Até então conhecido apenas em teasers, o Focus Eletric 2012 (ou Focus EV) virou realidade, durante o Consumer Eletronics Show 2011, quando foi apresentado. Trata-se do novo hatch da Ford, movido totalmente a energia.

O modelo é baseado na versão a combustão do Focus, com algumas modificações. A grande mudança, obviamente, é no motor, com emissão zero de CO², que utiliza duas baterias de íon-litio, capazes de gerar 123 cv de potência e uma velocidade máxima de 135 km/h. Para abastecê-lo totalmente, segundo a Ford, são necessárias três horas de carga em uma tomada de 240 volts. A autonomia é de 160 km.

Para ter acesso a todas as informações do carro, é utilizado o sistema MyFord Touch, localizado no painel central, mas que também pode ser acessado via celular. Uma série de outros itens completa o pacote tecnológico do modelo. Ele deve estar à venda no final de 2011, nos Estados Unidos.

Confira o vídeo do Ford Focus Eletric:

Por André Gonçalves

aaa

As montadoras estão apostando cada vez mais em sistemas de segurança eletrônica à distância.E quem acaba de lançar o seu é a Hyundai, que aproveitou a Consumer Eletronics Show 2011, evento de tecnologia que acontece em Las Vegas, para apresentar o Blue Link.

O sistema permite ao motorista realizar uma série de procedimentos, dentre eles ligar o motor, acender os faróis ou abrir/fechar as portas, tudo feito à distância, por meio da internet ou do celular. Ele também avisa quando uma revisão é necessária, além de bloquear o motor, em caso de furto. Há ainda um mecanismo de rastreamento.

É possível também acessar a internet e conferir informações sobre o tráfego. Mas a grande novidade mesmo é a possibilidade de comandar todo o sistema pela voz. O sedã Sonata e o cupê Veloster devem ser os primeiros modelos a recebem o Blue Link, em 2012.

Por André Gonçalves

aaa



CONTINUE NAVEGANDO: