Jeep Compass e Jeep Commander lideram segmentos de SUVs médios e grandes

Mesmo com uma queda de 34% nas vendas de SUVs de todos os segmentos comparado com as vendas de dezembro de 2022, o Jeep Compass e o Commander mantiveram-se líderes, cada um na sua categoria.

A Jeep foi a grande líder de vendas de SUVs no Brasil em janeiro de 2023. O número total de emplacamentos da marca no mês foi de 8.510 SUVs, impulsionados pelas vendas dos modelos Compass e Commander – sem esquecer a importante ajuda do Renegade, com 3.049 emplacamentos.

Confira mais sobre o desempenho da marca com mais detalhes, a seguir.

Jeep Compass – segue o líder

Sozinho, ele foi o responsável por 44,4% das vendas de SUVs médios, com 4.139 unidades emplacadas somente em janeiro, ficando na 1ª colocação do seu segmento.

Nos últimos 5 meses, ele manteve um padrão de vendas acima das 5 mil unidades mensais, baixando esse desempenho somente em janeiro. Apesar da retração, conseguiu se manter à frente do seu principal concorrente direto, o Toyota Corolla Cross, que vendeu 2.604 unidades no mesmo período, com uma diferença de 1.535 veículos.

Nessa conta, se compararmos o Compass com o 3º colocado da lista, o VW Taos, que teve um crescimento de 25% de vendas, a diferença é ainda maior, com 2.955 unidades a mais.

Confira agora como foi o desempenho dos SUVs médios (C-SUV) mais vendidos em janeiro 2023:

  1. Jeep Compass – 4.139 unidades;

  2. Toyota Corolla Cross – 2.604 unidades;

  3. VW Taos – 1.184 unidades;

  4. CAOA Chery Tiggo 7 – 372 unidades;

  5. Chevrolet Equinox – 316 unidades;

  6. Mitsubishi Eclipse Cross – 215 unidades;

  7. Kia Sportage – 80 unidades;

  8. BYD Yuan Plus – 79 unidades;

  9. Ford Bronco Sport – 59 unidades;

  10. Ford Territory – 49 unidades..

No próximo tópico, vamos mostrar como foi o desempenho do Commander.

Jeep Commander – líder absoluto

O caso do Jeep Commander é ainda mais surpreendente. Ele se mantém na liderança de vendas pelo 14º mês consecutivo. Em janeiro de 2023, foram 1.289 emplacamentos registrados, o equivalente a 28% de participação total na sua categoria de SUVs de grande porte, os chamados D-SUVs.

Desde que chegou ao mercado brasileiro em 2021, o Commander demonstra um bom desempenho e é a prova de que já caiu no gosto do brasileiro por esse modelo.

Confira como ficou o ranking dos 10 SUVs mais vendidos em janeiro de 2023:

  1. Jeep Commander – 1.289 unidades;

  2. Toyota SW4 – 937 unidades;

  3. CAOA Chery Tiggo 8 – 588 unidades;

  4. Mitsubishi Pajero – 138 unidades;

  5. Chevrolet Trailblazer – 71 unidades;

  6. Jeep Wrangler – 29 unidades;

  7. Hyundai Santa Fe – 1 unidade;

  8. Mitsubishi Outlander / Sport – 1 unidade.

Assim como o Compass, o principal concorrente do Commander é o Toyota SW4. Em comparação com esse, foram 352 vendas a mais, e quase o dobro, com relação ao Tiggo 8, que ficou na 3ª colocação. Os demais concorrentes, somados, ficam mais distantes ainda. Ou seja, uma liderança mais que absoluta.

Até quando a Jeep consegue manter a liderança?

Ainda é cedo para prever se a Jeep – ou a Stellantis, grupo que controla a marca – conseguirá mantê-los na liderança de seus SUVs médios e grandes. Com relação à sua participação nas vendas gerais de veículos de todas as categorias, os SUVs tiveram uma queda de 6% nas vendas, em comparação a janeiro de 2022.

Entretanto, se considerarmos a liderança consecutiva dos seus C-SUVs e D-SUVs e as diferenças nos números com os seus principais concorrentes, pode-se dizer que as perspectivas podem se manter positivas.

Ainda assim, em se tratando das sazonalidades do mercado, é sempre importante se manter conservador nas previsões e acompanhar as nuances desse mercado para saber o que pode acontecer ao final de um período.

Sendo assim, vamos continuar acompanhando e trazendo mais informações a qualquer momento para você ficar sabendo em primeira mão.

Posts Recentes

Novo Jeep Commander: 50 mil unidades vendidas e novas versões em 2025

Jeep Commander 2025 lidera SUVs de 7 lugares com novas tecnologias e design inovador. O Jeep® Commander está conquistando novos… Leia Mais

MINI Cooper S 5P com preço reduzido e taxa zero de financiamento

Aproveite as condições especiais da MINI: bônus de valorização de seminovos e taxa 0%. A MINI está revolucionando o mercado… Leia Mais

Viagem e gastronomia: BMW une forças com Guia MICHELIN no Brasil

A união entre BMW e Guia MICHELIN promove experiências únicas de viagem e culinária, com destaque para o luxuoso BMW… Leia Mais

Nova Honda Elite 125 2025: economia e estilo na 2ª geração

A Honda Elite 125 2025 estreia com motor inédito e tecnologia avançada, oferecendo mais economia e menor emissão de poluentes.… Leia Mais

Hyundai NEXO e Palisade são destaques na Festa das Nações 2024

Festa das Nações 2024 contará com o Hyundai NEXO e atrações culturais coreanas. A Hyundai tem presença confirmada na 39ª… Leia Mais

Programa de estágio Hyundai 2024: vagas e benefícios imperdíveis

Hyundai lança programa de estágio com foco em diversidade e inclusão, oferecendo 15 vagas em Piracicaba, SP. A Hyundai Motor… Leia Mais