Yamaha cria moto que não cai, com sistema AMSAS

Yamaha revela ao mundo seu sistema anti-quedas para motos, que deve logo chegar ao mercado. Mas é bom correr, porque a Honda também teu seu sistema para moto que não cai.

A Yamaha divulgou informações sobre o Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS): um recurso revolucionário que impede que a moto caia. Descubra em detalhes o funcionamento desse sistema e a previsão de lançamento.

Yamaha desenvolve motocicleta com sistema AMSAS que impede quedas; Conheça os detalhes!

A Yamaha, famosa marca de motocicletas japonesa, está assídua na criação de soluções que possam ampliar a segurança dos motoristas, diminuindo a ocorrência de acidentes envolvendo motos, os quais acontecem diariamente nas estradas de todo o mundo. O intuito da marca japonesa é reduzir a zero os óbitos até o ano de 2050.

Para alcançar esse objetivo, está desenvolvendo engenhos como o sistema AMSAS – Advanced Motorcycle Stability Assist System (sistema de estabilidade avançado para motos). Em suma, o sistema atua estabilizando a motocicleta em velocidades mais baixas através do controle das forças motrizes.

O mecanismo usa engrenagens do motor conectadas ao guidão e à roda da frente. É viável a sua instalação em modelos de motocicletas as quais já estão disponíveis nas lojas, dispensando modificações no chassi, ou em motocicletas recém-lançadas, como a Yamaha R25 que serviu de protótipo para o sistema.

Com o intuito de proporcionar mais estabilidade durante as partidas e em circunstâncias de baixa velocidade, adicionou-se ao veículo utilizado nos testes uma Unidade de Medição Inercial de 6 eixos.

Conforme explicado pelo responsável pelo projeto, Akitoshi Suzuki, o mecanismo de direção inserido na roda da frente contribui para prevenir que a moto fique instável. No momento em que a velocidade do veículo estiver abaixo de 5 km por hora, o sistema AMSAS começa a operar, impedindo quedas.

Segundo Akitoshi Suzuki, a principal particularidade do novo sistema é a estratégia de empregar um sistema que possa ser facilmente instalado nos automóveis atuais, tornando a iniciativa mais acessível ao público. De acordo com os engenheiros, a próxima etapa para tornar esse projeto viável é diminuir o tamanho das peças para que possa ser inserido sem aumentar as proporções da moto.

A empresa está interessada em expandir a utilização do sistema de segurança para outros meios de transporte e outras formas de mobilidade urbana. Ainda não há informações sobre a disponibilidade da tecnologia para uso nas vias públicas, porém a marca japonesa demonstra uma preocupação em desenvolver soluções que melhorem a segurança dos motoristas no tráfego urbano.

Jun Sakamoto, engenheiro estrategista de segurança na empresa, explicou um pouco sobre o valor que a criação do sistema AMSAS pretende oferecer ao público: afirmou que a missão da marca é criar condições às quais o motociclista possa ter concentração na operação do seu veículo — fornecendo uma assistência quando a moto é mais instável e requer habilidade para funcionar, desejamos oferecer alegria fundamentada na tranquilidade mental para uma ampla variedade de motoristas.

Yamaha almeja atingir objetivo de criar um mundo sem acidentes

Em um comunicado divulgado no final de 2022, a Yamaha declarou seu objetivo de colaborar com seus clientes para criar um "mundo livre de acidentes" até 2050. A fabricante tem como objetivo trabalhar no desenvolvimento de soluções que gerem mais segurança por meio de 3 abordagens:

1. Tecnologia

Meios tecnológicos que possam auxiliar em decisões mais acertadas, melhorando a direção e condução e a identificação de situações perigosas na estrada.

2. Habilidades

Aperfeiçoamento do conhecimento e da habilidade de pilotagem dos condutores, através de treinamentos de qualidade.

3. Conectividade

Investir no aumento dos meios de conexão na nuvem entre pessoas e veículos, com a finalidade de aumentar a segurança e dar feedbacks à empresa, para que possa haver melhoramentos constantes e eficazes.

A criação de novos sistemas de segurança mais eficazes para os diversos veículos existentes no mercado é essencial para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito — aumentando a segurança dos motociclistas. Segundo análises de acidentes envolvendo motocicletas, erros de reconhecimento, decisão e operação por parte do motociclista são responsáveis pela maioria dos casos — além disso, cerca de 70% dos acidentes acontecem em até dois segundos após o erro cometido.

Diante dos dados, a Yamaha Motor está trabalhando em quatro frentes para desenvolver sistemas de ajuda ao condutor: previsão de perigos, prevenção de danos e condução defensiva assistida, manobras de condução evasivas assistidas e mitigação de danos.

Honda Riding Assist 2.0: nova geração do sistema de auto estabilização de motos para um futuro mais seguro

No entanto, a Yamaha não está sozinha nessa corrida tecnológica. A rival Honda, que detém o título de maior fabricante de motos do mundo, está na “disputa” pelo melhoramento da segurança de seus veículos e está desenvolvendo uma proposta de auto estabilização de motos. O “Honda Riding Assist” não é uma novidade, afinal foi apresentado no Tokyo Motor Show, no ano de 2017 e já foi amplamente divulgado em 2022, embora ainda não tenha ido ao mercado. Ou seja, a Honda também está trabalhando para criar modelos de motocicletas que possam se enquadrar na categoria “anti-quedas”.

Queremos ouvir a sua opinião! Participe desse importante debate comentando quais são as suas perspectivas sobre as novas tecnologias que estão sendo projetadas.

Não deixe as novidades do universo automotivo passarem despercebidas. Acompanhe nossas publicações e fique por dentro de todas as notícias.

Imagem: Yamaha

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais