Carro Mundial do Ano 2015 – Finalistas do prêmio são divulgados


Foram divulgados os finalistas ao prêmio Carro Mundial do Ano. Entre eles estão Mercedes- Benz Classe C Coupe, Cadillac Escalade, BMW i8, Audi S1, Bentley Continental GT Speed, Volkswagem Golf GTE.

A lista com os carros participantes foi divulgada pela organização do evento na última terça- feira, 10 de fevereiro. Os carros vencedores deverão ser expostos no alão de Nova Yorque que será realizado a partir do dia 2 de abril de 2015.

Na categoria Verde concorrem os seguintes carros:  Volvo XC90 T8 Twin Engine, Volkswagen Golf GTE, Hyundai ix35 Fuel Cell, BMW i8, Kia Soul EV.

Concorrendo pelo prêmio na categoria Performance estão Mercedes AMG GT, Lexus RC F, Chevrolet Corvette Z06, Jaguar F- Type R Couper, Dodge Challenger SRT Hellcat, Bentley Continental GT Speed, Audi S3, Audi S1, Audi TT/TTS, BMW M3 Sedan/M4 Coupe.

Pela categoria Carros- Design estão participando Citroën C4 Cactus, BMW Série 2 Active Tourer, Porche Macan, Mercedes- Benz Classe C, Volvo XC90.

Concorrendo pela categoría Luxo estão os carros BMW X6, Cadillac Escalade, Lexus NX, Lincoln MKC, Range Rover Autobiography Black LWB,  BMW i8, Cadillac ATS Coupe, Kia K900, Lexus RC, Mercedes- Benz Classe C Coupe.

Na categoria Principal participarão Volkswagen Passat, Nissan Qashqai, Mini 4/5 portas, Hyundai Genesis, Mercedes- Benz Classe C, Mazda2, Citroën C4 Cactus, BMW Série 2 Active Tourer, Ford Mustang e Jeep Renegade.

De todos os carros participantes, somente um é produido no pais, o Jeep Renegade. Alguns outros chegam ao país por meio da importação, são eles Mercedes- Benz Classe C e Mini, BMW Série 2 Active Tourer.

O Jeep Renegade será lançado durante o Salão de Genebra e estreará no mercado da Europa nos primeiros dias de março. Mesmo sem ter entrado no mercado europeu ainda, sabe-se que ele terá um motor de 2.0 podendo escolher entre 140 e 170 cv. Também chegara nas versões motor 3.2 com 272 cv e 2.4 com 177 cv.

Por Melina Mariel Menezes Pereda


Carro Europeu do Ano tem lista de finalistas divulgada


O prêmio Carro Europeu do Ano, através de sua organização, apontou no início desta semana os finalistas para a edição do evento em 2015.

Os carros que concorrerão ao prêmio são – BMW Série 2 Active Tourer, Citroën C4 Cactus, Ford Mondeo, Mercedes-Benz Classe C, Nissan Qashqai, Renault Twingo e Volksewagen Passat.

O Carro Europeu do Ano terá o seu júri sendo composto por 58 do ramo na Europa. A lista prévia do evento contava com 33 modelos. Um deles era o Jeep Renegade, que deve chegar ao Brasil, além do conhecido Ford Ecosport.

Os premiados serão conhecidos no Salão de Genebra, no mês de março de 2015. O atual campeão do Carro do Ano Europeu é o Peugeot 308.

Confira a lista completa dos selecionados –

Audi TT
BMW Série 2 Active Tourer
BMW Série 2 Coupé
BMW i8
BMW X4
Citroën C1/108/Aygo
Citroën C4 Cactus
Jeep Renegade
Fiat 500X
Ford EcoSport
Ford Mondeo
Hyundai i20
Infiniti Q50
Lexus NX
Lexus RC
Kia Soul
Mercedes Classe C
Mercedes GLA
Mercedes Classe S Coupé
Nissan Pulsar
Nissan Qashqai
Nissan X-Trail
Opel Corsa
Porsche Macan
Renault Twingo
Smart ForTwo
Smart Forfour
Skoda Fabia
Subaru WRX STI
Suzuki Celerio
Volkswagen Passat

carro-do-ano-europeu


Lista de carros candidatos a Carro do Ano 2015


Quatro meses depois de eleger o Peugeot 308 como o Carro do Ano de 2014 na Europa, o endereço eletrônico “Car of The Year” revelou a lista provisória de candidatos para o prêmio de Carro do Ano de 2015. O carro eleito será premiado durante a abertura do Salão do Automóvel de Genebra, em março de 2015.

A lista provisória de candidatos divulgada pelo site citado possui 33 veículos, no entanto, a quantidade de participantes pode aumentar até a data em que a lista oficial será entregue, no dia 1º de dezembro.

Para que o carro componha a lista de indicados, o site condicionou que o veículo seja novo e que esteja disponível do mercado europeu durante o ano em pelo menos cinco países do “Velho Continente”, além do fato de que o modelo indicado tenha ao menos 5.000 unidades produzidas por ano, o que elimina alguns carros exóticos e outros veículos mais exclusivos.

Após a publicação da lista oficial de candidatos para o Carro do Ano de 2015, a votação tem início imediato. No dia 15 de dezembro, o site divulgará a lista de 7 finalistas que obtiveram mais votos e, no dia 2 de março de 2015, durante a abertura do Salão de Genebra, será revelado o vencedor.

Entre os indicados está o Citroën C4 Cactus, que se destaca pelo visual marcante e inovações inéditas, como a utilização do Airbumps; o Ford EcoSport, SUV, que após o grande sucesso no mercado brasileiro virou um veículo global em sua nova geração, além do novo Jeep Renegade, modelo que representa a fusão Fiat-Chrysler e que deve chegar em breve ao mercado brasileiro.

Abaixo, a lista provisória dos candidatos para o prêmio Carro do Ano 2015:

  • Audi TT;
  • BMW Série 2 Active Tourer;
  • BMW Série 2 Coupé;
  • BMW i8;
  • BMW X4;
  • Citroën C1;
  • Citroën C4 Cactus;
  • Jeep Renegade;
  • Fiat 500X;
  • Ford EcoSport;
  • Ford Mondeo;
  • Hyundai i20;
  • Infiniti Q50;
  • Lexus NX;
  • Lexus RC;
  • Kia Soul;
  • Mercedes-Benz C-Class;
  • Mercedes-Benz GLA;
  • Mercedes-Benz S-Class Coupé;
  • Nissan Pulsar;
  • Nissan Qashqai;
  • Nissan X-Trail;
  • Opel Corsa;
  • Peugeot 108;
  • Porsche Macan;
  • Renault Twingo;
  • Smart ForTwo;
  • Smart Forfour;
  • Skoda Fabia;
  • Subaru WRX STI;
  • Suzuki Celerio;
  • Toyota Aygo;
  • Volkswagen Passat.

Por Caio Polo

Peugeot 308

Peugeot 308 eleito o Carro do Ano 2014

Foto: Divulgação


Prêmio Carro do Ano 2012 – Lista de Indicados


Uma das principais premiações do mercado automobilístico nacional teve a lista dos indicados divulgada. Trata-se da versão 2012 do prêmio Carro do Ano, que vai eleger os melhores veículos, nacionais e importados, que estrearam no país durante o ano de 2011 e ganharam mudanças mecânicas e/ou estéticas.

Um júri formado por jornalistas e engenheiros será o responsável pela escolha dos vencedores, cujos nomes serão revelados no dia 8 de novembro.

Para esta edição, foram indicados o JAC J3, Kia Picanto, Nissan March, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Peugeot 408, Renault Fluence, entre outros, na categoria “Carro do Ano”; enquanto na categoria “Carro Premium do Ano”, alguns dos concorrentes são o Audi A1, Chevrolet Camaro, Kia Cadenza, Jaguar XJ e Volvo S60.

Já no prêmio “Utilitário do Ano”, estão na disputa o Peugeot 3008, SsangYong Korando, Mitsubishi ASX, Renault Duster e Fiat Freemont. Também concorrem o Ford Edge, MINI Countryman, BMW X3, Volkswagen Touareg e Land Rover Evoque, como “Utilitário Premium do Ano”.

Também haverá premiação para os melhores motores. No caso dos propulsores de até 2.0 litros, estão concorrendo o 1.4 MultiAir (Fiat 500); 1.4 TFSI (Audi A1); o 1.6 turbo (Volvo S60 T4), entre outros. Para os blocos acima de 2.0 litros, alguns dos elegíveis são o 6.2 V8 (do Chevrolet Camaro); o 4.4 V8 TD (do Range Rover Evoque) e o 6.5 V12 (que equipa o Lamborghini Aventador).

A lista completa dos indicados está disponível no site da Revista Autoesporte, organizadora da eleição.

Por André Gonçalves


Programa Top Gear da BBC – Melhores carros de 2010


O final de ano é sempre marcado pelas listas do que teve de melhor na temporada. Então vamos a mais uma delas. O programa “Top Gear”, da BBC, sobre carros, que é exibido em todo o mundo, através da BBC International, divulgou a lista dos modelos campeões em 2010.

E quem levou o prêmio principal foi o Citroën DS3, que além de Carro do Ano, foi escolhido também como o melhor Compacto de 2010. O modelo deve chegar ao Brasil em 2012. Além do DS3, os outros vencedores foram o Maseratti GranCabrio (Conversível do Ano); Bentley Continental GT (Sedã esportivo do Ano); Golf R (Hatch esportivo do Ano); BMW 520d Touring (Carro de família do Ano); Fiat TwinAir (Motor do Ano); Peugeot RCZ (Cupê do Ano); Jaguar XJ (Carro de luxo do Ano) e Koenigsegg Agera (Supercarro do Ano).

Os responsáveis pela escolha foram os três apresentadores do programa, que tem uma audiência de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

Acesse aqui o site do programa Top Gear.

Confira algumas fotos do Citroën DS3:

Por André Gonçalves


Car of the Year 2011 – Lista de Indicados


Divulgada a lista dos indicados para a premiação Car of the Year edição 2011. O evento que escolherá o carro do ano, é promovido pelas revistas Autopista, Auto, Autovisie, Autocar, Vi Bilägare, L’Automobile e Stern. Os jornalistas destas publicações avaliam vários quesitos dentre eles; desempenho,design,comportamento,inovação,gama,mecânica etc.

As marcas que receberam maiores indicações foram a Nissan com os modelos Leaf, Juke e Micra, e a francesa Citroën com o DS3, juntamente com o C3 e C4.

A novidade da lista ficou por conta do novo Dacia/Renault Duster. A organização do evento determinou o cronograma idealizado para o inicio dos testes com os veículos indicados, e já começa neste mês de julho. Para decidir os 10 finalistas, três de cada categoria, será feita uma votação que irá começar em janeiro de 2011 e vai até fevereiro.

Os vencedores deste tradicional prêmio europeu serão anunciados em abril.

Clique aqui e confira toda a lista dos indicados.

Por Oscar Ariel

Fonte:Ominiauto.


Volkswagen Polo é eleito o Carro do Ano 2010


Acostumada com o título a montadora Volkswagen teve o seu modelo Golf VI eleito o carro do ano em 2009. Agora, em 2010, é a vez do Volkswagen Polo. Para o público norte-americano o modelo é o carro do ano e o resultado foi divulgado no Salão do Automóvel da cidade de Nova York.

Para a disputa do titulo foram convocados 30 modelos e os 59 jurados (jornalistas de todo o mundo), mostraram um ranking onde classificava os 10 melhores e logo em seguida o primeiro lugar.

Os três finalistas que ocuparam o pódio foram: Mercedes-Benz E-Class, o Toyota Prius e o campeão Volkswagen Polo.

A previsão é que este novo modelo chegue ao mercado nacional em 2013.

Por: José Alberi Fortes Junior.