A Hyundai já está se movimentando para 2015. A montadora sul-coreana pretende vender automóveis que poderão ser comandados a partir de um smartphone. Graças a tecnologia NFC, os motoristas conseguirão abrir as portas e dar a partida no motor através de um simples toque na tela do celular.

Para os apressados que acham que 2015 está muito longe ainda, a Hyundai conta com um modelo i30 conceitual, que possui alguns dos recursos tecnológicos que a fabricante pretende colocar em seus carros.

Mas os planos da Hyundai não é apenas ligar e dar a partida no carro via celular, pois a companhia quer que o smartphone e o veículo sejam totalmente integrados, de forma que o carro consiga delinear o perfil do motorista deixando os sistemas cheios de conteúdos informativos e de entretenimento que se adequem ao perfil de cada usuário.

Além disso, a Hyundai promete para está integração entre automóvel e celular oferecerá um carregamento por indução magnética e enquanto o celular estiver descansando no console do veículo ele será carregado com informações relevantes do usuário, como as rotas do GPS salvas, contatos, locais preferidos, e também com serviços do smartphone como o player de música entre outras coisas.  

Por Felipe Santos Bonfim

aaa

Com a expansão de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, as empresas que fabricam automóveis nos Estados Unidos têm estudado uma forma de conciliar a tecnologia dos novos modelos com as ferramentas sociais da web 2.0. Por isso, as montadoras têm investido em veículos que estão sendo chamados de “carros conectados”. A tecnologia presente engloba desde telas especiais até itens próprios para facilitar o acesso a este tipo de serviço.

De acordo com informações da General Motors Co., no segundo trimestre de 2013, a empresa irá lançar um painel tecnológico de 8 polegadas que apresentará tela com sensibilidade própria para aplicativos, navegação facilitada na web e música online. Estes dispositivos poderão ser acessados com voz, controles localizados no volante ou toque na tela.

Outra empresa que entra na briga para adaptar seus veículos às novas tecnologias é a Ford, que já permite a troca de mensagens pelo Twitter e a possibilidade de músicas via web pela sua tecnologia chamada Sync. Apesar disso, a companhia pretende aumentar as opções e mostrar inovações no início de 2013.

Outro exemplo de inovação são os carros da Mercedes-Benz a serem lançados no 2º trimestre. Haverá possibilidade de pesquisas no Google, acesso ao Facebook, entre outras interações com a web 2.0. 

Por Marcelo Araújo

aaa



CONTINUE NAVEGANDO: