Novo Ford Focus RS500 pode ser lançado com Motor de 400 cv


Modelo deverá ser construído na Alemanha e faz parte da lista de veículos de alto desempenho que a montadora pretende lançar até o ano de 2017.

O Ford Focus lançado anteriormente, em 2010, o RS200, tinha um motor 2.5 de 5 cilindros e um total de 350 cv. A nova versão do Ford Focus é ainda mais potente que a anterior, pois terá 400cv, mas ainda depende do aval da empresa. A possibilidade de lançamento do modelo já está confirmada, mas ainda não foi especificada a data pela empresa.

Caso você não tenha ficado contente com os modestos 355 cavalos do automóvel, a boa nova agora pode te animar. Segundo informações ainda não confirmadas oficialmente, mas que nem por isso deixaram de ser comentadas em diversos meios especializados, o lançamento estaria com previsão para o primeiro semestre de 2017.

Este modelo faz parte de um projeto da empresa, que planeja lançar mais de dez veículos de alto desempenho antes de 2020. Os modelos de maior performance da Ford seriam fabricados na Alemanha, em uma indústria especializada no segmento, unidade denominada de Ford Performance.

O sinal verde de início do projeto ainda não foi dado pelo fato de que a empresa não tem a certeza se os 500 veículos não prejudicariam o cronograma de montagem e entrega de veículos populares. Outra questão importante é em relação se o RS500 tem potencial suficiente para se engajar no segmento dele e ser um veículo competitivo no mercado, ou seja, se ele poderá se torna um sucesso de vendas.

O ânimo para a fabricação de um RS mais potente parte dos principais executivos da empresa, que desejam uma estrela maior na linha RS. O lançamento do RS500 seria importante para chamar a atenção novamente do público para o veículo, que alcançará o ciclo final de vida em 2016.

Pouco se sabe sobre o veículo, embora tenha sido flagrado apenas uma vez em testes no autódromo de Nurbugring, trazendo várias entradas no capô e um aerofólio em maior destaque na traseira.

Seguindo a receita usada nos modelos de 2010, o RS500 poderá alcançar sim os 400cv, mas não terá mudanças consideráveis em relação ao torque e desempenho, para que se possa aproveitar a transmissão manual de seis marchas com tração integral.

Mas o veículo a partir das mudanças previstas alcançará uma melhora positiva, que em comparação a versão anterior demoraria apenas 4,2 segundos para alcançar a velocidade de 100Km/h, diminuindo 0,5 segundos comparando com aquele.

Por Denisson Soares


Ford Focus RS foi revelado oficialmente a sua terceira geração


A Ford surpreende mais uma vez com o lançamento da terceira geração do modelo Focus RS hatch. Uma das principais características do modelo é o design esportivo. Desta vez, a Ford conseguiu se superar e projetou um carro altamente esportivo que para assumir o visual de um carro de competição, não é preciso acrescentar nada além dos adesivos.

O modelo vem com rodas aro 19, com pneus 235/35 da Michelin. Na frente, a grade hexagonal recebeu uma barra sólida de plástico, que harmoniza perfeitamente com o conjunto formado pelo para-choque, capo e faróis. Na traseira, o aerofólio se destaca pelo tamanho e aerodinâmica. As duas saídas de escape também casaram bem com o conjunto.  

Segundo informações, a montadora disponibilizará o carro nas cores Absolute Black, Frozen White, Nitrous Blue e Stealth Gray.

No interior, deparamos com um sistema de entretenimento e informação SYNC de oito polegadas, com câmera de ré e sistema de som com 10 alto falantes da marca Sony. Os bancos são esportivos Recaro. O volante tem acabamento em couro com a base achatada. As pedaleiras são de alumínio e no painel encontramos medidores da temperatura, pressão e do óleo, além da pressão do turbo.

Equipado com motor 2.3 litros EcoBoost do Mustang, o automóvel garante pelo menos 315cv de potência. Embora o número preciso de potência e torque não foram divulgados, as expectativas são positivas, já que Ford disse que teve que mudar a transmissão, com câmbio manual de 6 marchas, para suportar a potência do automóvel, que é o veículo mais potente já produzido em série pela Ford.

Para superar a potência do Mustang, o Focus recebeu um turbocompressor de baixa inércia, além do diferenciado sistema de escape, com válvula otmizadora da pressão.

Infelizmente, até o momento, não há expectativas de que este modelo chegue a ser comercializado no Brasil.

Por Allan Carlos Marques


Ford pretende lançar carros de alto desempenho até 2020


A Ford é uma empresa americana com mais de 100 anos de tradição no mercado automobilístico, sendo a primeira empresa do gênero a se instalar em território brasileiro no ano de 1919. A empresa foi fundada em 1903 em Detroit e desde então tem participação significativa no mercado de carros. A empresa também inovou trazendo à tona o método de linha de produção, que acelerava o processo de industrialização de bens. Agora a montadora promete trazer várias novidades ao mercado mundial, prometendo apresentar o Focus RS e mais onze outros carros de alto desempenho até o ano de 2020.

O anúncio dessas 12 novidades não vem sozinho, também foi noticiada a criação da equipe Ford Performance que unirá os departamentos RS, SVT e Racing, com o objetivo de desenvolver e criar laboratórios especiais para testes e desenvolvimento de veículos de alto desempenho, sempre com a inovação que já está na história da marca.

Raj Nair, vice-presidente de desenvolvimento de produto global da montadora, disse ao Auto Esporte: "A Ford continua comprometida com a inovação focada em desempenho" e "Com o nosso novo time global responsável por competições, veículos de alto desempenho e peças, ganhamos rapidez no lançamento de produtos e acessórios para atender as necessidades dos clientes ao redor do mundo".

A marca afirmou que pretende trazer ao Brasil modelos Eco Boost para equipar tais automóveis de alto desempenho. Já em 2015 há a promessa da estreia desses novos modelos turbo em pelo menos dois carros diferentes. Ao contrário do esperado esses motores não estarão em carros esporte de alta performance. O primeiro estará presente no já conhecido, mas renovado Ford New Fiesta, assim como no EcoSport modelo 2015. O motor será o Eco Boost 1.0 litros, com três cilindros e injeção direta. Mesmo 1.0 o motor é capaz de gerar uma potência de até 120 cavalos.

Por Nosf

Ford Focus RS

Ford Focus RS

Fotos: Divulgação


Ford Focus RS – 5 edições limitadas comemorativas


A Ford adota ares de nostalgia e lança 5 edições de Ford Focus baseadas em carros antigos que correram em Le Mans.

Os carros comemorativos vêm com detalhes específicos que remetem a modelos vencedores das décadas de 60 e 70. Como exemplos, o modelo hatch preto adornado com faixas prateadas o qual homenageia o carro MK II, grande destaque do ano de 1966. Outro carro homenageado é o Ford GT 40, campeão nos anos de 68 e 69. O Ford GT é revivido através de um Ford pintado nas cores branco e laranja.

Mais do que uma homenagem, é uma grande oportunidade para os compradores que queiram ter em sua coleção um carro que, devido a edição limitada, está fadado a ser raro.

Por Jeferson Vainer.

Fonte: Abril.com