Volkswagen Atlas 2024: espaço, conforto e muita potência

A Volkswagen recentemente apresentou no salão do automóvel em Chicago a atualização do Atlas 2024, um carro pensado nas necessidades e nos desejos da família.

O VW Atlas 2024 tem novo design, bons acabamentos e trem de força diferente, que marcam um veículo muito espaçoso e confortável. Sem dúvida é uma opção que deixará todos os 7 ocupantes muito satisfeitos.

Começando por fora, houve todo um empenho em modernizar a estética do Atlas, e esse esforço deu frutos. Na parte frontal, observamos faróis full LED que se conectam por uma fita iluminada logo abaixo da linha do capô; grelha redesenhada com formatos mais espaçosos em semi colmeias; novo para-choque com desenhos retos e triangulares são as novidades que criam um visual bem robusto. Inclusive o traçado quadrático e geométrico tanto da frente quanto da lateral lembra um pouco da Amarok e da Ford F-150, é o tipo de design com muito apelo no mercado norte-americano.

Lateralmente, temos um friso que acompanha todo o desenho do carro; saias quadráticas (lembram as do Jeep Compass); rodas grandes de liga-leve 21 polegadas (53,34 cm). Na traseira, novas lanternas em Full LED que se conectam por uma faixa também em LED; traz dois escapamentos retangulares e de resto segue a tendência mundial – uma traseira bem clean, com nada mais do que o essencial.

Se por fora, ele parece (e de fato é) um carro grande, por dentro não é diferente. Tem espaço de sobra, são 7 passageiros que vão muito bem acomodados e fazem inveja em qualquer sedã médio. A começar pelos acabamentos internos de ótima qualidade, bancos em couro com boa costura aquecidos e ventilados; portas e painel com acabamento amadeirado e iluminado (com 30 combinações distintas de cores); inscrição Atlas iluminada no lado do passageiro; central multimídia de 12 polegadas (30,48 centímetros) no lugar da antiga de 8 com conexão Android Auto e Apple Carplay; 6 alto-falantes; carregamento por indução; 6 portas USB tipo C (para os ocupantes das duas primeiras filas somente); painel de instrumentos totalmente digital de 10,5 polegadas (26,67 centímetros) com VW Digital Cockpit; manopla de câmbio extremamente sútil e bem desenhada; teto solar panorâmico e muito, “mas muito”, porta objetos. Um item muito legal é o controle por voz e o ajuste climático automático Climatronic, o qual proporciona um ajuste inteligente da temperatura interna do carro consoante as condições percebidas externamente. Nada nem ninguém fica para trás, não faltam conforto, espaço e recursos para os passageiros.

Algumas ressalvas foram feitas. Para famílias os acabamentos são excelentes e não deixam a desejar, porém, aos olhos de algumas pessoas mais criteriosas, os detalhes deixam um pouco a desejar, principalmente se comparados aos níveis de detalhamento do Jeep Grand Cherokee L. Por isso, o que poderia ser um 10, talvez fique entre 9 e 9,5.

Quanto à motorização, temos novidades, o Atlas mudou da água para o vinho (para muitos foi do vinho para a água). Antes o motor era um V6 de 276 cavalos, agora, é um quatro cilindros alinhados fornecendo 269 cavalos de potência e pouco mais de 37 Kgfm de torque (EA888 TSI 2.0), semelhante ao do Audi A4, que levanta bastantes polêmicas como o desgaste de peças, folga no eixo das turbinas e outras preocupações. Tirando isso, o carro acompanha câmbio automático de 8 velocidades proporcionando trocas suaves, tração padrão dianteira com opcional de vir integral (4motion) e um sistema de suspensão excelente produzindo muita estabilidade ao dirigir.

Além disso, o que mais poderia importar para você do que a segurança de quem você ama? Pensando nisso, o Atlas sensor de colisão e ponto cego, assistente de permanência em faixa, ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), frenagem emergencial autônoma – tudo isso proporcionado pelo IQ Drive – a inteligência por trás dos sistemas semiautomáticos da VW. Portanto, sua família estará segura com o que há de melhor atualmente nos sistemas de auxílio ao condutor.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais