BMW M3 Sedan e M4 Coupé – Características dos novos modelos


Revelados no fim do ano passado, a BMW lançou oficialmente para os mercados norte-americano e europeu os novos M3 sedan e M4 Coupé. Até o momento apenas o M4 Coupé será vendido no mercado brasileiro, com chegada prevista para o segundo semestre de 2014, embora haja a possibilidade do M3 Sedan aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em outubro.

Compartilhando a mesma plataforma, os dois veículos também utilizam o mesmo motor seis cilindros TwinPower Turbo, capaz de entregar 431 cv e torque de 56,13 kgfm. O novo bloco seis cilindros substitui o tradicional motor V8 4.0 aspirado, sendo 5 cv mais potente.

Trabalhando em conjunto com o novo propulsor, ambos os modelos M podem trazer um câmbio manual de seis marchas, ou uma transmissão automática de dupla embreagem com sete velocidades. Com isso, a versão manual acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a configuração automática realiza o mesmo processo em 3,9 segundos.

Além disso, tanto o M3 Sedan quanto o M4 Coupé contam com suspensão e modos de direção ajustáveis nos modos Comfort, Sport ou Sport +, deixando o carro apto às diversas situações ao adaptar e oferecer maior rigidez nas estruturas dianteira e traseira, bem como no sistema de direção hidráulica eletromecânica.

Garagem tecnológica com painéis solares:

Outra novidade apresentada pela marca alemã foi a criação de um conceito de garagem para recarregar seus futuros veículos híbridos. As estruturas atendem aos lançamentos do modelo i3, veículo elétrico já vendido em alguns países, e o esportivo híbrido i8, que será lançado neste ano.

A estrutura projetada pela BMW conta com painéis fotovoltaicos capazes de captar energia proveniente do sol e converter em energia para recarregar seus carros. A garagem pode ser feita com estruturas de bambu ou carbono, que contribui ainda mais para um modo de recarga ecologicamente correto.  De acordo com a BMW, por crescer rapidamente, o bambu constitui um material extremamente sustentável e por isso foi escolhido para a estrutura de recarga de seus veículos.

A BMW não divulgou a quantidade de horas para que os veículos sejam totalmente recarregados, mas afirmou que a garagem ecológica poderá, em alguns casos, gerar energia além da necessária para recarregar as baterias dos carros, sendo possível usufruir da energia excedente no consumo doméstico.

Por Caio Polo

BMW M3 Sedan e M4 Coupe

Foto: Divulgação


BMW M3 – Nova geração do modelo esportivo


Novo BMW M3A marca BMW está realizando os últimos testes para introduzir oficialmente a nova geração do M3 (esportivo), flagrado em fase de ajustes finais em Munique, na Alemanha, cidade em que a empresa tem sede.

Segundo o portal especializado no setor automotor da Bimmertoday, o veículo visto estava sendo "experimentado" por jornalistas convidados pela empresa, da mesma forma que o cupê M4, modelo que vai compartilhar igual conjunto mecânico com o M3.

Ainda segundo dados da publicação de origem alemã, o M3 novo irá ter motorização de 436 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, sendo muito mais do que o suficiente e dando disposição ideal ao veículo que irá ter menos do que 1.500 quilos em ordem da marcha. 

A relação de peso/potência do M3 é de somente 3,44 kg/cv, e o carro irá conseguir chegar a uma marca que supera a do Série 1M (lendário modelo da marca), com 3,9 kg/cv.

Mais dados oficiais a respeito da dupla M4/M3 irão ser divulgados nos dias que antecedem o seu lançamento, que ocorrerá na realização do Salão de Detroit (Estados Unidos), no mês de janeiro do ano de 2014.

Por Marcelo Araújo


BMW não cancela versão M do i8


A marca BMW não irá criar uma versão da gama M para o recentemente introduzido i8, um modelo híbrido da empresa que apresenta alta tecnologia. De acordo com afirmação do chefe de Comunicações Tecnológicas da BMW, Cypselus von Frakenberg, o objetivo da empresa é continuar mantendo suas submarcas "i" e "M" atuando em segmentos separados no mercado automotivo. As informações dadas por Frakenberg foram publicadas no Car Advice, portal especializado no setor automotor.

Em entrevista cedida durante a realização do Salão de Frankfurt, na Alemanha, o executivo ainda disse que não acha haja sentido ou necessidade de a BMW mixar ambas submarcas em apenas um carro. Tal posição foi consentida pelo chefe de Gerenciamento de Produtos da gama "M", Carsten Pries, que endossou dizendo que as operações são bastantes diferentes, não havendo a possibilidade de uma submarca interferir na outra.

Pries refutou também a hipótese da BMW introduzir um carro sucessor referente ao modelo M1. Ele ainda disse que, a se partir de um prisma planejado, a empresa tem noção do número de veículos do tipo superesportivo do qual tem necessidade para suprir as demandas de mercado.

Por Marcelo Araújo


‘BMW M3 2013’ – Nova geração do modelo terá motor N55 tubro de 6 cilindros


BMW M3.

Segundo o site Autocar, em matéria publicada nesta quinta (23), a nova geração do BMW M3 vai utilizar o motor N55 de 3.0 L 6 cilindros biturbo, mesmo que se apresenta na Série 1M.

O propulsor deverá ultrapassar os 340 cavalos e 50 mkgf  de torque, passando agora aos 450 cavalos e 66 mkgf.

O motor deve trabalhar em conjunto com um câmbio automático de dupla embreagem, segundo a matéria.

O novo modelo do M3 ainda será equipado com direção elétrica, suspensão com três níveis de ajuste e diferencial de escorregamento limitado.

O seu peso será reduzido, devido ao uso extenso de alumínio na fabricação. O novo esportivo da marca alemã está sendo testado no circuito de Nürburgring.


BMW M3 Frozen Coupe – Versão Especial será Vendida no Brasil


A recém-lançada versão especial BMW M3 Frozen Coupe, que traz as variantes Black (preta) e Gray (cinza), serão comercializadas no Brasil. Aos interessados, a montadora alemã informa que serão apenas quatro unidades disponibilizadas para o país, sendo duas de cada cor. O preço é de cerca de R$ 440.000.

A série especial conta com pintura fosca na carroceria, pinças de freio vermelhas, rodas de liga leve aro 19 e uma série de equipamentos do “Competition Package”, que adiciona ao cupê características ainda mais esportivas, com novos ajustes para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, além da suspensão rebaixada, entre outras novidades.

Internamente, alguns dos destaques são o acabamento em couro Novillo, com costuras na cor vermelha; detalhes em fibra de carbono nos painéis; bancos com aquecimento; sistema de áudio de última geração; e GPS.

No motor, nada foi mexido. O M3 Frozen Coupe tem o mesmo bloco que a versão convencional, o propulsor V8 4.0, que desenvolve 420 cv de potência e 40,79 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem, que faz o bólido acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Por André Gonçalves


Nova BMW M3 GTS Sedan – Fotos e Novidades


Uma nova versão para a BMW M3 está sendo desenvolvida. Apresentada ainda como conceito, a nova BMW M3 GTS Sedan Concept, de 4 portas, teve as primeiras informações e fotos divulgadas.

O veículo tem como base a versão cupê do M3 GTS, utilizando alguns componentes desta, como os freios de alta performance, a grade frontal na cor preta, as rodas pretas de liga leve aro 19, o mesmo sistema de suspensão e o aerofólio na traseira, além de outros.

Uma das diferenças estaria no sistema de escape, que na versão sedã tem linhas mais esportivas e um peso menor.

De acordo com a edição inglesa da Revista Car, o protótipo será equipado com o mesmo motor que empurra o M3 GTS, que disputa competições esportivas na Europa. A diferença é que o V8 4.4 litros do sedã terá a potência reduzida, ficando provavelmente entre 420 cv e 450 cv.

Sobre o interior do bólido e outras informações a respeito do desempenho, a montadora alemã mantém o mistério, já que só o seu exterior foi mostrado.

Também não há informações sobre quando será o lançamento da versão de produção, mas especula-se que seja no início de 2012, inicialmente em uma série limitada.

Por André Gonçalves


BMW M3 Picape – Piada do Dia da Mentira


Lembram-se daquela suposta picape BMW M3 que mostramos aqui há alguns dias? Ela realmente existe e foi apresentada pela BMW, mas a montadora revelou que se tratava de uma piada de 1º de abril, o dia da mentira, e que não há nenhuma possibilidade de ela ser produzida.

O interessante é que ela foi desenvolvida e testada, no circuito de Nurburgring, na Alemanha, aquele mesmo da Fórmula 1. Além disso, ela foi até homologada, e poderá ser usada para puxar o trailer da divisão esportiva da montadora pelas estradas europeias, segundo comenta a imprensa estrangeira.

Se fosse produzido, o modelo seria a picape mais veloz do mundo. De acordo com o site Autocar, ela alcançou cerca de 300 km/h durante os testes, empurrada pelo motor V8 4.0 litros da M3 cupê, que alcança 420 cv de potência, combinado com a transmissão manual de seis marchas.

Na cabine do protótipo, que pode se tornar conversível, com a retirada do teto, o acabamento segue a mesma linha que as versões convencionais da M3. Outros destaques são a capacidade de carga, em torno de 450 kg, que podem ser levados na caçamba; capota marítima; e o engate instalado na traseira, para puxar reboques.

Por André Gonçalves