A maioria absoluta dos carros lançados atualmente conta com vários opcionais e equipamentos de fábrica. Um dos mais comuns e mais bem-vindos desses aparatos tecnológicos é a central de multimídia. O equipamento conta com uma tela, geralmente de LCD e geralmente sensível ao toque cheia de instrumentos de conforto que facilitam a vida do motorista. Na tela você pode ter, entre outros, acesso a um GPS, visualização de vídeos e imagens, MP3 integrado, às vezes Bluetooth para ligar no celular, entre outros acessórios.

A sul-coreana Hyundai  está prometendo lançar um novo sistema de multimídia em 2016 que, entre outras vantagens poderá operar com os sistemas Android e iOS, facilitando ainda mais a integração do carro com periféricos externos. Os planos para o novo sistema e seu lançamento foram anunciados como eventos da Consumer Electronics Show 2015, uma feira somente sobre produtos de alta tecnologia que estão na iminência de serem lançados no mercado, que será realizada entre os dias 6 e 9 de janeiro na cidade de Las Vegas, Nevada (EUA).

O sistema possui uma tela de sete polegadas. Infelizmente o sistema não contará com um sistema de navegação embutido e também dispensará o sistema de CD Player (que realmente já está em franco desuso). Por outro lado o sistema contará com a muito bem vinda compatibilidade com o Android Auto e o Apple CarPlay. Essa compatibilidade permitirá que o condutor e os passageiros conectem seus smartphones ao sistema via USB, podendo acessar através desse sistema contatos, músicas, navegação e até mesmo alguns aplicativos via central de multimídia.

O gerente da Hyundai nos EUA, Cason Grover, declarou: "Vamos oferecer o máximo de tecnologia possível, mesmo para nossos modelos de entrada, permitindo que o condutor envie mensagens de texto e escute suas músicas favoritas apenas por comandos de voz. O novo sistema integrado também permitirá que ligações sejam realizadas com mais segurança".

Por Nosf

Central de multim?dia da Hyundai

Foto: Divulgação


A Nissan passa a oferecer para os modelos Sentra e New March uma nova opção de acessório: a central multimídia Caska. Buscando alavancar as vendas dos dois modelos com esta nova possibilidade de acessório opcional, sendo um diferencial principalmente para o March, o sistema de entretenimento Caska abrange diversas funções, como sistema de navegação via satélite (GPS), câmera de segurança para manobras em marcha ré e até televisão digital de alta resolução.

Para o compacto New March, o equipamento opcional está disponível para as versões Conforto, S e SV, enquanto que para o sedan Sentra, o acessório será oferecido nas configurações S e SV. Dotado de conexão Plug and Play com todos os cabos originais dos carros, a central multimídia é completamente compatível com os comandos de volante original, incluindo o botão de conexão via Bluetooth. Além disso, para a instalação do sistema de entretenimento não haverá a necessidade de promover adaptações nos veículos, sendo que o aparelho tem encaixe semelhante às centrais multimídias utilizadas pelos dois carros.

Entre as funções da central multimídia Caska estão o sistema Bluetooth com áudio streaming, entradas SD Card, USB e para iPod e iPhone, GPS integrado, câmera de marcha ré com visão noturna, sistema de rádio, reprodutor de DVD e receptor de TV digital de alta resolução e com saída de áudio e vídeo traseiras com comando independente Multi-Zone, sendo que é possível utilizar funções diferentes nas telas dianteira e traseiras.

Com tela de 6,5 polegadas para o New March e 8 polegadas para o Sentra, o preço sugerido do sistema de entretenimento Caska é de R$ 3.175 e R$ 3.760, respectivamente, sem o custo da instalação.

Vale lembrar que a central de entretenimento Caska é homologado pela própria montadora japonesa e, portanto, os donos dos veículos não perdem a garantia de fábrica de seus veículos, desde que o sistema multimídia seja instalado na rede de concessionárias autorizadas da Nissan. 

Por Caio Polo

Nissan Sentra

Nissan New March

Central de multim?dia Caska

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: