Carros da Volvo podem ganhar Novo Sistema sem Chaves


Novo sistema desenvolvido pela montadora promete facilitar o compartilhamento de veículos.

A montadora Volvo pretende lançar no mercado, a partir de 2017, uma novidade que dispensa o uso da tradicional chave para abertura, partida do automóvel e uso do porta-malas. A inovação vai permitir que estas ações sejam realizadas através de um aplicativo.

O sistema utilizado é chamado de “keyless”, o termo, quando traduzido para nossa língua, significa “sem chave”. O app terá uma função que permite a conexão entre o sistema veicular da marca via Bluetooth para que as chaves de acesso sejam trocadas entre os 02 aparelhos.

Com essa nova possibilidade o dono do veículo poderá emprestar a chave de seu carro para algum amigo, familiar ou funcionário de maneira totalmente virtual. Para tanto, seria necessário apenas que a pessoa também realizasse o download do app e que o condutor do veículo compartilhasse com ela o código que trabalha como uma espécie de chave virtual.

A partir do diferencial, não será mais preciso presença física para a realização dessa tarefa, todo o processo poderá ser feito via internet e sem complicações.

Segundo o blog oficial da Volvo, a chave digital dos automóveis promete tornar o compartilhamento de veículos em algo conveniente e simples.

Outra hipótese levantada pela empresa é que os usuários do aplicativo terão direito a mais de uma chave digital. Dessa maneira, poderão ter acesso a diferentes carros em locais variados. A ação pretende facilitar muito o aluguel de automóveis e outros veículos.

Embora a revelação seja bastante animadora, a companhia não informou como funcionaria a novidade no caso de o condutor deixar o carro em um estacionamento com manobrista ou na hipótese da bateria do celular acabar. Outro ponto não abordado foi a questão de furto ou roubo do dispositivo móvel.

O sistema que dispensa o uso de chaves será testado na Suécia através da Sunfleet (locadora da marca Volvo) nos próximos meses. Os primeiros modelos com essa funcionalidade serão limitados e possuem previsão de chegada ao mercado para o começo do ano que vem. A Volvo pretende implantar a inovação em seus veículos de maneira gradativa.

É importante ressaltar que segundo a marca, as chaves físicas não serão extintas e continuarão sendo oferecidas aos clientes que as quiserem. 

Por Beatriz


Chave da BMW servirá como cartão de crédito e débito


Os proprietários dos veículos da marca BMW em breve terão um recurso interessante disponível em um de seus principais acessórios: a chave do carro, que permitirá  pagar suas contas.

Desde o ano passado, em entrevistas da BMW a jornais e pela Internet, diretores da empresa informaram que estariam construindo um protótipo de nome smart-key, que futuramente substituiria o dinheiro vivo e cartões de crédito. Agora isso já está a um passo de se tornar realidade.

Dentro de seis meses, as chaves dos veículos da marca já poderão ser úteis para este fim, segundo um dos executivos da BMW, Thomas Kratz. O projeto já será utilizado nas próximas fabricações da marca BMW.

Veja o vídeo:

Por Monique Mota