Apple – Rumores aumentam sobre o iCar


Mutos rumores sobre a Apple tem vindo a tona nestes últimos dias, diversos são os comentários, mas, ainda nada foi constatado. A causa de todos esses comentários seria a possível entrada da empresa para o mercado automobilístico, ao que tudo indica, o iCar pode ser uma verdade e poderia estar bem próximo de ser desenvolvido.

Os principais rumores ficam por conta da imprensa americana, que não poupa noticias para falar de cada passo dado pela Apple. As principais novidades noticiadas falam sobre as súbidas contratações da companhia, isto seria corriqueiro se não fosse o tipo de profissionais que a empresa procura: pessoas especializadas na área automotiva. Outra situação que está chamando bastante a atenção do mundo para a Apple é que ela está sofrendo um processo movido pela A123 Systems.

No dia 13 de fevereiro, foi divulgada a noticia de que o CEO da área de pesquisas e desenvolvimento da companhia Mercedes- Benz, Johann Jungwirth, foi contratado pela Apple. Na nova empresa, ele ocupará o cargo de Diretor de Engenharia dos Sistemas Mac. Além dele, outros profissionais renomados estão sendo contratados pela marca americana.

A última novidade bastante intrigante é sobre o processo que a empresa especializada fabricação de baterias ion- litio está movendo contra a Apple. O problema entre as duas empresas teria surgido quando a Apple iniciou as suas duras investidas para a contratação dos engenheiros- chefes da A123 System. De acordo com as informações dadas pela A123, o interesse da Apple nos seus funcionários explica-se por um projeto realizado pela marca da maça que visa a produção em larga escala de baterias de automóveis.

Agora, o que resta é aguardar um pronunciamento oficial da Apple, já que este ainda não foi feito. Embora, a empresa não tenha fabricado ainda nenhum automóvel, ela já produz o CarPlay, sistema para centrais multimídias.

Texto de Melina Menezes.


Mercedes mostra conceito de possível carro da Apple


É verificado que as previsões a respeito do lançamento de um provável carro da Apple estejam tornando-se mais evidente a cada dia, e que a companhia poderá intensificar também o ramo automobilístico usando tecnologias que foram produzidos ao longo dos últimos anos. É evidente que a companhia esteja tendo muitas previsões, entretanto, há uma previsão que consiste em um dos mais estranhos provavelmente.

Entre as contratações destaques atuais da Apple, Johann Jungwirth, ex-presidente e CEO da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz, é um dos nomes que mais destacam. Ele trabalhou em alguns projetos incríveis, dentre eles, o conceito do Mercedes Benz F 2015, um carro que seria possível de forma simples ligar à Apple pelo alto nível de empenho adotado no visual e também pelas suas funcionalidades.

O carro de luxo, caracterizado por ser futurista e ter muito luxo, possui um conceito realmente incrível. Mesmo que seja um projeto que poderá ser disponibilizado em alguns anos, não podemos deixar de imaginar um pouco o sonho do lançamento de um provável carro da Apple, que poderia facilmente ter base neste modelo.

Como foi recomendado pelo jornal estadunidense, Business Insider, o furgão desconhecido poderá ser o começo da competição da gigante de Cupertino com a Tesla. Considerando isto, é importante apostar na possibilidade de um “Apple Car” estar sendo produzido pela equipe de engenheiros da companhia. Se um iCarro realmente estiver sendo desenvolvido, os designers que atuam para a empresa não irão decepcionar, ao menos considerando o visual, devido mais de um profissional já atuar na categoria.

Existe um modelo que foi idealizado por Julian Honig, designer industrial da Apple. Com contornos futuristas, Audi RSQ possui relevância em uma carcaça unitária que recorda bem os veículos usados no clássico desenho, os Jetsons. Na realidade, pode-se verificar automóveis semelhantes ao produzido por Julian em quase todos os filmes de ficção científica.

Felipe Couto de Oliveira


Apple pretende adicionar novas funcionalidades no CarPlay


A Apple deu entrada em uma nova patente que sugere que pode adicionar novas funcionalidades e capacidades ao seu software automotivo CarPlay.

Para quem não conhece, o CarPlay nada mais é do que uma tela interativa, que já vem instalada de fábrica nos automóveis, permitindo que, uma vez conectada a um iPhone (modelo 5 em diante), acesse funcionalidades básicas como ligações, mensagens, música e mapas. A patente, publicada pelo escritório nacional norte-americano de patentes e marcas registradas (USPTO), descreve um sistema em que um iPhone atua como o controle remoto de um carro automático conectado a dispositivos similares ao CarPlay.

A patente descreve como dispositivos que rodam iOS podem ser utilizados para dar partida e bloquear remotamente no veículo utilizando recursos de localização geo-referenciada. O iPhone ou iPad do usuário poderiam ser utilizados para enviar comandos de travar e destravar o automóvel, ativar o alarme, dar a partida e programar antecipadamente à chegada ao carro a temperatura interior, bem como abrir o porta-malas apenas com a aproximação do usuário pela traseira do veículo. A tecnologia Bluetooth pode ser empregada para esta última tarefa, e a possibilidade de se utilizar o iBeacon não está descartada para tarefas baseadas na proximidade do usuário com o veículo. Toda uma programação, como abrir o carro, os vidros, porta-malas, dar a partida e ligar o ar condicionado poderia ser ativada quando o motorista chegasse perto do carro.

A ambição da nova patente vai além, com recursos que monitorariam o dispositivo do usuário através da conexão pela rede celular a qualquer distância de onde o automóvel foi estacionado, e medidas de segurança como o bloqueio do carro caso o proprietário não esteja sentado no banco do motorista (o que se tornaria um problema caso a bateria do iPhone acabasse).

O sistema demonstra a vontade da Apple de ir mais além no quesito integração dos iDevices com veículos, e várias montadoras já estão aderindo à tecnologia, mas um esforço universal entre as montadoras seria melhor para os consumidores, embora haja vários desafios a serem batidos, principalmente no que diz respeito à garantia do sistema, até que tenhamos contato com a novidade futurística.

Por Felipe Foureaux Freitas

CarPlay

Foto: Divulgação


Pioneer e Alpine são as fornecedoras oficiais do CarPlay da Apple


Já faz algum tempo que nos meios de tecnologia tem se falado sobre o CarPlay da Apple. Até pouco tempo a empresa não havia dado nenhum sinal sobre quando ou quais seriam as fornecedoras do sistema. Porém, recentemente a Apple decidiu dar um passo para começar a ver os resultados que o sistema poderá trazer para a empresa. É oficial. A empresa da Maçã anunciou que qualquer pessoa poderá fazer a instalação do CarPlay em seus automóveis por meio de dois fornecedores de equipamentos para automóveis: a Pioneer e a Alpine. A bem da verdade até o momento são os únicos e os primeiros.

A Pioneer pouco tempo atrás já havia, por sua vez, pronunciado-se sob a compatibilidade do sistema. Entretanto, a Apple nada tinha dito sobre o assunto. Era um problema já que se a empresa não desse autorização as pessoas que instalassem o mesmo poderiam não ter acesso a futuras atualizações já que o sistema em si não seria efetivamente “homologado” pela fabricante.

Sobre o CarPlay em si (para quem ainda não ouviu nada a respeito) ele é um sistema que faz uso do Siri para realizar  a conexão do iPhone ao sistema de entretenimento do automóvel. Entre as possibilidades apresentas ele pode, por exemplo, passar para o motorista do veículo ou permitir que o mesmo tenha acesso a diversas funções como mapas, ligações, recebimento e envio de mensagens e tocar música entre outros.

Na época de seu lançamento a maioria das pessoas achava, até porque a Apple deu a entender, que o CarPlay só estaria disponível para as fabricantes de modelos de automóveis de luxo. Mas por qualquer motivo que seja, agora qualquer pessoa pode ter o sistema, claro que para isso deverá comprar um aparelho das fornecedoras oficiais.

Nem tudo é alegria. O CarPlay, para a infelicidade dos brasileiros, não está disponível por aqui e não há nenhuma informação se ele chegará ou como funcionará nos automóveis daqui.

Por Denisson Soares

CarPlay

Foto: Divulgação


CarPlay – Novo software da Apple direcionado aos automóveis


No dia 3 de março a Apple acrescentou ao seu site uma nova seção. A página em questão é voltada para o primeiro software desenvolvido pela empresa com o foco especificamente direcionado aos automóveis. A empresa da Maça batizou o sistema de CarPlay. De acordo com a própria criadora o sistema deverá ser lançado oficialmente durante a realização do Salão de Genebra. Ainda segundo as informações divulgadas no site da empresa, o referido programa estará disponível para modelos de automóveis das marcas Volvo, Mercedes-Benz, Jaguar, Hyundai, Honda e Ferrari.

A Apple também informou que as marcas Land Rover, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Subaru, PSA Peugeot Citroën, Nissan e Opel também terão o software integrando futuros modelos uma vez que essas empresas já fizeram suas parcerias para ter o sistema.

Segundo a Apple, o CarPlay basicamente pode ser tido com uma maneira mais inteligente além de segura de o usuário poder utilizar o iPhone em seu carro. Grande parte dos pontos positivos vem exatamente do fato de que o motorista nem precisará tirar as mãos do volante para usar o sistema.

