Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo – Ingressos


O período entre os dias 22 e 25 do mês de novembro reserva diversas novidades para os amantes do automobilismo. Entre estas datas ocorrerá o Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo – SIVA.

O evento será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi e, para quem quiser garantir seu ingresso, as vendas já estão sendo feitas no seguinte endereço: www.ingressorapido.com.br.

O site dá oportunidades para a aquisição dos tíquetes de diversas formas. É possível comprar os de R$ 30 ou pagar meia-entrada (estudantes), no valor de R$ 15, para qualquer dia do evento. Ainda há a opção chamada Kit Fã, na qual o consumidor paga um preço de R$ 60, ganha 2 ingressos para qualquer data do Salão e leva duas camisetas personalizadas.

A opção de Kit Colecionador fica pelo valor de R$ 125, dá direito a 2 ingressos, além de 2 camisetas polo do evento, 2 pulseiras que permitem a participação no leilão do Salão e uma flanela.

Com parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna, o evento tem o objetivo de ajudar entidades carentes. Ao comprar um ingresso, o visitante tem a opção de doar R$ 2 para obras da instituição.

Por Marcelo Araújo


Toyota – Nova fábrica em São Paulo


A Toyota realizou na semana passada, em Sorocaba, no estado de São Paulo, a cerimônia de inauguração da nova fábrica da montadora no município do interior paulista, que vem a ser a terceira no Brasil.

O valor do investimento no projeto corresponde a mais de US$ 600 milhões e a fábrica pretende produzir inicialmente 70 mil veículos por ano, bem como, gerar  1.500 empregos diretos na região.

Vale acrescentar ainda, que a fábrica de Sorocaba será o palco da produção de uma das maiores apostas da marca, o novo Etios, nas versões sedã e hatch.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da Toyota Motor Corporation,  Akio Toyota, anunciou a breve construção de uma ampla fábrica de motores em Porto Feliz, também no estado de São Paulo.

De acordo com o executivo, tal fábrica produzirá motores 1.8 e 2.0  para o Corolla e 1.3 e 1.5 para o novíssimo Etios. Ao que tudo indica, as operações devem ter início em 2015, com previsão de que sejam produzidas anualmente 200.000 unidades.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de Fernando Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo, Vitor Lippi, Prefeito de Sorocaba, Akira Miwa, Embaixador do Japão para o Brasil, dentre outras autoridades.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Inspeção Ambiental Veicular 2012 começa em São Paulo


Nesta quarta-feira (01) começou em São Paulo a inspeção ambiental veicular 2012 para automóveis com final de placa 1. Os donos dos veículos terão até a data de 30 de abril deste ano para efetuar a inspeção.

Para os automóveis com a placa acabando em 2, o agendamento poderá ser feito a partir desta quinta-feira (02). Os motoristas deverão agendar a vistoria, antes de comparecerem ao Centro de Inspeção, mesmo aqueles com final de placa 1.

Para fazer esta ação é necessário ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O agendamento pode ser feito através do site Controlar – http://www.controlar.com.br/.

Neste mesmo link está disponível a emissão do boleto bancário com valor estipulado em R$ 44,36.

Depois da baixa do pagamento, o dono do veículo terá de ligar para o telefone (11) 3545 6868 e selecionar a melhor data, horário e local para efetuar a inspeção.  A vistoria poderá ser feita entre segunda a sábado, no período das 7h até às 19h.

Quem não realizar a inspeção em 2011, terá de pagar a tarifa da vistoria, além de uma guia com o custo de R$ 46,40, para que assim o automóvel seja desbloqueado pela prefeitura local.


Hyundai i15 faz testes em São Paulo


Se você estiver rodando por aí e der de cara com um carro todo coberto de panos pretos, pode ter certeza: É um modelo de testes.

Foi exatamente isso que aconteceu com o i15 da Hyundai, flagrado pelas ruas de São Paulo. Pelo que se apurou, o modelo em questão passava por testes na injeção eletrônica dos motores bicombustível 1.0 e 1.6.

O i15, que será produzido na fábrica de Piracicaba – ainda em construção, aqui mesmo no Brasil, ainda não está na linha de produção, mas estima-se que quando em funcionamento, a fábrica seja capaz de montar 160.000 unidades por ano.

Apesar da demora no lançamento desse modelo, podemos já contar com os novos Veloster, Genesis, Equus e Elantra da Hyundai, todos sendo lançados durante o ano de 2011.

Em resumo, se vir um carro coberto com panos rodando pelas ruas, fique de olhos abertos. Você poderá estar vendo em primeira mão o mais novo sucesso de vendas do mercado nacional!

Por Ana Rebello


Fusca Parade do Brasil em Ribeirão Preto (SP) 2011 – Informações


Está acontecendo na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o 1º Fusca Parade do Brasil, evento organizado pelo Auto Mogiana Clube de Veículos Antigos, em parceria com a Federação Brasileira de Veículos Antigos, que reúne colecionadores e apaixonados pelo tradicional veículo da Volkswagen, e que também faz parte do calendário oficial de comemorações dos 155 anos do município.

O evento, que se iniciou no dia 19 de junho, vai contar inicialmente com 10 Fuscas estilizados, com temas que se referem à história da cidade paulista. No primeiro dia eles ficaram expostos em alguns pontos turísticos de Ribeirão Preto. Já a partir do dia 20, eles poderão ser vistos pelas dependências do RibeirãoShopping, onde estarão até o dia 26 de junho.

Nesta data, eles vão se juntar a outros modelos, do Clube de Fuscas de Araraquara, fazendo parte de um novo evento, o Encontro de Colecionadores de Fuscas e Similares, em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho.

Quem quiser visitar a exposição pode comparecer ao RibeirãoShopping, que fica na Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1.540, no Bairro Jardim Califórnia. Ela está aberta durante o horário de funcionamento do shopping. A entrada é gratuita.

Por André Gonçalves

Fonte: RibeirãoShopping


MG inaugura concessionária em São Paulo – Vendas


A fabricante britânica de veículos MG confirmou sua estreia no mercado brasileiro para o dia 8 de junho, data em que a primeira concessionária da marca no País deverá abrir suas portas. A concessionária estará localizada no bairro dos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para a sua estreia no Brasil, a empresa irá colocar a venda 2 esportivos de luxo: o sedã MG550 e o fastback MG6. Os dois modelos que já foram apresentados para o mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, serão equipados com motor turbinado 1.8 16V, com bloco de alumínio e 170 cv de potência, além disso, os veículos trarão câmbio automático de cinco velocidades, com hastes atrás do volante para trocas de marchas ou recurso com trocas sequenciais tiptronic.

De acordo com a Forest Trade, representante oficial da MG no Brasil, o objetivo da empresa é de abrir pelo menos 11 postos de vendas da MG no país até o final de 2011. A MG apesar de ter origem britânica, é controlada atualmente pelo grupo chinês Shangai Automotive Industry (SAIC).

Por Henrique Pereira


Nissan Leaf será o Carro Oficial da C40 São Paulo Summit 2011


Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, irão se reunir, em São Paulo, os representantes do C40, grupo das 40 maiores cidades do mundo. A associação, que conta com as cidades de São Paulo, Nova York, Tóquio, Londres, Madri, Cidade do México, Rio de Janeiro, Paris, Milão, Toronto, entre outras, discute, durante os encontros, diversas ações e soluções para tentar diminuir os efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta.

Para se locomover pelas ruas da capital paulista, os participantes do encontro irão reforçar o comprometimento com as questões ambientais, já que vão usar o carro elétrico Nissan Leaf, que rodará pela primeira vez em território brasileiro, disponibilizado pela montadora japonesa como o carro oficial do evento.

O modelo utiliza uma bateria de íon lítio, que gera 90 KW de potência, como fonte de alimentação para o motor. O conjunto é capaz de atingir uma velocidade máxima de 145 km/h, e possui autonomia de 160 quilômetros. A recarga completa dura cerca de 8 horas, e pode ser feita em uma tomada convencional de 110 volts. 

O Leaf é um hatch médio, com capacidade para 5 passageiros. Ele foi escolhido recentemente como o “Carro do Ano 2011”.

Fonte: Nissan

Por André Gonçalves


Audi A3 Sport Turbo – Exposição do modelo em São Paulo


A sensualidade passada pelos carros mais modernos, geralmente de design esportivo, chama a atenção de homens e de mulheres. Músicas do estilo Black e do Rock abordam o tema, de vez em quando, por meio de letras e de videoclipes.
Nas principais rodovias do país é possível observar grandes outdoors ilustrando carros de custos elevados. Os paulistas, porém (pelo menos nas próximas semanas), não precisam esperar anúncios desse tipo para observar de pertinho um modelo da Audi, o A3 Sport Turbo, que atualmente está exposto na concessionária Eurobike da Vila Olímpia (Avenida dos Bandeirantes, 1811).
Em breve, o modelo segue para outras unidades por São Paulo (Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto). De acordo com Henry Visconde, presidente da Eurobike, a fabricante acredita piamente no sucesso da categoria Audi Driver Touring Car Cup (DTTC), tanto que a intenção de expor o modelo é justamente para tornar o campeonato mais conhecido pelos brasileiros.
Até a próxima segunda-feira (18 de maio), o Audi A3 Sport Turbo estará disponível na loja da Vila Olímpia. Dos dias 17 a 25 de maio o "exemplar" segue para São José do Rio Preto (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1070). Depois, parte para Ribeirão Preto (Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1556), entre os dias 26 de maio e 07 de junho, e de 08 a 16 de junho para Campinas (Avenida José de Souza Campos, 1197).

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


Procon (SP) – Pesquisa aponta que brasileiros não sabem o que é recall


Quando veículos apresentam defeitos em massa, isto é, várias unidades com defeitos iguais, as montadoras divulgam na mídia escrita e audiovisual o problema e convocam os motoristas para comparecerem à rede no intuito de a deformidade, grosso modo, ser corrigida em tempo.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) decidiu elaborar uma pesquisa para saber se o brasileiro tem conhecimento, ou não, do que é recall (descrição do parágrafo acima). O resultado surpreende e preocupa.

De acordo com a fundação, 83% dos consumidores não sabem, de fato, o que é recall. Além disso, o levantamento aponta, com base na opinião dos consultados, que 72% dos internautas (o estudo foi edificado pela rede mundial de computadores) enxerga que a divulgação dos chamados nos meios de difusão de informações não é suficiente. O índice cai para 61% em relação ao texto, ou seja, eles não são claros na visão dos condutores.

Como dispositivo para ajudar o cidadão, o Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, pode ser utilizado para consultar se o veículo apresenta algum recall pendente. Para esse fim, basta o condutor acessar a página do Denatran. Por enquanto, o sistema conta com dados (recalls) válidos a partir de 17 de março de 2011.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Restituição do IPVA 2010 para Carros Roubados ou Furtados em SP


Os proprietários que tiveram seus veículos furtados ou roubados no Estado de São Paulo, durante o ano de 2010, vão começar a receber a restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir do dia 15 de março (ocorrências do 1º trimestre de 2010). Para ter direito à restituição, é preciso estar em dia com os impostos. Quem estiver inadimplente, não recebe até que acerte a sua situação.

Para receber o valor, o motorista deve comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil, levando originais e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), desde que o documento não tenha sido levado juntamente com o carro, e a carteira de identidade (ou documento equivalente). Caso o veículo pertença a empresas, é necessário levar também uma cópia do Contrato Social.

A agenda para a liberação do recebimento da restituição do IPVA ainda contempla o dia 31 de março (para ocorrências durante o 2º trimestre de 2010), 15 de abril (para ocorrências no 3º trimestre de 2010) e 29 de abril ( para os casos que aconteceram no 4º trimestre de 2010).

Os valores a receber podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Por André Gonçalves


Lista das rodovias mais perigosas de São Paulo


A Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo divulgou uma pesquisa na qual mostra as rodovias mais perigosas e violentas que cortam o estado. Quem costuma viajar pelas estradas paulistas deve ficar de olho nestas estatísticas, para que tenha mais atenção quando trafegar por estes locais, principalmente em condições de chuva e nas épocas de maior movimento, que costumam ser durante os feriados prolongados.

De acordo com o órgão, a Rodovia Anhanguera, também conhecida como SP-330, que liga a capital à região norte do estado, está no topo da lista, assim como em 2009. Foram registrados, em 2010, 121 acidentes com vítimas fatais. Na segunda posição aparece a SP-55, ou Rio-Santos, que tem uma bela paisagem litorânea, mas que teve 105 acidentes com mortes acontecendo em toda a sua extensão.

Na sequência aparecem a Rodovia Raposo Tavares, com 95 batidas envolvendo mortes; a Rodovia Washington Luís, com 75 acidentes fatais; a Via Rondon, com 73; a Rodovia Presidente Castello Branco, com 71; a Rodovia dos Bandeirantes, com 59; a Rodovia Assis Chateaubriand, com 52; a Rodovia Luiz de Queiroz, com 48; e em 10º lugar a Rodovia Abraão Assed, que teve 44 acidentes com mortes.

 Por André Gonçalves


Carro Oferta – Site de compras coletivas – Produtos e serviços para carros


Os sites de compras coletivas têm feito cada vez mais sucesso entre os seus usuários, uma vez que oferecem descontos em vários tipos de serviços e produtos. E o crescente mercado automotivo não poderia ficar de fora dessa. Para suprir este segmento, será lançado em breve o Carro Oferta, site de compras coletivas de serviços automotivos, produtos e carros.

Os usuários poderão obter descontos entre 50% a 90% em diversos produtos e serviços, dentre eles revisão, alinhamento, lavagens, instalação de som, GPS, além de descontos em Centros de Formação de Condutores e locadoras. O site promete também, futuramente, bônus na compra de carros.

Inicialmente, os descontos serão apenas para a cidade de São Paulo. Mas já há a previsão de outras cidades logo em seguida, como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Acesse www.carrooferta.com.br, faça o seu cadastro e aguarde pelas ofertas.

Por André Gonçalves


Inspeção veicular é burlada em oficinas


Debate de longa data, a questão ambiental preocupa especialistas e a própria população. Inúmeros setores buscam soluções para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, entre os quais o de veículos automotores por meio de carros elétricos e híbridos. Há poucos meses, conversas de alcance mundial travaram ideias de como fazer para sanar a problemática. Algumas nações se mostram inclinadas em colaborar, outras ainda resistem.

Em São Paulo, uma das medidas adotadas, citando-se o setor de automóveis, é o controle dos carros poluidores através da inspeção veicular. Os reprovados devem retornar a uma oficina para devidos consertos. No entanto, o que parecia uma solução, em princípio, ganhou novo inimigo.

De acordo com reportagem realizada pela Rádio Bandeirantes, oficinas na cidade passaram a oferecer espécie de troca de motores. O sistema consiste basicamente na substituição do maquinário antigo por um novo. Após aprovado, já com o selo afixado no vidro dianteiro, o mesmo veículo retorna à oficina para a recolocação do motor. O valor cobrado para essa falcatrua é de aproximadamente R$ 300.

Não bastasse a dita inspeção para constatar, ou não, veículos aprovados nesse quesito, os órgãos competentes terão de estar mais atentos com esse novo problema. A reportagem é interessante, pois incentiva a adoção de novas medidas além das atuais, como a conferência mais abrangente de todo o automóvel. Fica, aí, um alerta. Enquanto muitos se preocupam em manter seus carros em dia, outros buscam enganar o sistema vigente.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Inspeção Veicular Ambiental 2011 – Aumento na taxa em São Paulo


Os motoristas da capital paulista devem se preparar para pagar mais caro na taxa de inspeção veicular ambiental em 2011. O valor, que atualmente é de R$ 56,44, deve subir para R$ 62,10, em 1º de janeiro. O reajuste é feito com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), cujo acumulado foi de 10,2% nos últimos 12 meses. Mas o valor da nova tarifa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

A vistoria, que foi implantada em 2007 pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo diminuir a emissão de poluentes pelos veículos registrados na capital. Mas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais de quatro milhões de veículos deixaram de fazer a inspeção em 2010. Nem mesmo a multa de R$ 550 assustou os motoristas.

Aqueles que ainda não passaram pelo processo, podem ser multados pelos radares da CET.

Por André Gonçalves

Fonte: Estadão


Salão de Carros Antigos de Limeira SP 2010 – Ingressos, local


Nos dias 4 e 5 de dezembro vai acontecer em Limeira, interior de São Paulo, a 14ª edição do Salão de Carros Antigos. Os fãs do “antigomobilismo” terão acesso a vários modelos que deixaram os seus nomes marcados na história da indústria automobilística. Alfa Romeu, Dodge, BMW, Jaguar, Rolls Royce, Nash, Mercedes Benz, Renault, Ford, Chevrolet, VW e Fiat são algumas das marcas a serem expostas no evento. Coleções de caminhões antigos também se farão presentes.

Quem for ao evento vai poder participar ainda de uma feira de peças antigas e também de modelismo. O 14º Salão de Carros Antigos vai acontecer no Clube de Carros Antigos de Limeira, que fica na Avenida Maria Thereza S. de Barros Camargo, 1.525, no Bairro Jardim Aquárius.

No dia 4, o evento estará funcionando das 9 horas às 20 horas, e no dia 5 entre as 9 horas e as 18 horas. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Por André Gonçalves

Fonte: Car Magazine


Salão do Automóvel de SP – GM apresenta Réplica do Robô do Filme Transfomers


Para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a General Motors trouxe uma réplica de Bumblebee, um robô do filme "Transformers".

Neste filme, o robô se transforma em um Camaro, que é um dos modelos esportivos produzidos por uma das marcas da General Motors, a Chevrolet.  Além do robô, no estande da GM aparece também um Camaro "voador", que pode ser controlado via rádio.

O Salão do Automóvel de São Paulo iniciou suas atividades na última quarta-feira, 27 de outubro, no Centro de Exposições do Anhembi, localizado na zona norte de São Paulo. Espera-se que seiscentas mil pessoas prestigiem o evento, que conta com a participação de 180 expositores e 450 veículos, onde pelo menos 200 deles são inéditos no Brasil.

Por Elizabeth Preático

Fonte: Band


Nissan March será sorteado no Salão do Automóvel


O Salão do Automóvel começa amanhã em São Paulo e promete ter uma de suas maiores edições. No evento a Nissan do Brasil lançará o Nissan March – um compacto a ser vendido em cerca de 170 paises, produzido na Índia, Tailândia, Indonésia, México e China. A ideia é que o modelo popular atinja a marca de um milhão de unidades vendidas até 2013.

Para promover o carro por aqui, a Nissan criou a promoção “O primeiro Nissan March do Brasil pode ser seu”, que sorteará um veículo e dará direito ao ganhador de conhecer a fábrica da montadora em Aguascalientes, México.

Quem visitar o Salão do Automóvel terá a oportunidade exclusiva de se cadastrar para participar do sorteio em totens disponíveis no stand da Nissan. É preciso responder “Qual é a montadora que vai lançar o primeiro japonês popular no Brasil?”. Os cupons serão impressos, depositados em uma urna e no dia 23 de novembro um grande sorteio será realizado.

O regulamento está disponível para consulta no site da Nissan: www.nissan.com.br.

Por Alessandra Siqueira


Carro de Vidro da Shell no Salão do Automóvel 2010


Desde que a propaganda começou a passar na televisão mundialmente, o carro de vidro transparente da Shell, que mostra o fluxo do do lubrificante Shell Helix dentro do veículo, tem causado furor.

O carro é uma réplica do modelo 370Z da Nissan, e foi construído em parceria com a agência JWT pela Asylum Models and Effects, todo em Perspex (material semelhante ao acrílico), tendo só as velas e os pneus de materiais tradicionais. A criação e montagem da máquina foi toda artesanal, e constitui cerca de duas mil peças!

Para trazer a estrutura toda da Inglaterra para cá, a Shell gastou R$ 400 mil. O carro, que pesa cerca de 1,5 toneladas, virá dentro de uma mala especial gigante, preso por cintas, num volume total de duas toneladas.

O veículo estará exposto no Salão do Automóvel 2010, de 27 de outubro e 7 de novembro, em São Paulo.

Por Alessandra Siqueira


Toyota abrirá nova Fábrica em Sorocaba (SP)


A nação brasileira parece estar realmente inclinada a receber investimentos de todas as partes. Nesta semana, a montadora chinesa Chery Automobile Ltda anunciou instalação de uma de suas unidades no interior de São Paulo, em Jacareí, com aplicação financeira estimada em US$ 1 milhão.

A Toyota, fabricante mais conhecida pelos brasileiros, divulgou que aportará atividades em Sorocaba, também em São Paulo, com investimento de R$ 1 bilhão. O grande benefício à região, de acordo com o Estadão, será a vinda de 12 fornecedores de serviços e outras fabricantes de componentes.

O local já está reservado. A prefeitura de Jacareí e o governo estadual anunciaram a montagem de um pólo de alta tecnologia voltado a extensões de centros universitários, laboratórios e incubadores de empresas, que somados a lançamentos de imóveis e comerciais nos próximos cinco anos, será ampliado para 10 quilômetros.

Alberto Goldman (PSDB), atual governador de São Paulo, e Atsushi Niimi, vice-presidente da Toyota Motor Corporation, serão os responsáveis por encabeçar o evento de inauguração das obras. Após isso e somente em 2012, a Toyota dará início à confecção de veículos, cerca de 70 mil unidades anuais no princípio.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Chery Automobile – Montadora terá uma fábrica em São Paulo


O mercado brasileiro de veículos automotores cresceu consideravelmente no primeiro trimestre deste ano, em virtude da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e em agosto último, devido à concorrência no mercado brasileiro (segundo Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme).

O poder aquisitivo da população, crescente nos últimos meses, tem gerado bons frutos no exterior, tanto que a montadora chinesa Chery Automobile Ltda anunciou a edificação de uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo. De acordo com Du Weiqiang, representante das sócias da empresa no país, a escolha só foi levada adiante após anos de estudos, os quais possibilitaram a identificação ideal do local como o maior mercado consumidor de veículos no Brasil, atrelado às condições logísticas e a vasta rede de fornecedores de peças.

Luis Curi, CEO da Chery no Brasil, sopesa que o investimento total para a fábrica de Jacareí será de aproximados US$ 1 milhão. Com o intento em vista, o portal de notícias G1 assinala que a unidade brasileira integrará as estratégias da montadora chegar à marca de 25 mil unidades comercializadas no Brasil até ano que vem, uma vez que desde 2009 a Chery já atua por aqui por meio de 40 concessionárias.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Salão do Automóvel de São Paulo 2010 – Venda de Ingressos


Tem certas coisas que não dá para entender. O Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em Outubro, oferece a opção para quem deseja comprar os ingressos para o evento pela Internet antecipadamente. A iniciativa é ótima e permite que que a gente ganhe desconto. Ainda mais que o preço de 40 reais é bem salgado.

O problema é que, na prática, quem comprar o ingresso antecipando vai mesmo é pagar mais caro. Isso mesmo. Apesar do desconto, que faz o preço do ingresso cair de 40 para 34 reais, no final será preciso desembolsar até 52,90.

Ou seja, o benefício por se antecipar acaba custando caro. Isso porque além do preço do ingresso, há uma certa taxa de conveniência de 3,40. Somando-se ainda a taxa de entrega de até 15 reais, chegamos aos preço final.

Portanto, se a ideia era facilitar, a organização do evento precisa rever isso.

Por Maximiliano da Rosa


Trânsito paulistano – piora com aumento na venda de automóveis


A grande alta nas vendas de veículos automotores entre o final do ano passado e início de 2010 foi extremamente comemorada por aqueles que atuam nessa esfera. Inúmeros modelos foram comercializados antes do fim da exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), desde populares a luxuosos, de nacionais a importados.

O trânsito de São Paulo, personificado como pessoa, sente os principais impactos a partir dessas vendas em crescimento exacerbado; buzinas, xingamentos, vários quilômetros de paralisação em suas veias principais e secundárias são alguns dos efeitos mais latentes. Contudo, algo invisível na altura dos olhos é prejudicial à saúde interior.

Gases tóxicos, nocivos aos seres humanos, animais e, por que não, vegetação, aumentam consideravelmente as possibilidades de crianças e adolescentes de até 18 anos contraírem doenças respiratórias. Pesquisas confeccionadas pela Universidade de São Paulo e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) atestam os casos típicos entre as pessoas dessa faixa etária onde existe ampla concentração de automóveis circulantes.

A poluição atinge seus mais altos níveis no inverno, segundo reportagem enunciada pelo Canal Executivo UOL, justamente em virtude da falta de chuvas e da própria temperatura, que estorvam, então, a dispersão dos poluentes.

Se a indústria automotiva tanto depende das vendas de carros, por que não adotar outras medidas para incentivar a compra de veículos novos por aqueles que têm algum mais antigo, desde que o efeito rodízio não impere?

Por Luiz Felipe T. Erdei


Range Rover Evoke, novo modelo da Land Rover, terá modelo promocional em São Paulo


Se você mora em São Paulo ou está de passagem, fique atento aos carros coloridos que poderá encontrar pelas ruas da cidade. É o novo modelo da marca Land Rover, o Range Rover Evoke.

Dez unidades do automóvel serão usadas para promover a marca, onde cada modelo será dotado de um colorido diferente. Eles aparecerão andando nas ruas das maiores cidades ao redor do mundo.

Essa é uma ação interessante que certamente causará impacto nos lugares por onde passar. Nem tanto pelo forte colorido dos carros, mas talvez, pela beleza do protótipo que traz um desenho muito mais esportivo que os demais modelos da marca.

Por Eloir Junior


Novo horário para inspeção veicular na Barra Funda-SP


A cidade de São Paulo tem uma frota de quase 5 milhões de veículos. O número reflete bem a situação do mercado de automóveis no Brasil, que há algum tempo anda acelerado. Literalmente. E este ano todos os proprietários da maior cidade do país, com exceção de quem comprou carro novo em 2010, terão que se submeter à inspeção veicular obrigatória.

Para isso, a cidade conta com 19 centros de inspeção. E para dar conta do recado, a empresa resolveu ampliar a capacidade e o horário de atendimento de alguns centros. Na Barra Funda, por exemplo, o serviço irá até às 23 horas, horário que será mantido até o final do ano. A notícia é mais que bem-vinda, já que sabemos o quanto a rotina na cidade é apertada.

Por Maximiliano da Rosa


Número de Carros Abandonados em São Paulo Aumenta


 Mais de um veiculo abandonado por dia, essa é a situação das estradas paulistanas.

Diversos veículos são abandonados diariamente na capital paulista, esse ato ocorre muitas vezes em plena luz do dia.

A prefeitura da cidade informa que o trabalho para recolhimento desses veículos está cada vez mais intensificado, porém mesmo assim é possível encontrar inúmeros carros e carcaças nas ruas, avenidas e vielas do estado.

A média registrada é de aproximadamente 500 unidades por ano, uma média equivalente a 40 veículos por mês.

Um numero absurdo para uma capital que informa que o recolhimento desses veículos aumentou 712% desde o ano de 2005.

Dentre os veículos abandonados, foi encontrado uma BMW que custa, na concessionária, cerca de R$ 173 mil.

Por que e quem abandona tais veículos que muitas vezes são caros é que é a indagação.

Por: José Alberi Fortes Junior.


Citroen na Reatech 2010 – São Paulo


A Citröen do Brasil é uma das várias montadoras presentes na Reatech. O evento, que tem como foco a mobilidade, acontece em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes. Entre os dias 15 e 18 de Abril devem passar por ali cerca de 35 mil pessoas.

E esse foi o local escolhido pela Citröen para a estreia do seu programa Mobilté. Durante a feira as pessoas que visitarem o estande de 360 m2 da empresa, terão a oportunidade de conhecer a gama de produtos oferecidos para pessoas portadoras de necessidade especiais.

Quatro veículos adaptados devem estar à disposição dos clientes para test drives. Além disso a empresa disponibilizará uma equipe para tirar dúvidas quanto à legislação. Os clientes também poderão contar com o apoio do Banco Citröen, que oferecerá taxas de juros especiais para financiamento dos veículos.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Portal da Propaganda