Ford anunciou o fim da produção do Fiesta Rocam no Brasil


A Ford anunciou o fim da produção do veterano Fiesta Rocam. Com a chegada da nova geração do Ka hatch e do Ka+ (versão sedan) como carros de entrada da marca no Brasil, a fabricante estadunidense apenas confirmou algo que já era esperado há algum tempo. Com a nova geração do Ka, a Ford necessitava abrir espaço na unidade fabril de Camaçari – BA e o fim da produção do Fiesta Rocam era iminente.

Marcando presença há 12 anos no mercado brasileiro, o Fiesta Rocam deixa de ser produzido na fábrica da Ford no estado da Bahia com números expressivos. Com mais de 1 milhão de unidades fabricadas, o modelo termina seu ciclo com bons números.

Desenvolvimento na Europa, o modelo chegou ao Brasil em 2002 depois de passar por algumas adaptações para atender os padrões brasileiros da época. O Fiesta ainda teve um papel importante na Ford sendo um dos primeiros carros da marca a contar com a tecnologia bicombustível por aqui.

Comercializado no mercado brasileiro nas carrocerias hatchback e sedan, o Fiesta Rocam teve ao longo de seus 12 anos, versões diferenciadas. Entre elas enquadra-se a versão Trail, que contava com alguns detalhes e equipamentos para deixar o carro com espirito aventureiro. Outra versão que despertou relativo interesse, principalmente dos jovens, foi a configuração equipada com motor 1.0 Zetec Rocam 16V Supercharged de 95 cv, que tinha a missão de concorrer contra o Volkswagen Gol 1.0 Turbo com 112 cv.

Ao longo de sua trajetória no Brasil, o Fiesta Rocam sofreu apenas duas reestilizações e poderia vir equipado, entre 2002 e 2006, com o motor 1.0 aspirado e o motor 1.0 Supercharged. Posteriormente, a Ford retirou o bloco dotado com o compressor e manteve o motor 1.0 juntamente com um propulsor 1.6.

Diferentemente do que se viu na geração anterior no Brasil, o Fiesta Rocam não deu origem a uma nova geração da picape compacta Courrier, contudo foi base para o desenvolvimento da EcoSport, que foi, e ainda é, um dos maiores lançamentos e grande sucesso da montadora, sendo líder da categoria que até então não havia expressão por aqui.

Por Caio Polo

Ford Fiesta Rocam

Foto: Divulgação


Ford Fiesta RoCam 1.6 – Ofertas para o mês de maio de 2011


Para continuar competitiva num mercado que se tornou uma das referências no mundo todo, a Ford inicia este mês uma oferta do Fiesta RoCam 1.6 em suas duas versões, a Hatch e a Sedan. Com preços que variam de R$ 37,9 mil e R$ 39,9 mil, os modelos chegam às mãos dos consumidores completos e equipados com airbag e sistema de freios ABS.
De acordo com Oswaldo Ramos, gerente nacional de vendas da montadora, a Ford decidiu incrementar a produção dos catálogos do Fiesta RoCam devido à procura mais elevada por esses componentes. Ao vincular o sistema ABS e airbags no veículo, o consumidor é quem ganha por causa da diminuição de valor desses itens no preço final.
Com a chegada das montadoras chinesas, que incluem em seus modelos vários itens de série (inclusive sensores de marcha ré, alarme e outros), não seria esta uma aposta da Ford para tentar ganhar mais competitividade? Só o tempo, neste caso, dirá.

Por Luiz Felipe T. Erdei