Deficientes têm Desconto na Compra de Carro Novo


Portadores de deficiência podem receber descontos de até 30% na compra de carros novos.

São muitos os direitos aos quais os brasileiros têm direito, mas ainda desconhecem. Um grande exemplo está entre as pessoas com deficiências, haja vista as mesmas possuírem o direito de isenção de impostos no ato da compra de um automóvel, por exemplo. Para se ter uma ideia, caso o carro chegue ao preço de até R$ 70.000,00, a pessoa com deficiência poderá ter desconto de até 28%.

É importante destacar que este direito é resguardado pela Lei nº 8.989, que prevê o desconto do IPI, o chamado Imposto sobre Produtos Industrializados, além de outras taxas como o IOF, ICMS e IPVA. Além disso, na cidade de São Paulo, a pessoa com deficiência também fica isenta do rodízio municipal de veículos que é feito na cidade.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef), Rodrigo Rosso, destaca que as vendas de carros para pessoas com deficiência vêm aumentando com o passar dos anos. Entretanto, o mesmo também destaca que o número de vendas ainda é inferior a real necessidade da população.

Rodrigo Rosso também informa que os veículos com valor superior a R$ 70.000,00 não contam com a isenção do ICMS.

Um detalhe muito interessante é que uma grande quantidade de brasileiros possui direito a tal desconto na hora de comprar o seu carro. Segundo Rodrigo Rosso, um em cada dois brasileiros atende aos requisitos para solicitar os benefícios aqui citados. Um exemplo disso são os idosos que tenham algum problema relacionado a sua mobilidade ou até mesmo uma doença que consta na lista de descontos oferecidos pelo governo.

Dessa forma, é importante destacar que além das pessoas com deficiência física explicita, também estarão aptas a receber tais descontos às pessoas que possuem alguma doença entre a que estão listadas de acordo com a lei. Vale destacar que a enfermidade deverá ser devidamente comprovada para que o benefício seja concedido.

Além disso, também terá direito a solicitação da isenção de impostos aqueles que são responsáveis legais de pessoas com deficiência, mesmo que estes não sejam os condutores do veículo em questão. Neste caso específico, não haverá o desconto no IPVA para aqueles que residem em alguns estados, como é o caso de São Paulo.

Por Bruno Henrique


Mono – O carro transformer


As empresas automobilísticas estão trazendo grandes novidades, recursos que a alguns anos atrás eram consideradas impossíveis e além dessas novidades, também estão priorizando a fabricação de carros mais compactos e econômicos.

Pensando nessa praticidade, o designer Heesang Ahn fez um projeto de um carro que ajusta a sua forma automaticamente de acordo com a situação do tráfego, da velocidade e da estrada, é um mini transformer.

Esse carro projetado pelo designer recebeu o nome de Mono, tem uma tecnologia que modifica a posição das quatro rodas com três posições: a posição tradicional de um carro comum, também tem a posição com as rodas mais afastadas que deixa o Mono muito parecido com um carro de corrida e a posição que as rodas ficam mais próximas deixando o veículo ainda mais compacto para facilitar estacioná-lo ou até mesmo para guardar em um pequeno espaço.

É fácil de manobrar e se encaixa em lugares mais apertados facilitando até mesmo no tráfego pesado.

O Mono é um carro que só pode ser ocupado pelo motorista por conter apenas um lugar e pode se transformar mesmo quando o motorista estiver dirigindo.

Por Mariana rodrigues


Carro Movido à Café


Na Inglaterra, um carro movido à café bateu um novo recorde de velocidade reconhecido pelo Guiness Book, através de uma Picape Ford 1989, ao qual alcançou 110 km/h em um campo de aviação em Manchester.

O engenheiro britânico, Martin Bacon, elaborou e desenvolveu por conta própria o projeto de sistema gaseificador que faz a queima de um material orgânico em alta temperatura como os simples grãos de café.

Podemos dizer que funciona como uma espécie de cafeteira aquecida à base de carvão, que consegue gerar gases combustíveis como o hidrogênio, o gás metano e o monóxido de carbono, para alimentar o motor que tem uma combustão adaptada.

Esse sistema gaseificador foi instalado na Picape para aquecer os grãos de café até se transformar em combustível. Desta forma, o café consegue alimentar o motor e permitir que a velocidade do carro seja maior.

Segundo Martin Bacon, mesmo com o combustível incomum, qualquer carro totalmente adaptado pode funcionar usando o sistema de gaiseificação de materiais orgânicos sem problema algum, o café é só uma sugestão, pois existe vários outros tipos de materiais orgânicos que também funcionam muito bem.

Por Mariana Rodrigues


Ford Mustang – Lançamento em versão feminina


Uma inovação interessante foi divulgada no mundo dos automóveis, pois o Ford Mustang – um dos últimos ícones do machismo mundial – está sendo modificado para se tornar mais fino e delicado.

Esta idéia teve origem em um concurso realizado entre equipes da Ford americana, compostas por vinte mulheres, nos setores de design, engenharia e pós-venda da montadora nos Estados Unidos.

De todas as sugestões três projetos foram finalistas baseados no modelo 2013 deste carro foram submetidos ao voto por comunidades da internet e o campeão foi o carro-conceito Mustan GT High Gear.

Este modelo foi criado pela designer Jennifer Seely, a qual define a sua criação como mais feminino e que oma forma com o uso de materiais de joaleria mais refinados e luxuosos. Além disso, a carroceria é dominada por um yom preto fosco satin com o uso de ouro rosa em substituição aos apliques cromados que geralmente são usados.

Neste novo carro, o símbolo do cavalo selvagem foi colcado na grade frontal, a barra de pára-choques frontal, as carcaças dos retrovisores e a cobertura das rodas esportivas são feitas com metal nobre.

No interior da cabine, além do ouro rosa em faixas no volante, foram usadas pomos de câmbio com tecidos suaves. As suspensões, freios e trem de força também tiveram mudanças trocando a pegada mais agressiva para algo mais agradável ao público feminino.

Portanto, em pouco tempo estará disponível um carro inovador, completo e mais voltado para a delicadeza típica das mulheres no Brasil e no mundo inteiro.

Por Ana Camila Neves Morais


Car-Puccino – Carro movido a Café


Foi desenvolvido um carro em Manchester, por um grupo de cientistas, que é movido a grãos de café. Elaborado, não para comercialização, mas para uma feira de ciências, o automóvel consome o equivalente a 56 xícaras de café expresso para poder percorrer 5 km.

Baseado no filme “de volta para o futuro” o carro batizado como “Car-Puccino” é um modelo da Volkswagen e foi apresentado nesta quarta-feira dia 10 no Reino Unido.

O projeto visa percorrer 337 quilômetros, saindo de Manchester para Londres e sendo abastecido apenas com grãos de café. Logo após o percurso ele ficará exposto em uma feira de ciências.

A previsão é que o carro consuma 70 kg de café, em torno de  11.760 xícaras de café expresso, para percorrer todo o percurso, podendo chegar a 60 km/h.

Imagina se essa moda pega?!

Por José Alberi Fortes Junior


Veículos adaptados para deficientes no Brasil


O IBGE, em censo realizado no ano de 2000, aponta que cerca de 24,6 milhões de pessoas no Brasil sofrem com algum tipo de deficiência física. E isto indica que há muitos motoristas que necessitam de algum tipo de adaptação para dirigirem seus veículos. Aliás, isto é uma ótima forma de trazer ampla liberdade ao deficiente, para que ele possa sentir-se o mais independente possível.

A Cavenaghi é a maior empresa de adaptação para automóveis do país, e chega a vender cerca de quinhentos veículos por mês em São Paulo. Isto indica um crescente aumento de vendas neste ramo, e o que facilita é que as empresas podem fazer diversos tipos de adaptações, algumas específicas para o problema do cliente.

O maior problema encontrado pelos motoristas com algum tipo de deficiência parece ser o preço, já que além do carro, eles pagam pelas mudanças especiais necessárias para que possa conduzir o veículo de forma segura.


Deficiente físico pode obter a isenção do IPI na compra de um novo carro


Um deficiente físico, que naturalmente não possa guiar carros comuns, pode adquirir veículos adaptados com câmbio automático e com isenção de IPI.

Sabe como fazer para obter o desconto? Basta apresentar à concessionária os seguintes documentos:

  • Cópia da carteira de identidade e da carteira de habilitação;
  • Atestado de incapacidade física (providenciado pelo Ciretran);
  • Documento da Receita Federal que reconheça o direito à isenção do IPI.

E o melhor de tudo. Após comprar o carro, ainda é possível obter isenção do ICMS e também do IPVA, bastando que seja feito um pedido formal à Secretaria da Fazenda do seu Estado.