Em outras palavras isso quer dizer basicamente que o CarPlay permite que o motorista faça uso das mais variadas funções do iPhone enquanto dirige uma vez que o iOS vai ser instalado no próprio carro. Hoje, em dia já possível que o motorista faça a conexão de dispositivos com seu veículo por meio do Bluetooth, porém, não dá para se usar as funções do smartphone através do display do automóvel.

Com o sistema CarPlay o usuário também poderá navegar pelo sistema Apple Maps bem como fazer ligações usando para isso a plataforma de voz Siri. Vale lembrar que ela também é capaz de efetuar a leitura de mensagens de textos ou ainda escrever respostas ditadas.

No que diz respeito ao entretenimento, para ser mais exato, as músicas, será possível que a pessoa possa ouvi-las não apenas através do iTunes mas também por meio de aplicativos de músicas que não fazem parte da gama de produtos da Apple como, por exemplo, o iHeartRadio e Spotify.

Outro detalhe é que o sistema também é compatível com os modelos de iPhones 5S, 5C  e 5.

Por Denisson Soares

CarPlay

Foto: divulgação


GM, Honda e Toyota podem ter sistema de voz da Apple nos carros – Siri


A Apple parece que vai voltar suas tecnologias para o mundo dos automóveis. A Toyota, General Motors e Honda já confirmaram que têm interesse em utilizar a tecnologia de comando de voz Siri, que hoje é encontrada no iPhone 4S.

As montadoras querem utilizar o serviço de reconhecimento de voz, em alguns sistemas de conectividade de futuros lançamentos das mesmas.

De acordo com informações do site Automotive News, alguns executivos da empresa de Cupertino apontaram que montadoras como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Chrysler e Jaguar/Land Rover, já teriam firmado um acordo prévio com a Apple.

Os automóveis que apresentarem o sistema Siri, vão permitir que os seus motoristas façam ligações, ditem mensagem de texto, verificar instruções de navegação via satélite e até usar outras funções somente conectando o iPhone no sistema de multimídia dos carros.

O serviço seria ativado através de um botão no volante. Outra novidade, é que o recurso com o nome de Eyes Free possibilite que o iPhone seja utilizado sem precisar tirar os olhos da estrada.

Segundo o vice-presidente sênior da Apple, Scott Forstall: “Várias montadoras se comprometeram a desenvolver tecnologias compatíveis com o Eyes Free nos próximos 12 meses”.


Rolls Royce lança aplicativo para aparelhos da Apple


Assim como diversas outras montadoras, a Rolls Royce resolveu lançar um aplicativo para os aparelhos da Apple. Trata-se de uma ferramenta para divulgar o novo Rolls Royce Phantom. Através do programa, o usuário pode montar a sua versão personalizada do modelo, escolhendo o material do acabamento, o motor, itens de segurança e conforto, as rodas, o tipo e o formato do escapamento, o estilo da capota (para o conversível), além da cor.

Falando nisso, são 44 mil cores à disposição, e caso nenhuma lhe agrade, você pode usar a câmera do iPhone, por exemplo, para fotografar algum tom específico e colocar no programa.

O aplicativo contém ainda uma série de fotos dos interiores das versões sedã, cupê e Drophead, do luxuoso Phantom. Elas podem ser exploradas de diversos ângulos, como se o usuário estivesse dentro do carro. É possível também consultar os endereços das revendedoras da marca britânica em diversos países. 

Quem quiser brincar um pouco com o aplicativo, ou até, quem sabe, montar o carro que futuramente estará na garagem, pode baixá-lo gratuitamente na loja virtual Apple Store (em inglês). Ele é compatível com iPhone, iPod Touch e iPad.

Por André Gonçalves


Aplicativo da Apple para tour virtual no museu Mercedes-Benz Classic


Como parte das comemorações de 125 anos da Mercedes-Benz, que serão completados em 2011, a montadora alemã lançou um aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch, através do qual é possível fazer uma visita virtual a todo o conteúdo do Mercedes-Benz Classic, museu localizado na cidade de Stuttgart, que contêm toda a história da empresa.

O programa bilíngüe (inglês e alemão) funciona como um guia, durante uma visita real ao museu ou, se não for possível ir até lá, pode ser usado de qualquer lugar para conferir a história de uma das principais montadoras de automóveis do mundo.

Através do aplicativo pode se acessar as fotos e informações sobre os 160 veículos expostos no museu, arquivos de áudio, visualizar coleções e conhecer a história da Mercedes. O usuário pode acessar também a loja virtual do museu e conhecer o calendário de exposições do local.

Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta acessar a App Store.

Por André Gonçalves