Up or Down? Compacto VW UP sai de linha na Europa

O Volkswagen Up! Saiu de linha no Brasil já faz dois anos. Agora, o modelo está se despedindo da Europa.

Por lá, ainda era produzida a versão esportiva GTi do modelo, porém, a versão deve dar adeus muito em breve, encerrando assim a produção de todas as versões do modelo, até mesmo da versão elétrica.

O Volkswagen Up! Foi lançado no ano de 2011. O modelo sempre teve os seus altos e baixos. Na Europa foi onde o modelo deu mais certo, mas mesmo assim parece que as vendas no continente não foram suficientes para mantê-lo ativo no mercado.

O Up! Vinha equipado com um motor 1.0 Turbo, que era capaz de fornecer 20 kgfm de torque e 115 cavalos de potência, pesando apenas 1.070 kg. O modelo buscava aliar a esportividade de seu design com a praticidade de um carro urbano. Vale lembrar que o modelo europeu tinha 10 cavalos a mais do que o Up! TSI que era vendido aqui no Brasil. Além disso, o carro contava com um câmbio curto de 6 marchas, o que contribuía no desempenho do veículo. O modelo conseguia alcançar 196 km/h e era capaz de ir de zero a 100km/h em apenas 8,8 segundos.

A versão elétrica do carro foi uma das últimas a ser lançada. Esta versão chegou a ser cotada para o Brasil, mas acabou não chegando. Esta versão foi lançada na Europa no ano de 2013, porém, ela não agradou muito o público. Já no ano de 2019 o carro passou por uma revisão e teve a sua autonomia aumentada de 160 km para 260 km. Para melhorar ainda mais, a montadora também acabou reduzindo o preço do modelo.

Já no ano de 2020, com a crise de componentes, a Volkswagen acabou cancelando os pedidos do modelo elétrico.

No ano passado, o Volkswagen Up! Elétrico voltou a ser produzido. Não bastasse isso, o compacto também foi lançado no Uruguai. Estas confirmações animaram os consumidores brasileiros, que achavam que a montadora poderia trazer o modelo elétrico para o país, fato que não se concretizou.

Para quem não se lembra, o Volkswagen Up! Foi vendido durante 12 anos. Neste tempo, o modelo conseguiu atingir a marca de 975 mil unidades vendidas na Europa, isso contando apenas a versão que tinha motor a combustão. Já se contabilizarmos a versão elétrica, o Up! Vendeu mais de um milhão de unidades, o que torna o modelo um dos compactos de maior sucesso na história da Volkswagen. Vale lembrar que o modelo teve ainda derivados como o Skoda Citigo e o Seat Mii, ambos fabricados na Eslováquia.

Já aqui no Brasil o Up! Teve uma história bastante curta. O modelo chegou ao país no ano de 2014 e tinha como missão ser o modelo de entrada da montadora. Porém, o veículo não agradou muito o consumidor em sua estreia, sendo que as vendas do modelo só alavancaram um ano depois, quando a Volkswagen lançou a versão TSI do modelo, que possuía um motor 1.0 turbo de 105 cavalos, que era bem mais econômico e rápido do que o motor aspirado.

Posts Recentes

Promoção Suzuki: entrada de 60% e restante em 24 meses sem juros

Condições imperdíveis para motos Suzuki até 30 de junho: entrada de 60% e o restante em 24 meses sem juros.… Leia Mais

Novo BMW X3: A evolução do SUV de luxo da BMW

Descubra o novo BMW X3: um SUV que combina perfeitamente esportividade, elegância e tecnologia, oferecendo uma experiência de direção superior… Leia Mais

Mitsubishi Pajero Sport Legend Black: Luxo e exclusividade em edição limitada

Conheça o Pajero Sport Legend Black, o SUV da Mitsubishi que combina potência, sofisticação e exclusividade com apenas 200 unidades… Leia Mais

Primeiro lote do Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil

Com a chegada do Blazer EV, a Chevrolet inicia uma fase de transformação e sustentabilidade no mercado automotivo brasileiro. O… Leia Mais

Fiat lança Nova Titano: uma picape desenhada para o agronegócio

A Nova Titano da Fiat, com motor turbodiesel e maior caçamba da categoria, é destaque em campanha que valoriza o… Leia Mais

São José dos Pinhais receberá produção do Novo Virtus em 2025

A Volkswagen investirá R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais para produzir o Novo Virtus e uma… Leia Mais