Novo Fiat Panda Cross – Apresentação no Salão de Genebra 2014


Após apresentar o Punto Avventura no Salão de Nova Déli, a marca italiana insiste nas versões com espírito aventureiro e além de mostrar o Freemont Cross, a Fiat irá apresentar também o Panda Cross durante a realização do Salão de Genebra, em março.

Nesta versão, o Fiat Panda recebe visual e equipamentos que deixam o modelo mais robusto e de certa forma pronto para o off-road. Dotado de tração integral, que definitivamente faz uma grande diferença em trechos off-road, o Fiat Panda Cross ainda vem com apliques em plástico nos para-choques e para-lamas, detalhes em alusão à edição aventureira, bem como uma placa de proteção na cor titânio, que simula um quebra-mato. Para completar o visual off-road, o Panda Cross ainda vem com rodas de liga leve de 15 polegadas (com desenhos exclusivos e acabamento em titânio escuro), calçadas com pneus de uso misto, suspensão levemente elevada e lanternas traseiras modificadas, acrescentando barras maiores de tejadilho.

A marca italiana mantém o interior do veículo em segredo, porém, confirma que o Panda Cross trará detalhes de acabamento na cor da carroceria, controle climático automático, volante multifuncional e sistema multimídia Blue & Me.

Com relação à suspensão elevada, está trabalha em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), com a função de bloqueio de diferencial eletrônico (ELD), com a tração nas quatro rodas e com um seletor que permite ao motorista determinar entre três tipo de configuração de condução: Auto, Lock (tração nas Quatro Rodas sempre ativa) e Hill Descent. Segundo a marca italiana, em comparação com o Panda 4×4, a versão Cross irá encarar as trilhas tranquilamente, graças aos melhores ângulos de entrada e saída, a 24 e 33 graus, respectivamente.

Sob o capô o veículo terá duas opções de motores: o 1.3 MultiJet II a Diesel (com 79 cv) e o bloco dois cilindros 0.9 Twin Air Turbo a Gasolina (capaz de entregar 89 cv). A configuração com motor 0.9 vem equipada com uma transmissão específica de 6 velocidades com a primeira marcha reduzida.

O novo Fiat Panda Cross estará disponível nas revendas do mercado europeu no começo do segundo semestre.

Foto: Divulgação

Por Caio Polo


Fiat 500 e Panda – Montadora pode apresentar Novas Versões dos Carros


Rumores dão conta que a montadora Fiat está planejando o lançamento de 4 novos modelos da gama 500. Além disso, a marca prevê uma versão inédita do Panda. A expectativa é que isso ocorra dentro de 2 anos e com as novidades, a empresa visa aumentar os lucros nos mercados Africano e Europeu.

De acordo com a “Automotive News”, agência especializada no segmento de autos, um porta-voz da Fiat não negou, nem confirmou o boato durante a entrevista concedida ao jornal “Corriere de la Sera”. Entretanto, a montadora afirmou que a marca italiana pretende sim entrar de vez no segmento de carros compactos.

De acordo com Alberto Altavilla, diretor de operações da marca na Europa, África e Oriente Médio, a montadora Fiat está planejando uma breve reformulação do DNA da marca, com estratégias voltadas inclusive para o setor Premium do mercado automotivo.

O Panda e o 500 são modelos que fizeram bastante sucesso dentre os consumidores e essa é a única certeza, já que maiores informações sobre futuras modificações nas gamas não foram divulgadas.

Até o final de 2013 a montadora Fiat deve fornecer mais informações sobre as estratégias de reformulação da marca. Os apaixonados por velocidade não perdem por esperar.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


Novo Fiat Panda 2013 – Informações e Lançamento


Oficialmente a montadora italiana Fiat informou que apresentará o Panda no próximo Salão do Automóvel, a ser realizado em Paris, na França. Trata-se de um carro compacto 4×4, equipado com tração integral, bloqueio eletrônico diferencial e controle eletrônico de estabilidade. Além disso, o novo Panda possui rodas de aro 15’’ e uma suspensão reforçada.

A terceira geração do Panda conta ainda com moderno sistema “Torque On Demand”, que opera no modo automático, atuando conforme as circunstâncias enfrentadas durante a direção do veículo. Em síntese, o Panda dividirá a potência entre as rodas de acordo com a necessidade da estrada.

Em termos de motorização, as opções de propulsor são as seguintes: MultiJet II 1.3 l a diesel  ou TwinAir Turbo 0.9 l a gasolina. Ambos os motores contarão com transmissão manual de seis marchas e sistema Start & Stop acoplado.

Na parte interna, o modelo passou por significativas mudanças, pois seu interior recebeu novos estofamentos e uma moldura verde em volta do painel. Como se não bastasse, um novo console foi acrescentado e a capacidade de armazenamento aumentou. Além das cores clássicas, agora os tons verde metálico “Toscana” e laranja “Sicília” fazem parte da paleta de pintura da lataria do Panda.

Por Larissa Mendes de Oliveira