Ranking de Carros com Manutenção Mais Barata em 2016


Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) divulga nova lista com os carros mais baratos de reparar em 2016.

Como acontece todo o ano, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) liberou a listas das marcas de automóveis que apresentam a melhor relação custo/benefício na hora da manutenção. Para o consumidor que leva este fator em consideração na hora da compra do seu próximo modelo, ele deveria prestar bastante atenção neste quesito, afinal, ninguém quer ser pego de surpresa na hora que mandar o seu sonho de consumo para a oficina e descobrir que ele pode acabar virando um pesadelo.

Repetindo a façanha de três anos consecutivos, a Volkswagen sai na frente e na hora dos testes, o seu recente lançamento, o Up, saiu na frente na categoria chamada de sedan compacto. Além desta, mais dez categorias são avaliadas. Na classe dos compactos off-road mais uma vez só deu a montadora alemã, com seu Crossup, pelo segundo ano seguido. Logo após, temos as picapes simples, como a Saveiro, novamente emplacando a Volkswagen e a Saveiro CD na classe das picapes compactas de cabine dupla. A Spacefox ficou como destaque na categoria SW compacta.

Levando-se em consideração as normas exigidas pela Research Council for Automobile Repairs (RCAR), as avaliações de cada categoria são feito através de testes tanto na parte dianteira quanto traseira dos veículos. Ambas as partes são submetidas a episódios de colisão de baixo impacto (cerca de 15 Km/h) em apenas uma parte de cada (40%).

O resultado obtido e as classificações de cada modelo respectivo de cada montadora irão servir de base para que seja feita a chamada precificação de cada marca junto às seguradoras e às concessionárias de veículos existentes pelo país. Além disto, os resultados poderão balizar o preços das diárias dos automóveis que são disponibilizados para aluguel pelas locadoras.

Apesar do estudo sempre ser feito uma vez no ano, a sua atualização é feita mensalmente e engloba também os carros nos países participantes do Mercosul e os importados. O critério adotado sempre é o da menor pontuação que sempre indica um baixo índice de reparabilidade.

Além dos veículos da Volkswagen, a Fiat também se destacou com seu modelo Bravo, na categoria hatch médio. Como melhor sedan compacto, tivemos o Etios da Toyota e o Sentra da Nissan na classe dos médios. Nos chamados utilitários esportivos, o destaque foi para o Peugeot 2008 e nos off roads chamou a atenção o Jimmy, da Suzuki. Por último, na categoria das minivans, o Citroen C3 Picasso levou o ‘oscar’ de menor custo.

Emmanoel Gomes


Brasil caiu no Ranking de Venda de Carros 2015


Brasil perde a 4ª posição no Ranking de Venda de Automóveis 2015. Índia e Alemanha sobem no ranking.

Após terminar o ano passado na 4ª posição no Ranking de Venda de Automóveis, o Brasil acabou perdeu duas posições e agora aparece na 6ª colocação, atrás de Índia e Alemanha. A queda no ranking de vendas se deu devido à redução na comercialização de veículos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo a Jato Consult, empresa responsável por realizar a pesquisa em mais de 30 países, nestes primeiros meses do ano o Brasil teve uma queda de 22,5% nas vendas de veículos. Em contrapartida, a Índia (atual 4ª colocada no Ranking) conseguiu registrar um aumento de 4% nas comercializações. Não bastasse isso, a Alemanha também registrou uma alta de 4,7% nas vendas e alcançou a 5ª posição no ranking.

Outro país que registrou queda nas vendas neste início do ano foi o Japão. Apesar da redução de 16,9% na comercialização de carros, o país conseguiu se manter na 3ª posição do ranking, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

atrás do Brasil temos grandes países, como França, Itália, Grã-Bretanha e Coreia do Sul. Vale lembrar que os números citados somam a venda de carros de passeio e comerciais leves.

Comentando um pouco sobre as marcas, o Grupo Volkswagen é quem lidera o ranking, com mais de 1,38 milhão de unidades vendidas. É importante frisar que o Grupo Volkswagen engloba ainda as marcas Audi, Porsche e Scania. Já a Toyota comerciou até o momento 1,23 milhão de unidades de seus veículos. Em terceiro lugar está a General Motors, seguida de perto por Hyundai, Dord, Nissan e Honda.

Veículos Mais Vendidos:

Aproveitando a divulgação da pesquisa da Jato Consult, a Fenabrave também divulgou a sua conhecida lista de carros mais vendidos no Brasil. Neste mês de março, o Fiat Strada ficou na primeira posição com 9.946 unidades comercializadas. Em segundo lugar está o Chevrolet Onix, com 9.548 carros vendidos. O Fiat Palio aparece na terceira posição, com 9.232 unidades vendidas. Logo após temos Hyundai HB20 (com 9.100 unidades vendidas), Fiat Uno (com 8.671 unidades vendidas), Volkswagen Gol (com 8.351 carros vendidos), Ford Ka (com 8.151 unidades comercializadas), Renault Sandero (com 7.957 carros vendidos), Volkswagen Fox/Crossfox (com 6.923 unidades vendidas) e Volskwagen Saveiro (com 6.328 carros comercializados).

Foto: Rodrigo Paiva/Reuters


Confira o Raking Mundial dos Carros Mais Vendidos do Mundo em 2014


O ano de 2014 foi embora e ficou somente as estatísticas, e analisando as estatísticas, você já parou para pensar quais foram os carros mais vendidos de 2014? Já pesquisou na internet ou já perguntou para algum amigo ou familiar? Se a sua resposta é não, você não precisa se preocupar, pois este artigo lhe trará a relação dos dez carros mais vendidos de 2014, segundo informações da consultoria italiana Focus 2 Moe.

O primeiríssimo lugar no ranking mundial de carros mais vendidos é o Toyota Corolla, que conquista esse título pela oitava vez consecutiva, uma marca impressionante assim como é impressionante a quantidade de automóveis vendidos, suas vendas atingiram 1,2 milhões de unidades.

A segunda colocação ficou com o popular Ford Focus, que atingiu a marca de 1,025 milhão de unidades vendidas em todo o mundo, a terceira colocação é o do Volkswagen Golf que vendeu 952.144 unidades.

Veja o restante dos carros e suas devidas classificações no ranking de carros mais vendidos do mundo.

4ª colocação: Picapes Ford Série-F vendeu 898.781 unidades em todo o mundo.

5ª colocação: Hyundai Elantra vendeu 808.189 unidades em todo o mundo. 

6ª colocação: Toyota Camry vendeu 763.804 unidades em todo o mundo.

7ª colocação: Wuling Hong Guang vendeu 750.019 unidades em todo o mundo.

8ª colocação: Honda CR-V vendeu 728.821 unidades em todo o mundo.

9ª colocação: Chevrolet Cruze vendeu 706.172 unidades em todo o mundo.

10ª colocação: Ford Fiesta vendeu 693.908 unidades em todo o mundo.

Analisando os dez colocados, houve uma surpresa, a minivan fabricada na China Wuling Hong Guang da General Motors aparece pela primeira vez no ranking e surpreende pelo sucesso de vendas.

O fato é que os gostos dos clientes são variados e que essas estatísticas são muito importantes, pois auxiliam desenvolvimento de novos modelos, pois os engenheiros das grandes montadores avaliam os modelos mais vendidos para se inspirar na concepção de novos carros, além de ser um fato muito curioso e interessante, então se você é proprietário de um Toyota Corolla, pode falar para todo mundo que você é um campeão mundial. 


Vendas de carros sedans pequenos em outubro de 2014


A Fenabrave apresentou os números referentes às vendas do mês de outubro na categoria dos sedans pequenos. Com 37.129 veículos emplacados, o segmento apresentou um recuo de 5,02% em comparação ao mês de setembro e uma queda ainda maior, 8,30%, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, diferente dos outros meses, o Fiat Siena perdeu a liderança da categoria para o Chevrolet Prisma.

Tirando a margem de mais de 1.200 unidades do mês passado, o Chevrolet Prisma ganhou a primeira colocação da categoria, deixando o Fiat Siena, ao qual a Fenabrave contabiliza as vendas do Siena e do Grand Siena em conjunto, na segunda colocação. Com 8.342 carros emplacados, leve baixa de 0,13% na variação outubro/setembro e alta de 26,05% na comparação com 2013, o sedan da GM assumiu a liderança com uma margem de mais de 120 unidades sobre o Siena, que foi responsável por comercializar 8.221 unidades, queda de 13,63% e 33,58% em relação ao mês de setembro e o ano de 2013, respectivamente, sendo seu pior desempenho desde o mês de março.  

Quase 2.000 unidades atrás da briga pela liderança, o Volkswagen Voyage manteve a terceira colocação na categoria com a venda de 6.530 veículos, um crescimento de 17,34% em relação ao mês de outubro, mas uma leve baixa de 1,69% na variação 2014/2013.

Ganhando a quarta posição, o Hyundai HB20S, que novamente obteve desempenho positivo, registrou a venda de 5.673 unidades, recorde de vendas do modelo. Sendo assim, o sedan da marca sul-coreana cresceu 10,43% e 29,23% nas variações outubro/setembro e 2014/2013, respectivamente.

Fechando a lista dos cinco mais vendidos da categoria está o veterano Chevrolet Classic. Emplacando 3.865 carros, o Classic registrou queda de 24,85% e 38,33% em relação ao mês e ao ano passado, respectivamente. Com isso, o modelo da GM viu a nova geração do Renault Logan, na sexta colocação, se aproximar, já que o sedan francês comercializou 3.417 unidades, com queda de 30,79% na comparação com o mês passado e maior alta (+93,38%) na variação 2014/2013.

Estreando na categoria, o novo Ford Ka+ ainda teve índices de vendas brandos quando comparado aos seus concorrentes e o que a marca espera do veículo. Sendo responsável pelo emplacamento de 881 carros, o novo sedan da marca estadunidense, que ficou na sétima colocação, deve ter um desempenho melhor no mês de novembro.

Fechando a lista está o Ford Fiesta Sedan, que conseguiu registrar a venda de 200 unidades. 

Por Caio Polo

Chevrolet Prisma 2014

Fiat Siena 2014

Volkswagen Voyage 2014

Fotos: Divulgação


Ranking de vendas de carros sedans pequenos em setembro de 2014


A Fenabrave apresentou os números de vendas do mês de setembro na categoria dos sedans pequenos. Com 39.090 carros comercializados, o segmento apresentou alta de 8,97% em comparação ao mês de agosto e um recuo de 1,49% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim como foi visto em outros meses, o Fiat Siena continua líder absoluto da categoria dos sedans pequenos, com uma margem de quase 1.200 unidades sobre o segundo colocado.

Obtendo seu melhor índice de vendas desde janeiro deste ano, o Fiat Siena manteve a liderança do segmento emplacando 9.518 carros, alta de 12,39% na variação setembro/agosto, mas uma forte queda de 24,72% quando comparado ao mesmo período de 2013. A distância sobre o segundo colocado continua diminuindo a cada mês, embora o Siena ainda mantenha uma margem tranquila, que no mês de setembro foi de quase 1.200 carros.

Ganhando a segunda colocação neste mês, o Chevrolet Prisma registrou seu melhor resultado desde quando foi lançado no mercado brasileiro. Vendendo 8.353 carros, o sedan pequeno da GM cresceu 24,36% e 54,91% na variação setembro/agosto e 2014/2013, respectivamente. Com isso, o Prisma ficou quase 3 mil carros a frente do terceiro colocado, o Volkswagen Voyage, que emplacou 5.565 unidades e teve queda de 18,68% e 19,57% em relação ao mês de agosto e de 2013, respectivamente.

Para o quarto lugar, a disputa foi muito acirrada, sendo que o Chevrolet Classic acabou levando a melhor sobre o Hyundai HB20S. Enquanto o veterano sedan da GM garantiu a quarta posição emplacando 5.143 unidades (+25,90% setembro/agosto e -7,95% 2014/2013), o modelo da Hyundai ficou em quinto lugar vendendo 5.137 veículos, seis carros a menos que o Classic, o que representa uma alta de 11,84% e 31,35% em relação a agosto e 2013, respectivamente.  

Embora esteja na sexta colocação, o Renault Logan registrou seu melhor índice de vendas desde o seu lançamento no Brasil em 2007. Com 4.937 unidades emplacadas, o novo Logan vem ganhando mercado, com alta de 22,60% em comparação ao mês passado, ao qual já era comercializado o novo modelo, e um crescimento impressionante de 94,91% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a força da nova geração do sedan.

Fechando a lista da categoria em sétimo colocado, o Ford Fiesta Sedan, na versão Rocam, foi responsável por emplacar 437 carros, forte queda de 61,70% e 83,78% em relação ao mês e ano passado, respectivamente. 

Por Caio Polo

Fiat Siena

Chevrolet Prisma

Volkswagen Voyage

Fotos: Divulgação

 


Ranking dos carros sedans médios mais vendidos no Brasil em setembro de 2014


A Fenabrave divulgou os dados sobre as vendas do segmento dos sedans médios no Brasil em setembro. Assim como nos outros meses passados, o Toyota Corolla assegurou a liderança com tranquilidade. Invertendo o quadro de quedas apresentado nos últimos meses, a categoria foi responsável pela venda de 19.248 carros, um crescimento de 6,93% em relação ao mês de agosto e 7,58 % em comparação ao mesmo período do ano passado.

Liderando com tranquilidade, o Toyota Corolla novamente assegurou a primeira colocação do segmento emplacando 6.050 unidades, alta de 1,78% e 38,89% na variação setembro/agosto e 2014/2013, respectivamente.

Em segundo lugar, com uma distância de mais de 1.300 unidades, está o Honda Civic. Com 4.684 unidades comercializadas, a venda do sedan da Honda cresceu em relação ao mês de agosto (+2,38%), o que não foi o suficiente para diminuir a distância mantida em relação ao Corolla. Se houve uma melhora na variação mensal, a relação 2014/2013 foi negativa, com queda de 10,70%.  

Na terceira colocação, o Chevrolet Cruze também teve uma variação positiva quando comparado ao mês passado. Emplacando 1.860 unidades, o sedan da GM cresceu 19,31% em relação a agosto, mas sofreu uma baixa de 33,62% quando comparado a 2013. Próximo de sua primeira reestilização, o Cruze assegurou uma diferença de cerca de 400 unidades a frente do Nissan Sentra, quarto colocado no segmento e que vendeu 1.273 unidades, alta de 12,46% e 415,38% em relação à variação setembro/agosto e 2014/2013, respectivamente. Com isso, o sedan da Nissan conseguiu seu décimo mês consecutivo comercializando mais de mil unidades mensais.

Completando a lista dos cinco mais vendidos está o Volkswagen Jetta, responsável pela venda de 1.007 unidades, alta de 6,56% em relação a agosto, mas queda de 25,52% em comparação ao ano passado. Vale lembrar que o Volkswagen Jetta terá sua fabricação nacionalizada em 2015, o que deverá dar mais fôlego ao modelo, deixando-o mais competitivo e com versões mais dinâmicas.

Na sexta posição e com um crescimento espantoso em relação ao mês e ano passado (+151,05% e +118,28%, respectivamente), está o Mitsubishi Lancer, que mesmo ainda importado do Japão, o sedan conseguiu emplacar 836 unidades, registrando um novo recorde de vendas.

Fechando a lista dos dez carros mais vendidos no segmento, em 7º está o Citroën C4 Lounge (789), na 8ª colocação aparece o Fiat Linea (769), em 9º lugar o Ford Focus Sedan (710) e na 10ª posição o Renault Fluence (505). 

Por Caio Polo

Toyota Corolla

Honda Civic

Chevrolet Cruze

Fotos: Divulgação


Ranking de vendas de sedans pequenos em agosto de 2014


A Fenabrave divulgou os números das vendas do mês de agosto na categoria dos sedans pequenos e eles não são nem um pouco animadores. Com 35.872 carros emplacados, uma queda de 17,21% em relação ao mês de julho que registrou 41.001 unidades vendidas, o segmento foi liderado mais uma vez pelo Fiat Siena com uma margem de mais de 1.600 veículos sobre o segundo colocado.

O Fiat Siena liderou com tranquilidade o segmento dos sedans pequenos. Emplacando 8.469 carros, o sedan teve uma variação negativa de 33,24% e 5,36% em comparação com o ano passado e o mês de julho, respectivamente. Vale lembrar que a Fenabrave não diferencia os modelos Siena e Gran Siena.

Se a primeira colocação foi obtida com folga, a disputa pelo segundo lugar foi acirrada, mas o Volkswagen Voyage levou a melhor sobre o Chevrolet Prisma e garantiu a segunda posição. Enquanto o sedan da marca alemã comercializou 6.843 unidades (-1,70% 2014/2013 e -4,71% Agosto/Julho), o modelo da fabricante estadunidense vendeu 6.717 carros (-0,49% 2014/2013 e -20,96% Agosto/Julho).

Na quarta colocação, o Hyundai HB20S diminuiu o ritmo do mês passado, quando obteve seu melhor desempenho em 2014, vendendo 4.593 carros. Com isso, o modelo da marca sul-coreana teve uma queda de 13,89% em comparação ao mês de julho, mas alta de 13,21% nas vendas em relação ao ano de 2013.

Fechando a quinta colocação, em uma disputa ainda mais apertada do que a vista pela segunda colocação, o Chevrolet Classic conseguiu vencer o Renault Logan emplacando 4.085 unidades contra 4.027 carros da marca francesa. Pela alta expressiva na comparação com o ano passado (+87,04), é possível que o Renault Logan cresça ainda mais no segmento e assuma a quinta colocação neste mês de setembro.

Fechando as vendas do segmento na sétima colocação e registrando as maiores quedas de participação na categoria (-32,42% e -64,71% em relação a julho e 2013, respectivamente), o Ford Fiesta Sedan teve 1.138 carros vendidos.

Por Caio Polo

Fiat Siena

Volkswagen Voyage

Chevrolet Prisma

Fotos: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos em agosto de 2014


A Fenabrave revelou os índices de vendas do mês de agosto e pelo terceiro mês consecutivo o Fiat Palio foi o carro mais vendido no mercado brasileiro.

Disputando dia após dia com o Volkswagen Gol pela primeira posição, o Fiat Palio levou a melhor emplacando 14.305 unidades, enquanto que o Gol vendeu 14.198 unidades.

Na terceira colocação, sendo uma surpresa devido à reestilização que chegou no início de setembro e trouxe mudanças importantes, o Fiat Uno aparece com 10.922 unidades comercializadas. Saltando da sexta para a terceira posição, o modelo de entrada da Fiat deixou o Chevrolet Onix na quarta colocação e o Hyundai HB20 na quinta posição, com 10.285 e 9.074 unidades vendidas, respectivamente, fechando a lista dos cinco carros mais vendidos no Brasil em agosto.

Entre a lista dos dez carros mais vendidos, outra surpresa foi a nova geração do Renault Sandero, que emplacou 7.277 unidades e garantiu a nona colocação, ficando à frente do Volkswagen Voyage (6.843), Chevrolet Prisma (6.717), Toyota Corolla (5.944) e VW Up! (5.846).

Por falar em Corolla, o sedan da Toyota ficou bem à frente do seu maior rival no segmento dos sedans médios, o Civic, que emplacou apenas 4.575, ficando quase 1.400 veículos atrás.

Abaixo, a lista dos 25 carros mais vendidos na categoria automóveis e comerciais leves:

Automóveis:

– 1º Fiat Palio – 14.305;
– 2º VW Gol – 14.198;
– 3º Fiat Uno – 10.922;
– 4º Chevrolet Onix – 10.285;
– 5º Hyundai HB20 – 9.074;
– 6º Ford Fiesta – 8.505;
– 7º Fiat Siena – 8.469;
– 8º VW Fox / Crossfox – 8.348;
– 9º Renault Sandero – 7.277;
– 10º VW Voyage – 6.843;
– 11º Chevrolet Prisma – 6.717;
– 12º Toyota Corolla – 5.944;
– 13º VW Up! – 5.846;
– 14º Honda Fit – 4.880;
– 15º Hyundai HB20S – 4.593;
– 16º Honda Civic – 4.575;
– 17º Chevrolet Classic – 4.085;
– 18º Renault Logan – 4.026;
– 19º Chevrolet Cobalt – 3.627;
– 20º Toyota Etios Hatch – 3.234;
– 21º Chevrolet Spin – 2.995;
– 22º Nissan March – 2.292;
– 23º Citroën C3 – 2.272;
– 24º Renault Clio – 2.239;
– 25º Ford Focus – 2.218.

Comerciais leves:

– 1º Fiat Strada – 12.846;
– 2º VW Saveiro – 7.020;
– 3º Ford EcoSport – 4.735;
– 4º Chevrolet S10 – 3.861;
– 5º Renault Duster – 3.470;
– 6º Toyota Hilux – 3.363;
– 7º Ford Ranger – 2.153;
– 8º Fiat Fiorino – 1.972;
– 9º Chevrolet Montana – 1.754;
– 10º Mitsubishi L200 – 1.554;
– 11º VW Amarok – 1.444;
– 12º Hyundai Tucson – 1.424;
– 13º Toyota Hilux SW4 – 1.346;
– 14º Hyundai ix35 – 1.304;
– 15º Mitsubishi Pajero – 1.218;
– 16º Renault Master – 1.193;
– 17º Mitsubishi ASX – 966;
– 18º Kia Sportage – 908;
– 19º Nissan Frontier – 869;
– 20º Fiat Ducato – 856;
– 21º Honda CR-V – 813;
– 22º Chevrolet Tracker – 745;
– 23º Hyundai HR – 744;
– 24º Toyota RAV4 – 611;
– 25º Mitsubishi Outlander – 582.

Por Caio Polo

Fiat Palio

1º lugar automóveis: Fiat Palio

Fiat Strada

1º lugar comerciais leves: Fiat Strada

Fotos: Divulgação


Ranking de vendas de hatches médios em julho de 2014 no Brasil


A Fenabrave divulgou os índices de vendas no Brasil da categoria hatches médios emjulho de 2014. Embora haja o registro de um crescimento de 15,05% em relação ao mês de junho, vendendo um total de 5.870 carros, em comparação com o mesmo período do ano passado a categoria registrou uma queda de 16,51%, seguindo o que a tendência dos outros seguimentos do setor automobilístico brasileiro.

Ampliando de forma avassaladora a liderança, o Ford Focus foi responsável por vender 2.260 unidades no mês de julho, alta de 58,26% e 8,08% na variação junho/julho e 2013/2014, respectivamente. Com isso, o modelo da Ford ficou quase mil unidades a frente do Volkswagen Golf, segundo colocado, com 1.311 carros emplacados, queda de 1,94% em relação ao mês passado e alta de 63,47% em comparação a 2013, quando ainda era vendida a geração anterior.

Na terceira colocação, o Chevrolet Cruze Sport6 (Hatch) teve queda de 13,03% e 43,07% em comparação ao mês e ano passado, respectivamente. Com 961 veículos vendidos, o modelo da Chevrolet teve o pior desempenho desde o mês de maio de 2012, quando estreou no Brasil e emplacou 1.041 unidades.

Longe de oferecer risco aos três primeiros colocados, mas subindo uma posição no ranking, o Fiat Bravo fechou o mês de julho em quarto lugar, com 432 carros comercializados. Apesar da baixa de 42,09% na variação 2013/2014,o carro da marca italiana  registrou alta de 13,39% em relação ao mês de junho.

Completando a lista dos cinco mais vendidos, o Hyundai i30 foi o modelo obteve a maior alta em relação ao ano passado (69,92%). Emplacando 418 carros, o i30 ainda teve alta de 10,58% na variação mensal.  

Perdendo duas posições em relação a junho, o Peugeot 308 teve seu pior desempenho desde o mês de fevereiro de 2012, quando foi lançado no Brasil e vendeu 207 unidades. Registrando 405 carros vendidos, o modelo teve que da de 3,57% e 66,17% quando comparado ao mês passado e a 2013, respectivamente.  

Fechando a lista dos 10 carros mais vendidos da categoria, o Citroën C4 (54) aparece em 7º lugar, o Subaru Impreza (25) em 8º, o Nissan Tiida (3) em 9º e o Chevrolet Astra (1) em 10º.

Por Caio Polo

Ford Focus

Foto: Divulgação


Ranking de vendas de sedans pequenos em julho de 2014


A Fenabrave divulgou os números das vendas do mês de julho na categoria dos sedans pequenos. Com 41.001 carros emplacados, o segmento teve um crescimento de 10,7% em relação ao mês de junho, mas uma variação negativa quando comparado ao mesmo período em relação ao ano passado, com queda de 8,28%.

Liderando o segmento, o Fiat Siena viu o segundo colocado, o Chevrolet Prisma, aproximar-se. Com 8.949 unidades emplacadas, o sedan da marca italiana vendeu 501 unidades a mais que o Prisma (8.498). O Siena teve um crescimento de 4,73% em comparação com o mês anterior e uma queda de 17,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado, enquanto que o sedan da Chevrolet apresentou uma alta de 17,72% na variação junho/julho e um crescimento de 38,58% em relação a 2013.

Em terceiro lugar está o Volkswagen Voyage, que com 7.181 unidades vendidas praticamente não sofreu alterações em seus índices de emplacamentos. O modelo da marca alemã apresentou uma variação de +3,28% e -0,58% em relação ao mês passado e a 2013, respectivamente.

Na quarta colocação e com uma diferença considerável entre os líderes da categoria está o Hyundai HB20S. Com 5.334 unidades, o sedan da fabricante sul-coreana teve seu melhor desempenho no ano, obtendo uma alta de 10,62% em relação ao mês de junho e variação positiva de 27,46% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Completando o top 5 da categoria, o Chevrolet Classic ficou em quinto lugar com 5.051 unidades emplacadas. Melhor resultado desde o mês de janeiro, onde o modelo teve 5.293 unidades vendidas, o veterano sedan pequeno cresceu 6,9% na variação junho/julho, mas registrou a maior queda do segmento na comparação 2013/2014: -53,96%.

Em sexto lugar, o Renault Logan registrou um de seus melhores desempenhos desde o lançamento em 2007, com 4.304 unidades vendidas, alta de 21,58% em relação a julho e um excelente crescimento de 95,6% em comparação ao ano passado.

Fechando o segmento, o Ford Fiesta Sedan, que dará o seu lugar na unidade fabril de Camaçari – BA para a nova geração do Ka, emplacou 1.684 modelos, alta de 37,02% na variação junho/julho e queda de 46,68% em relação ao ano passado.

Fiat Siena 2014

Foto: Divulgação


Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de vendas de veículos


O primeiro semestre deste ano não apresentou números agradáveis para o Brasil no que diz respeito à venda de veículos. Isso é tão significativo que vale destacar o fato de que o país agora ocupa a 5° posição no ranking mundial em vendas de veículos.

Os números se referem apenas ao primeiro semestre deste ano e foram divulgados pela Jato Dynamics, empresa de consultoria especializada no setor automotivo.

Ao se fazer uma comparação com o mesmo período de 2013 é observado uma queda de 7,3%. Outro detalhe é que o Brasil já perdeu posto para Alemanha que conseguiu um crescimento de 2,7%.

A China como não poderia deixar de ser continua absoluta na liderança. O país até que mostrou uma variação positiva na faixa dos 9,2% em relação ao primeiro semestre de 2014. Logo atrás dela, está os Estados Unidos que continua a ocupar o segundo lugar. O país apresentou uma alta nas vendas dos veículos chegando a 4,2%. Depois dele temos em vista o Japão que além de manter sua 3° colocação ainda demonstra que o setor está sendo recuperado e isso inclui uma alta de 10,7% referente ao acumulado até o mês de junho.

Quais marcas lideram?

Já entre as marcas que ocuparam o topo no primeiro semestre de 2014 temos a Toyota que acabou por fechar o período com uma alta de 1,74% se comparado ao mesmo espaço de tempo do ano anterior. Em segundo lugar está a Volkswagen que apresentou um crescimento de 2,51%.

O terceiro lugar da lista é ocupado pela Ford com 2,14% de carros comercializados no primeiro semestre comparando com 2013.

No meio das tradicionais, aquelas que sempre estão na lista volta e meia uma marca acaba se destacando. Dessa vez foi a Nissan. A companhia conseguiu apresentar um crescimento na casa dos 7% referente às vendas de janeiro a junho de 2014 comparando com 2013.

Por Denisson Soares

Vendas de carros

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos até julho de 2014


A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou uma lista dos carros mais vendidos até julho deste ano.

Como era de se esperar, o Gol (popular da Volkswagen) vendeu cerca 107.957 unidades até o momento. O modelo lidera o mercado de vendas nacionais há 27 anos, ultrapassando até mesmo o saudoso Fusca – também da Volkswagen – que liderou o mercado automotivo por 24 anos consecutivos. Ao todo são mais de 50 anos de liderança do mercado nacional. Esse fato se deve ao baixo custo do modelo, que gira em torno de R$ 35 mil. O modelo já que vem acompanhado de airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica dentre outras vantagens.

O segundo da lista é o Fiat Palio, que vendeu o equivalente há 98.879 unidades em todo país. O terceiro lugar é do Fiat Strada, que possui um grande número de fãs por ser um modelo que acompanha um motor de 1.4 cavalos de potência e é uma ótima aquisição para moradores da área rural. É importante ressaltar que as vendas dos modelos da Fiat vêm crescendo nos últimos anos, e apresenta um perigo real para a concorrente Volkswagen, já que em junho e julho deste ano os modelos da Fiat tiveram uma leve vantagem em vendas.  O sucesso se deve ao baixo custo de venda de seus modelos e manutenção. Além disso, a Fiat juntamente com o Governo Federal possui um programa onde o produtor rural tem a chance de financiar veículos de transporte de carga por um preço excelente.

