Novo Teaser do Hyundai Ioniq


Montadora apresenta novo teaser do veículo. Apresentação oficial do carro deverá acontecer em janeiro de 2016.

Apesar de o lançamento oficial Hyundai Ioniq estar previsto para ocorrer somente no mês de janeiro de 2016, na última quarta-feira, dia 16 de dezembro de 2015, houve a divulgação de um teaser do novo Hyundai Ioniq com a revelação de duas imagens.

Segundo as informações repassadas pela fabricante, este veículo chegará ao mercado nas configurações híbridas, híbridas plug-in e elétricas. Os principais concorrentes que este novo lançamento da Hyundai irá enfrentar são os conhecidos Chevrolet Volt, Nissan Leaf e o Toyota Prius.

A principal inspiração do design do Ioniq foi retirada a partir do conceito “i-oniq”, o qual foi apresentado pela fabricante no Salão de Genebra no ano de 2012. O visual do veículo pelo o que pôde ser visto ficou muito moderno e arrojado, haja vista que ele possui um estilo liftback, LEDs diurnos no formato de “C” e faróis de LED. Na parte interna, a cabine deste veículo possui um aspecto simples e contemporâneo, sendo que o principal destaque dela fica por conta do cluster que é integralmente digital.

O novo Hyundai Ioniq foi baseado em uma plataforma totalmente nova. Até o presente momento, a fabricante não fez a divulgação de maiores dados técnicos a respeito deste lançamento, porém, já há rumores dando conta de que o veículo será dotado de um conjunto composto por um propulsor 1.6 GDi movido à gasolina de ciclo Atkinson, que trabalhará associado com um motor elétrico de 77 kW, o qual terá a capacidade de gerar uma potência máxima de 105 cavalos.

O certo é que até o lançamento oficial deste modelo ainda teremos muitas outras novidades, detalhes e curiosidades a respeito deste carrão que está prestes a ser lançado pela Hyundai. De qualquer forma, este veículo já chamará a atenção de muitas pessoas, não só pelo fato de sua elegância, mas também devido ao fato de ser um híbrido.

Por Adriano Oliveira


Novo Peugeot 308 2016 – Lançamento no Brasil


Nova versão do modelo é produzida na plataforma EMP2 e é bem diferente da que é vendida atualmente aqui no Brasil.

A nova aposta para o Mercosul da Peugeot é o novo 308 2016. O carro vem com um visual externo diferenciado, uma espécie de "mix de gerações", além de motor turbo flex e visual novo.

Seu acabamento bem feito tem ganhado destaques, assim como o material em que foi produzido o painel, macio ao toque. O volante vem com novo revestimento, porém, continua o mesmo do modelo anterior.

Os bancos apresentam um diferencial em relação ao seu antecessor, possuindo um maior espaço de apoio lateral. Outro aperfeiçoamento positivo é que esse novo modelo vêm com um painel de instrumentos mais prático, facilitando a leitura.

Além de todas essas novas características e repaginadas, a grande novidade é a central multimídia com uma tela de 7' e que oferece espelhamento com a Apple Car Play e Android.

A Peugeot já informou  em um evento realizado no litoral do Estado de São Paulo (para o lançamento do hatch 3087), que está nos seus planos trazer da Europa a nova geração do hatch médio para o Brasil, talvez  já para o ano de 2016. Porém, tem aguardado um momento econômico estratégico, devido a atual crise mundial e principalmente a atual situação econômica bastante desfavorável do Brasil.

O novo modelo europeu é bastante diferenciado dos vendidos atualmente no Brasil, pois foi constituído sob a nova plataforma EMP2 (Efficcient Modular Plataforma), que visa maior eficiência na performance, como por exemplo, o seu peso reduzido, são cerca de 90 quilos a menos do que o modelo produzido na Argentina, que é comercializado aqui no Brasil.

Ainda não foi determinado o possível valor para o novo modelo ser comercializado aqui no Brasil, porém, já se sabe que na Europa a versão 16 turbo (THP) do 308 rende 200 cavalos e custa 30.850 euros, cerca de 130 mil reais (sem impostos).

Para maiores informações, acesse o site oficial da empresa através do link www.peugeot.com.br.

Prisca Fontes


Novo Honda Civic Type R deve ser apresentado no Salão de Genebra 2015


A marca Honda está lançando o seu novo modelo no mercado com um estilo esportivo e um design moderno. Este novo utilitário, chamado de Civic Type R Concept, destaca-se por ser um veículo de corrida, produzido para ser utilizado nas ruas. O intuito principal nesta produção foi de alcançar um recorde de velocidade em carros de tração frontal.

A primeira geração do modelo chegou ao mercado no ano de 1997. Atualmente o lançamento consistirá na quarta geração do utilitário, realizado especificamente na Europa. A previsão é de que o modelo comece a ser comercializado no ano de 2016. No Brasil o veículo ainda não foi lançado, devido a isso não se tem nenhuma previsão de quando esta nova versão poderá ser disponibilizada nacionalmente.

O potente motor do veículo é de quatro cilindros 2.0, turbo e com injeção direta de gasolina. De maneira surpreendente, este motor é capaz de gerar 280 cavalos. Se for comparar com o modelo Type R da Europa do ano 2007, este último era capaz de gerar uma potência de 201 cavalos. A transmissão do Civic Type R é manual de seis velocidades. Um detalhe diferente no modelo consiste no comando variável das válvulas V-TEC, sendo integrado no motor Earth Dreams Technology.

O modelo também possui alguns elementos na carroceria, como saias e spoilers nos para-choques, na parte de trás e também na lateral, o que possibilita um melhor resultado na velocidade. Na parte interna o volante é revestido de couro e apresenta também uma marcação central na parte de cima, que é vista nos famosos carros de corrida.

Ao que tudo indica, o utilitário será um sucesso no mercado e irá conquistar a admiração de diversos consumidores.

Os principais modelos que competem com o Civic Type R são: Opel Astra OPC, Volkswagen Golf GTI e Ford Focus ST. 

Felipe Couto de Oliveira


Mitsubishi e Nissan podem criar Carro Sucessor do Lancer


Apesar de muitas pessoas não saberem, é muito comum no mundo automobilístico as montadoras se juntarem para criar novos modelos de carros. E agora é a vez a Mitsubishi correr atrás de uma parceria para o desenvolvimento de um novo modelo.

Segundo uma notícia veiculada no site Automotive News, existem especulações de que a montadora japonesa está interessada em fechar um acordo para trabalhar junto com a Nissan na criação de um veículo que promete ser o sucessor do esportivo Lancer. Esse novo carro provavelmente será um sedan compacto.

Essa busca por parceria que a Mitsubishi está realizando é por um motivo muito simples: a montadora nipônica quer reduzir ao máximo os custos com as pesquisas e o desenvolvimento desse novo projeto de veículo. Apesar de ter essa intenção de não querer gastar muito com esse carro, é possível que mesmo que não feche um acordo com a Nissan, a própria Mitsubishi banque todo o custo do projeto.

Mas a Nissan não foi a única procurada pela Mitsubishi para uma possível parceria. Antes de entrar em contato com a Nissan, a Mitsubishi sondou a Renault para esse novo projeto. Caso fechassem um acordo, os novos veículos substitutos do Lancer seriam produzidos na planta da Renault na Coreia do Sul, que fica em Busan. O acordo só não foi fechado com a Renault, porque diante da crise mundial e a valorização do won (moeda coreana) em relação ao dólar e ao iene (moeda japonesa), os custos ficariam muito mais caros e a Mitsubishi possivelmente não obteria lucro algum com tanto custo.

Agora resta saber se as negociações com a Nissan serão fechadas. Caso a resposta seja afirmativa, quem puder comprar esse novo veículo não irá se arrepender, pois a Nissan tem tradição e é conhecida mundialmente por sua tecnologia, mesmo nos carros mais populares da marca, como o Nissan March, que é comercializado também no Brasil.

Por Felipe Villares


Golf Variant GTD – Nova Versão Esportiva a Diesel


A Volkswagen irá adicionar em breve ao mercado uma versão a diesel do Golf Variant, chamada Gran Turismo Diesel (GTD). Trata-se da primeira opção esportiva a diesel do wagon, que até então estava disponível apenas para o modelo hatch. A novidade, no entanto, não tem previsão de chegada ao Brasil, já que ainda não é possível importar nem o modelo convencional do Golf Variant.

Com fotos já disponíveis na internet, o modelo será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, que será realizado no mês de março deste ano.

Assim como a Ford anunciou recentemente o Focus ST Estate com uma versão a diesel pela primeira vez, a Volkswagen também transferiu para a versão wagon o tipo de motor e as modificações da versão esportiva provenientes do hatch.

O carro contará com motor TDI 2.0 de 184 cavalos, capaz de atingir 100 km/h a partir do repouso em apenas 7,9 segundos, com o câmbio manual de seis velocidades. Como comparação, o modelo wagon gasta 0,4 segundos a mais para atingir a velocidade em relação ao hatch, porém, ele é cerca de 100 kg mais pesado.

Quanto ao consumo, o modelo gasta pouco por ser uma versão esportiva, percorrendo uma média de 22 km por litro de diesel.

Originalmente, as rodas serão disponibilizadas com aro de 17 polegadas, mas o comprador poderá adicionar rodas 18 polegadas e pinças de freio vermelhas para dar um ar ainda mais esportivo ao carro.

Adicionalmente, o veículo recebeu um spoiler no teto, lentes fumê nas lanternas traseiras, faróis bi-xenon e escapamento com duas saídas.

A suspensão em relação ao modelo convencional também sofreu alteração, sendo cerca de 15 milímetros mais baixa.

De acordo com a Volkswagen, as vendas do modelo começarão no mês de Abril, porém, ele só chegará às ruas pela primeira vez em Junho. O preço oficialmente será revelado apenas no Salão de Genebra, mas acredita-se que custará cerca de R$ 93 mil.

Rannier Ferreira Mendes


Reestilização do Nissan Altima 2016


Foi divulgada nessa semana que a Nissan, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, fará mudanças muito significativas no novo modelo do seu carro Atima. O novo automóvel, que tem previsão de ser lançado somente no ano de 2016, vai seguir uma direção parecida com o carro Camry, da Toyota, em seu modelo de 2015.

Apesar de nenhuma mudança no design ter sido divulgado, é importante levar em consideração algumas das modificações feitas no veículo da Toyota. A máquina recebeu um exterior muito mais ousado, um novo alcance de suspensão e um interior muito melhor equipado.

Um dos representantes da Nissan, Pierre Loing, disse em entrevista a revista Automotive News, que “Eles (Camry) fizeram algo muito grande. Eu não tenho certeza se nós iremos tão longe assim. Mas iremos criar algo significativo para o Altima para a próxima temporada”.

Outro automóvel da Nissan já passou por mudanças importantes em 2015, o Murano. O carro apresentou a nova linguagem de design da empresa e provavelmente estará sendo representada no Atima 2016.

Talvez a maior mudança sofrida nos modelos será o "V" na parte frontal dos carros.

Um dos maiores investimentos, acredita-se também, será na especialização tecnológica do veículo, a busca por uma eficiência maior e também por melhoras na parte mecânica.

A Nissan, empresa fundada em 1932 por Kenjiro Den, Rokuro Aoyama, Meitaro Takeuchi e Yoshisuke Aikawa, foi comprada pela até então concorrente, Renault (empresa francesa), para fazer parte de uma aliança comercial que vem dominando o mundo automobilístico. Os veículos produzidos são comercializados através da marcas Nissan, Infiniti, Datsun e outras. Em 2012, a Nissan foi a sexta maior produtora do ramo, ficando atrás apenas da Toyota, General Motors, Volkswagen Group, Hyundai Motor Group e da Ford. A empresa é a líder japonesa na China, no México e na Rússia.

Giordano da Fonseca


Google quer Parcerias com mais Montadoras


O desenvolvimento de uma tecnologia autônoma para carros está entre as prioridades do Google. Conforme informações da agência Reuters, a empresa está procurando parcerias com montadoras automotivas de maior destaque, visando acelerar o processo de fabricação. O Google pretende colocar os veículos com esta nova tecnologia nas ruas em no máximo cinco anos.

Entre as fabricantes que constam na lista da companhia estão: Ford, Daimler, General Motors, Volkswagen e Toyota. O Google não definiu ainda se será fabricado um veículo autônomo próprio ou em parceria com as marcas tradicionais. Os sistemas e componentes estão sendo desenvolvidos com fornecedores de peças automotivas como Bosch, LG, Continental e ZF.

Histórico da Invenção:

Em maio de 2014 o Google anunciou que começaria a fabricar seus próprios carros que possuem a função de dirigir sozinhos. A ideia inicial não levava em consideração a hipótese de adaptar veículos já produzidos por outras montadoras.

O veículo terá espaço para apenas dois lugares, não haverá pedais ou volante, apenas um botão com a função de partida e parada. Ele pode atingir a velocidade máxima de 40km/h.

As primeiras fotos do protótipo mostraram um veículo com “cara simpática” para atrair as pessoas à tecnologia autônoma. Entre as suas características externas mais marcantes está o fato de não possuir capô na frente e as rodas são mais afastadas para os lados. A dianteira do carro é feita de um material macio parecido com uma espuma no lugar do tradicional amortecedor. O para-brisa é flexível, podendo reduzir lesões caso ocorram acidentes.

O Google informou que serão instalados sistemas adicionais com a possibilidade de o motorista assumir a direção do veículo em casos de urgência.

Enquanto os profissionais ligados ao Google acreditam que o veículo irá melhorar a vida das pessoas, há pesquisadores que elencaram alguns malefícios que essa tecnologia pode trazer, como o aumento do fluxo de carros nas cidades, já que as pessoas não precisarão mais dirigir. 

Por Rafaela Fusieger


Jaguar F-Type Coupé – Lançamento e Preço


Quatro meses se passaram desde que os veículos de notícias automobilísticas informaram quanto ao lançamento do Jaguar F-Type Coupé. Agora o mesmo já está oficialmente lançado no mercado para quem ostentar possuir uma fera em sua garagem.

Inicialmente o novo Coupé está sendo vendido unicamente na Inglaterra, por um preço que varia entre R$ 190.000,00 e R$ 315.000,00, mas os preços cogitados para o Brasil ficam ainda mais salgados, com variação entre R$ 380.000,00 e R$ 600.000,00. A previsão de chegada dele nas concessionárias brasileiras é entre junho e julho deste ano.

O carro foi desenvolvido para “embasbacar” quem o vê. O veículo é refinado e atrativo, a começar pelo seu revestimento em couro. Ele não é um carro alongado, sendo desenvolvido para duas pessoas. O conforto ergonômico também foi pensado no desenvolvimento da máquina. Os bancos possuem ajustes e o volante pode ter ajustado sua distancia e altura de acordo com a necessidade do condutor, assim como seu antecessor, o E-Type. O F-Type possui seus comandos com inspiração em um avião de caça, com esta inspiração, o carro possui próximo da marcha um botão laranja como se apertando-o o carro estivesse pronto a disparar, este botão é usado para dar a partida no carro.

Mas não é apenas lúdico a referência aos aviões de caça. Quem pilota o F-type tem sem dúvida a sensação de decolagem, independente da motorização escolhida. Os espelhos do carro proporcionam uma ampla visibilidade da pista e o aparelho de som do automóvel ainda consegue sobrepor-se ao barulho do vento.

O novo coupé faz excelentíssima referência às series do Jaguar como um carro que consegue superar o desejo e as expectativas dos donos desta máquina. Muito mais que um automóvel, ele é objeto de ostentação de quem busca voar (**respeite sempre o limite de velocidade**) sobre quatro rodas.

Por Jaime Pargan


Mercedes-Benz S63 L AMG 2014 – Lançamento no Brasil


A Mercedes-Benz passa a oferecer ao mercado brasileiro o novo S63 L AMG 2014. Classificado como o sedan de luxo mais potente do mundo, o modelo vem com tudo o que a marca alemã tem de melhor no quesito tecnologia e conforto, aliado à esportividade proporcionada pela AMG. O sedan é tabelado em dólar e tem preço de US$ 321.900 (aproximadamente R$ 740 mil).

Preparado pela AMG, divisão de alto desempenho da Mercedes, o sedan passou pelo processo AMG Lightweight Performance, que reduziu cerca de 100 quilogramas do peso do S63 L AMG, fazendo com que o veículo tenha massa total de 2.070 kg. Essa economia de peso foi alcançada devido à utilização das rodas AMG de liga forjada, a otimização do peso do sistema de freios, além do teto e da parte da dianteira do veículo, que foram feitos em alumínio.

Mecanicamente o S63 L AMG traz sob o capô o motor 5.5 V8 Biturbo, capaz de gerar 585 cv e torque brutal de 91,77 kgfm. O bloco biturbo ainda possui injeção direta de gasolina com injetores piezelétricos, quatro válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando, cárter de alumínio, além de intercooler ar-água. Dotado de tração integral AMG 4MATIC, o motor trabalha em conjunto com a transmissão esportiva AMG Speedshift MCT com dupla embreagem e sete velocidades. Essa transmissão conta com três modos de condução: “C” (Controlled Efficiency), “M” (Manual) e “S” (Sport). Com tudo isso, o sedan luxuoso e esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, com velocidade máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente.

O Mercedes S63 L AMG ainda possui freios feitos de cerâmica AMG de alta performance e duas saídas duplas de escape cromadas com sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão.

Na parte interna, o sedan traz um interior luxuoso e refinado, sem abandonar a esportividade da personalização da AMG. Portanto, trazendo uma vasta lista de equipamentos de série, cabe destaque para os bancos esportivos com revestimento em couro napa com design AMG V8 perfurado, logotipo da AMG costurado nos encostos dianteiros e traseiros, volante multifuncional esportivo AMG com desenho característico, aletas de câmbio em alumínio, além do painel de instrumentos que conta com uma tela TFT com dois mostradores animados. Completa o visual as soleiras de porta e tapetes AMG, pedaleira em aço inoxidável e iluminação ambiente com sete opções de cores.

O carro ainda oferece o sistema Attention Assist, Comand Online, alerta de perda de pressão dos pneus, faróis de alta performance compostos por LEDs, assistência adaptativa de faróis altos, Night View Assist Plus, sistema de visão noturna que alerta o motorista sobre o risco potencial provocado por animais ou pedestres à frente do veículo, além do sistema de som de alto padrão Burmester® 3D com 24 alto-falantes, Frontbass e surround.

Por Caio Polo


BMW X7 – Início da Produção do Novo SUV


A companhia de carro alemã BMW não quer ficar para trás em 2014 e por isso já anunciou que a sua fábrica vai entrar em máxima potência de produtividade com a produção do X7, um SUV que vai chegar para conquistar de vez os amantes dos automóveis utilitários.

Embora haja muitas especulações sobre o novo modelo, a BMW tem prezado pelo mistério, uma estratégia importante para que as concorrentes nem sequer imaginem o que vem por aí, bem como trabalhar com o imaginário de quem está no aguardo do possante.

A proposta do X7 da BMW é, mesmo sendo um carro grande, ter composições leves como alumínio e fibra de carbono em sua construção, sem abrir mão de toda a imponência que a BMW ama conferir aos seus modelos.

O que se pode adiantar é que o X7 terá mesma base de produção do X5 e X6, apenas contando com mais alguma dimensão para dar maior imponência ao automóvel, além de tantas outras tecnologias aplicadas que serão apresentadas oficialmente no dia do lançamento do projeto.

Até o momento, foi informado que o SUV terá sete assentos e motor turbo de 4 cilindros, tendo como opcional o motor V8 diesel. No sentido de negócios, a BMW comunica que com o X7 a produção de carros da empresa sairá de 100 mil para 400 mil carros, dados que demonstram a boa expectativa de vendas que a BMW tem quanto ao seu novo SUV.

O objetivo da BMW também é fazer frente ao Range Rover e ao Mercedes GL, carros que já possuem sua fatia conquistada no mercado e que pode ser ameaçada caso o novo modelo da montadora alemã supere todas as expectativas em beleza, conforto e tecnologia.

Ainda não há uma ideia de por quanto ficará o preço do X7 da BMW, mas certamente não será nada que fuja muito da média dos SUVs já consolidados no mercado automobilístico.

Por Michelle de Oliveira


Toyota RAV4 2014 – Lançamento e Preço no Brasil


A Toyota é, sem sombra de dúvidas, uma das marcas de automóveis mais famosas em todo o mundo. E como uma grande novidade a ser vista por nosso leitor, iremos abordar um pouco mais sobre o Toyota RAV4, um carrão inovador e com um design super estiloso. Ele tem alguns pontos bem positivos e marcantes, como baixo consumo, estepe com rodas originais, é silencioso e possui inovações tecnológicas perfeitas.

O Toyota RAV4 tem seis versões, uma mais completa que a outra. Seja bem como for, agora falando do preço, o fato é que os valores sugeridos variam de R$ 101.820,00 a R$ 129.590,00, dependendo da versão.

No mais, em relação à ficha técnica, alguns pontos merecem ser destacados, como: Luzes Tipo LED (brake light e luzes traseiras), Retrovisores com Ajuste Elétrico e Luzes Indicadoras, Limpador do Para-Brisa com intermitência variável, entre outros itens de série que tornam esse carro um diferencial para os amantes de automóveis.

O RAV 4 da Toyota já é um sucesso de público e crítica. Além do design totalmente inovador, tanto do lado interno como externo, o novo RAV4 se tornou um veículo perfeito, com um consumo satisfatório (cidade: 8,8 km/l e estrada: 13 km/l).

Com todos esses aspectos positivos, por sua vez, vale apostar nessas marca e aproveitar o máximo que o Toyota RAV4 tem para oferecer. Assim, com uma boa dirigibilidade e com um conforto dos melhores, esse é um carro de luxo e excelente performance, de modo que essas são as principais informações sobre esse carrão, que certame vem com tudo para o mercado de carros em 2014.

Por Juan Wihelm


Novo Peugeot 207 In Concert – Lançamento e Novidades


Enquanto não confirma a chegada do novo sedan compacto 301, a Peugeot anuncia o lançamento do modelo 207 In Concert, edição especial que tenta manter o fôlego do modelo. Com uma boa lista de equipamentos de série, a versão In Concert tem preços que partem dos R$ 36.090.

De fábrica, o 207 In Concert vem com freios ABS, possui duplo airbag, tem direção hidráulica, conta com vidros elétricos dianteiros, possui travas elétricas nas portas (com acionamento automático em velocidade programada), tem porta-malas com telecomando, possui sistema de ar condicionado, tem limpador do para-brisa com temporizador vinculado à velocidade do carro e possui inscrições em alusão a edição especial nas laterais e na soleira das portas.

Para completar, a versão In Concert tem como grande novidade o sistema de som da Clarion, dotado de amplificador de quatro canais, alto-falantes de 180W de potência nas portas dianteiras, leitor MP3 e WMA, controle remoto sem fio, conexão Bluetooth, streaming de áudio e integração com gadgets da Apple via entrada USB. De acordo com a Peugeot, o cliente poderá utilizar o aplicativo de rádio online Pandora e o iTunes Tagging, que permite a marcação de músicas para que o usuário possa fazer o download no iTunes Store posteriormente.

Com modestas alterações estéticas e nenhuma modificação mecânica, a edição In Concert do Peugeot 207 é baseada na versão Active 1.4 do modelo e por isso, sob o capô o carro traz o motor 1.4 8V Flex, que entrega até 82 cv de potência e torque de 12,85 kgfm, quando abastecido com etanol. Trabalhando em conjunto com o bloco 1.4 está uma caixa de câmbio manual de cinco marchas.

Oferecido na cor cinza cendré, a marca francesa disponibiliza como opção a pintura na cor branco braquise e cinza aluminium, com acréscimo ao preço final de R$ 500 e R$ 1.100, respectivamente.

Por Caio Polo


Toyota i-Road – Novo Carro de 3 Rodas


A japonesa Toyota revelou esta semana que vai começar os testes para lançamento do seu novo veículo de três rodas, o i-Road. O carro é um modelo elétrico que de acordo com a marca integra tanto as condições de um automóvel como de uma motocicleta.

O projeto do carro quer atender a nova demanda do trânsito atual das grandes metrópoles, que possuem mais veículos do que as ruas comportam. Ele é pequeno como uma moto, mas levará segurança e conforto para o seu consumidor.

Os testes começam este mês e se prolongam até o mês de junho, para que a Toyota tenha testes precisos do carro e a comprovação de que o veículo atenderá os motoristas que precisam de novos projetos para fugir do pesado trânsito das grandes cidades. Os testes serão nas próprias ruas de Tóquio, que sofre com o tráfego cotidianamente. Além do trânsito, o i-Road quer comprovar a eficácia do veículo em áreas urbanas e de ruas pesadas.

A pretensão do i-Road, de acordo com a companhia, é oferecer “uma nova experiência de condução”, que convenciona a bem-estar da motocicleta, juntamente com a comodidade e a firmeza dos veículos automotivos.

O anúncio feito pela Toyota, porém, não é tão novo assim. O modelo divulgado esta semana é semelhante a um protótipo que a marca apresentou no Salão do Automóvel de Tóquio em 2013. O carro exibido no ano passado tinha a mesma proposta que o veículo atual, mas este de 2014 agrupa melhorias na visibilidade e na competência de fazer deslocamentos na circulação das cidades grandes.

A Toyota informou que 20 unidades do veículo já começaram a circular pelas alamedas e avenidas de Tóquio. Estas unidades serão dirigidas por pilotos próprios para testes de carros e que possuem vários níveis de experiência.

O peso do quase brinquedo é de 300 quilos. A marca ainda não divulgou qual será o preço do carro/moto. A Toyota ainda explicou que o i-Road tem a proposta de atender à demanda atual da mobilidade pessoal urbana.

Por Carolina Miranda


Chery Tiggo 2014 – SUV Mais Barato do Brasil


Nessa quinta-feira (13) a marca chinesa Chery apresentou sua nova linha SUV Tiggo 2014. No ano passado, a empresa fez algumas mudanças no visual do modelo, que foi anunciado em junho de 2013. Este ano, o câmbio automático de quatro marchas foi a principal novidade da Chery.

A mecânica do Tiggo continua sendo composta por um motor 2.0 16V a gasolina, da austríaca Acteco, que fornece 138 cavalos de potência e 18,2 kgfm de torque. Para conquistar de vez o mercado brasileiro, a Chery promete que seu novo SUV automático será o mais barato no Brasil. O preço será de R$ 57.990 na versão automática e de R$ 51.990 na versão manual, com câmbio de cinco marchas.

O ano de 2014 poderá ser decisivo para a empresa chinesa, já que a previsão da marca é construir sua fábrica no país (em Jacareí) e produzir a nova geração do subcompacto QQ. A Chery tentará manter também nos seus outros modelos a relação primordial para o brasileiro: o custo e benefício.

Além de querer competir com preço, a Chery quer mostrar outro diferencial das suas concorrentes asiáticas: o Tiggo A/T será o primeiro modelo chinês a ser comercializado com opção automática aqui no Brasil. O maior desafio mesmo da marca é conseguir emplacar seus modelos por aqui, pois até hoje a Chery ainda não conseguiu convencer muitos brasileiros. A comprovação disso é as vendas da marca em comparação com modelos do mesmo segmento de outras companhias, como o Ford EcoSport, o Renault Duster e o Hyundai Tucson.

Ficha Técnica do SUV Tiggo 2014: Conjunto óptico em forma de cunha com luzes diurnas de LED e um forte canhão de luz. Na parte interna, volante multifunção (contém áudio e piloto automático), sensor de ré, ar condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve de 16 polegadas, CD Player com rntrada USB e vidros e travas elétricas. O porta-malas suporta 435 litros.

Por Carolina Miranda


Novo Land Rover Freelander 2015 será apresentando no Salão de São Paulo


Entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, acontece em São Paulo o Salão do Automóvel, que vai apresentar belos modelos para o ano de 2015. Uma das marcas mais ansiosas para anunciar sua linha para o ano que vem é a Land Rover.

A marca pretende apresentar aqui no Brasil uma das suas maiores novidades, que é o Freelander renovado. O automóvel começa a ser vendido ainda este ano na Europa, no mês de agosto ou setembro. Já no mercado brasileiro o modelo deve chegar no primeiro semestre do ano que vem, com muitas mudanças que irão agradar o consumidor tupiniquim.

Todas as versões do Freelander terão sensores nos para-choques que auxiliam nas manobras de estacionamento. Além da novidade, o novo modelo da Land Rover vai ter luzes para uso durante o dia interligadas aos faróis, que ainda ganharam novos refletores e lentes.

A companhia vai lançar novidades específicas para cada um dos modelos que serão comercializados no Brasil em 2015. Na versão XS haverá novos detalhes pintados de preto brilhante, as rodas de aro 17 polegadas serão elementos exclusivos, os faróis de neblina terão aro cromado e os retrovisores externos e maçanetas das portas virão pintadas na cor do carro escolhido pelo cliente. O carro também contará com bancos de ajuste elétrico, entre outros itens.

Já na versão HSE, as novas rodas serão de aro 19, os bancos e as laterais das portas serão padronizados de couro e haverá um novo som de alta definição.

Os destaques inclusos no veículo tenderão por um visual mais esportivo. E caso o consumidor tenha preferência em levar mais alguns itens na nova versão, o Freelander poderá receber o pacote Dynamic, que possui defletor de ar traseiro, ponta de escapamento cromada, entre outros elementos exclusivos que caracterizam o carro.

Na Europa, a linha Freelander 2015 será vendida com preço a partir de 29.560 euros, o que giraria em torno de R$ 95 mil.

Por Carolina Miranda


Consumers Report divulga Lista dos Piores Carros de 2014


A Consumers Report, uma revista americana bastante conhecida por montar os rankings dos melhores carros, resolveu recentemente montar uma lista um tanto quanto diferente. A publicação especializada em fazer comparações de produtos relacionou os “candidatos” a uma certa colocação bem menos honrosa, mas que não deixa de ser importante ou influente: a de pior carro do ano.

E isso foi feito logo após a revista eleger como o melhor modelo de carro em 2014 o Tesla S.

A tristeza só não é maior porque até o momento a revista apenas fez a nomeação dos mais indicados e ainda não elegeu o campeão. Mesmo assim, não é nada bom para os fabricantes levando em consideração a influência que a publicação tem por lá. Só a título de curiosidade, a revista não recomendou a última geração do Civic, mesmo que por anos o veículo tivesse figurado entre os melhores. Esse fato acabou gerando alguns protestos da montadora. Esta por sua vez não teve outra saída a não ser admitir que havia mesmo falhas na linha de fabricação. Essas falhas só foram corrigidas por causa do “poder” que revista tem.

Apesar de a lista ter como foco modelos comercializados em terras americanas, há alguns que são vendidos por aqui. Confira abaixo alguns dos “indicados ao prêmio” pela revista e também o motivo de sua figuração na lista:

  • Chevrolet Spark: Apresenta pouca potência, tem uma direção muito dura e uma baixa dirigibilidade.
  • Smart ForTwo: O modelo é muito pequeno.
  • Dodge Dart: O carro é em alguns casos mais caro que os concorrentes, mas bem menos refinado que eles.
  • Chrysler 200/Dodge Avenger: Os modelos estão encalhados nas concessionárias devido aos preços salgados para a categoria.
  • Ford Taurus: Não apresenta muita confiança, a central de multimídia é muito completa e apresenta um certo “apertamento”, ainda mais se levando em consideração às dimensões do carro.

Sobre os testes feitos:

Nesse ponto há uma curiosidade bem interessante. Ao contrário de diversas outras empresas que avaliam os modelos cedidos pelas montadoras, a Consumers Report acabou famosa por não fazer isso. No lugar (e não é qualquer coisa) a empresa é detentora não apenas do maior, mas também do mais sofisticado centro de testes independentes do mundo. Por ano a companhia chega a comprar cerca de 80 modelos para avaliação.

Cada um deles pode passar até por mais 50 exames, que entre outros pontos levam em consideração as acelerações, a capacidade de frenagem, o comportamento geral do veículo, o conforto, entre outros detalhes.

O legal é que revista também não publica anúncios e sua receita vem apenas com as assinaturas da mesma, que nada mais é do que uma boa maneira de garantir sua independência.

Por Denisson Soares


Novo Toyota Corolla 2015 – Lançamento no Brasil


O novo Toyota Corolla 2015 já tem data marcada para chegar ao mercado automobilístico brasileiro. De acordo com as informações divulgadas pela montadora recentemente, o novo modelo deverá ser apresentado nos dias 11 e 12 de março de 2014. O evento de apresentação está previsto para ocorrer na cidade de Campinas. Antes mesmo de sua chegada oficial em terras nacionais, o Corolla 2015 deve trazer consigo um certo ar de polêmica, além de agitar o segmento. Tudo isso devido a uma nova direção adotada pela marca japonesa que decidiu deixar o carro mais chamativo, com um visual esportivo e ousado.

Vale lembrar que de uma maneira geral esse último ponto nunca foi uma das características primordiais do modelo. Para quem conhece a história do carro, sabe que ele se tornou muito mais conhecido pelas suas linhas suaves e pelo conforto apresentado.

No caso das linhas que farão parte do sedã brasileiro, um detalhe importante é que serão basicamente as mesmas das presentes no modelo europeu, que como já se sabe possui características mais requintadas.

No caso dos Estados Unidos, a Toyota decidiu ir um pouco mais longe nas alterações feitas no carro. Os americanos poderão ter em suas garagens um carro que tem ao mesmo tempo características agressivas e um estilo inconfundivelmente despojado. Para quem gostar desse modelo, a dica é manter a esperança, uma vez que a montadora pretende lançar o carro no Brasil.

O estilo do novo Corolla traz algumas mudanças que valem ser destacadas, como é o caso da grade cromada, que faz a união entre os dois faróis LED. Outra parte do design que marca o modelo é o vidro que faz parte da porta traseira, que termina no formato semelhante a uma flecha.

A montadora também resolveu aumentar o tamanho do novo Corolla. O modelo que será lançado terá 10 cm a mais na medida entre-eixos. Isso acaba trazendo benefícios para o espaço interno, em especial para o banco traseiro. Outro detalhe é que ele é também um pouco mais largo e relativamente mais baixo que o modelo que dispomos no mercado brasileiro atual.

Por Denisson Soares


Novo Renault Fluence 2015 – Lançamento no Segundo Semestre de 2014


A Renault já realizou o facelift do Fluence para o mercado europeu há mais de um ano, mas a versão reestilizada só será produzida na unidade fabril de Santa Isabel, na Argentina, no segundo semestre deste ano. Como no mercado argentino só é permitindo o lançamento da linha do ano seguinte após o mês de agosto, o Fluence 2015 deve chegar ao Brasil apenas no último trimestre.

Com aparição oficial prevista para o Salão do Automóvel de São Paulo, o Renault Fluence reestilizado deve seguir o estilo de design adotado pela última geração do Clio, que já é vendido na Europa há algum tempo. A dianteira, portanto, ganhou novo para-choque, novas luzes diurnas (compostas por LEDs) e nova grade frontal, seguindo as características atuais de design, com logotipo da marca francesa destacada em seu centro, interligando os novos faróis, que ganharam nova disposição. A traseira e a lateral, por sua vez, não terão nenhuma modificação significativa.

No interior, o Fluence 2015 manterá o mesmo padrão de acabamento na cabine e a lista de equipamento de série também não sofreu muitas alterações. Uma mudança significativa foi a adoção do quadro de instrumentos, que agora passa a ser digital como no Fluence GT. Outros destaques ficam por conta do freio de estacionamento (que agora passa a ser elétrico) e do sistema de entretenimento R-Link (que possui tela touchscreen retrátil e comando de voz para controlar a navegação, telefone, entre outros aplicativos).

Para o conjunto mecânico não são aguardadas mudanças, permanecendo os motores 1.6 16V Hi-Flex de 115 cv (com etanol) e o bloco 2.0 16V Hi-Flex de 143 cv (com etanol). O sedan pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou com transmissão CVT X-Tronic, com opção de trocas sequenciais de seis velocidades. A versão GT do Fluence, que traz o propulsor 2.0 Turbo a gasolina com 180 cv e 30,6 kgfm de torque, receberá as mudanças posteriormente.

Por Caio Polo


Datsun Go – Lançamento do Novo Carro na Índia


A Datsun, divisão de baixo custo da Nissan, iniciou nesta semana a produção do hatchback Go na Índia. Apresentado em julho de 2013, o compacto da Datsun é fabricado com a mesma plataforma “V” do Grupo Renault-Nissan e tem montagem concentrada na unidade fabril de Oragadam, nas proximidades de Chennai. O mercado indiano será o primeiro a receber o carro compacto, mas já há lançamentos confirmados na Rússia, na Indonésia e África do Sul. A região latino-americana é bem cotada para receber os modelos da divisão de baixo custo da marca nipônica.

Com planos para formar uma linha completa de veículos compactos e médios, a Datsun já conta com a minivan GO+ (que oferece espaço interno mais amplo e capacidade para até sete ocupantes) e agora também terá o hatch GO em seu portfólio, sendo que ambos são desenvolvidos sobre a plataforma utilizada no Nissan March.

Com 3,78 metros de comprimento e altura de 2,45 metros, medidas idênticas às do March, o Datsun GO diferencia-se apenas por ter a largura e a distância entre-eixos menores, com 1,63 metros e 1,48 metros, respectivamente.

Mecanicamente o GO vem equipado com motor três cilindros 1.2 a gasolina, sendo o mesmo que está presente em outros modelos da Nissan, como o Micra (conhecido como March no Brasil). Acoplado ao bloco está sempre uma transmissão manual de cinco marchas.

O seu interior dispõe de um acabamento mais simples, com plástico na cor bege. Para reduzir os custos, o modelo traz bancos inteiriços e freio de mão acoplado ao painel. De acordo com a Datsun, os preços do GO no mercado indiano ficará na casa das 4 lakhs (cerca de R$ 15.400).

O brasileiro Carlos Ghosn, CEO do Grupo Renault-Nissan, afirmou que estuda produzir os modelos da Datsun no México, com o objetivo de conquistar o mercado latino-americano, em especial o Brasil. “Estamos lançando a Datsun na Ásia e acreditamos que teremos bastante sucesso por lá. Por que não repetir a dose na América do Sul?”, indagou Ghosn. “Como um dos maiores países emergentes, o Brasil também estará dentro desta estratégia e será fundamental para conquistarmos mais consumidores”, completou o executivo. A produção no México será concentrada em uma nova fábrica inaugurada recentemente na cidade de Aguascalientes.

Por Caio Polo


Novo Fiat Punto Avventura – Apresentação no Salão de Nova Déli 2014


O principal destaque da Fiat para o Salão do Automóvel de Nova Déli é o conceito Punto Avventura. Com as tradicionais modificações que fazem muito sucesso no Brasil, o modelo é uma versão com “espírito aventureiro”, trazendo suspenção elevada e outros diferencias no visual.

Seguindo a receita adotada por aqui, a Fiat expõe na Índia um conceito em uma versão pseudo-aventureira do Punto. Entre as novidades, o conceito da marca italiana conta com suspenção elevada (com 200 milímetros de altura em ralação ao solo, contra os 185 milímetros atuais), estepe pendurado na tampa do porta-malas dentro de uma espécie de case, além dos apliques de plástico um pouco menos exagerados que os da versão Adventure oferecida no mercado brasileiro. Nota-se ainda o design das rodas semelhantes ao dos modelos da linha 500, bem como um novo desenho da parte frontal, com direito a novo para-choque, nova grade e novos faróis, semelhante ao do Fiat Viaggio.

No interior, o veículo possui detalhes na cor laranja no volante multifuncional, no console central, nas saídas de ar e no painel de instrumentos. Além disso, o Punto Avventura traz três mostradores (bússola e inclinômetro) na parte superior do console central, semelhantes aos das versões oferecidas por aqui.

Mecanicamente o modelo poderá ser oferecido na Índia em duas configurações do motor 1.3 MultiJet a Diesel, capaz de entregar 75 cv ou 90 cv.

De acordo com os sites indianos “CarBlogIndia” e “IndianAutosBlog”, o Fiat Punto Avventura foi desenvolvido pelo centro técnico indiano, localizado em Chennai, com o apoio da sede na Itália. A versão de produção, que deve eliminar alguns detalhes típicos dos carros-conceito, competirá no mercado indiano com o Toyota Etios Cross e o Volkswagen Cross Polo. Ainda não há informações sobre a chegada do modelo em solo brasileiro, mas essa versão aventureira do Punto poderia agradar os interessados desse nicho do mercado por aqui.

Por Caio Polo


Chevrolet Adra – Novo SUV é Apresentado no Salão de Nova Déli 2014


A Chevrolet não ficou para trás e também revelou hoje, dia 5 de fevereiro, um novo conceito para o segmento dos SUVs compactos no Salão de Nova Déli, na Índia. O Adra, que foi baseado na plataforma Gamma 2, apresenta um visual robusto e que já carrega o novo estilo de design da marca, iniciado pelo sedan Impala. O crossover compacto foi desenvolvido inteiramente por designers indianos da GM em Bangalore.

De acordo com a Chevrolet, o grande diferencial do Adra em relação aos seus possíveis concorrentes (EcoSport e Duster) é justamente o visual, que é mais agressivo e imponente, antecipando as linhas de um provável rival no mercado indiano. Próximo de uma futura versão definitiva, o conceito utiliza a plataforma Gamma 2, a mesma usada pelos brasileiros Cobalt, Spin, Onix e Prisma, o que não descartaria a vinda do jipinho para cá.

Contudo, segundo a fabricante, embora o modelo siga a identidade estética global da marca, o Adra foi desenhado especificamente para o mercado indiano, levando em consideração o gosto dos consumidores locais.

Mesmo com o Trax (conhecido no Brasil como Tracker) sendo oferecido por lá, a Chevrolet tem a necessidade de oferecer um modelo de menor comprimento para se adequar a categoria de “small cars”, seguindo as legislações indianas. Portanto, esse segmento é de grande importância, não só por conta do porte do carro, mas também pelo preço, já que o governo indiano concede descontos para veículos com menos de 4 metros de comprimento.

Corroborando com isso, Lowell Paddock, Presidente da GM Índia, afirmou que este conceito representa uma "nova possibilidade para a montadora" no segmento de compactos de rápido crescimento.

A marca afirma que mesmo com o tamanho compacto, o conceito dispõe de todas as vantagens de um utilitário esportivo tradicional: altura elevada em relação ao solo e um generoso espaço interno.

A Chevrolet não divulgou as especificações técnicas do Adra, mas espera-se que o crossover compacto venha equipado com o motor 1.3 MultiJet a diesel de 77 cv, o mesmo bloco oferecido em modelos locais como a minivan Enjoy e o hatchback Sail.

Por Caio Polo


Novo Volkswagen Taigun – Apresentação no Salão de Nova Déli 2014


A Volkswagen acaba de revelar uma versão atualizada do crossover compacto Taigun na Índia. Apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2012, o veículo exposto hoje no Salão de Nova Déli traz duas grandes novidades: o estepe preso à tampa traseira do porta-malas e a carroceria pintada em um inédito tom alaranjado fosco.

Compacto, o Taigun é feito sobre a mesma plataforma do Up! e possui 3,85 metros de comprimento, sendo menor que o VW Gol, acomodando até cinco ocupantes com relativo conforto. O crossover compacto dispõe de um porta-malas com capacidade para até 280 litros, porém, essa capacidade de carga pode ser ampliada quando os bancos traseiros são rebatidos, garantindo assim 900 litros.

Em relação ao veículo apresentado no Brasil, a principal novidade fica por conta do estepe pendurado, uma exigência do consumidor indiano, que obrigou os projetistas e designers a redesenharem o para-choque traseiro, que agora passa a acomodar o suporte para a placa, que antes estava preso à tampa do porta-malas.

Segundo Klaus Bischoff, Chefe de Design da Volkswagen, o Taigun “chegará ao mercado num futuro muito próximo”. A expectativa é iniciar as vendas ainda neste ano e expandir o campo de atuação para além da América do Sul. “Seria um erro vendê-lo apenas na América do Sul”, completa Bischoff. Tal afirmação condiz com a realidade, já que a marca alemã já confirmou a presença do modelo na Europa, China e Índia, onde o jipinho está sendo apresentado.

Mecanicamente, o Volkswagen Taigun vem equipado com motor 1.0 TSI capaz de oferecer 110 cv e torque de 17,8 kgfm. De acordo com a fabricante, o crossover compacto acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 186 km/h.

O peso total do veículo foi reduzido para apenas 998 quilogramas, favorecendo a redução do consumo de combustível do jipe, que é de 21,7 km/L. A autonomia do veículo supera os 1.000 km, haja vista que o tanque tem capacidade para 50 litros.

Por Caio Polo


Tata Motors apresenta Novos Carros – Zest e Bolt


Dois novos modelos foram apresentados pela Tata Motors no Salão de Nova Deli, na Índia. A fabricante, que é dona da Land Rover e da Jaguar, tem planos de comercializar os novos modelos em escala mundial.

De acordo com a Tata, tanto o sedã Zest e o hatch Bolt são produtos globais. Os modelos, que são desenvolvidos com a participação de profissionais da Índia, Coreia do Sul e Reino Unido, representam basicamente a nova “cara” que vem sendo adotada pela marca. Os modelos não levaram em consideração apenas a estética, mas também pontos importantes no que diz respeito à dirigibilidade e à conectividade. Ambos os modelos terão a mesma dianteira. Os faróis dos veículos chegam a lembrar o Jac J3, também há uma grade que traz um filete cromado na parte superior. O Zest ainda conta com luzes diurnas de LED.

Essa nova visão da Tata não diz respeito apenas ao lado de fora dos carros. O interior também recebeu uma “pincelada” trazendo um conceito chamado pela empresa de Design Next. De acordo com o que foi possível analisar nas primeiras imagens divulgadas, houve sim uma relativa evolução na composição dos materiais utilizados. Os mostradores são de um estilo meio sóbrio. No painel ainda há uma faixa colorida que de certa forma da “um ar” de modernidade ao projeto desenvolvido.

No que toca a parte mecânica, a Tata diz que adotou um conceito chamado de DriveNext. Os dois modelos serão vendidos com um novo motor 1.2 turbo a gasolina, que oferece 85 cv e 14,3 kgfm de torque. Quem quiser poderá optar pelo modelo com motor 1.3 a diesel, que é desenvolvido pela Fiat e fornece 75 cv e 19,4 kgfm.

De acordo com fabricante, as vendas na Índia deverão começar já no próximo semestre. Após isso deverá alcançar outros países do mundo.

Por Denisson Soares


Novo Ford Ka Sedã – Apresentação e Preço no Brasil


Produzido na fábrica da Ford em Camaçari, cidade localizada no interior da Bahia, o Novo Ka Sedã teve os primeiros detalhes revelados pela montadora norte-americana, que se prepara para lançar a nova versão do compacto no segundo semestre de 2014.

A versão sedã do Ka, apresentada durante um evento em São Paulo com o nome “Ka Concept 4 portas”, é um protótipo do que será a primeira geração do Ford Ka a contar com três volumes, que chegará para substituir o Fiesta Sedan Rocam. Juntamente com o novo Ka hatch, eles serão os modelos de entrada da marca para o mercado nacional.

Trazendo o conceito de carro global, o veículo também foi apresentado simultaneamente na Índia, onde receberá o nome de “Figo”. Ele conta com o mesmo estilo de estética utilizado na versão hatch do Ka, inspirada na nova identidade visual da Ford, com destaque para a grade dianteira em formato de trapézio.

Por enquanto, a montadora não revelou maiores detalhes a respeito do interior do novo Ka Sedã, limitando-se a dizer que haverá um amplo espaço interno para os ocupantes e que a versão contará com o sistema MyFord Dock, que permite acoplar smartphones, players de MP3 e outros dispositivos móveis, integrando-os ao veículo. Outros itens tecnológicos também deverão estar presentes.

Quanto à parte mecânica, a Ford também manteve o mistério. No entanto, especula-se que entre as opções de motores do Ka Sedan poderá estar o mesmo bloco Sigma 1.5 que equipa o New Fiesta, com 16 válvulas, rendimento de 111 cavalos de potência e 15 kgfm de torque, se abastecido a álcool. Um novo propulsor 1.0, de três cilindros, é outra aposta para equipar o modelo.

Outra informação mantida em sigilo pela Ford é a respeito dos preços do novo Ka Sedã. Mas de acordo com rumores, os valores das versões mais baratas deverão variar entre R$ 35.000,00 e R$ 40.000,00.

Por André Gonçalves


Novo BMW Série 4 Gran Coupé – Lançamento e Preço


A linha da BMW não para de crescer e dessa vez, após o vazamento de algumas imagens, a marca alemã revelou oficialmente o novo Série 4 Gran Coupé. Com estreia mundial marcada para o Salão de Genebra, em março, o modelo chega com um visual harmônico e atraente.

O Série 4, linha recém-apresentada que já conta com as variações conversível e coupé, ganha agora a variação Gran Coupé, que nada mais é do que um sedan-coupé. “Aproveitando a sugestão de um coupé BMW grande, o novo BMW Série 4 Gran Coupe combina uma silhueta dinâmica e elegante, com funcionalidades adicionais e mais espaço para os ocupantes na traseira”, disse Won Kyu Kang, Designer de Exterior responsável pelo Série 4.

Mesmo sendo um pouco maior, o Série 4 Gran Coupé não teve a distância entre-eixos ampliada, um fato bastante peculiar, mantendo basicamente as mesmas dimensões da variação coupé tradicional. Com 4,63 metros de comprimento, o BMW Série 4 Grand Coupé está 14 milímetros mais largo, 14 milímetros mais longo e 40 milímetros mais baixo que o irmão menor Série 3 sedan.

O porta-malas tem capacidade para 480 litros e os bancos traseiros são bipartidos na configuração 40:20:40, permitindo ampliar a capacidade de carga para até 1.300 litros. Outro ponto interessante é a função Smart Open, que abre automaticamente a tampa traseira através do movimento dos pés.

No mercado norte-americano haverá duas configurações de motor a gasolina, sendo o 2.0 turbo de 245 cv para o BMW 428i e um bloco seis cilindros 3.0 turbo de 306 cv para o 435i. O 428i faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto que o 435i faz a mesma aceleração em 4,9 segundos. Ambos as versões contam com transmissão automática de oito velocidades e tração traseira, podendo ser equipadas opcionalmente com tração integral BMW xDrive.

Segundo a marca alemã, os dados oficiais de consumo ainda não foram divulgados, mas espera-se algo muito próximo da versão Coupé. Portanto, a autonomia média para o 428i seria de algo em torno de 11,4 km/L, enquanto que o 435i teria autonomia na casa dos 10,6 km/L.

Os preços para o mercado norte-americano são de US$ 41.225 para o 428i Gran Coupé, de US$ 43.225 para o 428i Gran Coupé xDrive e de US$ 46.725 para o 435i Gran Coupé. Até o fim deste ano a BMW deve disponibilizar a versão xDrive do 435i por lá. No Brasil, a versão tradicional do 435i já é oferecida pelo preço sugerido de R$ 299.950, mas o Gran Coupé, por sua vez, deve ser uma das estrelas da BMW no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Por Caio Polo


Novo Fiat Strada 2014 – Preços e Novidades


O mercado de automóveis no Brasil possui uma concorrência muito grande. São várias as marcas, modelos e linhas de automóveis disponíveis nas várias concessionárias espalhadas pelo território nacional. Dentre as várias marcas, um grande destaque fica por conta da Fiat, marca italiana bastante consagrada e com muitas linhas e modelos com baixo custo de aquisição e excelente qualidade.

Dentre os modelos de grande sucesso da Fiat no Brasil, podemos destacar as suas picapes que sofreram alterações ao longo dos anos. Uma das linhas mais procuradas é a Strada, que está ganhando uma atualização neste ano de 2014.

O Fiat Strada 2014 chega com novidades em todas as seis versões. A versão Working (com cabines curta, estendida e dupla) terá motorização 1.4 Fire Flex. Já a versão Trekking (com cabine dupla) virá acompanhada de um propulsor E-torQ 1.6 16V Flex. A versão Adventure (que terá duas versões com cabine estendida e dupla) usará um motor E-torQ 1.8 16V Flex. Além disso, convém ressaltar que todas as versões citadas agora possuem airbags frontais e freios ABS de série.

O Fiat Strada 2014 passou por um processo de reestilização que pode ser notado na traseira, com as novas lanternas, a linha de cintura mais alta e a caçamba um pouco maior. Em relação à versão Working, a mesma ganhou novo para-choque dianteiro. Além disso, a maior novidade é quanto às versões cabine dupla, que são acompanhadas da inédita terceira porta.

Abaixo você pode conferir os preços referentes a cada versão do Fiat Strada 2014:

  • Strada Working 1.4 Flex: R$ 33.750
  • Strada Working Cabine Estendida: R$ 36.870,00
  • Strada Working Cabine Dupla (3 portas): R$ 42.330
  • Strada Trekking CD (3p) 1.6: R$ 48.360
  • Strada Adventure CE 1.8: R$ 49.480
  • Strada Adventure CD (3p): 1.8: R$ 54.360

Por Bruno Henrique


Novo Lincoln Navigator 2015 – Lançamento no Salão de Chicago


A Lincoln, divisão de luxo da Ford, apresentou na semana passada nos Estados Unidos a linha 2015 do utilitário esportivo Navigator.

Principal atração da marca no Salão de Chicago, o SUV mantém praticamente a mesma carroceria desde 2006, no entanto, a linha 2015 conta com importantes atualizações no visual e ganha mais recursos no interior, quando comparado com a geração anterior.

Principal rival do Cadillac Escalade, que recentemente ganhou uma geração totalmente nova com visual mais moderno e novos equipamentos, o Navigator traz como principal novidade o visual com a atual identidade da Lincoln. Na dianteira, o que chama atenção é a enorme grade frontal com filetes cromados que fazem companhia ao sofisticado conjunto óptico composto por LEDs HID. A lateral traz poucas alterações, como as rodas de liga leve de 20 ou 22 polegadas com novo desenho, porém, mantém a linha de cintura reta, sem vincos e maiores detalhes. Na parte traseira, também há poucas mudanças, com destaque para as lanternas com um novo formato e iluminação.  

Embora mantenha as formas básicas no interior, buscando dar fôlego ao Navigator para competir com o novo Escalade, o SUV da Lincoln ganha acabamento refinado em madeira no painel, detalhes cromados e revestimento em couro nos bancos e por quase toda a cabine.

Entre os equipamentos, a principal novidade é o sistema de entretenimento MyLincoln Touch, que abrange diversas funções e traz informações do veículo. Além disso, o SUV ainda vem com controle contínuo de estabilidade, possui sistema de ajuste da suspenção de acordo com as condições da estrada, entre outros itens.

Mecanicamente o utilitário da Lincoln traz o mesmo motor 3.5 V6 EcoBoost do Ford F-150, substituindo o antigo bloco beberão V8 Triton 5.4. Acoplado ao propulsor V6, o modelo vem equipado com transmissão automática de seis velocidades. Opcionalmente o veículo pode vir com tração integral.

Por Caio Polo


Novo Fiat Doblò Cargo 2014 – Lançamento e Preço no Brasil


Após atualizar o Fiat Doblò convencional no ano passado, chega ao mercado brasileiro o modelo 2014 do Doblò Cargo, que traz novidades em sua linha.

Entre as principais novidades da versão Cargo do Fiat Doblò 2014 estão: o novo volante, a nova cor e grafia do painel de instrumentos, o novo revestimento dos bancos e das portas, o novo porta-objetos, além do airbag duplo e dos freios ABS, que agora são exigidos por lei no Brasil. O novo rádio com leitor de MP3 e entrada USB é opcional, acrescendo R$ 181 ao preço final do carro. A Fiat ainda oferece opcionalmente um “Kit de Iluminação”, que adiciona ao veículo faróis de neblina e brake light, pelo preço de R$ 388, o que representa uma economia de 11% caso os itens fossem adquiridos separadamente.

Com 4,252 metros de comprimento, 1,722 metros de largura, 1,834 metros de altura e 2,566 metros de distância entre-eixos, o Doblò Cargo tem capacidade para 3.200 litros e 620 quilogramas de carga.

Com adoção dos novos equipamentos, somado ao aumento do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) de 7% para 9%, o Fiat Doblò Cargo 2014 teve uma elevação em quase R$ 2 mil, para as duas configurações que a marca italiana irá oferecer por aqui.

A versão de entrada (R$ 43.590) traz o motor 1.4 8V Flex, capaz de entregar 85 cv com gasolina ou 86 cv quando abastecido com etanol. A configuração mais cara (R$ 48.690) vem equipada com o bloco 1.8 16V Flex E-TorQ, que entrega até 132 cv com etanol. Essa opção traz os mesmos itens da versão de entrada, acrescida de direção hidráulica.

A versão de entrada da linha 2014 teve um acréscimo de R$ 1.880 em relação ao Doblò Cargo 2013. Já o modelo 2014 com motor 1.8 teve um acréscimo de R$ 1.990 em relação à linha anterior.

Por Caio Polo


Autonomia do Novo Volkswagen Up! é Semelhante ao Fox Bluemotion


Segundo a Conpet, programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o novo Volkswagen Up! registrou a mesma autonomia que o Fox Bluemotion lançado no ano passado, modelo que também vem equipado com o motor três cilindros EA211 1.0 12V. Na divulgação das informações sobre o consumo do Up!, o Inmetro classificou o subcompacto como nota A de eficiência energética e também acabou divulgando as versões do carro da VW.

Com lançamento marcado para o dia 5 de fevereiro, o Up! tem autonomia média (quando abastecido com etanol) de 9 a 9,1 km/L em perímetro urbano e de 9,9 a 10 km/L na estrada. Com gasolina, a autonomia subiu para 13 e 13,2 km/L na cidade e para 14,3 e 14,4 km/L na rodovia, dependendo da versão. A melhor marca do subcompacto é a mesma relatada pelo Inmetro para o Fox Bluemotion, que também chegou aos 14,4 km/L na estrada.

É importante lembrar, no entanto, que os dados divulgados pelo Conpet são médias obtidas em testes de laboratório, com resultados submetidos a um fator de correção que aumenta em cerca de 30% os números. Portanto, a realidade da autonomia é melhor do que o divulgado pelo Inmetro, sendo possível que em uma viagem o Up! consiga uma autonomia média entre 18 e 19 km/L.

Quanto às versões, a Volkswagen irá disponibilizar o carrinho nas configurações Take, Move e High, além das séries especiais Black, Red e White (que contarão com carroceria e painel nas cores preta, vermelha e branca, respectivamente).

Mecanicamente, o modelo adotará sempre o bloco três cilindros 1.0 12V, capaz de oferecer 82 cv e torque de 10,4 kgfm. Acoplado ao propulsor o subcompacto pode vir com transmissão manual (MQ200) de cinco velocidades (já usada na linha Gol/Fox/Polo) ou com o câmbio automatizado I-Motion (disponibilizado a partir da versão intermediária Move).

Disponível, a princípio apenas com quatro portas, o Up! brasileiro terá ainda um modelo duas portas e uma versão com espírito aventureiro, chamada Cross Up! (prevista para o segundo semestre, que adotará suspensões elevadas, apliques de plástico e visual mais agressivo).

Mesmo antes do lançamento do VW Up!, a marca alemã fez questão de divulgar as cinco estrelas obtidas pelo carrinho no teste de impacto do Latin NCAP, pontuação que coloca o modelo como o compacto mais seguro do país. O novo compacto da Volks deve ter preço inicial na faixa dos R$ 27 mil. 

Por Caio Polo


Produção do Volkswagen Beetle Dune Concept


Apresentado recentemente ao público durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o Volkswagen Beetle Dune Concept já está sendo cotado para ganhar uma versão de produção. Segundo o site “Automobile Magazine”, executivos da marca alemã estão muito animados com a ideia de produzir e colocar o modelo no mercado, chegando a afirmar durante o evento que o conceito “mostra o potencial de uma nova versão de produção esportiva do Beetle”. Será que chega ao Brasil?

Baseado no Beetle R-Line (versão do Fusca que não é vendida no Brasil), o carro-conceito dispõe de um visual com espírito aventureiro, semelhante aos modelos Cross oferecidos por aqui e em outros mercados do mundo. Os destaques da versão ficam por conta dos apliques de plástico nos para-lamas, suspensões elevadas, para-choques exclusivos, rodas de liga leve com desenho inédito, estribos laterais, aerofólio, teto solar, entre outros itens.

No interior, a versão conceito segue o mesmo padrão da versão já vendida por aqui e em outros mercados, no entanto, traz alguns diferenciais como a pintura do painel no mesmo tom da carroceria e detalhes com a inscrição “Dune” no painel e nas portas.  

Mecanicamente, o Beetle Dune conta com motor 2.0 TSI de 210 cv. Acoplado ao bloco está uma transmissão DSG de seis velocidades. A tração é entregue as rodas dianteiras mediante um diferencial XDS eletrônico e por enquanto a tração integral está fora dos planos da marca.

Assim como as versões Cross, oferecidas por aqui e em outros mercados, o modelo teria apenas o espírito e o visual aventureiro, sendo mais indicado para o uso urbano. No entanto, mesmo não sendo feito para o uso Off-Road, as versões Cross fazem muito sucesso no Brasil e em outros mercados pelo mundo. O que comprova isso são as versões oferecidas no mercado brasileiro pela VW (CrossFox, SpaceCross e Saveiro Cross) e por outras marcas, que agradam o público e apresentam bons índices de venda. Portanto, se confirmado a versão de produção do Beetle Dune, o modelo tem tudo para fazer sucesso, tanto no exterior quanto por aqui, caso desembarque no Brasil.

Por Caio Polo


Novo Qoros 3 Hatch – Lançamento no Salão de Genebra 2014


A Qoros, divisão de luxo da Chery, revelou a versão de produção do novo Qoros 3 Hatch. O veículo, derivado da versão sedan, será apresentado em março, durante o Salão de Genebra 2014. A Chery já estuda o lançamento da Qoros no Brasil.

Assim como a versão sedan, o Qoros 3 Hatchback possui visual atraente e harmônico, com linha de cintura elevada e vincos acentuados, fazendo com que o modelo passe uma boa impressão ao ser visto. A perda de um volume fez com que a traseira adotasse uma forma mais jovial, dando um ar mais esportivo. Em resumo, a versão hatch mantém o padrão visual do sedan, se diferenciando apenas por alguns detalhes, como no para-choque dianteiro e na grade frontal.

O modelo poderá ser equipado com duas opções de motores, ambas 1.6. Na versão de entrada, o bloco será capaz de entregar 126 cv, enquanto que a versão turbo terá 156 cv. As duas versões podem contar com transmissão manual de seis marchas ou câmbio automático com dupla embreagem de seis velocidades.

No interior, por mirar um público mais jovem, o acabamento do hatch dispõe de elementos nas cores preta e cinza escuro. Além do visual “clean” e de fácil leitura, a Qoros também aposta nos itens de série. Entre os equipamentos está o sistema multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, que abrange diversas funções.

O modelo ainda traz oito airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, ar condicionado automático digital, assentos térmicos, volante multifuncional, rodas de liga leve, sensores de estacionamento e de pressão nos pneus, entre outros itens.

Destaque recente no meio automotivo, o Qoros 3 sedan foi considerado o carro mais seguro em 2013, pelo Euro NCAP. Com um título tão relevante, a divisão de luxo da Chery tem tudo para repetir o sucesso no modelo hatch, mostrando o cuidado que teve com o projeto e quebrando alguns parâmetros e preconceitos com relação aos carros chineses.

Por Caio Polo


Novo Mercedes Classe C 2014 – Lançamento e Preço no Brasil


O final de 2014 será o tempo estabelecido pela Mercedes para que o Brasil conheça o novo Mercedes Classe C. O carro possui 4,70m de comprimento, conta com 1,81m de largura e possui um porta-malas de 495 litros de capacidade. Com estas medidas, o veículo torna-se um super sedan, marcado e reconhecido por todo o luxo que a Mercedes tem para oferecer.

Indo para o quesito beleza, a marca da estrela trará uma grande versatilidade no design do Classe C, o que vai remeter este carro ao que de melhor se refere ao conforto.

Seus futuros proprietários terão o prazer de dirigir um carro que tem faróis de LED e motor de quatro cilindros, que poderá ser adquirido na versão V6 ou V8 de potência.

Além de toda essa potencialidade, o Classe C segue com o conforto em alta ao oferecer bancos de couro, ar condicionado, câmbio automático, direção hidráulica e computador de bordo.

Por tantos itens de série para oferecer, resta saber se o novo modelo da montadora alemã será caro. Atualmente o Classe C custa cerca de R$ 120.000,00 no Brasil, no entanto, para 2014 certamente esse valor terá acréscimos, uma vez que ele vai ser considerado como importado, até chegar o dia de ser fabricado por completo na fábrica da Mercedes do Brasil.

Com o preço ainda sob especulação, o que se pode afirmar é que o novo Classe C virá com sistema de tração integral 4Matic e contará outras diversidades de comandos, tornando o veículo confortável e seguro de se dirigir. Para quem preza dirigir um bom carro, vale à pena esperar o que a Mercedes trará de charme e potência para o ano de 2014.

Por Michelle de Oliveira


Novo Hyundai Genesis 2015 – Lançamento na Coreia do Sul


A Hyundai está lançando na Coreia do Sul o sedã de luxo Genesis, modelo que a montadora pretende colocar na concorrência com os carros da BMW, Audi e da Mercedes-Benz, na categoria premium de primeira linha, em todo o mercado global.

O novo modelo Genesis é o resultado obtido de um desenvolvimento ao longo de quatro anos. Logo após esse seu lançamento na Coreia, será realizado ainda o lançamento nos principais mercados automobilísticos no ano de 2014.

Em áreas dimensionais, o Genesis 2015 apresenta um comprimento total equivalente a 4,990 metros, largura total de 1,890 metros e uma altura total de 1,480 metros.

O novo modelo Hyundai Genesis é o primeiro carro da marca a adotar a nova filosofia de design arrojado, que acompanha a "Escultura Fluída 2.0", substituindo à anterior, "Escultura Fluída" (sem o 2.0).

Segundo a Hyundai, a incorporação dessas novas tecnologias no carro foi uma vertente essencial para atuar no desenvolvimento do novo Genesis. O modelo ainda inclui outras novidades, como o novo sensor de controle de CO2 direto na cabine, além dos novos sistemas de segurança, que possuem frenagem automática em caso de emergência. A segurança ativa do carro é assegurada através de um sistema de detecção de ponto cego com um display integrado Head-Up, que trabalha em conjunto com um sistema que avisa a saída de pista. Além disso, o veículo possui o Cruise Control, um sistema inteligente controlado exclusivamente por radar.

Uma outra boa notícia é que o novo Genesis ainda será oferecido em outras versões, com o mesmo design, mas com tração dianteira (2WD) ou com o novo sistema de HTRAC All-Wheel-Drive (AWD) de tração totalmente integral.

Outras informações a respeito do novo modelo e da marca estão no site oficial: www.hyundai-motor.com.br.

Por Daniela Almeida da Silva


Novo Kia Cadenza 2014 – Lançamento e Preço no Brasil


A Kia do Brasil, montadora de carros importados, já está disponibilizando em sua rede de concessionárias autorizadas a linha 2014 de seu novo sedã, o grande Kia Cadenza, modelo que foi reestilizado e reedaptado, incorporando o atual DNA de design e tecnologia da Kia, características nas quais estão presentes também nos modelos Picanto e Cerato.

O Kia Cadenza 2014 será vendido em versão única ao preço sugerido no valor de R$ 139.900, porém sem o frete (o que deve encarecer um pouco o carro). A versão do carro é equipada com o motor 3.5L V6, de 290 CV, que é associado a uma transmissão automática para dar conta de 6 velocidades, elas oferecem opções de trocas sequenciais e "paddle shift".

No quesito itens de série, o carro oferece airbags frontais, laterais e de cortina; além de teto solar duplo totalmente panorâmico; câmera de ré composta por um visor de LCD no painel; luz de visão diurna com navegação em LED; lanternas dianteiras e traseiras com navegação em LED; rodas de liga leve em aro 17"; pneus 225/55R; painel de tela LCD com capacidade de exibir o velocímetro e o computador que está a bordo; ar condicionado totalmente automático e digital 'Dual Zone' (composto por um ionizador), entre outros itens.

Com base nas análises feitas, a Kia lança este modelo com motor 3.5 V6, indo no sentido contrário da tendência de downsizing. Além disso, a montadora foge do conceito de economia de energia, característica primordial e relevante que importa aos consumidores.

Em outras pesquisas a parte, o resultado obtido foi de que o presente modelo se torna muito parecido com o Novo Cerato. Para constatar isso, o consumidor deve realizar um Test-Drive, para ver pessoalmente e assim poder distinguir as características relacionadas entre ambos.

Kia Cadenza 2014

Por Daniela Almeida da Silva


Novo Citroen DS3 World Paris – Novidades


A abertura de uma conceituada concessionária exclusiva do modelo Citroen DS3 em Paris trouxe à tona uma inspiração para a empresa francesa ao lançar uma série especial chamada de "World Paris".

Essa série de vendas da concessionária foi limitada a 15 unidades do pequeno DS3, cuja característica principal a ser valorizada é a de ser muito bem equipado e luxuoso ao extremo.

Os relatos dizem que nessa concessionária será vendida apenas a linha DS completa e também toda a linha de opcionais, além de outros acessórios em geral.

Esta série limitada ganhará uma pintura exclusiva nos carros, nas cores cinza e marrom, combinada com alguns elementos na mesma cor, para dar uma harmonizada, porém, essas cores serão matizadas e isto é a principal característica que identificará os 15 carros especiais.

Alguns outros elementos de distinção do modelo DS3 World Paris serão detalhes nas rodas de liga com 17 polegadas (que dão um "efeito diamante") e alguns detalhes cromados situados no exterior do veículo.

Ao observar o interior do carro, é possível detectar um revestimento em couro marrom com costuras detalhadas na cor bege, em um material que reveste também as portas e parte do painel de instrumentos, todos com as mesmas cores e a mesma estrutura tridimensional. Cada uma das quinze unidades disponíveis nesta série especial terá uma placa exclusiva identificando plenamente seu número de série.

Portanto, como a fabricação das unidades será limitada a um certo tanto, o consumidor poderá se assegurar quanto à validação de todas as suas características, nas quais serão exclusivas e intransferíveis, evitando assim possíveis falsificações de peças e acessórios no mercado automobilístico.

Muitas críticas surgiram frente a esta iniciativa. Alguns consumidores mais experientes não concordam com modelos exclusivos, pois se limitam no acesso à economia de energia. De fato, nem todos se renderiam ao luxo de adquirir uma máquina exclusiva.

Por Daniela Almeida da Silva


Volkswagen Up – Lançamento e Venda do Novo Carro no Brasil


A Volkswagen, montadora alemã de automóveis, anunciou que o modelo Up será lançado no Brasil a partir de 2014. O modelo, que ficou famoso pela economia e a baixa emissão de gases poluentes, começa a ser produzido em janeiro na fábrica de Taubaté. Por aqui, serão lançadas quatro versões do Up: Take, Move, High e BWR, cada uma com uma configuração específica e preços diferentes, contudo, serão lançadas em datas diferentes conforme o cronograma da marca.

Inicialmente os modelos serão lançados apenas com o motor EA 211, que possui bloco e cabeçote de alumínio. O motor é o mesmo usado no Fox Bluemotion e está sendo produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP). Trata-se de um motor 1.0 12V Flex, que gera potência de até 82 cavalos. A versão abastecida apenas com gasolina é capaz de gerar 75 cv e será produzida apenas para exportação. 

O Volkswagen Up tem uma configuração até singela, principalmente nas versões de entrada, que apresenta somente a opção de câmbio de cinco marchas manual. Nas demais versões é possível escolher a transmissão automatizada de cinco velocidades, que é a mesma usada em outros carros da Volkswagen no país, que incluem Gol e Fox. 

Segundo especialistas, o Up será o principal lançamento da marca no Brasil, desde o novo Gol em 2008. O Up foi um dos veículos que mais recebeu investimentos no país, que totalizaram R$ 9,2 bilhões entre os anos de 2012 e 2016. Isso porque foi desenvolvida uma nova plataforma para a produção do modelo, além da ampliação e modernização da linha de produção na fábrica de Taubaté (SP).

O Up já foi lançado na Europa e possui uma boa aceitação. No Brasil, ele irá disputar com os modelos com faixa de preço que varia entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Resta esperar para saber mais informações sobre o lançamento.

Por Robson Quirino de Moraes


Novo Golf deve ser fabricado no Brasil


O presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, confirmou que o Golf deverá ser fabricado no Brasil a partir de 2015. Em Reunião com a presidente Dilma Rousseff ele confirmou que serão investidos cerca de R$ 9,2 bilhões até o ano de 2016. Desse total, serão R$ 520 milhões apenas para a fabricação do novo Golf.

O Novo Golf é vendido no Brasil desde o dia 27 de setembro e é importado da Alemanha. Na versão Highline, que é a mais barata, pode-se encontrar o veículo ao preço de R$ 67.990, com motor turbo 1.4 movido à gasolina.

No entanto, a versão produzida aqui será flex, como de costume. O veículo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que também já está preparada para montar os modelos Audi A3 Sedan e Q3. Os investimentos na planta paranaense serão de aproximadamente R$ 450 milhões para a produção dos veículos.

A estratégia de produção nacional de automóveis vem sendo adotada por diversas empresas que buscam fugir do atual Imposto de Produtos Importados (IPI). Com isso, as montadoras conseguem baixar o preço de seus veículos no país em até 30%, o que aumenta consideravelmente as vendas.  Ainda segundo o CEO da companhia, o modelo terá versões 1.4 1.6 e 2.0

Por Ebenézer Carvalho


Geely e Volvo – Fabricação do 1° Veículo em 2015


Após mais de 3 anos que chinesa Geely adquiriu a Volvo, surge a informação que o 1º veículo produzido e desenvolvido conjuntamente entre as empresas irá ser introduzido somente no ano de 2015. As declarações são de Gui Sheng Yue , CEO da Geely, publicadas no portal especializado Automotive News Europe. 

Fora isso, executivo informou que a empresa de origem chinesa está em etapa de pesquisa e criação de um modelo novo que irá ser visto no prazo de 2 anos.

A relação entre as 2 empresas teve como objetivo a transmissão da tecnologia da empresa Volvo para a companhia Geely e a injeção de investimento necessária para desenvolver novos veículos da empresa de origem chinesa.

Desta forma, a estratégia está indo de acordo com o planejado por ambas as marcas, com centro de pesquisas localizado na Suécia. Isso porque que a Geely tende a ser mais competitiva no mercado chinês e a disputar espaço em outros mercados do mundo.

Provavelmente, um dos novos veículos que a empresa Geely irá produzir com tecnologia Volvo poderá vir a ser um modelo sedã com base no KC Concept, apresentado no Salão de Xangai no mês de abril. O modelo novo tem sido considerado como um  Volvo S80 em roupagem nova,  utilizando a plataforma sedã de origem sueca. O será lançado em 2015, tornando-se parte da marca Emgrand.

Por Marcelo Araújo


Ford Tourneo Courier – Lançamento da Nova Van no Salão de Genebra 2013


A marca Ford revelou mais um veículo no segmento dos compactos no tradicional Salão de Genebra, que ocorre na Suíça, de 7 a 17 de março deste ano.

O novo modelo, chamado de Tourneo Courier, dividiu a atenção do público e da imprensa com Novo EcoSport, o utilitário esportivo da marca que fez sua estreia no mercado europeu. Contando com esses veículos, a Ford pretende aumentar sua presença no setor na Europa.

O modelo Tourneo Courier é uma compacta van que apresenta 5 lugares. O veículo possui motor EcoBoost (que aumenta a performance do veículo) e sistema do tipo SYNC.

A empresa foi a primeira a introduzir este tipo de tecnologia em automóveis do tipo van. O modelo pode chegar ao mercado brasileiro no ano de 2014.

A gama do Ford Tourneo apresenta parte interna flexível e bastante espaço. O novo veículo da Ford será a geração mais completa no que se refere aos itens de segurança.

A linha renovada de vans será vendida em 3 versões: Tourneo Custom (que possui 2 opções de comprimento e espaço para 9 pessoas), Tourneo Connect (que possui 5 lugares) e Grand Tourneo Connect (que possui 7 lugares).

Por Marcelo Araújo


Volkswagen Golf 4Motion – Novo Carro com Tração 4×4


Buscando agradar o público que utiliza o seu carro em locais onde há muita neve, a Volkswagen anunciou a mais nova versão do Golf, o Golf 4Motion com tração nas 4 rodas.

O novo modelo do carro possui apenas um tipo de motor, sendo um 2.0 TDI, entretanto, é possível escolher qual é a sua potência, sendo de 150 CV ou 105 CV, com câmbio manual. A versão “normal” do veículo possui tração apenas na frente e tem transmissão mecânica com dupla embreagem.

De acordo com a VW, o Golf VII (ou 4Motion) consome 15% menos combustível que a sua versão anterior. Pelo que se pode ver nos dados divulgados pela empresa, o carro com 105 CV consegue andar até 22,2 quilômetros por litro (abastecido com diesel) e o veículo com 150 CV anda até 21,8 quilômetros com um litro de combustível.

Algumas das novidades do Golf 4Motion são os freios regenerativos (que recarregam a bateria do carro), o sistema de navegação com tela LCD touchscreen, os sete airbags, os controles de tração elétricos, o ar condicionado digital e o bloqueio elétrico no diferencial (que distribui o torque nas rodas dependendo do tipo de terreno).

Por Guilherme Marcon


Fiat lança Edição Especial do Novo Uno Way e Mille – Série Xingu


Após concluir o ano de 2012 como líder de mercado, a Fiat já anunciou os seus primeiros novos modelos para manter a liderança conquistada.

As novidades apresentadas incluem o Novo Uno (Way) e o Mille, que receberão a série Xingu, baseada no filme que leva o mesmo nome e que fala sobre a história dos irmãos Villas Boas. Essa série já foi iniciada com o Doblò Adventure e traz faixas nas laterais e no porta-malas, além da palavra Xingu escrita e da melhoria no pacote de itens do veículo.

No caso do Novo Uno, a série Xingu irá equipar o carro com ar condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

Já no Mille, os principais itens do conjunto com a série Xingu são: apoios de cabeça no banco traseiro, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

As versões Xingu do Uno (Way e Mille) podem ser encontradas nas concessionárias da Fiat e os preços sugeridos são de R$ 27.800 para o Mille Way 4 portas, R$ 33.620 para o Novo Uno Way 1.0 e R$ 37.185 para o Novo Uno Way 1.4.

Por Guilherme Marcon


Novo Honda Civic 2013 – Informações


A Honda anunciou recentemente informações sobre Civic 2013. O novo carro promete muita velocidade e estabilidade para os seus futuros proprietários.

Com uma nova releitura, o novo Civic chegará para desfazer os comentários de que sua versão 2012 estava muito simplista diante da expectativa gerada no mercado.

Para o próximo ano, o que a Honda promete para os compradores do modelo é uma frente bem mais moderna através de uma grade frontal com novo desenho. Além disso, o veículo terá para-choques e faróis com um traçado ainda mais moderno, para ficar bem esportivo.

Por enquanto, as informações divulgadas sobre Civic 2013 dão conta de que ele virá com um motor de 155 cv de potência. Além disso, o veículo terá seu desenho totalmente refeito com o objetivo de se manter bem em vendas. Outra informação precisa é de que este veículo só vai chegar às concessionárias Honda de todo o Brasil em meados de 2013. No entanto, em fevereiro do mesmo ano, os interessados poderão vê-lo mais de perto como teste, isso pelo que foi informado no Salão do Automóvel em São Paulo.

Não há informações de quanto vai custar o Civic 2013, mas como o objetivo da Honda é competir de igual para igual com os sedãs médios das montadoras concorrentes, é possível que o preço seja parecido com o do Hyundai Elantra e do Toyota Corolla. 

Por Michele de Oliveira


Novo Voyage 2013 – Lançamento e Novidades


Fabricado pela Volkswagen, o Voyage foi um dos carros populares mais vendidos em 2012. Isso ocorreu devido ao modelo combinar um belo design com um preço razoável. O Voyage tem sua versão tradicional e a Comfortline 1.6, que é mais completa.

Os fãs do Voyage podem conhecer nesse mês de dezembro o modelo 2013 do veículo, que está pronto para ganhar as ruas e os corações dos apaixonados pela marca. As principais diferenças no novo modelo estão no seu conforto da parte interna e no seu acabamento, que está bem melhor do que na versão anterior.

Outra vantagem do novo Voyage é que agora ele possui abertura interna do porta-malas. Além disso, o veículo conta com travas centrais e vidros dianteiros elétricos.

Infelizmente, o câmbio automático não virá na versão 1.0. Este tipo de câmbio só estará disponível nas versões 1.6 e Comfortline. A direção hidráulica, assim como nos modelos de 2012, continua sendo um item opcional, ela só está inclusa no modelo Comfortline 1.6, que custa cerca de R$ 40 mil (bem mais caro que a versão 1.0).

Por Nathalia Henderson


Novo Fiat 500 C e 500 Gucci 2013 – Lançamento e Preço no Brasil


Como sempre a montadora Fiat surpreende o mercado de autos com suas criações funcionais e com excelente custo-benefício. Recentemente, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a marca italiana apresentou um de seus grandes sucessos de venda e popularidade, o Fiat 500, também conhecido como Cinquecento.

O carro charmoso e compacto é fabricado no México e chegará em breve ao Brasil, com o nome de 500 C e custando aproximadamente R$ 58.000.

O veículo da Fiat virá com freios ABS; faróis de neblina; ar condicionado; airbags duplos; airbags laterais; travas, direção e vidros elétricos; controle automático de velocidade e rodas em liga leve de 15".

Em termos de mecânica, o novo 500 C virá com propulsor 1.4, que entrega 105 cavalos. O motor é integrado a um câmbio automático com seis velocidades.

Além do modelo citado, a Fiat colocará no mercado também o 500 Gucci, versão conversível do carro.

O modelo Gucci contará com rodas de 16", pinças de freio num moderno tom de verde, sete airbags, adesivos personalizados, ar condicionado automático, sistema de som, sensor de estacionamento e teto solar Sky Wind. De acordo com a fabricante, o 500 Gucci chegará às concessionárias pelo preço de R$ 60.800.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Novo Ford Fusion 2013 – Lançamento no Brasil


No mês passado o Brasil conheceu as mais incríveis novidades do mercado automobilístico. O palco para a apresentação dos novos modelos foi o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorreu no final de outubro. Um dos automóveis mais comentados do evento foi o novo Ford Fusion 2013.

O carro sofreu relevantes mudanças em relação ao modelo antecessor. A versão atual foi repaginada em termos de visual e ficou bem mais parecida com os outros sedãs da marca. Agora o carro conta com linhas alongadas e traços mais modernos, que o deixaram muito mais atraente.

Realmente o design é um espetáculo à parte, pois está mais arrojado, passou a contar com faróis redesenhados e foi completamente reestilizado tanto na parte externa quanto no interior. Por falar em interior, o espaço continua amplo e confortável.

Na parte mecânica, o veículo virá com três opções de motor, sendo elas o propulsor 1.6, 2.0 e 2.5, este último ainda mais evoluído que o potente motor V6, uma vez que terá como adicional o câmbio automático com seis marchas e a tração integral.

Segundo alguns especialistas do ramo, a nova versão do Fusion lembra o Mondeo, carro norte-americano dentre os mais famosos do mundo. De acordo com a Ford, o carro chegará às concessionárias até o final de 2012.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Haima 7 – Novo SUV compacto foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo


O mercado de veículos sempre apresenta novidades e modelos interessantes todos os dias para os apaixonados por carro, conforto e velocidade. E a notícia do momento consiste no SUV Haima 7 que foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Este modelo de veículo no segmento SUV compacto, pertencente à montadora chinesa Haima, vem equipado com um motor do tipo VVTi de 2.0 litros movidos a gasolina com potência de até 110 cavalos em um câmbio manual de seis marchas que irá ter a opção de automático em pouco tempo.

No seu interior ele conta com funcionalidades interessantes como bancos revestidos, vários porta-objetos distribuídos pelo automóvel, freios do tipo ABS, ar condicionado, airbag duplo, controles presentes no volante e sistema de entretenimento com várias opções.

Além do haima 7, a montadora chinesa irá lançar em pouco tempo no Brasil os modelos Haima 2 e Haima 3 que são, respectivamente, um veículo hartchback e sedã.

Para aqueles que gostaram das novidades destes veículos, a Districar – representante oficial no Brasil da Haima – irá colocá-los à disposição do mercado consumidor já no início de 2013.

Por Ana Camila Neves Morais


Novo Smart Forstars – Lançamento no Salão de Paris 2012


A Mercedes-Benz não para de inovar. Recentemente a marca lançou no Salão do Automóvel de Paris, na França, o seu novo Smart Forstars, que sem dúvida foi um dos modelos que mais surpreendeu durante o evento parisiense.

Sempre modernizando tanto em termos de visual quanto na parte mecânica, a Mercedes é uma daquelas marcas que tiram o fôlego e arrasam nos lançamentos e conceitos, isso porque seu estilo marcante, bom gosto, arrojo e requinte, cativam e muito os apaixonados por velocidade.

O novo Smart Forstars repercutiu bastante e continua repercutindo ao redor do mundo. Trata-se de um belo crossover, portador de um design diferenciado e um DNA bastante aventureiro. Com suas linhas exóticas e esportivas, o carro tem como ponto de distinção a excelente adaptabilidade a diferentes tipos de solo, o que otimiza sua dirigibilidade em situações distintas de condução.

Como se não bastasse, o carro de dois lugares conta com teto de vidro panorâmico, lanternas estilizadas, grades redesenhadas, assentos com revestimento em couro e muito conforto, apesar das dimensões compactas. Em termos de desempenho, o carro gera 820 cavalos e alcança no máximo 130 km/h.

Por Larissa Mendes de Oliveira.