Ford Everest com design atraente será lançado em 2015


Depois dos teasers e de ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, a Ford apresentou por completo o novo SUV baseado na picape Ranger: o Everest. Programado para ter as vendas iniciadas em 2015, há uma alta probabilidade de o utilitário desembarcar também no mercado brasileiro para competir no segmento contra o Chevrolet Trailblazer, Toyota Hilux SX4, Kia Sorento, Hyundai Santa Fé, Mitsubishi Pajero Dakar, entre outros.

Embora seja baseado e contar com alguns detalhes da picape, o Ford Everest possui identidade própria, trazendo um visual mais refinado do que a caminhonete. Na dianteira, o modelo se destaca pela ampla grande, pelos faróis com luzes diurnas de posição em LEDs integradas, bem como pelo detalhe feito com alumínio na parte inferior do para-choque, que simula um quebra-mato, que integra os faróis de neblina do carro. Na parte lateral, as linhas se assemelham mais com a Ranger, já que a marca apostou em uma linha de cintura não muito alta e vincos na parte inferior que deixam o modelo mais fluído. Por fim, na traseira o SUV possui belas lanternas traseiras, com formato moderno, que se integra através de um detalhe cromado que percorre toda a tampa do porta-malas. Além disso, a parte posterior do utilitário dispõe de um vidro traseiro bem ao estilo EcoSport e com o detalhe de alumínio na parte inferior do para-choque, assim como na dianteira.  

No interior, o modelo foge um pouco das características dos carros que são oferecidos no Brasil, como o Edge e o Fusion, principalmente pelo layout mais sóbrio do painel de instrumentos e do console central. Além disso, o modelo apresenta saídas de ar verticalizadas e que ficam entre o sistema de entretenimento, o volante não é de três “raios” (possui quatro “raios”). No resto, a Ford caprichou no quesito tecnologia, adotando o painel de instrumentos configurável, assim como o do Fusion, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade, tração e de curva em subidas e descidas, alerta de mudança e auxílio de permanência na faixa, sistema de aviso de ponto cego com alerta de tráfego e o novo sistema de entretenimento SYNC2, com tela touchscreen de 8 polegadas, que abrange diversas funções do carro.

Mecanicamente, o Ford Everest poderá contar com o motor quatro cilindros 2.0 EcoBoost, o propulsor quatro cilindros 2.2 Duratorq TDCi, além do bloco cinco cilindros 3.2 Duratorq TDCi, que contará com um sistema de escape atualizado para ser mais eficiente. Associado ao motor e dependendo da versão, o utilitário poderá trazer um câmbio manual ou uma transmissão automática PowerShift, ambas com seis velocidades.

As vendas do novo Everest estão marcadas para começar a partir do ano que vem e, a princípio, chegam na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, China, Índia e em outros países do sudeste asiático. Embora não haja confirmação da chegada ao Brasil, há uma grande probabilidade do SUV desembarcar por aqui, principalmente pelo fato de ter sido apresentado do Salão de São Paulo. Até o momento os preços não foram divulgados. 

Por Caio Polo

Ford Everest

Ford Everest

Ford Everest

Fotos: Divulgação


Novo Ford Everest poderá ser vendido no Brasil


O modelo utilitário foi desenvolvido baseado na picape Ranger. A previsão é de que o modelo global chegue ao Brasil em 2015.

Recentemente, durante a realização do Salão de Bangcoc, na Tailândia, a Ford confirmou que irá mesmo produzir o SUV Everest. O fato é tão sério que a empresa já deu sinal verde para que produção fosse iniciada. Vale ressaltar que o Everest já havia aparecido algum tempo antes apenas na forma de conceito em mostras feitas no ano de 2013.

Esse SUV será baseado na picape Ford Ranger mais recente. O modelo será mais um dos produtos globais da montadora e por esse fato deverá ser produzido em diferentes plantas com o objetivo de atender as necessidades apresentadas em cada mercado.

De acordo com as informações divulgadas até o presente momento o primeiro lugar onde o Everest será produzido será na Tailândia. A pretensão é que a versão final do veículo seja entregue até o final deste ano. Outro ponto positivo é que há a previsão de que o veículo seja vendido por aqui também.

Mesmo a montadora não tendo dito nada a respeito do assunto o Everest está sendo cotado para ser produzido em um país vizinho nosso: a Argentina.  Caso seja verdade o carro deverá ser fabricado em Pacheco. Lembrando que esta é a mesma planta onde é produzida a Ranger.  Com isso tem-se a expectativa de que o desenrolar da situação se dê entre os 2015 e início de 2016. Nesse meio tempo o modelo já deve chegar ao mercado brasileiro.

Com relação aos detalhes técnicos do carro a montadora não confirma nenhum tipo de informação. Mesmo assim alguns apontam para o fato de que o Everest não deverá sofrer tantas alterações em comparação com as opções que são oferecidas pela Ranger.

A previsão é de que no Brasil o carro tenha os motores 3.2 turbodiesel e 2.5 flex. Também tem o câmbio manual ou automático para ambos os casos.

Por Denisson Soares

Ford Everest

Foto: Divulgação