A lista segue com o modelo Chevrolet Onix em quarto lugar, com um total de 81.043 unidades vendidas em todo país. Seguido pelo Ford Fiesta com 75.449 unidades emplacadas. Modelos das empresas General Motors, Renault, Hyundai também aparecem com grande frequência. Seguidas por Toyota, Honda, Nissan e Citroën. Outras fabricantes possuem juntas cerca 7% das vendas atuais.

Por Wendel George Peripato

Volkswagen Gol 2014

Foto: Divulgação


Vendas de sedans médios no Brasil em junho de 2014


A Fenabrave divulgou os números das vendas do segmento dos sedans médios no Brasil e mantendo o que aconteceu em maio, o Corolla manteve-se na liderança. Distantes dos outros concorrentes, Corolla e Civic fizeram uma disputa à parte pela liderança do segmento, com uma vitória tranquila do sedan da Toyota.  Responsável por vender 16.418 carros no sexto mês do ano, o segmento retraiu 13% em relação ao mês passado, quando houve 18.796 unidades emplacadas.

Após liderar o mês de maio, o Corolla manteve-se na liderança, mas registrou um breve recuo de 13% na variação de maio para junho. Com 5.001 unidades emplacadas, o modelo obteve uma alta de 13,4% em comparação com o ano passado, e ficou na frente do segundo colocado no segmento por 918 veículos.

Em segundo lugar, o Honda Civic vendeu 4.083 unidades no mês de junho, o que representa uma queda de 13% e 21% em relação ao mês de maio e a 2013, respectivamente. Ficando bem distante do novo Corolla, a Honda teve seu pior desempenho desde fevereiro.

Registrando um leve recuo de 2% em relação ao mês passado e uma queda de 24% na variação 2014/2013, o Chevrolet Cruze teve 1.619 carros emplacados. A Chevrolet manteve os bons índices de vendas o que lhe garantiu o terceiro lugar, posição a frente do carro obteve o maior crescimento em relação ao ano anterior: o Sentra. O sedan da Nissan, em sua nova geração, conseguiu emplacar 1.019 unidades, tendo uma variação negativa de 17% em relação ao mês passado, mas um crescimento incrível de 150% quando comparado ao ano passado, o que demonstra a importância da nova geração do sedan.

Em quinto lugar, o Citroën C4 Lounge, que não era vendido em junho do ano passado, mesmo tendo uma queda de 9% em comparação ao mês de maio, com 801 unidades conseguiu ultrapassar o Ford Focus sedan, que estava na colocação do sedan francês no mês passado. E o Focus não perdeu posição apenas para o C4 Lounge. Mesmo com um aumento de 10% em relação a 2013, o Ford Focus ficou em sétimo lugar, com 660 carros emplacados, atrás do Volkswagen Jetta, que vendeu 735 unidades, uma queda de 10% em relação a maio.

O Renault Fluence, que ainda aguarda a chegada da linha 2015, ficou em oitavo lugar, vendendo 580 carros e registrando uma queda acentuada de 43% em comparação com 2013 e 10% em relação ao mês passado.

Em nono lugar, com a recente reestilização o Fiat Linea obteve um aumento de 6% em relação a maio, mas só registrou 491 unidades vendidas.

Fechando o top dez do segmento está o Peugeot 408, com 409 carros emplacados. Com uma alta de 3% na variação maio/junho e queda de 19% em relação ao ano passado, o sedan francês ficou a frente do Mitsubishi Lancer (360 unidades), Hyundai Elantra (348 unidades), Kia Cerato (266 unidades), JAC J5 (33 unidades), Geely EC7 (12 unidades) e Citroën C4 Pallas (1 unidade).

Por Caio Polo

Toyota Corolla

Foto: Divulgação


Ranking de vendas de carros sedans compactos no Brasil


A Fenabrave divulgou os números das vendas da categoria sedans compactos no Brasil. Com uma queda acentuada em relação as vendas do ano passado, o Chevrolet Cobalt manteve a liderança do segmento com uma boa distância do segundo colocado, o Toyota Etios. No geral, todos registraram uma queda de vendas em comparação a 2013, com exceção do New Fiesta.

O Chevrolet Cobalt se manteve na liderança do segmento no Brasil. Com 3.078 veículos emplacados, o modelo que tem 35% de participação de mercado teve uma queda nas vendas de 18% em relação a maio e 36% quando comparado ao ano passado. Mesmo com essa queda significativa, o sedan compacto da Chevrolet conseguiu manter uma boa diferença de seus concorrentes nas vendas.

Mesmo com todas as críticas sobre seu visual, o Toyota Etios assegurou o segundo lugar nas vendas de junho. Representando 21% na participação de mercado, o sedan da marca japonesa emplacou 1.859 unidades, uma variação negativa de 17% quando comparado ao mês passado e 20% em relação a 2013.

Em terceiro lugar está o Honda City, que registrou uma queda de 23% em relação a maio e 44% em comparação ao ano passado. Próximo da chegada de sua nova geração, o sedan da Honda teve 1.091 unidades vendidas e foi seguido de perto pelo quarto colocado, o Versa. O sedan da Nissan, que obteve crescimento de 5% em relação a maio e um recuo de 29% quando comparado a 2013, emplacou 1.012 veículos.

Em quinto colocado, o único que registrou altas de vendas em comparação ao mês de maio e a 2013 foi o New Fiesta. Vendendo 922 unidades, o sedan compacto da Ford fecha o top cinco do segmento.

Alcançando a sexta colocação, o VW Polo sedan, que vendeu 288 unidades, registrou alta de 5% em relação ao mês passado e uma variação negativa de 61% quando comparado ao ano passado. O modelo da Volkswagen foi seguido de perto pelo Chevrolet Sonic sedan, que em sétimo colocado teve 273 modelos comercializados, seu pior desempenho no ano.

Fechando a lista da Fenabrave está o JAC J3 Turin, com 135 veículos vendidos, e o Peugeot 207 Passion, com apenas 93 carros emplacados, uma baixa acentuada de 73% em relação ao ano passado.

Por Caio Polo

Chevrolet Cobalt

Foto: Divulgação


Ranking melhores mercados automobilísticos no mundo – Abril de 2014


De acordo com os relatórios apresentados pela Jato Dynamics, empresa de consultoria especializada no segmento automobilístico, o Brasil agora ocupa o 5º lugar no pódio dos países considerados como os melhores mercados automobilísticos no mundo. Os relatórios apresentados pela consultoria tomam como base o mês de abril.   

O Brasil anteriormente ocupava o 4º lugar, e sua queda foi confirmada em virtude de retração de 11,7% nas vendas do país e o 4º lugar passou a ser ocupado pela Alemanha.

A quantidade de carros vendidos pelos europeus somam 1.050.849 e o Brasil apresentou o total de 1.054.133 vendas. Mesmo estando à frente dos europeus no acumulado, o Brasil caminhou às costas dos europeus durante o mês de abril e teve 279.753 carros vendidos em disputa com 291.831 vendidos pela Alemanha.   

Como nos outros anos, a liderança ficou nas mãos dos chineses que teve crescimento de 5,1% quando comparada com o mesmo período no ano passado e com 1,69 milhão de veículos vendidos em abril, e com acumulado de 6,8 milhões  de vendas no ano.   

O 2º lugar é ocupado pelo Tio Sam, os Estados Unidos tiveram crescimento de 7,9% e venda de mais de 1,3 milhão de automóveis.

No país do sol nascente – Japão – a queda foi de 5,3% e o país fica na 3ª posição, com crescimento de 15,5% no quadrimestre.   

A Jato Dynamics apresentou também o ranking de vendas por montadoras, e neste critério, a Volkswagen assumiu o topo do pódio com 510.785 veículos vendidos, o 2º lugar foi ocupado pela Toyota com 504.109 vendas em abril. Considerando o acumulado anual, entretanto, a Toyota ocupa o 1º lugar com resultado de vendas de 2,09 milhões de veículos, a Volkswagen teve 1,97 milhão de vendas no acumulado.   O 3º lugar de vendas das montadoras foi para a Ford, o 4º lugar ficou sob responsabilidade da Chevrolet que veio seguida de Hyundai, Honda, Nissan, Kia e Fiat e o 10º lugar foi da Wuling, montadora chinesa que teve crescimento de 24,65% nas vendas entre abril de 2013 e 2014. 

Por Jaime Pargan

Vendas de carros

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos no ano – Modelos sedans compactos


Uma forte disputa acontece no mundo automobilístico. Essa disputa é para ocupar o posto de sedan compacto mais vendido.

Essa disputa está quentíssima entre o Prisma da Chevrolet e o Voyage da Volkswagen. Este posto era anteriormente do Volks, mas atualmente ele é pertencente ao carro da GM.

De acordo com os números apresentados pela FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o Prisma da Chevrolet teve 32.040 carros emplacados no período de janeiro a maio deste ano. Já o Voyage apresentou resultado de 31.243  emplacamentos.

Considerando o acumulado do ano, o Prisma teve maior vantagem, entretanto o Voyage ganhou destaque no mês de maio com vendas de 7.592 unidades. Enquanto o Prima e o Voyage disputam suas vagas no pódio, o primeiro lugar nessa disputa segue intocavelmente ocupado pelo Siena da Fiat. O modelo da montadora italiana teve 46.377 carros emplacados durante o ano, somente em maio foram 8.879.  

O HB20S da Hyundai ocupa o 4º lugar com 20.831 emplacamentos durante 2014. Já o 5º lugar é ocupado pelo Logan com 17.883 carros emplacados.  

Os detalhes sobre os gigantes automóveis que seguem na disputa se apresentam assim:  

– 1º Fiat Siena: Vendas no acumulado do ano: 46.377 unidades; Vendas em maio: 8.879 unidades;

– 2º Chevrolet Prisma: Vendas no acumulado do ano: 32.040 unidades; Vendas em maio: 7.355 unidades;

– 3º Volkswagen Voyage: Vendas no acumulado do ano: 31.243 unidades; Vendas em maio: 7.592 unidades;

– 4º Volkswagen Voyage: Vendas no acumulado do ano: 20.831 unidades; Vendas em maio: 4.954 unidades;

– 5º Renault Logan: Vendas no acumulado do ano: 17.883 unidades; Vendas em maio: 4.083 unidades.

Para justificar a colocação do Prisma como segundo sedan mais vendido, deve-se considerar que o carro possui interior bastante elegante e um sistema de áudio de excelentíssima qualidade. O veículo também possui direção leve  e sua versão 1.4 recebe aplausos pelo consumo de etanol de 11,8 km/l.

Bem se vê que o Prisma tem suas potencialidades e por isso tem sido um dos carros mais escolhidos por quem busca um carro eficiente e elegante.

Por Jaime Pargan

Chevrolet Prisma

Chevrolet Prisma

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos no Reino Unido


Os carros mais vendidos no Reino Unido podem ser um bom balizador para auxiliar na tomada de decisão para quem quer adquirir um novo carro, mesmo aqui no Brasil, isso porque eles nos dizem um pouco sobre o que os compradores estão procurando em um carro novo.

Alguns carros esportivos ou off-roaders não irão conseguir alinhar seu número de vendas como o que estes bestsellers conseguem fazer em um único mês.

A lista de carros mais vendidos no Reino Unido aponta que os compradores têm preferido os hatchbacks e superminis ao invés dos carros de luxo e SUVs de grande porte, como era composto o cenário da compra de carros em um passado quase que presente.

Na lista dos carros apontados como Melhores carros para serem comprados, estão os seguintes modelos: 

1º – Ford Fiesta:

O carro líder no segmento dos supermini, o modelo Fiesta da montadora Ford também é o carro mais vendido no Reino Unido. O Fiesta é capaz de atrelar praticidade e economia, características consideradas como cruciais para escolha de um carro pequeno, além de ser também um carro considerado como excelente para dirigir em muitas de suas versões já disponibilizadas no mercado atualmente.

2º – Ford Focus:

Ao lado do Fiesta, o Focus é a força motriz da gama Ford. O carro tem tamanho suficiente para atender as necessidades da vida familiar, e é suficientemente compacto para manter os custos de fabricação. Assim como esperado pelos modelos da Ford cada vez mais modernos o Focus está prestes a passar por reestilização de estilo que pode aumentar ainda mais sua demanda no mercado.

3º – Vauxhall Corsa:

O modelo atual do Corsa permitiu  que a Vauxhall aumentasse os números de vendas de seu supermini. Um novo modelo está previsto para sair em breve, mas o preço tem contribuindo para que este modelo tenha um bom desempenho e ocupe lugar de destaque entre os mais vendidos.

Por Jaime Pargan

Ford Fiesta

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos em fevereiro de 2014


Enquanto o mercado automobilístico nacional teve uma queda de 17,95%, o Volkswagen Up! conseguiu emplacar 2.115 unidades apenas no mês de fevereiro.

Em uma comparação feita com relação ao mês de janeiro de 2014, o mês de fevereiro viu uma queda absurda de 17,95% nas vendas. As informações estatísticas foram divulgadas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). De acordo com os dados da instituição foram vendidas 245.941 unidades contra as 299.751 de janeiro de 2014. Mas para ser ver o lado positivo das coisas em relação ao mesmo período do mês de fevereiro o aumento foi de 10,55%.

Na concorrência entre os modelos o Volkswagen Gol se mantém no topo com um total de 14.046 emplacamentos. Na “corrida maluca” temos na sequência o Fiat Palio com 13.283 unidades. Já a terceira posição que na verdade não pode ser considerada tão ruim fica com o Fiat Uno com 10.410 modelos comercializados. O quarto lugar está com Chevrolet Onix (9.561) que conseguiu desbancar o Fiat Siena com 9.329 que agora ocupa a quinta posição.

O Volkswagen Up! conseguiu acumular apenas no seu primeiro mês de vendas 2.115 emplacamentos. Nada mal!

O Ford Fiesta entra na lista na sexta posição com 8.915 veículos vendidos. Na sequência temos o Hyundai HB20, Volkswagen Fox, Renault Sandero e o Volkswagen Voyage fecha a lista dos 10 com 5.788 unidades vendidas.

Se a coisa seguir por esse caminho os rankings futuros poderão ter variações que nem especialistas em alguns casos vão ser capazes de prever.

Para fechar as informações em terras pernambucanas o VW Gol mantém o mesmo esquema nacional. Ou seja, faz questão de manter sua liderança com suas 623 unidades vendidas. Por lá, na sequência aparece o Fiat Palio e Fiat Siena.

O mercado de automóveis nacional anda mais movimentado do que já estávamos tradicionalmente acostumados.

Por Denisson Soares

Volkswagen Up!

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais econômicos de 2014


Foi divulgada uma lista pelo Inmetro que informa quais os carros mais econômicos e os mais beberrões de 2014. Na pesquisa foi avaliado o consumo de combustível de cada veículo. Ao todo foram avaliados 495 modelos com avaliações de 36 montadoras. Ressalte-se que, esse ranking é atualizado anualmente.  

Desta forma, os principais veículos que receberam as melhores notas no quesito economicidade quanto às avaliações feitas pelo Inmetro, alcançando, assim, o Selo de Eficiência Energética foram:

C3 (Origine, Tendance e Exclusive) e DS3 (THP Sport Chic), da Citroën;

Novo Uno (Vivace e Economy Evo), Palio (Fire Economy), Siena (EL) e Novo Uno (Way), da Fiat;

New Fiesta hatch (SE e Titanium) e Focus hatch (S e SE), da Ford;

Fit (CX e LX) e Civic (LXS), da Honda; HB20 (Comfort, Plus e Style), da Hyundai;

Cerato (EX3 MTNB, LX3 MTNB e SX3 MTNB), da Kia;

CT200h, da Lexus; March (10 e 10S), Versa (16, 16S, 16SV, 16SR e 16SL), Novo Sentra (20S, 20SV e 20SR) e Altima (25SV, 25SL, 25SE e Unique), da Nissan;

208 (Active, Active Pack e Allure), da Peugeot;

Clio (Authentique e Expression), Sandero (Authentique e Expression), Novo Logan (Authentique e Expression) e Fluence (Dynamique), da Renault;

Fortwo (71cv mhd coupé, 84cv turbo coupé e 84cv turbo cabrio), da Smart;

Forester (L e S), da Subaru;

Etios (X, XS, XLS e Cross), Prius, Etios Sedan (X, XS, XLS) e Corolla (Gli e XLi), da Toyota;

Fox (Bluemotion), UP! (take, move, high, black, White e red), Gol (Bluemotion Technology, 2 e 4 portas, City e Seleção), Polo (Bluemotion), Voyage  (Bluemotion Technology, 1,0, City e Seleção), Novo Golf (Highline e Highline DSG) e Saveiro (Cabine Simples, Estendida e Estendida Trooper), todos da Volkswagen.

Cabe lembrar que o teste submete os carros a testes realizados em laboratórios que vão das categorias A a E, e mais uma vez a Chevrolet ficou de fora, por opção, uma vez que a participação das montadoras é voluntária.

Por Luciana Viturino

Carros econômicos

Foto: Divulgação


Fiat é líder de vendas de automóveis no ano de 2013


A Fiat ficou como líder do mercado de vendas do setor automotivo no Brasil em 2013. Os dados foram divulgados na sexta, dia 03, pela Federação da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Neste ano que passou, a Fiat contou com 762.950 veículos vendidos, com o correspondente a 21,34% do mercado. A Volkswagen aparece na segunda colocação com 666.707 exemplares e um percentual de 18,64%.

No ranking dos carros, o VW Gol continuou com sua hegemonia e teve 255.057 unidades vendidas, o Uno (184.362 exemplares), e o Palio (177.014 exemplares), ambos da Fiat,  completam os três primeiros lugares.

Top 10 das marcas em 2013:

1º Fiat – 762.950 unidades (21,34%)
2º Volkswagen – 666.707 (18,64%)
3º GM – 649.726 (18,17%)
4º Ford – 335.015 (9,37%)
5º Renault – 236.337 (6,61%)
6º Hyundai – 212.900 (5,95%)
7º Toyota – 176.074 (4,92%)
8º Honda – 139.268 (3,89%)
9º Nissan – 77.830 (2,18%)
10º Citroën – 66.109 (1,85%)

Top 10 dos carros em 2013:

1º Volkswagen Gol – 255.057
2º Fiat Uno – 184.362
3º Fiat Palio – 177.014
4º Ford Fiesta – 136.712
5º Volkswagen Fox/CrossFox – 129.927
6º Fiat Siena – 129.825
7º Fiat Strada – 122.904
8º Chevrolet Onix – 122.333
9º Hyundai HB20 – 122.320
10º Renault Sandero – 102.514

Fiat.

Mille para de ser fabricado

O site de imprensa da Fiat mostrou a imagem do último modelo fabricado do Mille. O modelo, que foi lançado no Brasil, no ano de 1984, deixou de ter a sua produção no final do ano passado.

Isso aconteceu, pois não foi possível adequá-lo às novas regras, que obrigam a utilização de airbag duplo e freios ABS em todos os veículos produzidos no Brasil, a partir do mês de janeiro de 2014.

A Fiat ainda chegou a lançar uma série limitada, com dois mil exemplares, do Grazie Mille do hatch, para celebrar a história do compacto, que contou com 3,7 milhões de unidades vendidas nos seus quase 30 anos no mercado brasileiro.


Volkswagen Golf lidera o ranking de vendas de novembro de 2013 no Brasil


O Volkswagen Golf é atualmente um modelo exclusivo que vem liderando o mercado de vendas do ramo de hatchs médios no Brasil desde o começo do mês de novembro de 2013. Até a data de 25/11 o modelo alemão já havia emplacado em torno de 1.562 unidades vendidas no mês, colocando-se à frente do Chevrolet Cruze, que teve 1.235 unidades comercializadas no mesmo período, e do Ford Focus, o qual teve uma recaída com 934 unidades transacionadas.

O Peugeot 308 é visto como um modelo isolado, estando em sua quarta posição do segmento, com nada mais que 658 unidades vendidas no 11º mês do ano, estando à frente do Fiat Bravo, que teve 381 unidades e o Hyundai i30, com 291, no total.

Uma pesquisa recente mostrou a evolução específica dessas vendas acumuladas. Observando essas vendas diárias, porém, notou-se que no dia 25/11 o Chevrolet Cruze atingiu um número diário de vendas de 74 unidades, esse número superou o VW Golf, que caiu da posição das 110 unidades, para 67 carros vendidos no 25º dia. A mesma pesquisa mostrou que ainda houve diversas oscilações.

Um exemplo disso seria o Ford Focus, que mal lançou e já está com grandes quantidades à venda nas concessionárias, e mesmo assim ainda não mostrou uma reação consistente de vendas, visto que, em uma análise no dia 25, observou-se uma queda de suas vendas, com 55 unidades apenas.

Vale ressaltar, como sempre, que no levantamento de pesquisas diárias de vendas, movimentações como esta do modelo Cruze hoje não podem ser tomadas como início de tendências fixas. O Ford Focus só chegou a superar o Cruze nos primeiros dias de novembro, mas a tendência ao longo do mês é de que ele mesmo assim ainda fique abaixo do modelo da Chevrolet.

Já no caso do Golf, a sua posição de liderança é mais complexa, pois o carro é importado da Alemanha e aqui no Brasil sofre com baixa disponibilidade das configurações mais acessíveis, estando com preços que variam entre R$ 70 e R$ 80 mil.

Por Daniela Almeida da Silva

Vendas do Volkswagen Golf no Brasil

Volkswagen Golf

Foto: Divulgação


Ranking de carros mais vendidos na Alemanha em outubro de 2013


O extenso mercado automotivo alemão fechou no exato mês de outubro seu relatório apresentando um aumento de vendas no porcentual de 2,3% com relação ao mesmo mês do ano passado, que teve um total de 265.441 carros oficialmente comercializados. No total acumulado do ano, porém, ainda haverá uma retração das vendas obtidas de -5,2% sobre o ano de 2012.

Entre todas as marcas listadas, a campeã de vendas foi a Volkswagen, que teve um número total de 61.816 unidades vendidas neste período, seguida da marca Mercedes-Benz, com um total de 24.404 carros vendidos. Para completar o pódio a Audi, teve um sucesso de 22.476 vendas registradas de automóveis transacionados no mesmo período.

O ranking total das 30 marcas com carros mais vendidos segue logo abaixo.

A primeira posição ficou com o Golf, o que não surpreende ninguém, pois de fato é notável sua excelente performance. Logo depois temos a segunda posição de vendas voltada ao Audi A3, seguida pela BMW Série 3 e do Octavia. O Ford Fiesta perdeu o lugar da posição estando em último lugar, enquanto o Up! está em modo "ascensão".

De fato, chega a ser até irônico a predominância do Golf em vendas, vendendo nada menos que 4 vezes mais que no Brasil. Esta análise do ranking internacional das marcas mais vendidas mostra a visibilidade do consumismo de carros populares, que aos poucos vão tomando espaço no mercado automobilístico. As preferências não têm a ver com o design e sim com a categoria que integram os componentes interiores, que são tecnologia, funcionalidade, praticidade e conforto.

A Alemanha tem aberto as portas para o ramo automobilístico internacional, promovendo marcas de extrema qualidade, e isso ajuda os consumidores adquirem seus carros com maior confiança, fazendo com que modelos populares sejam os mais procurados.

Para quem já utiliza um modelo popular, sabe o quanto é importante estar bem informado quanto às características do veículo.

Por Daniela Almeida da Silva

Volkswagen Golf é lider de vendas na Alemanha - Out/2013

Volkswagen Golf

Foto: Divulgação


Ranking – Carros que Lideram Menor Emissão de CO2


Os fabricantes de automóveis estão sob crescente pressão para reduzirem as emissões globais de gases que poluem o meio ambiente, para isso estão a introduzir carros mais limpos e mais eficientes que levam tecnologia ao limite.

Neste cenário, os modelos BlueMotion da Volkswagen estão liderando o caminho, e a empresa acaba de lançar seu mais recente Golf BlueMotion. Assim, como seu antecessor, ele recebe um motor a diesel de 1.6 litros que está sintonizado para a eficiência, mas ele agora vem com uma caixa de seis velocidades, ao invés do velho carro de cinco.

Para testá-lo, foram colocados dois carros que irão desafiar plenamente as suas credenciais ecológicas. O BMW 116d Efficient Dynamics segue a mesma filosofia como o Golf, maximizando a eficiência de seu moto à diesel de 1,6 litros. Ele também acrescenta diversão e fácil manuseio.

Do outro lado, há o Toyota Auris Hybrid que utiliza um propulsor a gasolina-elétrico para alcançar baixos custos de manutenção, e é razoavelmente bem equipado, também. A economia de combustível foi fundamental para este teste.

O teste revelou que o Golf BlueMotion é o melhor para condução de longa distância, graças à economia de 57.6mpg. O tanque de combustível de 50 litros é dois litros menor do que a BMW, mas o Golf pode trafegar 634 milhas, em comparação a 596 milhas a 116d. O Auris está atrasado devido um tanque de 45 litros menor. Todos os três carros têm telas para mostrar quanta energia você está usando.

O Golf BlueMotion supera o último modelo e entrega uma grande performance geral. O diesel é suave, a caixa de seis velocidades é grande e fácil de usar, a BMW 116d  é bem conhecida por sua tecnologia Efficient Dynamics de baixas emissões, mas enquanto que o modelo recebe um diesel de 2.0 litros, a versão ED usa um menor 1.6.

O Auris Híbrido é o carro-chefe da gama de carros econômicos da Toyota e tem um motor 1.4 que fica atrás quanto comparado ao Golf e ao BMW no quesito emissões de poluentes e desempenho.

Por Jaime Pargan

Foto Divulgação


Hyundai HB20 e Chevrolet Onix – Ranking dos carros mais vendidos


Quem acompanha o mercado de venda de automóveis sabe que alterar o ranking dos mais vendidos não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Para se ter uma ideia aproximada dessa complexidade vale lembrar que nos últimos cinco anos os dez primeiros colocados da lista pouco mudaram.

As primeiras colocações geralmente são ocupadas por modelos que ultrapassam as 100 mil unidades vendidas ao ano. Nessa conta também são incluídos automóveis de gerações diferentes. Entretanto, os nomes que fazem parte dessa lista têm sofrido uma relativa alteração quando damos uma olhada do quinto lugar para baixo. É exatamente por ali que em um período que pode ser considerado curto, um ano apenas, os modelos hatches Hyundai HB20 e Chevrolet Onix conseguiram conquistar seu espaço. Tarefa que não foi fácil. Para quem não se lembra o Toyota Etios, por exemplo, foi lançado no mesmo período e nem sequer chega a arranhar essas posições.

No mês de setembro de 2013 foi fechado o último balanço realizado pela federação das concessionárias – Fenabrave, de acordo com o mesmo o Onix ocupa atualmente a 8ª posição no ranking e o HB20 a 7ª em relação aos automóveis mais vendidos.

O HB20 da Hyundai foi lançado oficialmente no dia 10 de outubro de 2012. Mesmo mês em que chegaram às lojas os modelos do Onix e Etios. Por si só isso já representa um fato curioso na história da indústria brasileira já que foram feitos três lançamentos ao mesmo tempo no segmento – diga-se de passagem – mais volumoso de todos, que como se sabe é o dos hatches.

De acordo com informações divulgadas pela Fenabrave o modelo de origem sul-coreana teve ao todo 112.525 unidades emplacadas desde o ano passado até o mês de setembro deste ano. Já em relação ao Onix foram 106.531 unidades vendidas até o mesmo período.

Essas mudanças têm mostrado que cada vez mais o consumidor está disposto a gastar um pouco mais para poder adquirir um produto novo que lhe proporcione mais conforto e satisfaça suas necessidades.

Por Denisson Soares

Hyundai HB20

Hyundai HB20

Foto: Divulgação

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix 

Foto: Divulgação


Ranking dos carros mais vendidos do mundo – 1º semestre de 2013


A revista Exame publicou uma pesquisa que elencou os 10 carros mais vendidos do mundo no primeiro semestre deste ano, segundo dados da consultoria Jato Dynamics do Brasil.

No resultado apareceram modelos conhecidos, como o Ford Focus e Cruze, bem como outros mais improváveis, como o Jetta e o Elantra.

Na liderança, com mais de 30 milhões de carros vendidos no mundo todo, está o Ford Focus, vencendo todos os outros modelos e não pela primeira vez.

Logo atrás dele vem o a F-Series e em terceiro o imponente e sério Elantra da Hyundai, com 425.498 unidades vendidas nesse semestre, em comparação as 321.506  unidades vendidas no primeiro semestre de 2012, mostrando assim a evolução do modelo no mercado.

Em quarto, quinto e sexto lugares estão, respectivamente, o Cruze, o veterano Passat e Sunshine Series, que mesmo tendo suas vendas reduzidas pela metade em relação ao ano passado, ainda continua no ranking dos mais vendidos.

Logo na frente, em sétimo lugar, está o audacioso Camry, que mantém suas vendas estabilizadas; em oitavo, o bom e velho Golf, sempre liderando as vendas com cada uma de suas gerações; como novo lugar o sério e sóbrio Elantra e para fechar a lista dos dez mais vendidos, o Ford Fiesta, um hatch para todos os gostos e que costuma agradar a muitos tipos de consumidores. 

Por Fábio G. Santos


Brasil – Vendas de veículos em maio de 2013


Segundo a recente pesquisa realizada pela Jato Dynamics, o Brasil se manteve em 4º colocado no ranking dos países que mais venderam veículos em maio.

Os Estados Unidos encabeçam a primeira posição seguidos de China e Japão.

A empresa especializada em consultoria e análise de vendas verificou que o mercado brasileiro alcançou um aumento de 9,6% no número de emplacamentos quando comparado ao mesmo período do ano anterior (2012). Isso representa mais de 300.000 mil novos veículos circulando no país. Já o acumulado anual acomoda a casa dos 1.500.000 licenciamentos, aumento de 8,8% quando comparado ao mesmo período de 2012.

A pesquisa ainda mostrou a Alemanha logo atrás do Brasil, seguida de Rússia, Índia, Grã-Bretanha e Canadá.

A empresa detectou que ao classificar as vendas por montadoras a  top da lista continua sendo a Toyota, montadora que continua no topo mesmo tendo sérias reduções no volume de suas vendas este ano. A empresa japonesa vem seguida da Ford e da Volkswagen. A Chevrolet fica logo atrás seguida de Hyundai, Nissan, Honda, Kia, Fiat e por último Renault. A Renault não deve estar nada feliz com o fato de ser a lanterninha de vendas do mês de maio.

Por Fernando Setoue


Ranking de carros mais vendidos no Brasil


O automóvel compacto Hyundai HB20 estava entre os dez carros mais vendidos do Brasil desde novembro de 2012, porém, em junho ele caiu para 11ª posição ao vender somente 8.408 unidades neste último mês.

Um fator que vai de encontro à situação atual, é que existe um estoque com poucas unidades deste veículo o que gera filas de espera e insatisfação entre os consumidores.

Quem vem aproveitando essa queda no ranking é o Ford New Fiesta, ficando com a 5ª colocação, e o tradicional concorrente Chevrolet Onix, vendendo 9.743 unidades.

Os clássicos estão mostrando habilidade nas vendas, o compacto da Hyundai foi ultrapassado na lista pelo Renault Sandero (ocupa a 10ª posição) e pelo Chevrolet Classic (11ª posição).

Considera-se sucesso destes dois últimos, resultado das promoções tentadoras das lojas revendedoras para atrair os consumidores.

Outro automóvel que está crescendo perante o compacto  HB20, é o Volkswagen Fox que assumiu em junho a 4ª posição com 13.807 unidades vendidas.

A Fenabrave divulgou que no mês passado foram vendidos 302,8 mil automóveis leves. Esse número é bom perante maio de 2013, porém ficou abaixo da percentagem registrada em junho de 2012.

Por Melina Menezes


Carros mais vendidos no Brasil


O ano de 2013 começou com um grande número de vendas de veículos no Brasil, assim como aconteceu em 2012.

O principal motivo são as promoções que as concessionárias estão fazendo para venderem as últimas unidades com IPI reduzido.

Nós temos agora uma facilidade maior em realizar o sonho do carro novo, graças às facilidades de pagamento que as empresas automotivas estão oferecendo.

No ranking das vendas, engana-se quem pensou que o novo Ford Ka lidera as vendas por ser o carro mais barato do Brasil (atualmente custa cerca de R$ 21.900), ele não está nem entre os 10 primeiros da lista.

O líder de vendas continua sendo o Gol, da Volkswagen, que vendeu cerca de 22.338 unidades no mês de janeiro desse ano – 17% a mais do que em janeiro do ano passado. Há 26 anos o Gol lidera o top de vendas no Brasil.

Em segundo lugar está o Fiat Uno, com 18.000 unidades vendidas. Em seguida na lista temos o novo Palio, Fox (Volkswagen), Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Siena, Chevrolet Celta, Hyundai HB20 e Chevrolet Corsa.

Por Nathalia Henderson


Ranking de países que mais venderam veículos novos


No ranking de países que  mais venderam veículos novos durante os sete primeiros meses de 2012, o Brasil figura na 4ª posição. O País obteve um aumento de vendas no mês de julho, 22% a mais quando comparado com o mesmo período no ano passado. As informações são da consultoria Jato Dynamics, especializada no setor automotivo.

Apesar do bom posicionamento do Brasil, o primeiro lugar continua sendo da China, nação que já ultrapassa neste ano a marca de nove milhões de unidades vendidas entre os meses de janeiro de julho.

No acumulado de comercializações do mês, o país registra 1.174.018 vendas, um crescimento de aproximadamente 9% em relação ao mesmo período no ano de 2011. Na sequência encontram-se os Estados Unidos, com alta de 8,9%. O terceiro lugar ficou com o Japão, que apresentou aumento de 37,8%. Um país com grande tradição no setor, a Alemanha, ficou com a 5ª posição no ranking dos líderes em vendas, seguida pela Rússia e pela Índia.

A posição brasileira no ranking de vendas reflete as reduções de impostos que o mercado automotor do país observou no mês de agosto, período em que foi registrado o maior recorde de vendas da história do país.

Por Marcelo Araújo


Citroën C3 – 1º lugar no ranking Car Group


Segundo informações do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o modelo novo Citroën C3 foi classificado em primeiro lugar em um ranking chamado Car Group, conhecido no mercado de automóveis por Índice de Reparabilidade.

Para chegar a esta conclusão, o Cesvi levou em consideração as nuances nos preços da cesta básica dos automóveis analisados, que são os itens com maior índice de reparação, como lanternas e para-choques. Além de manter a primeira colocação neste ranking, o Citroën C3 também ficou com a medalha de ouro no segmento compacto dos hatches, conseguindo grau treze no índice geral.

De acordo com alguns especialistas, os consumidores brasileiros têm a mania de achar que os carros franceses têm os custos de reparo mais caros, por crerem que os modelos são importados para o mercado nacional e, assim, ganham altos valores para a manutenção. Eles afirmam que isso é uma inverdade utilizando o ranqueamento do Cesvi, que comprova o barateamento na manutenção dos carros das marcas francesas.

Outro exemplo que endossa a pesquisa e a opinião dos especialistas é o próprio C3, que tem sua produção feita na unidade fabril de Porto Real, localizada no Rio de Janeiro, portanto, é um veículo produzido no país.

Por Marcelo Araújo


Ranking Nacional de Vendas de Carros – Montadoras – Junho de 2011


Se a Volkswagen leva a melhor no ranking nacional das vendas individuais, com o Gol, a Fiat dá o troco na lista das montadoras que mais venderam em junho. A marca italiana comercializou 67.213 unidades, contra 56.584 unidades da fabricante alemã, o que representa uma fatia de 24,23% do mercado para a Fiat e de 21,10% para a VW, números referentes à comercialização de automóveis e comerciais leves.

Na lista das 10 primeiras colocadas aparecem também a Chevrolet (53.541); Ford (26.786); Renault (13.832); Hyundai (9.632); Citroën (8.267); Peugeot (7.380); Kia (7.351); e a Toyota (6.235).

O destaque neste ranking é a queda da participação das marcas japonesas, devido ao terremoto que abalou o país asiático em março, afetando diretamente a produção. A Toyota, que antes aparecia na oitava posição, agora está em décimo lugar, enquanto que a Honda, que em junho de 2010 era a sexta colocada, aparece atualmente na décima primeira posição, tendo vendido 6.102 unidades em junho de 2011.

No acumulado do ano, o primeiro semestre fechou com uma alta de 9,52% em relação a 2010, com o emplacamento de 1.638.078 unidades. Neste quesito, a liderança também é da Fiat, que vendeu 366.489 unidades contra 337.982 da VW.

Por André Gonçalves

Fonte: Fenabrave


Brasil é o 4° colocado no Ranking Mundial de Vendas de Carros


No ranking mundial da venda de automóveis, divulgado mensalmente pela consultoria JATO Dynamics, o Brasil segue em 4º lugar, assim como foi em abril, com a comercialização de 300.513 unidades em maio. A liderança é dos Estados Unidos, que emplacou 1.061.695 veículos durante o quinto mês de 2011.

Na segunda posição aparece a China, que liderava no ranking anterior. O país asiático vendeu, em maio, 1.022.273 unidades, número que leva em conta apenas os automóveis, enquanto que nos demais países também são contabilizadas as vendas dos comerciais leves. Na terceira posição aparece a Alemanha, que comercializou 325.551 unidades. Os outros países que completam a lista dos 10 primeiros colocados são a França (5º), Japão (6º), Rússia (7º), Índia (8º), Itália (9º) e Grã-Bretanha (10º).

No acumulado de 2011, a lista é um pouco diferente, com a China na liderança, com 5.865.159 unidades vendidas, seguida pelos Estados Unidos (5.279.425), Japão (1.553.816), Alemanha (1.424.303) e Brasil (1.350.841).

Já no caso das marcas, a liderança mundial de maio foi da Volkswagen, seguida pela Ford, GM, Hyundai, Toyota, Nissan, Honda, Fiat, Kia e Renault. Aqui também chama a atenção a queda acentuada da Toyota, que no início do ano liderava as vendas mundiais. 

Por André Gonçalves


Lista das marcas de carros mais valiosas do mundo


A Toyota recuperou o posto de “marca de carro mais valiosa do mundo”, o qual havia perdido, em 2010, para a BMW. Mesmo com os problemas ocasionados pelo forte terremoto acontecido no Japão, que afetou as suas fábricas espalhadas pelo mundo, e também após enfrentar uma série de recalls em diversos de seus modelos, a montadora japonesa foi avaliada em US$ 24,2 bilhões, de acordo com o ranking BrandZ, criado em 2006, pela consultoria Millward Brown, que aponta as 100 marcas mais valiosas do mundo.

O valor é 11% maior que o alcançado em 2010, quando ela havia perdido a primeira posição para a BMW. A montadora alemã é agora a segunda colocada, e está avaliada em US$ 22,4 bilhões. Na sequência da lista das montadoras automobilísticas mais valiosas de 2011 aparecem a Mercedes-Benz (US$ 15,3 bilhões); a Honda (US$ 14,2 bilhões); a Porsche (US$ 12,4 bilhões); a Nissan (US$ 10,1 bilhões); a Volkswagen (US$ 7,4 bilhões); a Ford (também US$ 7,4 bilhões); a Audi (US$ 3,8 bilhões); e a Lexus, que pertence à Toyota, avaliada em US$ 3,7 bilhões.

Chama a atenção o fato de que a Ford é a única montadora norte-americana entre as 10 primeiras colocadas.

Por André Gonçalves


Ranking das marcas mais vendidas em abril


Se no ranking dos modelos a Volkswagen levou a melhor nas vendas de abril, com a liderança do Gol, na lista das montadoras quem está na frente é a Fiat. Somadas as vendas de automóveis e comerciais leves, a montadora italiana emplacou 60.455 unidades no mês, alcançando uma fatia de 22,15% do mercado. Já a fabricante alemã vendeu 52.157 modelos no mesmo período, o que representa 19,11% do mercado.

As outras montadoras que completam a lista das 10 primeiras colocadas são a GM, com 51.424 unidades vendidas (18,84%); a Ford, com 27.600 (10,11%); a Renault, com 14.827 (5,43%); a Hyundai, com 9.287 (3,40%); a Honda, com 9.029 (3,31%); a Toyota, com 7.834 (2,87%); a Citroën, com 7.725 (2,83%); e a Kia, que vendeu 7.708 modelos, conquistando 2,82% do mercado de automóveis e comerciais leves.

Um dado interessante, dentre os números divulgados no site da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), é a posição da JAC Motors, que iniciou as atividades em solo brasileiro recentemente. Entre as marcas chinesas, ela já lidera, tendo vendido 2.095 unidades em abril.

Considerando as vendas do quadrimestre, a liderança também é da Fiat, que acumula 232.463 unidades emplacadas, contra 219.179 da Volkswagen.

Por André Gonçalves


Ranking dos Carros mais vendidos em 2010


Segundo o Ranking da Fenabrave, o automóvel mais vendido em 2010 continua sendo Gol. Os dados referentes ao primeiro trimestre indicam a força do carro, que se mantem firme na liderança com cerca de 23 mil unidades vendidas a mais que o segundo colocado, o Fiat Palio. Completando o pódio, a GM com o Celta segue na cola do carro da Fiat, com uma diferença de menos de mil unidades. A Ford aparece na lista ocupando apenas a nona posição com o Ford Ka.

A participação do mercados está divida da seguinte maneira: A Volkswagen detém 22,18% do bolo, contra 22,08% da Fiat e 22,05% da GM. A Ford aparece apenas em quarto com 10,38%. O restante do mercado está dividido entre Renault, Honda, Peugeot, Citroen, Toyota e Hyundai.

Um detalhe que chama a atenção na lista é que entre os dez primeiros a Fiat tem quatro carros entre os mais vendidos: Palio, Uno, Siena e Strada. É isso o que lhe garante o segundo lugar do mercado.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Quatro Rodas


As 50 picapes e utilitários mais vendidos do Brasil em agosto de 2009


Entre picapes e utilitários a Fiat Strada continua liderando com folga, vendendo mais que o dobro que o segundo colocado, a Chevrolet S10. O fato da S10 ainda ser a segunda colocada até revela, talvez, uma ineficiência no nicho de picapes leves que, embora tenham um público admirador grande com poder aquisitivo para comprá-las, encontram um mercado mal servidor com versões desatualizadas.

Mas isso está mudando. Como a Fiat mostrou com a Strada, é só investir que o público compra. A VW também já percebeu isso e, por este motivo, lançou a nova Saveiro com versões para o trabalho e mais esportivas. Isso deve mudar a configuração da tabela nos próximos meses.

Veja o ranking das picapes e utilitários mais vendidos em agosto de 2009

  1. Fiat Strada – 7413
  2. Chevrolet S10 – 3562
  3. Ford Ecosport – 3292
  4. VW Saveiro – 3109
  5. Chevrolet Montana – 3106
  6. Hyundai Tucson – 2621
  7. VW Kombi – 2459
  8. Toyota Hilux – 2216
  9. Fiat Fiorino – 1718
  10. Mitsubishi L200 – 1322
  11. Mitsubishi Pajero – 1058
  12. Hyundai HR – 1044
  13. Chevrolet Captiva – 899
  14. Fiat Ducato – 710
  15. Ford Ranger – 687
  16. Hyundai Santa Fé – 684
  17. Ford Courier – 634
  18. Nissan Frontier – 627
  19. Kia Sportage – 575
  20. Toyota Hilux SW4 – 482
  21. Kia K2500 – 389
  22. Suzuki Grand Vitara – 252
  23. Peugeot Boxer – 233
  24. Renault Master – 230
  25. Mercedes-Benz Sprinter – 211
  26. Iveco Daily 3514 – 201
  27. Land Rover Freelander – 175
  28. Hyundai Veracruz – 155
  29. Ford Edge – 151
  30. Ford F250 – 147
  31. Kia Sorento – 145
  32. Mitsubishi Outlander – 141
  33. Fiat Dobló – 137
  34. Volvo XC60 – 104
  35. Troler T4 – 103
  36. Citroen Jumper – 88
  37. Mercebes-Benz Sprint 311 – 87
  38. Honda CRV – 85
  39. Kia Mohave – 70
  40. Dodge RAM – 69
  41. Ford Transit – 69
  42. Ssangyong Actyon – 66
  43. Subaru Forester – 64
  44. Jeep Cherokee – 63
  45. Hafei Mini – 58
  46. Land Rover Range Rover – 58
  47. Chevrolet Blazer – 57
  48. Hafei Minivan – 57
  49. Mahindra Scorpio – 56
  50. Toyota Land Cruise – 55

Fonte: Fenabrave


Os 50 automóveis mais vendidos do Brasil em agosto de 2009


Mesmo com queda de 9,54% em relação a julho, o mercado parece estar voltando a uma situação normal, pré crise. Não houve grandes mudanças entre os 10 primeiros lugares, que continuam ocupados por carros populares, mais baratos.

Aparentemente, os lançamentos dos modelos 2010, tanto os que já aconteceram quanto os que estão por vir, estão causando um impacto no mercado. Note-se a queda do VW Fox, que será reestilizado em breve, de cerca de 20%; e o aumento das vendas do Astra, que subiram nada menos que 55% de um mês para outro.

  1. VW Gol – 25355
  2. Fiat Palio – 17182
  3. Fiat Uno – 13964
  4. Chevrolet Celta – 12781
  5. Chevrolet Corsa Sedan – 12741
  6. VW Fox/Crossfox – 10798
  7. Fiat Siena – 10689
  8. VW Voyage – 7989
  9. Ford Ka – 7888
  10. Chevrolet Prisma – 5233
  11. Honda Fit – 4629
  12. Ford Fiesta – 4625
  13. Renault Sandero – 4522
  14. Toyota Corolla – 3670
  15. Honda Civic – 3386
  16. VW Space Fox – 3030
  17. Chevrolet Astra – 2793
  18. Chevrolet Meriva – 2730
  19. Fiat Palio Weekend – 2716
  20. Renault Logan – 2595
  21. Fiat Idea – 2567
  22. Chevrolet Corsa – 2548
  23. Honda City – 2538
  24. Ford Fiesta Sedan – 2532
  25. Citroen C3 – 2177
  26. Peugeot 207 – 2122
  27. Fiat Punto – 1948
  28. VW Golf – 1851
  29. Chevrolet Vectra – 1839
  30. Peugeot 207 Sedan – 1558
  31. Citroen C4 Pallas – 1462
  32. Fiat Linea – 1342
  33. Ford Focus – 1294
  34. VW Polo Sedan – 1176
  35. Hyundai i30 – 1079
  36. Renault Clio – 1038
  37. VW Polo – 1018
  38. Chevrolet Vectra Hatch (GT/GTX) – 982
  39. Fiat Stilo – 885
  40. Ford Fusion – 756
  41. Citroen C4 – 739
  42. Chevrolet Zafira – 735
  43. Renault Symbol – 704
  44. Peugeot 307 – 696
  45. Nissan Livina – 622
  46. Hyundai Azera – 619
  47. Fiat Dobló – 571
  48. Ford Focus Sedan – 543
  49. VW Parati – 531
  50. Citroen Xsara Picasso – 492

Fonte: Fenabrave


Os 10 carros fora de linha mais vendidos de 2009 – ranking


Entre os carros mais vendidos do Brasil, nota-se nitidamente o vigor do Fusca, que é o 3° carro mais vendido do Brasil, englobando novos e usados, e do Escort, que é o 4°. Monza e Chevette também não fazem feio, estão entre os 10 mais vendidos do Brasil.
Veja o ranking, em unidades:
  1. VW Fusca – 106.907
  2. Ford Escort – 81.398
  3. Chevrolet Monza – 64.804
  4. Chevrolet Chevette – 52.906
  5. Chevrolet Kadett – 41.255
  6. Ford Pampa – 20.186
  7. Ford Del Rey – 19.230
  8. Fiat Tempra – 16.961
  9. Ford F-1000 – 16.199
  10. Chevrolet D-20 – 15.288

Fonte: G1


Carros mais vendidos do Brasil em fevereiro de 2009


O mês de fevereiro começou bastante promissor em seus primeiros 15 dias, mas perdeu força nos últimos 13 dias do mês. Tudo bem, houve carnaval, mas assim mesmo, para um mês que tinha 15,56% de vendas a mais que janeiro, o resultado foi ruim: o saldo foi um aumento de apenas 0,85% em relação ao mês anterior, e 0,15% em relação a fevereiro de 2008 (nos primeiros 15 dias havia sido de 7,4%).

Os 10 carros mais vendidos, segundo a Fenabrave, foram os seguintes:

  1. VW Gol – 21.073
  2. Fiat Palio – 12.754 (era 4º em janeiro)
  3. Fiat Mille – 11.094 (2º em janeiro)
  4. Chevrolet Celta – 9.306 (5º em janeiro)
  5. Chevrolet Classic/Corsa Sedan – 8.790 (3º em janeiro)
  6. VW Fox/Crossfox – 6.890
  7. Fiat Strada – 6.078 (não estava entre os 10)
  8. Ford Ka – 5.652 (9º em janeiro)
  9. Ford Fiesta – 5.153 (8º em janeiro)
  10. VW Voyage – 5.024 (não estava entre os 10)

Os grandes destaques do mês foram, sem dúvida, a dupla Gol/Voyage, ambos do Volkswagen. O último teve um aumento significativo e fez suas estréia entre os 10 mais, enquanto o Gol teve um crescimento de 18% em relação em janeiro, chegando a vender 65% a mais que o segundo colocado. A picape Strada, da Fiat, também avançou muito, entrando na lista dos 10 mais vendidos.