Ainda em fevereiro, a Volkswagen anunciou a interrupção em três das suas quatro linhas de montagem no país. As unidades de São José dos Pinhais (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São Carlos (SP) tiveram suas produções paradas entre o final de fevereiro e o começo de março, e o motivo foi a falta de chips para componentes eletrônicos.
A unidade de Taubaté (SP) era a única que não tinha sido fechada até o momento. Porém, a empresa anunciou em comunicado que, até o final deste mês, vai fechar temporariamente essa unidade, que é a responsável pela produção do Polo Track.
Segundo o comunicado, a interrupção na linha de produção acontecerá com a liberação de 10 dias de férias coletivas, iniciando a partir do dia 27 de março e com retorno no dia 6 de abril.
A VW informa que vai interromper a produção para fazer manutenção na linha de produção, mas também não esconde que o principal motivo é por causa da crise da falta de chips para componentes, que vem afetando o mercado desde 2022.
Com isso, cerca de 2 mil funcionários da fábrica terão férias coletivas de 10 dias, previamente acordado com o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, retornando às suas atividades a partir de 5 de abril.
Outro ponto é a pausa na fabricação do Polo Track, uma variante simplificada do Polo 2023, porém, mais tecnológica que o Gol.
Ele foi projetado para substituir o Gol, que foi recentemente aposentado após 42 anos de bons serviços do hatch prestados no país.
O novo carro de entrada da Volks, possui um design que o torna diferente dos outros Polos, além de vir com menos equipamentos. Ainda assim, vem com 4 airbags instalados, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, controle de estabilidade, e muitos outros recursos.
O motor tem uma configuração bem conhecida por aqui, tendo já equipado modelos como o Up e o próprio Gol. Ele é um modelo 1.0 aspirado de 84 cv de potência com 10,3 kgfm de torque, conectado a um câmbio de 5 marchas manual.
Um ponto importante é que a Volkswagen adotou um aumento de R$ 1.500, duas semanas após ele ser lançado, deixando o preço final acima dos R$ 80 mil.
Além de ocupar o lugar do Gol, agora é o novo modelo de entrada da Volkswagen e recebeu um reajuste de preços pouco depois do seu lançamento. Vale destacar que o Polo Track é mais tecnológico que o Gol, demandando maior quantidade de chips.
Com a suspensão da produção, o Polo Track poderá ter suas vendas afetadas e o número de emplacamentos diminuindo consideravelmente no mês de abril.
Mas ainda é muito cedo para ter certeza. Assim, vamos continuar acompanhando e ficar de olho na lista dos mais vendidos de abril para ver como será o desempenho do Track.
Com design minimalista e tecnologia de ponta, o Audi Q6 e-tron inicia sua pré-venda no Brasil, marcando o futuro da… Leia Mais
A BYD está prestes a lançar o SUV 100% elétrico Yuan Pro, com uma oferta irresistível: quem reservar o modelo… Leia Mais
O Fiat Argo Endurance chega ao mercado com características que prometem conquistar diferentes perfis de motoristas. Descubra por que esse… Leia Mais
BMW e Epic Games se unem para lançar o BMW 1 Series no Rocket League. Com a estreia marcada para… Leia Mais
A BMW Motorrad Brasil traz uma programação diversificada e cheia de aventura para os amantes de duas rodas. Participe de… Leia Mais
Em sua primeira aparição oficial, a Nova Amarok será o carro oficial da Festa do Peão de Barretos. Conheça os… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies