Fábrica da VW fecha e Polo Track tem produção suspensa, por 10 dias

Unidade de fabricação de veículos em Taubaté (SP) será interrompida devido à crise dos semicondutores. VW já fechou as outras três unidades no Brasil em 2023.

Ainda em fevereiro, a Volkswagen anunciou a interrupção em três das suas quatro linhas de montagem no país. As unidades de São José dos Pinhais (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São Carlos (SP) tiveram suas produções paradas entre o final de fevereiro e o começo de março, e o motivo foi a falta de chips para componentes eletrônicos.

A unidade de Taubaté (SP) era a única que não tinha sido fechada até o momento. Porém, a empresa anunciou em comunicado que, até o final deste mês, vai fechar temporariamente essa unidade, que é a responsável pela produção do Polo Track.

Segundo o comunicado, a interrupção na linha de produção acontecerá com a liberação de 10 dias de férias coletivas, iniciando a partir do dia 27 de março e com retorno no dia 6 de abril.

Crise dos semicondutores

A VW informa que vai interromper a produção para fazer manutenção na linha de produção, mas também não esconde que o principal motivo é por causa da crise da falta de chips para componentes, que vem afetando o mercado desde 2022.

Com isso, cerca de 2 mil funcionários da fábrica terão férias coletivas de 10 dias, previamente acordado com o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, retornando às suas atividades a partir de 5 de abril.

Outro ponto é a pausa na fabricação do Polo Track, uma variante simplificada do Polo 2023, porém, mais tecnológica que o Gol.

Polo Track 2023 – o substituto do Gol

Ele foi projetado para substituir o Gol, que foi recentemente aposentado após 42 anos de bons serviços do hatch prestados no país.

O novo carro de entrada da Volks, possui um design que o torna diferente dos outros Polos, além de vir com menos equipamentos. Ainda assim, vem com 4 airbags instalados, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, controle de estabilidade, e muitos outros recursos.

O motor tem uma configuração bem conhecida por aqui, tendo já equipado modelos como o Up e o próprio Gol. Ele é um modelo 1.0 aspirado de 84 cv de potência com 10,3 kgfm de torque, conectado a um câmbio de 5 marchas manual.

Um ponto importante é que a Volkswagen adotou um aumento de R$ 1.500, duas semanas após ele ser lançado, deixando o preço final acima dos R$ 80 mil.

Efeitos sobre as vendas do Polo Track

Além de ocupar o lugar do Gol, agora é o novo modelo de entrada da Volkswagen e recebeu um reajuste de preços pouco depois do seu lançamento. Vale destacar que o Polo Track é mais tecnológico que o Gol, demandando maior quantidade de chips.

Com a suspensão da produção, o Polo Track poderá ter suas vendas afetadas e o número de emplacamentos diminuindo consideravelmente no mês de abril.

Mas ainda é muito cedo para ter certeza. Assim, vamos continuar acompanhando e ficar de olho na lista dos mais vendidos de abril para ver como será o desempenho do Track.

Posts Recentes

Novo BMW 420i Cabrio: o conversível dos sonhos agora no Brasil

Com motor 2.0l TwinPower Turbo, o BMW 420i Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, combinando potência,… Leia Mais

Nova geração do MINI Cooper 5 Door: design e tecnologia de ponta

Veja como o novo MINI Cooper 5 Door se destaca pela sua combinação de performance e funcionalidade. O novo MINI… Leia Mais

Nissan Frontier Attack 2025 chega com design inspirado em guerreiros samurais

A nova Nissan Frontier Attack 2025 chega às concessionárias com design renovado e preços reposicionados, prometendo conquistar os entusiastas de… Leia Mais

Junho de Oportunidades: BMW Lança Ofertas Especiais para iX, iX1 e 320i M Sport

Em junho, a BMW oferece condições especiais com taxas de 0% ao mês para adquirir os modelos iX, iX1 e… Leia Mais

Descubra o Novo BMW M4 GT3 EVO: Inovação e Potência para 2025

A BMW M Motorsport apresenta o BMW M4 GT3 EVO, destacando avanços significativos em dirigibilidade, eficiência e confiabilidade. BMW M4… Leia Mais

Condições especiais para o Jeep Renegade em junho de 2024

Em junho, a Jeep oferece condições especiais para o Renegade 2024, incluindo taxa zero em 36x e 100% da tabela… Leia Mais