Hyundai Verna – Atualização e mudanças do modelo


A Hyundai apresentou na penúltima semana de junho o Verna reestilizado, conhecido no mercado russo como Solaris. Oferecido nas configurações hatchback e sedan, a atualização do modelo não sofreu grandes alterações, contando com leves retoques pontuais na parte traseira e algumas mudanças na dianteira.

Visualmente, o Hyundai Verna (Solaris) traz algumas mudanças, dando um novo folego ao modelo para competir nos mercados onde é oferecido, em especial, na Rússia. Na dianteira, cabe destaque para os faróis com novo formato, para-choque dianteiro redesenhado, entrada de ar inferior levemente reduzida, grade frontal com as mesmas linhas dos mais recentes lançamentos da marca sul-coreana, além dos novos faróis de neblina e das luzes diurnas de posição compostas por LEDs, que ficam posicionados próximo ao farol de neblina.

Na traseira, a mudança foi ainda menor do que na parte dianteira. Portanto, a Hyundai adotou para o Verna (Solaris) reestilizado apenas refletores no para-choque com novo desenho e lanternas com a mesma disposição, mas que agora são compostas por LEDs.

Na cabine nada foi alterado, tendo em vista que o Verna já contava com o layout do painel e console utilizado em todos os carros da Hyundai.

Na parte mecânica, o motor 1.6 ganha opção de caixa automática de seis marchas (a anterior era de quatro marchas) e as versões manuais substituíram a caixa de cinco marchas por uma de seis.

Mecanicamente, o Hyundai Verna continua sendo oferecido com o motor 1.4 DOHC Gamma com 107 cv de potência e torque de 13,8 kgfm e o bloco 1.6 DOHC Gamma, conhecido pelos brasileiros por equipar os carros da Hyundai e da Kia por aqui, capaz de entregar 122 cv e torque de 15,8 kgfm. A novidade fica por conta da adoção da transmissão automática de seis velocidades para o propulsor 1.6, substituindo o câmbio automático com quatro marchas do Verna anterior, bem como a utilização do câmbio manual de seis marchas, substituindo a caixa de cinco marchas.

Fabricado na unidade situada em São Petersburgo, na Rússia, o Hyundai Verna (Solaris) é um dos carros de marca estrangeira mais popular no mercado russo, fato que lhe rendeu o prêmio de carro do ano por lá nos anos de 2012 e 2013. Comparado ao HB20S, vendido no Brasil, o Verna compete em um segmento semelhante em outros mercados, sendo que suas alterações podem servir de inspiração para uma futura atualização do HB20S.

Por Caio Polo

Hyundai Verna (Solaris)

Foto: Divulgação