Ford T – História do carro mais importante do setor automobilístico


Em 1908, a Ford lançou o no mercado automotivo americano o Ford modeloT. O modelo era robusto, seguro, confiável e tinha preço acessível para época. O mesmo era conhecido por sua boa dirigibilidade e fácil conserto, dessa forma se tornava um produto amigo do usuário. 

A fabricação ganhou destaque em 1913, quando Henry Ford implanta a linha de montagem e produção em série. O modelo foi o primeiro veículo fabricado em grande escala de comercialização. Por esse motivo, afirma-se que o mercado automobilístico começou a partir desse momento, já que a maioria dos americanos viam os veículos como um produto perigoso e com preço bastante elevado.

Henry Ford foi além. Engenhosamente criou a movimentação em esteira, onde o veículo movimentava-se em frente aos funcionários. Agora, vários operários trabalhavam na criação do veículo, diferente do que acontecia anteriormente. Dessa forma, um veículo era fabricado por minuto, o que aumentava consideravelmente o número de produções.

Os consumidores também lucravam com o novo sistema empregado, já que o preço do veículo era menor em relação aos concorrentes e recebia diminuição da taxa todos os anos. Em seu lançamento o modelo custava 850 dólares, já em seu último ano o preço para adquirir esse produto era de apenas 290 dólares.

O modelo conquistou apreciação de muitos países, incluindo o Brasil. Em 1919, a Ford tornou-se o primeiro fabricante de veículos no país. Em 1920, foi constatado que a maioria dos veículos que circulavam em todo mundo eram modelos Ford T. Durante a Primeira Guerra Mundial o veículo se sobressaia sobre os demais, e foi bastante utilizado nesse período.

A produção do modelo deu-se até o ano de 1927, quando Henry Ford decidiu que era hora do T ceder lugar a um novo modelo que possuísse melhores tecnologias. O sucesso do veículo foi tão grande, que os 19 anos de produção e milhões de unidades vendidas, só foi superado no ano de 1972, pelo famoso VW Fusca. Em comemoração aos 100 anos da montadora, a mesma restaurou seis modelos.

O Ford Modelo T sempre será lembrado como o veículo mais importante da história automobilística. 

Por Wendel George Peripato

Ford T

Ford T

Fotos: Divulgação