Fiat 500 Abarth 695 Biposto é apresentado em Genebra


Enquanto a Fiat planeja trazer o 500 Abarth convencional para o mercado brasileiro, no Salão de Genebra a marca italiana revelou o 500 Abarth 695 Biposto, cinquenta anos depois do primeiro modelo que foi apresentado em 1964. Bem diferente do modelo antigo, mantendo apenas as características visuais, o novo compacto apimentado chega para ser, de acordo com a fabricante, uma fusão entre um carro de passeio e um de corrida.

Esteticamente o 500 Abarth 695 Biposto possui elementos que remetem aos carros de corrida, como os um kit aerodinâmico, que inclui saias laterais, para-choques, arcos de roda e spoiler com apliques em fibra de carbono, para-choque traseiro com difusor de ar e janelas fixas com acabamento em policarbonato.

Outro ponto interessante é a pintura texturizada em cinza, que, segundo a Fiat, dá a impressão de que o carro foi criado direto das estradas. A marca italiana ainda caprichou nos detalhes, com acabamento em titânio nos parafusos das rodas, na tampa do porta-malas, nas maçanetas das portas e do porta-malas, nos escapes e na tampa do tanque de combustível. 

Completa o visual externo as rodas de 18 polegadas da OZ calçadas com pneus 215/35, as pinças de freio na cor vermelha, além da saída dupla de escape, com escapamentos Akrapovic. No interior, com apenas dois lugares, o compacto traz bancos esportivos ancorados em um reforço estrutural que substitui os bancos traseiros, inscrição “695” em alusão à versão no apoio de cabeça dos bancos, cintos de quatro pontos e acabamento do painel, das portas e na parte traseira dos bancos em fibra de carbono. 

De acordo com a nota da fabricante italiana divulgada no site brasileiro Autoesporte, "O Abarth 695 Biposto não é uma edição limitada, mas é certamente um carro para os motoristas 'especiais,  aqueles que podem mostrar que sabem como conduzi-lo".

Mecanicamente o Abarth 695 Biposto vem equipado com motor quatro cilindros 1.4 T-Jet, capaz de entregar 192 cv, fazendo com que o compacto esportivo de apenas 997 quilogramas tenha uma relação peso/potência de 5,2 kg/hp.

Com amortecedores ajustáveis, sistema de freios da Brembo com discos ventilados e perfurados (305 x 28 milímetros), o pequeno esportivo traz a opção de condução Sport, ativada mediante um botão no painel, que promove a abertura completa da válvula de escape, potencializando o som do bloco turbo.  

Com tudo isso, o Fiat Abarth 695 Biposto acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h, fazendo com que essa versão seja a mais rápida da história do Cinquecento.

Por Caio Polo

Foto: Newspress


Mono – O carro transformer


As empresas automobilísticas estão trazendo grandes novidades, recursos que a alguns anos atrás eram consideradas impossíveis e além dessas novidades, também estão priorizando a fabricação de carros mais compactos e econômicos.

Pensando nessa praticidade, o designer Heesang Ahn fez um projeto de um carro que ajusta a sua forma automaticamente de acordo com a situação do tráfego, da velocidade e da estrada, é um mini transformer.

Esse carro projetado pelo designer recebeu o nome de Mono, tem uma tecnologia que modifica a posição das quatro rodas com três posições: a posição tradicional de um carro comum, também tem a posição com as rodas mais afastadas que deixa o Mono muito parecido com um carro de corrida e a posição que as rodas ficam mais próximas deixando o veículo ainda mais compacto para facilitar estacioná-lo ou até mesmo para guardar em um pequeno espaço.

É fácil de manobrar e se encaixa em lugares mais apertados facilitando até mesmo no tráfego pesado.

O Mono é um carro que só pode ser ocupado pelo motorista por conter apenas um lugar e pode se transformar mesmo quando o motorista estiver dirigindo.

Por Mariana rodrigues


Novo Audi RS 6 Avant – Lançamento no Brasil


A fabricante alemã Audi apresentou no salão de Genebra, o novo Audi RS 6 Avant e já está confirmado a data para ser lançado no Brasil que será no ultimo trimestre deste ano.

Segundo a Audi, o RS 6 Avant é o primeiro automóvel que ultrapassa 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Este é o carro mais veloz do mundo que atinge a velocidade de até 305 km/h usando o sistema Dynamic Plus.

O novo RS 6 Avant tem o motor V8 biturbo de 4.0 TFSI gerando 560 cv de potência e 71,4 kgfm de torque, seu câmbio tem 8 velocidades.

Essa perua esportiva tem como equipamentos principais: o Audi Drive Select que consegue modificar o acelerador, também possui a suspensão a ar,direção e cambio, possui o Dynamic Ride Control este é um sistema que usa molas em aço e três níveis de ajuste dos amortecedores, freio com discos de carbono-cerâmica de 420 mm de diâmetro, tração integral com o sistema de toque e diferencial central autoblocante, Head-up Display, Driver Information System, som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência, entre outros.

Por Mariana Rodrigues


Porsche 911 Turbo – Características


Segundo opiniões de especialistas através das informações, o Turbo Porsche é o garoto propaganda da eficiência. A traseira montada, twin-turbo de seis cilindros desloca 3,6 litros. No entanto, ele oferece 133 hp a cada um desses litros. É também um dos carros mais rápidos já testados.

Por uma fração de segundo todas as quatro rodas lutam para aderência e depois, atiraram-no para baixo no quarto de milha em 11,6 segundos. Os Porsches que são construídos com um Turbo tem um relacionamento quase telepático com o motorista.

Os pneus dianteiros comunicam cada ondulação no caminho para cima através da coluna de direção e para dentro da roda. O carro parece vivo. Mas no curso de estrada curta, que levam mais tempo os turbos podem não ser tão eficientes.

Em uma longa faixa, o resultado teria sido diferente. Como transporte diário, os rivais são da Audi Turbo. A posição do Porsche na condução em pé é o melhor do grupo de trabalho de tráfego. E é o único carro aqui com quatro assentos. O Turbo pode muito bem ser o mais rápido e prático carro no mundo, e também um dos mais caros.

Por Salete Dias
 


Ford GT – Carro mais rápido do mundo


Preparado pela Performance Power Racing um Ford GT de 1.723 cavalos foi testado e certificado como o automóvel de rua mais rápido do mundo todo. O veículo conseguiu chegar a 453 km/h em um percurso de 1,6 km e foi para o Guinness Book, o livro dos recordes.

O modelo conseguiu tirar o posto do Bugatti Veyron Super Sport, que em 2010 atingiu cerca de 431 km/h na pista Ehra-Lession, na Alemanha. Uma das coisas que ajudaram o Ford GT a chegar a esse incrível resultado foi o uso de uma liga nova de alumínio chamada de Pandalloy, pois ela consegue aguentar temperaturas altíssimas.

O material foi criado com base nas tecnologias aeroespaciais e desenvolvido para que o Ford GT conseguisse bater o recorde mundial. O resultado ainda comprova que as tecnologias espaciais podem sim serem utilizadas em veículos de rua para poderem reduzir a emissão de CO2 e economizarem combustível.

Johnny Bohmer, dono da Performance Power Racing, disse que sua empresa quebra recordes para poder provar que este tipo de sistema e projeto possuem uma função e podem ser usados em todos os tipos de veículos sem nenhum problema.

O Ford GT é um veículo superesportivo da Ford produzido entre 2005 e 2006 como forma de homenagem ao clássico GT40, que ficou muito famoso ao vencer 24 horas de Le Mans na década de 60.  O modelo só teve 4 mil unidades comercializadas.

Por Felipe Santos Bonfim


Lamborghini Gallardo LP 570-4 Super Trofeo 2013 – Novo modelo


Outra boa notícia está sendo divulgada no mundo automobilístico e das corridas de velocidade, pois a Lamborghini (empresa internacional especializada na produção e venda de carros diversos) apresentou a nível mundial o seu mais novo modelo: O Gallardo LP 570-4 Super Trofeo 2013.

Este veículo feito especialmente para o Super Trofeo (série de 58 corridas que ocorrem em diversos locais da Europa para todos os interessados com 200 mil dólares disponíveis) consiste na versão feita especialmente para corridas de veículos do seu esportivo Gallardo Spyder.

A nova aposta da Lamborghini possui ainda poucos detalhes mais específicos, mas o que se sabe até o momento é que terá um motor do tipo V10 de 5.2 litros, com potência máxima de até 577 cavalos.

Além disso, este modelo para o ano de 2013 possui inovações interessantes como: rodas com novos desenhos, difusor traseiro e spoilers melhorados.

Deste modo, se você gosta de veículos de corrida muito potentes e possui uma boa quantidade de recursos financeiros, o lamborghini Gallardo super trofeo é uma alternativa que estará disponível em pouco tempo para os apaixonados por adrenalina e velocidade.

Por Ana Camila Neves Morais


Zenvo ST1 superesportivo de R$ 5,3 milhões


Você é fã dos carros superesportivos? Além disso, tem uma quantia de R$ 5.300.000 em sua conta corrente? Se for o seu caso, você pode se habilitar a comprar uma das 15 unidades do Zenvo ST1, da fabricante dinamarquesa Zenvo Automotive. O bólido, que está à venda no Brasil, foi produzido artesanalmente, e tem no poderoso motor turbo V8, de 1.104 cv de potência, o seu grande diferencial.

O bloco, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, empurra o super carro a uma velocidade máxima de até 375 km/h (controlada eletronicamente), enquanto que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3 segundos. Ainda na parte mecânica, ele apresenta controle de tração, direção assistida, suspensão ajustada eletronicamente, freios ABS e rodas de alumínio aro 19 na dianteira, e aro 20 na traseira.

Com relação ao interior, há diversas opções para o comprador. Alguns dos itens de série são ar condicionado dual zone, airbag, bancos em couro Alcântara, com ajuste elétrico de altura, sistema de áudio completo, volante de corrida e head up display. Como opcionais, a montadora oferece rodas de carbono e acabamento interno exclusivo, dentre outros.

Conheça mais sobre o ST1 no site oficial da Zenvo.

Por André Gonçalves