Ford C-Max Energi Solar Concept – Novo carro conceito movido a energia solar


A Ford estará exibindo um carro conceito movido a energia solar no Consumer Electronics Show em Las Vegas.

O Ford C-Max Energi Solar Concept apresenta um painel solar no telhado. Ele tem a capacidade de acompanhar o sol e pode extrair energia o equivalente a uma carga de bateria de quatro horas. Segundo a Ford, o carro pode viajar até 21 quilômetros apenas com eletricidade do painel solar e será exibido como carro conceito na CES de 2014.

A Ford também informou que irá testar a viabilidade para ver se a energia solar C-Max poderia ser trabalhada com produção em massa.

Segundo a Ford os painéis de teto solar vão usar um veículo off-lente concentrador solar separado. A empresa disse que a lente funciona semelhante a uma lupa, garantindo com que os painéis absorvam a energia suficiente.

As lentes irão seguir o movimento do sol, permitindo a Ford aumentar a potência recolhida por até oito vezes. Também vai contar com uma tomada de carga convencional para garantir que ela possa ser carregada em caso de um dia nublado. De acordo com a Ford isso terá o mesmo efeito sobre o desempenho do carro como o seu plug-in modelos híbridos, que tem um alcance estimado de 620 milhas.

O carro conceito foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Geórgia e SunPower Corp.

Quem ama carros, pode se surpreender com a proposta oferecida pela Ford que além de apresentar um design moderno ao seu carro, ainda consegue mostrar inovações que favorecem a preservação do  meio ambiente, o que tem sido cada vez mais considerado por clientes que buscam produtos não apenas de qualidade, mas que aderem a políticas de saúde do planeta.

Basta agora aguardarmos com será o  efetivo desenvolvimento do modelo, bem com a possível distribuição desta gama que agrega design sofisticado e tecnologia consciente.

Por Jaime Pargan

Ford C-Max Energi Solar Concept

Foto: Divulgação


Nissan Sentra Nismo Concept – Configurações estéticas, tecnológicas e mecânicas do modelo


A Nissan, fabricante japonesa de carros, está apresentando o Nissan Sentra Nismo Concept em sua configuração esportiva do sedan médio japonês.

O modelo conta com alguns diferenciais estéticos, tecnológicos e mecânicos em relação ao modelo tradicional. Nota-se que o motor adotado no Sentra Nismo Concept é composto por quatro cilindros de turbo de 1.8L com injeção direta, a qual produz uma potência de 240 cavalos e 32,5 Kgfm de torque, vinculado a uma transmissão totalmente manual com 6 velocidades, sendo que o diferencial é que o deslizamento é limitado. A suspensão da dianteira é totalmente independente e a da traseira se associa ao tradicional esquema semi-independente com a barra de torção.

A estética do modelo é meramente esportiva, na qual se destacam principalmente as rodas com nada menos que 19 polegadas, estando elas montadas em pneus calibrados em 225/35R19 da marca Michelin Super Sport, os quais é possível verificar as pinças de freio Brembo – as mesmas pinças utilizadas no modelo Nissan 370Z.

Outras vertentes contribuem para uma melhor aparência esportiva, como o spoiler dianteiro que foi feito mais baixo, os para-lamas e as soleiras laterias foram alargadas e o para-choque traseiro está mais espaçoso para se agregar à parte inferior dela, com as saídas duplas de escape. Um detalhe que se observa também é que o spoiler localizado na parte traseira personalizado e uma luz central de neblina que fica situada no difusor complementam o novo look do modelo.

O interior está bem integrado, e lembra bem os carros de corrida da GT, que contam com um volante revestido de couro / Alcantara, assim como a alavanca do câmbio. Já o painel de instrumentos tem um acabamento firme e revestido de fibra de carbono e os detalhes em Chrome.

Toda essa estrutura do modelo foi elaborada para dar ao consumidor da marca um certo conforto na hora de dirigir o automóvel, além de suprir toda a demanda da necessidade da tecnologia de ponta.

Por Daniela Almeida da Silva

Nissan Sentra Nismo Concept

Foto: Divulgação


Volkswagen Golf GTI Design Vision – Novo modelo apresenta motor de quase 500cv


O Golf GTI Design Vision prioritariamente é um modelo conceitual que foi totalmente desenvolvido pelos engenheiros e designers da Volkswagen para atuar na apresentação no festival Wörthersee, realizado neste ano de 2013 na Áustria no verão europeu.

O automóvel conta com um motor potente de quase 500 cavalos, o qual é capaz de ser acelerado de 0 a 100 Km/h em apenas 3,9 segundos, transferindo toda a sua potência para o meio do asfalto através de um sistema de tração integral regida em suas quatro rodas.

Debaixo de um visual meramente agressivo, porém, há uma mesma plataforma MQB que convenciona e equipa o Golf tradicional e o Audi A3. A única distância que existe entre os eixos é a mesma do Golf GTI tradicional, porém as outras dimensões existentes foram alteradas.

O Golf GTI Design Vision possui uma diferença de uns 15 milímetros mais curto – sendo 4.253 milímetros de comprimento, que faz com que a sua traseira se torne menor. Sua altura de 1.385 milímetros é 57 milímetros inferior à do modelo considerado tradicional – como resultado da decorrência do teto e da suspensão, que são rebaixados. Ele também visualmente é bem mais largo – sendo 1.870 milímetros a mais no lugar dos 1.799 milímetros do modelo tradicional de produção. Isso fez suas bitolas dianteiras e traseiras maiores: sendo 1.595 milímetros (um aumento composto de 57 mm) à frente e de 1.579 milímetros (um aumento composto de 63 milímetros) em sua traseira.

A Volkswagen ainda não revelou publicamente o peso do carro, mas sabe-se que ele é revestido totalmente de painéis compostos de plástico, e possui todos os bancos traseiros removidos, além de uma cabine sem nenhum dos principais detalhes presentes no modelo de produção, tais como o isolamento térmico acústico. Acima do capô, no lugar do 2.0L turbo de quatro cilindros do GTI tradicional, o Golf GTI Design Vision possui um outro de 3.0L bi-turbo VR6, o qual produz 496 cavalos a 6500rpm com torque máximo de 55,9 Kgfm disponível entre os de 4000 e 6000rpm, os quais são distribuídos para as rodas dianteiras e traseiras do carro através de uma caixa de transmissão totalmente automática composta de dupla embreagem de mais ou menos seis velocidades, além de um sistema que possui tração integral Haldex que é legitimamente encontrado no modelo VW Golf 4Motion. Esse motor deverá ser aplicado à nova versão de produção do modelo CrossBlue, mas não tão bem ajustado para suportar esse nível de potência. As versões futuras do Passat também irão contar com o mesmo motor.

Por Daniela Almeida da Silva

Volkswagen Golf GTI Design Vision

Foto: Divulgação


Nissan BladeGlider – Novo Carro Elétrico inspirado em Veículos de Corrida


A Nissan, fabricante multinacional japonesa de automóveis, esteve revelando a partir desta última sexta-feira (8) as primeiras imagens do carro-conceito BladeGlider. O veículo será apresentado no Salão de Tóquio, a partir do dia 23 de novembro.

De acordo com o comunicado da fabricante em 2010, o veículo tanto é uma proposta de desenvolvimento para futuros projetos de novos automóveis elétricos, como também um protótipo de produção.

O modelo BladeGlider tem a forma de triângulo, com frente estreita, com as rodas bem mais unidas, traseira mais larga e formato adaptado para diminuir o arrasto e melhorar a estabilidade. O veículo ainda possui portas que se abrem totalmente para cima e a carroceria é feita de fibra de carbono.

Este modelo comporta até 3 pessoas, neste caso, o motorista fica sozinho na frente, em posicionamento central, se sentindo como uma peça única do carro. Para uma melhor facilidade na entrada dos passageiros, o banco do condutor desliza-se para fora quando a porta é aberta. O objetivo deste design foi revolucionar a arquitetura do automóvel para proporcionar novas emoções, além de agregar valor e se tornar claro para os consumidores sustentáveis, pois seu sistema é o único de emissão zero (de poluentes), podendo redefinir seus conceitos básicos de um carro.

A Nissan ainda ressalta que o conceito ainda partilha diversos outros recursos de sustentabilidade com os modelos Leaf e ZEOD RC, carro de emissão de poluentes zero para corrida, no qual será apresentado ainda nas 24 Horas de Le Mans, no ano que vem. Os motores estão nas rodas e são controlados de forma independente. Com este design totalmente arrojado e emprestando os principais elementos de veículos de corrida, a montadora diz que ainda pretende levar aos carros modelos de produção outras sensações novas que só se têm na pista.

O consumidor poderá acompanhar todos estes e outros detalhes a cerca do carro no site www.nissan.com.br.

Por Daniela Almeida da Silva


Novo Audi TT será lançado como carro conceito em 2014


O Audi TT passou por mudanças para 2014. Um protótipo do carro para sua terceira geração foi flagrado, dando-nos uma ideia mais clara de como o novo modelo pode ser.

A Audi ainda não se declarou sobre uma data de lançamento oficial, no entanto, os rumores sugerem que o novo TT fará sua estreia como um carro conceito em um grande evento do segmento em 2014, possivelmente seja no Genebra Motors, programado para acontecer em março do próximo ano. Quanto aos preços, o TT atual está sendo vendido a partir de 24.000 libras (cerca de R$ 72.000).

No geral, o estilo será mais agressivo do que os MkI e MkII TTs. A Audi se inspirou nos  conceitos do Spyderque que foram vistos no Salão de Detroit em 2010 e no Paris Motor Shows, bem como nos conceitos dos carros mais recentes do mercado como o 'Q2',  o Coupe Crosslane mostrado em Paris, no final do ano passado.

O novo Audi TT apresenta uma frente mais aprimorada, com faróis mais finos que acompanham a borda frontal do capô. Ele virá com uma forte semelhança de design encontrado no modelo anterior. A traseira também é semelhante, com lanternas traseiras e uma tela mais larga.

No interior, a Audi deverá garantir os limites de qualidade mais uma vez. Haverá couro tátil e robusto, guarnição de alumínio, enquanto que o painel será dominado por uma tela sensível ao toque de oito polegadas, embora seja um pouco menor do que um iPad (que tem uma tela de 9,7 polegadas), os proprietários serão capazes de deslizar através dos vários menus da mesma forma.

Os engenheiros que trabalham na terceira geração do TT querem superar o Boxster  produzido pelo Volkswagen, mas eles pretendem fazê-lo sem afetar a reputação da Audi no que se refere ao estilo, luxo e utilidade cotidiana. Este objetivo será alcançado por etapas. Em primeiro lugar, a Audi planejam diminuir o peso do TT, propiciando benefícios na dinâmica do automóvel, bem como no consumo de combustível e desempenho. 

Por Jaime Pargan

Audi TT

Foto: Divulgação


Toyota apresentará conceito FCV no Tokyo Motor Show


A principal atração da Toyota este ano no Tokyo Motor Show será uma versão quase pronta do Veículo Celular Combustível (FCV), um conceito, que será revelado no evento em 20 de novembro de 2013 ao lado de quatro outros carros conceitos que dão um olhar para a mobilidade no futuro. O conceito FCV prevê um modelo que será lançando primeiramente no Reino Unido em 2015, embora em número muito limitado.

O conceito apresenta  uma base compacta para combustível e um par de tanques de hidrogênio de alta pressão. A Toyota conseguiu o dobro da densidade de células de alimentação de combustível, empregando um pequeno motor elétrico, bem como a redução do tamanho global do sistema utilizado anteriormente. Apesar da redução do poder de tamanho o carro aumentou cerca de 135bhp.

A Toyota afirma que o FCV é capaz de cobrir, pelo menos, 300 milhas. O tempo de reabastecimento também é dito ser praticamente o mesmo que a gasolina convencional ou veículos a diesel, mas ao contrário dos combustíveis de carros normais movidos a hidrogênio só produzem vapor de água como um produto residual.

Sua medida em comprimento é de 4.870 milímetros, 1,810 milímetros de largura e 1.535 milímetros de altura, tornando-se semelhante em tamanho a um BMW Serie 5 sedan. Ele foi projetado com a eficiência aerodinâmica, e possui entradas de ar esculpidas em  linhas para auxiliar o fluxo de ar. Enquanto na parte de trás os designers da Toyota afirmam ter sido inspirada pela proa de um catamarã.

A infraestrutura de abastecimento ainda está para ser colocada no mesmo lugar de veículos movidos a hidrogênio.

As estações de reabastecimento de hidrogênio nas principais rotas, como a M1 e M4, serão colocadas em prática, juntamente com o primeiro lote de FCV previsto para 2015.

Os preços não foram divulgados e os apaixonados por carros aguardam com ansiedade mais essa novidade inserida no mercado de automóvel.

Por Jaime Pargan

Toyota FCV

Foto: Divulgação


Jaguar C-X17 – Características do carro conceito


Ao vermos o Jaguar C-X17 se movendo  a todo vapor realmente traz à tona o quão impressionante é o seu design. O conceito pode ser cheio de arestas, mas a embalagem e o caráter deste carro são claros.

Esperamos sempre ver um Jaguar  com conceito de carro para passeio, então, finalmente, o C-X17 chegou no Frankfurt Motor Show no início deste ano. Agora, a pintura azul do carro original foi trabalhada a favor do prata.

A equipe de design por trás deste conceito está ansiosa para vê-lo em produção. O Diretor de Design Avançado Julian Thomson, revelou: "Nós não estamos queremos deixar os clientes para baixo, não podemos mostrar este conceito e, em seguida, apresentarmos algo que não se parece nada com ele”.

Olhado por dentro, você começa a ter uma noção do que o C-X17 é, com um layout de quatro lugares e volante F-Type desportivo que revela este como mais do que um simples carro de passeio, mas um crossover (carro adaptado para adquirir características de um carro de passeio) dinâmico.

Debaixo do capô está o motor de 3.0 litros usado com grande efeito na F-Type, mas também disponível no XJ e XF limo.

Você realmente tem a sensação de que está sendo encapsulado dentro do C-X17, assim como você faz em um carro esportivo. Isso não é por acaso, visto que as equipes de design e engenharia têm trabalhado juntas desde o primeiro dia para ajudar a criar estas proporções, incluindo o longo capô.

Em termos do que uma unidade como esta pode realmente nos ensinar, podemos concluir que não há pouco do que aprender. A equipe por trás do projeto quer que a versão de produção seja mais dinâmica, mais eficiente para conseguir o melhor resultado para o futuro dos carros de sua categoria.

O modelo C-X17 tem se mostrado como uma promessa quando falamos na aposta de uma geração de carros mais cobiçada pelo público, cada vez mais exigente.

Por Jaime Pargan

Jaguar C-X17

Foto: Divulgação


Chrysler RAM 1500 Rumble Bee Concept – Novo carro conceito poderá ser fabricado


Chrysler RAM 1500 Rumble Bee Concept Quem disse que conceitos não podem se transformar em realidade? A Chrysler, fabricante americana de veículos, com sede em Michigan, anunciou que pretende criar uma versão da picape RAM 1500 Rumble Bee Concept.

Segundo o diretor de marketing, a empresa pretende realizar testes em concessionárias pelos EUA para saber a receptividade que o automóvel teria com o público. Com um visual totalmente diferenciado do modelo 1500, no qual ela foi baseada, a Chrysler pretende atingir um público mais específico, que preza pelo design robusto e que é marca registrada da empresa.

O anúncio foi feito em Detroit, a capital mundial automotiva, durante a Woodward Dream Cruise, evento que reuniu diversos veículos customizados e clássicos de várias marcas diferentes.

A picape possui um visual bastante diferenciado, com uma pintura amarela exclusiva, rodas aro 24, suspensão rebaixada e faixas pretas nas laterais. Além disso, o acabamento do interior é totalmente exclusivo, para diferenciá-la do modelo 1500.

A nível de potência, a Chrysler RAM 1500 Rumble irá contar com um motor 5.7 V8 com 395 cv de potência e um torque de 56 Kgfm. Os possíveis preços e demais informações da produção ainda não foram divulgados pela empresa, que introduziu pela primeira vez um carro conceito no evento.

Após uma concordata, a Chrysler passou a pertencer ao Grupo FIAT, e obteve uma receita de 20 bilhões de Euros no primeiro trimestre de 2013. Parte do sucesso deve-se a capacidade da empresa em inovar tanto em design quanto na tecnologia  empregada em seus veículos.

Por Ebenézer Carvalho


Honda Mobílio Concept – Novo modelo de baixo custo


Honda Mobílio Concept A marca Honda está inovando com o Mobílio Concept, terceiro modelo com baixo custo da marca. Depois do lançamento do hatch Brio e do sedan Brio Amaze, a empresa de origem japonesa escolheu pela inclusão de uma 3ª carroceria, com características mais família, além de capacidade maior referente à carga.

De acordo com alguns especialistas do setor automotivo, isso ocorre em um momento em que os mercados considerados emergentes tornam-se importantes para empresas do setor, que revezam-se na introdução de veículos “low-cost” (custo baixo). A Indonésia é um dos países que mais tem recebido a atenção das companhias. Publicações especulam que outro fator que levou ao lançamento do Mobílio foi a apresentação do Go e do Go+, modelo derivado, pela empresa Datsun.

Por hora, o Mobílio é apenas mais um conceito da Honda, mas a perua deve ser produzida de forma serial sem muitas alterações. O carro, aliás, assemelha-se muito ao Datsun Go+. Os dois apresentam uma 3ª fileira de bancos e porta-malas com bastante espaço.

A Honda ainda não publicou mais detalhes sobre o carro e nem sobre a motorização que nele será acoplada, mas cogita-se por lógica que será o já tradicional 1.5 VTEC com 4 cc e cerca de 80 cavalos de potência, propulsor comprovadamente econômico e de grande potência. Por ser um veículo que tem o objetivo de redução de custos, seu câmbio irá ser do tipo manual com 5 marchas.

Por Marcelo Araújo


Audi Quattro – Carro conceito pode ter produção em série


Conceito Audi QuattroSegundo a Autoexpress, publicação especializada no segmento automotor, a Audi pode começar a produção em série do carro-conceito Quattro. A curiosidade é que o modelo poderá não ser inspirado no Sport Quattro, protótipo revelado durante os primeiros dias de realização do tradicional Salão de Frankfurt, na Alemanha.

De acordo o chefe de design da empresa, Wolfgang Egger, a Audi fez dois carros do modelo Quattro e precisa se decidir sobre o início da produção de um deles até o final de 2013. Referente ao outro modelo que executivo citou, é um Audi Quattro Concept de 2010, introduzido no Salão de Paris. A respeito do conceito de 2013, que foi feito com uma base do tipo MLB, o protótipo de 2010 foi produzido sobre plataforma MQB.

Entre outros aspectos, há uma outra diferença entre os dois conceitos que está abaixo do capô. O modelo Quattro apresenta uma motorização 2.5, turbo, 5 cc, chegando a 408 cavalos de potência e 48,9 kgmf. Desta forma, o veículo conceitual tem a capacidade de chegar aos 100 quilômetros por hora em 3,9 segundos. Já no Sport Quattro, o propulsor é 4.0, V8, com um motor elétrico e biturbo, ou seja, muito mais agressivo. 

Por Marcelo Araújo


Jaguar C-X17 – Novo carro conceito


Jaguar C-X17A Jaguar se antecipou às suas concorrentes e lançou um novo conceito. O lançamento em questão já ocorreu, o que de certa forma causou espanto a todos, já que o lançamento se deu antes mesmo do famoso salão de automóveis de Frankfurt.

O Salão do Automóvel de Frankfurt é considerado um dos mais importantes eventos sobre veículos do mundo. É em Frankfurt na Alemanha que todas as montadoras e empresas voltadas para o segmento automobilístico disputam a atenção do mundo. No entanto, a majestosa Jaguar não se preocupou nem um pouco e lançou nesta semana o seu mais novo conceito de veículo, que diga-se de passagem está muito sofisticado.

O novo conceito foi denominado de C-X17 e a princípio se trata apenas de um estudo da marca para o que seria um possível CrossOver.

O design do novo conceito é arrojado, mas mantém as características básicas de todos os modelos da montadora, sua silhueta foi inspirada no XF. O veículo se destaca por suas entradas de ar exuberantes e traz um panorâmico teto solar.

Acredita-se que o crossover em si seja apresentado de fato em Frankfurt, mas novidades podem surgir antes mesmo que o maior evento automobilístico do mundo aconteça.

Por Fernando Setoue


Bugatti Galibier não será produzido


Bugatti GalibierApresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009 e desde então conhecido pelo público e pela imprensa, o Bugatti Galibier não deve ir para frente e sair do status de carro-conceito. Após adiamentos em sequência na apresentação de uma versão de produção e no começo da fabricação, a empresa francesa deve cancelar o super sedan.

O CEO da marca, Wolfgang Schreiber, anunciou que não é possível desenvolver o três volumes e a nova geração do Veyron ao mesmo tempo, e ainda afirmou que as atenções e os esforços serão dedicados a nova geração do superesportivo. Apesar disso, Na época do lançamento, a Bugatti anunciou que a meta era vender entre 1.000 e 1.500 unidades do Galibier ao preço de 1 milhão de euros.

O Galibier, modelo da Bugatti criado para rivalizar diretamente com o Porsche Panamera, foi feito com estrutura em alumínio e fibra de carbono, além de materiais leves e resistentes, que também são utilizados na carroceria. Imponente, tem 5,3 metros de comprimento e 1.900 kg. A abertura bipartida do capô e as oito saídas de escape – quatro em cada extremidade do para-choque traseiro – são algumas das características do modelo. Fazem parte dele, também, o grupo ótico traseiro separado pela luz de freio vertical e, na parte mecânica, o motor W16 8.0 litros com 1.001 cavalos de potência.  

Por Jorge Souza


Smart Fourjoy – Novo modelo subcompacto não terá portas


Smart FourjoyImagens inéditas e oficiais referentes ao novo conceito de veículo subcompacto da marca Smart já apareceram na web.

O carro-conceito da empresa leva o nome de Fourjoy, modelo que deve indicar o sucessor de produção que irá ser o substituto do Smart ForFour.

O conjunto de fotos que foram publicadas pelo portal especializado no segmento, o AutoWP (Rússia), apresenta um modelo sem portas que remete a um carrinho de campos de golfe.

No que se refere ao interior do conceito, os ares futuristas, obviamente, não serão parte do veículo a ser produzido pela empresa, porém, os elementos e detalhes da parte externa da traseira e da dianteira poderão ter adaptação para a geração referente ao ForFour.

De acordo com a empresa, mais informações oficiais irão ser apresentadas ao público e à imprensa quando ocorrer a estreia em escala mundial do Fourjoy, que será realizada no tradicional Salão de Frankfurt, evento que ocorre na Alemanha entre os dias 12 e 22 do mês de setembro com as principais marcas do segmento automotor.

Especialistas indicam que o carro produzido com base neste conceito pode ser um forte concorrente do segmento.

Por Marcelo Araújo


Kia lançará novo conceito no Salão do Automóvel de Frankfurt


Carro conceito da KiaA montadora coreana Kia aposta no mercado dos compactos para se fortalecer entre as consolidadas montadoras mundiais.

A Kia anunciou o desenvolvimento de um conceito com cara de crossover a ser divulgado no próximo Salão do Automóvel de Frankfurt.

A montadora crê que o segmento dos compactos está em crescente expansão e que não aproveitar essa onda seria um alto prejuízo. A montadora coreana já adiantou que mesmo o conceito se aproximando de um crossover o mesmo modelo servirá como base para diversos modelos da marca. Pelo que pode ser observado a montadora se preocupou em manter a sua principal marca, a boca do tigre. A incorporação dessa marca foi realizada pelo designer Peter Schreyer.

O conceito estará à disposição no salão do automóvel de Frankfurt e sua função é coletar a maior quantidade de feedbacks possíveis. A ideia da montadora é construir o novo modelo com base nas experiências oferecidas pelos seus clientes e adoradores.

A Kia já se adiantou e descartou completamente as possibilidades do modelo conceito exibido no Salão do automóvel de Frankfurt se transformar em veículo e ser comercializado no mercado, pelo menos não no imediato momento.

Por Fernando Setoue


BMW Vision Gran Turismo – Modelo conceito para o jogo Vision Gran Turismo do PS3


BMW Vision Gran Turismo A marca BMW apresenta o 1º design referente a um conceito novo batizado como Vision Gran Turismo. Este nome, segundo alguns especialistas do setor, teve origem no Gran Turismo, jogo de automobilismo para a plataforma PlayStation.

A empresa Sony revelou o novo teaser referente a 6 edição da gama, além de um renovado projeto que leva o nome de Vision Gran Turismo, ação conjunta que envolve os fabricantes no intuito de levar conceitos diretamente para games. O jogo será lançado no dia 6 de dezembro, para o videogame PlayStation 3.

Um dos veículos apresentados é o modelo da BMW citado, que apresenta um desenho bastante semelhante ao do veículo Vision EfficientDynamics, dando origem ao tipo elétrico da BMW, o i8. Não foram reveladas, ainda, mais informações a respeito da mecânica do veículo, sendo que o modelo foi feito com exclusividade para os games.

Fora a poderosa BMW, mais 17 empresas estão confirmadas no jogo: Zagato, VW, SRT, Peugeot, Nissan, Nike, Mercedes-Benz, JORDAN Brand, Infiniti, Honda, GM, Bertone, Audi, Aston Martin, Alpine e Alfa Romeo.

Algumas delas já fizeram confirmação de projetos. Um exemplo é a VW, que autorizou os designers da marca para que possam "brincar" com o modelo Golf; com o Alfa Romeo e com o Biposto Vision 6C Gran Turismo, feito pela equipe da 4C.

Por Marcelo Araújo


Lamborghini Gallardo LP 570-4 Squadra Corse – Características do novo conceito


Gallardo LP 570-4 Squadra CorseFoi divulgada nesta quarta-feira (31) a mais nova versão do modelo da Lamborghini, o Gallardo LP 570 Squadra Corse.

O novo conceito da montadora foi concebido usando como base o Gallardo Trofeo e só será oficializado como novo conceito no tão esperando Salão do Automóvel de Frankfurt, que deve ocorrer em setembro na Alemanha.

A Lamborghini ainda se exibe dizendo que o “Gallardo LP 570-4 Squadra Corse é praticamente um carro de corrida”. Exageros à parte, o que podemos levantar é que o novo conceito teve seu nome em homenagem ao recente departamento criado na Lamborghini, que cuida especificamente dos motorsports. É exatamente esse departamento que cuida dos veículos de corrida da empresa, talvez por isso do comentário nada humilde dos dirigentes.

O motor dessa belezinha é um V10 que pode chegar em até 570 cavalos de potência. O design do modelo lembra muito modelos de corrida e sua estrutura tem várias peças feitas de alumínio e fibra de carbono. O novo modelo chega a ser 70 quilos mais leve que o seu antecessor, o Gallardo LP 560-4.

Por Fernando Setoue


Hyundai Mistra Concept – Novo sedan apresentado no Salão de Xangai


Hyundai Mistra ConceptNo Salão de Xangai 2013 a fabricante japonesa Hyundai apresentou umas das maiores atrações da marca que é o Mistra Concept, um novo sedan de porte médio-grande que vai chegar ainda este ano na China. 

O Mistra mede 4,71 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos tem uma distância de 2,77 m. As rodas são de liga leve de 19 polegadas. 

O design do Mistra é bem curioso, deixando-o com uma aparência equilibrada lembrando os automóveis da Kia, pois contém um capô inclinado e longo com a grade ampla na dianteira e com o emblema da Hyundai.

É um carro feito para chamar a atenção dos jovens entre 20 a 30 anos. 

A Hyundai não revelou detalhes do interior do modelo nem sobre o sistema de transmissão, mas a estimativa é que o motor tenha pelo menos 4 cilindros de 2.0 litros com 180 cv de potência ou até mesmo 250 cv de potência. 

Ainda não foi divulgado o valor do modelo e nem se será vendido em outros países ou somente na China. Ainda neste ano serão divulgados mais detalhes do Mistra.

Por Mariana Rodrigues


E4U – Carro Conceito da Hyundai


A montadora sul-coreana Hyundai, apresentou um carro-conceito para um passageiro, o E4U que é um veículo individual e consegue se mover em todas as direções. Esse carro-conceito foi elaborado no ano passado e tem foi uma as maiores atrações da feira Seoul Motor Show de 2013 realizado na Coréia do Sul, porém pode não ser lançado oficialmente.

O E4U parece um grande ovo e tem um sistema que funciona por uma semi-esfera e duas rodas pequenas na parte de trás para evitar que o veículo fique girando descontroladamente, o controle é através dos pés, o condutor tem que ter uma certa prática para conseguir dirigir, pois o veículo só é controlado por dois pedais.

Os dois pedais faz o E4U girar, sendo o pedal direito gira em sentido horário e o esquerdo gira no sentido anti-horário, quando ambos os pedais são acionados o veículo se move para a frente. A velocidade do E4U equivale a passos de uma pessoa, é um veículo muito prático e compacto.

O nome E4U tem três significados que são o Egg, Evolution e Ecology, ou seja, em português é ovo, evolução e ecologia.

Por Mariana Rodriges


Nissan apresentou novo carro conceito no Salão de São Paulo


Mais uma novidade interessante chegou ao movimentado mercado de automóveis, pois a Nissan (empresa asiática especializada na fabricação e comércio de veículos) apresentou durante a realização do Salão Internacional de São Paulo – que está acontecendo até o dia 04 de novembro de 2012 – o seu mais novo modelo de carro conceito.

Este veículo cheio de ideias para futuros automóveis foi feito especialmente para o evento automotivo, que acontece na capital paulista, e consiste em um modelo do tipo cupê esportivo com forte inspiração no GT-R, que possui cores muito chamativas e fortes e contou com o auxílio de designers de automóveis brasileiros em sua idealização.

O próximo passo deste modelo conceito será transformá-lo em um veículo para circular nas ruas e que terá como principais mercados consumidores os países da América Latina e países emergentes, como: Índia, China, Rússia e Tigres Asiáticos.

Deste modo, se você gosta de veículos do tipo conversível com luxo, sofisticação e opções esportivas basta esperar mais um pouco para conferir que tipo de novidades a Nissan vai criar a partir do seu novo carro conceito apresentado em São Paulo.

Por Ana Camila Neves Morais


Onyx – Versões scooter e bicicleta


O Onyx recentemente chegou ao mercado de autos trazendo um conceito diferenciado de estilo, modernidade e versatilidade. Além do automóvel convencional, o Onyx poderá ser conferido também nas versões scooter e bicicleta

Os modelos foram apresentados no Salão Parisiense, evento que aconteceu no mês passado. Devido seu arrojo e sofisticação, o projeto conseguiu roubar a cena dos veículos da mesma categoria.

O maior atrativo, sem dúvida alguma, foi a inusitada scooter de três rodas: duas na parte da frente e duas na parte de trás. De acordo com  a montadora, a moto em questão é bastante econômica e sustentável,  uma vez que consome somente 1 litro de combustível, a cada 50 km rodados.

O modelo conta com um  propulsor  movido a combustão, trabalhando em conjunto com um motor elétrico, que depende de um cabo de energia adaptável à tomada. A Scooter Onyx possui 400 cilindradas e gera até 64 cavalos. Nada mau!

Segundo a marca, a Scooter tem 1.500 mm entre eixos e mede 2.100 mm no total. Os preços de venda e data de lançamento nas concessionárias ainda não foram divulgados.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Hyundai Veloster Velocity será apresentado no SEMA Show 2012


Outra novidade interessante está sendo veiculada no mercado automotivo mundial, pois a Hyundai informou que irá apresentar durante o SEMA Show (considerado o mais importante salão de automóveis personalizados) a nova versão do i30, o Gênesis Coupe R-Spec Track Edition, e o Veloster Velocity, que consiste em um carro conceito desta montadora feito pela sua equipe de Engenharia e Design.

O conceito de veículo apresentado no Veloster Velocity conta com motor com 1.6 litros turbo feito pela Cosworth que alcança uma potência máxima de 400 cavalos e um torque de até 48,3 kgfm. Outras novidades deste veículo são os intercoolers, novo sistema de combustível, rodas de aro 19” com visual mais agressivo e a injeção direta.

Outras novidades deste Veloster é a estética mais voltada para os carros esportivos, com difusor traseiro, aerofólio em tamanho maior, freios com sistema de resfriamento, entre outros.

Deste modo, se você gostou das novidades do Veloster Velocity basta aguardar o SEMA Show para conhecê-lo por completo e aguardar os possíveis veículos que serão colocados no mercado com as ideias vindas deste carro conceito.

Por Ana Camila Neves Morais


Ford Fusion – Ganha prêmios internacionais


O novo Ford Fusion, lançado pela Ford em Janeiro deste ano, é um carro relativamente recente no mercado e já ganha destaque pela sua eficiência e inovação.

No mês de seu lançamento ganhou dois prêmios internacionais: o de “Melhor Carro” no Salão de Detroit, e o “EyesOn Design”, concedido pelo Instituto de Oftalmologia de Detroit.

Isso porque o seu conceito, baseado em inovação e sofisticação, traz qualidades como: Duas opções de motores com 173 e 243 cavalos de potência, para extrair o máximo da performance de acordo com as exigências de cada consumidor; sistema de tração nas 4 rodas, que garantem estabilidade e segurança ao veículo; 6 airbags (frontal, lateral e de cortina); sistema de monitoramento de pressão nos pneus, sensor de estacionamento traseiro, entre outros benefícios.

Em questão de estilo, conta com luz ambiente com sistema de personalização que inclui 7 opções de cores; teto solar elétrico (opcional), porta-malas com 530 litros de capacidade, piloto-automático com comandos no volante, faróis com lentes escurecidas que possuem acendimento automático, luzes de freios integradas, rodas de liga leve 17, entre outros quesitos que o tornam único.

Ele vem também com 36 meses de garantia sem limite de quilometragem, 3 anos de assistência complementar Ford, e revisão com mão-de-obra gratuita a cada 6 meses.

Você também tem a opção de montar o seu modelo personalizado pelo site da Ford.

Acesse www.ford.com.br e confira.

Rosielli Sá


Peugeot Onyx – Novidades e inovações do novo carro conceito


Entre as novidades do Salão do Automóvel de Paris, a Peugeot chamou a atenção pela apresentação do conceito Onyx, um veículo desenvolvido com interior feito em jornal e carroceria fabricada com cobre. O objetivo da montadora com esta estranha combinação foi mostrar que está atenta à pesquisa sobre novos materiais.

Visualmente, o conceito Onyx é bastante inovador. O veículo apresenta linhas futuristas que mostram como a Peugeot desenvolverá seus novos modelos. De acordo com sites especializados, o protótipo pode ser visto como uma antecipação do portfólio que a empresa pretende lançar em 2013. Além das características externas, o interior do veículo chama a atenção por ser feito com jornal prensado. Essa característica será uma tendência da marca, que está sendo chamada pela Peugeot de Paper Wood.

O automóvel enquadra-se perfeitamente no conceito de ecologia e sustentabilidade, mas, além disso, a marca francesa investiu no desempenho do Onyx. O carro apresenta motorização 3.7, V8 (diesel), com 600 cavalos de potência. Fora isso, há tração traseira e uma bateria que funciona com íon-lítio alimentando um elétrico de 80 cavalos de potência.

No evento parisiense, a empresa conseguiu destaque ao apresentar o Onyx. O estande da Peugeot é um dos mais visitados da tradicional feira.

Por Marcelo Araújo


McLaren P1 – Novo conceito no Salão de Paris


Mais uma marca de renome no mercado automotor mundial confirma novidades para apresentar no Salão do Automóvel de Paris, evento que será realizado na próxima semana. O conceito novo da McLaren, chamado P1, teve seus detalhes revelados em imagens divulgadas pela marca.

Para desenvolver o carro, a empresa inspirou-se no modelo do MP4-12C. A apresentação do veículo será feita no evento parisiense e a marca divulgou informações de que a previsão para entrada do veículo no mercado é de um ano.

De acordo com informações da marca, a proposta da McLaren é ser a mais rápida não apenas no que se refere à velocidade final, mas em todo um circuito, como um carro de produção. De acordo com a empresa, o que se busca para um supercarro é que ele possa ser “utilizável” em diversos tipos de situação.

Apesar das informações sobre a estreia do novo conceito, a empresa inglesa não divulgou nenhum dado de desempenho ou técnico sobre o modelo. De acordo com fontes ligadas à McLaren, o P1 será apresentado com V8 de 3,8 L combinado com um sistema KERS que, da mesma forma que ocorre na Fórmula 1, possibilita recuperação de energia frenagem e, com isso, entrega 976 cavalos de potência. 

Por Marcelo Araújo


Importância dos carros-conceito para o desenvolvimento de novos modelos


Os carros-conceito sempre apresentam inovadoras ideias relacionadas ao design, motorização e tecnologia dos automóveis, mas isso não significa que todos eles resultarão em modelos que serão disponibilizados para o público, pois muitas vezes, eles se configuram apenas como demonstrações e protótipos de tendências futuras.

Por vezes, os conceitos são exóticos e mirabolantes. É comum ver em feiras e salões, carros 100% elétricos e modelos com desenhos aerodinâmicos que provavelmente nunca entrarão em linhas de montagem.

O chefe de design da Ford América do Sul, João Marcos Ramos, revelou que os carros-conceito eram chamados antigamente de carros de sonho e então as marcas investiram em estudos para descobrir até que ponto poderiam ousar e o que era viável para se concretizar. Esse tipo de projeto, com o passar dos anos se tornou muito útil no mercado de autos, pois tem o poder de apontar soluções.

Ainda de acordo com João Marcos Ramos, um bom exemplo disso é o  Ford Evos, um carro que não foi produzido em série, mas cumpriu um papel essencial na definição de elementos de design de outros veículos da montadora.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Mahindra XUV 500 – Lançamento no Salão do Automóvel de São Paulo


O Salão do Automóvel de São Paulo começa dia 24 de outubro e vai até o dia 4 de novembro, e diversas montadoras já confirmaram presença no evento e uma delas é a Mahindra. A fabricante confirmou que a principal atração do Salão será o XUV 500, um utilitário esportivo que será comercializado no Brasil no ano que vem, inicialmente sendo importado da Índia.

O modelo foi lançado no mercado indiano ano passado e conta com três versões equipadas com a mesma transmissão e o mesmo motor, o 2.2 turbodiesel com 140 cv de potencia, 33 kgfm e injeção direta.

O câmbio é manual e possui seis velocidades. Duas destas versões trazem tração 4×2 e uma apresenta tração 4×4, sendo essa a versão top de linha do veículo. A fabricante afirma que o XUV 500 vai de 0 a 100 km/h em apenas 17 segundos, sendo que sua velocidade máxima é de 185 km/h.

A montadora de origem indiana atua no mercado brasileiro através da Bramont, que monta os carros na zona franca de Manaus. Atualmente, a Bramont monta mais três automóveis da Mahindra, o Pick Up cabine dupla, o Pick Up chassi e os modelos SUV. Todos eles contam com motor 2.8 turbodiesel e com tração 4×4.

Por Felipe Santos Bonfim


Dacia Duster – Lançamento com garantia de 7 anos e preço baixo


O mercado de veículos do Reino Unido será agraciado no final de junho com o lançamento do Dacia Duster. O automóvel é um dos representantes da linha da Dacia, divisão da Renault que fabrica modelos de baixo custo.

Por isso, a expectativa é que o modelo chegue ao mercado consumidor por 10 mil libras, cerca de 32.106,00 reais, e garantia de fábrica de até sete anos.

A marca aposta alto e traz como o veículo principal o SUV, que deve começar a ser vendido nas lojas do Reino Unido no dia 28 de junho. O design do Dacia Duster dá a impressão de que o carro é robusto. Inspirado num off-road, o modelo é moderno e bonito.

Além disso, o veículo não deverá apresentar grandes problemas ao ser utilizado, porque os automóveis da marca já mostraram que, apesar do baixo custo, são bastante confiáveis.

O preço do Dacia e o período de garantia serão diferenciados de acordo com as especificações. No caso do veículo que funcione a gasolina e tração dianteira, o preço é de 10 mil libras.

Já na versão 4WD diesel, o valor de venda é de até 14 mil libras, algo em torno de 44.949,00 reais. Quanto à garantia, o veículo possuirá o certificado comum, mas o consumidor pode adquirir garantia de cinco anos por 395 libras e de sete anos por 850 libras.

Fonte: Dacia

Por Matheus Camargo


Morgan Plus E – Apresentação do Novo Carro Conceito no Salão de Genebra 2012


O Salão de Genebra, na Suíça, tem sido o palco de apresentação de vários automóveis. São verdadeiras máquinas sobre quatro rodas, projetadas pelas mais conceituadas marcas do mundo. A Morgan não poderia ficar de fora e levou para o evento o novo carro conceito Plus E, sucessor do Plus 8.

O grande diferencial do modelo é a sua moderna propulsão, realizada com bateria de íon-lítio e motor elétrico Zytec. Na versão elétrica, o veículo possui a autonomia de satisfatórios 193 km com apenas uma recarga.

A potência do novo Plus E não deixa a desejar, pois ele é capaz de gerar até 160 cavalos. Com transmissão manual de cinco velocidades, o automóvel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Além disso, o veículo é capaz de atingir a excelente velocidade de 185 km/h.

De acordo com o diretor de operações da montadora inglesa, Steve Morris, o Plus E será um misto de beleza e dirigibilidade.

Não há como negar que a Morgan é um ícone em esportividade, agora é esperar pra ver se o novo conceito vai agradar!

Para obter mais informações sobre a montadora, acesse o site www.morgan-motor.co.uk.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Peugeot Velv Concept – Novo Carro Compacto Elétrico


As montadoras de automóveis têm investido cada vez mais em veículos alternativos para melhorar a mobilidade urbana. Nos últimos meses foram apresentados diversos modelos compactos, movidos a energia elétrica, que podem ser boas opções para um futuro bem próximo. Quem também resolveu seguir este caminho foi o grupo PSA Peugeot-Citroën, que apresentou o Velv Concept, veículo de três rodas e com capacidade para 3 pessoas, de design futurista e bastante semelhante a um triciclo.

O protótipo Velv, cujo nome significa “Veículo elétrico leve para a cidade”, tem apenas 7,2m de diâmetro de esterçamento, o que lhe proporciona uma boa agilidade, fator essencial para o trânsito nos grandes centros urbanos. Conforme indica o seu nome, o peso do veículo também chama a atenção: 650 kg.

Ele é equipado com um propulsor elétrico capaz de gerar 27 cv, potência suficiente para levá-lo a atingir uma velocidade máxima de até 110 km/h, desempenho nada ruim para um veículo destinado ao tráfego dentro das cidades.

De acordo com a montadora, o Velv consegue rodar por 100 km, antes que seja necessária recarregar as baterias de íon lítio, responsáveis pela alimentação do motor. Para não ficar no meio do caminho, o modelo conta com um software que informa ao condutor a carga restante da bateria, calculando quantos quilômetros o compacto elétrico ainda conseguirá se movimentar.

Por enquanto, não há previsão de quando a versão definitiva do Velv será lançada.

Fonte: PSA Peugeot-Citroën

Por André Gonçalves


Audi A2 Concept – Novo Carro Elétrico


A Audi está trazendo de volta o A2, compacto produzido entre os anos de 1999 a 2005, mas que acabou saindo de linha. A nova geração do modelo, equipada com um propulsor elétrico, surge ainda como protótipo, mas poderá estar à venda a partir de 2013, segundo especulações da imprensa internacional, para fazer concorrência ao elétrico i3, da BMW, recém-apresentado.

O A2 Concept tem design futurista e carrega bastante tecnologia. O painel de controle, por exemplo, utiliza uma tela flutuante para mostrar ao condutor todas as informações sobre o veículo, além de permitir acesso à internet e aos diversos comandos do carro. Quanto ao design, as novidades são a carroceria em alumínio e fibra de carbono, que contribuiu para a diminuição do peso; o capô curto; o teto panorâmico de vidro, que permite alterações na transparência; e o feixe de lâmpadas de LED, que percorre toda a lateral da carroceria.

Com relação à parte mecânica, a montadora alemã não liberou os dados oficiais, porém especulações dão conta de que se trata de um motor alimentado por baterias de íon lítio, capaz de gerar 113 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, o suficiente para levar o A2 Concept a uma velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia do propulsor deve ficar em torno de 200 km, e a recarga completa, feita em qualquer tomada doméstica, vai durar 4 horas.

Fonte: Autocar

Por André Gonçalves


Smart Forvision Concept – Nova Versão do Fortwo


A Smart divulgou as primeiras fotos do Forvision Concept, que traz algumas das novidades que serão tomadas como base para o desenvolvimento da nova geração do pequeno ForTwo, prevista para ser lançada durante o próximo ano.

O protótipo, criado em parceria com o grupo Renault-Nissan, tem um design bastante futurista, com destaque para o teto perfurado, que permite a entrada de luz natural no interior do veículo e para as maçanetas das portas, desenhadas como se fossem uma extensão da carroceria. Além disso, o carro conta com uma cabine espaçosa, toda em branco, que conta com um isolamento térmico e acústico, bancos com aquecimento e uma boa quantidade de mostradores digitais. Outras novidades são os faróis de LED, as rodas de plástico (cerca de 3 kg mais leves que as convencionais) e a carroceria em fibra de carbono epóxi (que também contribuiu para a diminuição do peso do veículo).

O motor segue a atual onda verde e é 100% elétrico, abastecido por baterias de íon lítio desenvolvidas pela Basf, que serão recarregadas através da energia solar armazenada nas células fotoelétricas instaladas no teto. Os dados sobre o desempenho do bloco ainda não foram divulgados.

Novas informações sobre o conceito serão reveladas no Salão de Frankfurt.

Fonte: Motor Authority

Por André Gonçalves


Kia Sports Sedan Concept – Primeiras Fotos


A Kia está preparando a apresentação de um novo sedã esportivo para o mês de setembro. O modelo, batizado de Sports Sedan Concept, inicialmente vai surgir como conceito, mas poderá representar o nascimento de uma nova linha esportiva e de luxo da marca coreana, para enfrentar os bólidos da Audi e da Mercedes-Benz, já a partir de 2012.

O novo sedã, de quatro portas, está cercado de mistério, tanto é que não foram divulgadas as informações sobre a parte mecânica e o seu interior. Sabe-se apenas que ele terá tração traseira e capacidade para levar quatro pessoas. A Kia liberou somente algumas fotos, que mostram um belo design, com formas bastante modernas e robustas, que remetem a uma sensação de velocidade, deixando o carro “pronto para decolar”, conforme disse o diretor de design da marca, Peter Schreyer, ao site Autoblog.

Especula-se que o protótipo carregará sob o capô um motor V8, capaz de entregar acima dos 400 cv de potência, que estará acompanhado de uma transmissão automática de 8 velocidades.

O certo é que os detalhes finais serão conhecidos no Salão de Frankfurt, quando o sedã será apresentado oficialmente, ao lado do novo Rio e da versão atualizada do Soul.

Por André Gonçalves


SIM-Lei – Novo Carro Elétrico com Autonomia de 333 km


Que os carros movidos a energia elétrica foram um grande avanço para a indústria automobilística e que são o futuro do segmento, ninguém nega. O problema é que a maior parte das baterias utilizadas nos veículos ainda possui uma autonomia baixa, se comparada às fontes tradicionais de combustível. Além disso, um dos piores problemas que o motorista de um carro elétrico pode enfrentar é a falta de opções para recarregar as baterias de íon lítio durante uma longa viagem.

Pensando nisso, algumas empresas começam a desenvolver soluções, e uma delas acaba de ser apresentada no Japão. Trata-se de um novo carro elétrico, batizado de SIM-Lei, que segundo os engenheiros, consegue rodar 333 quilômetros com uma única carga. Criado pela pequena SIM-Drive, em parceria com outras 33 empresas, entre elas a Mitsubishi Motors, o protótipo é equipado com quatro motores de alto desempenho, sendo um para cada roda. A fabricante não revela muitos detalhes sobre a motorização e as baterias. Ela apenas informa que um dos fatores que contribui para tamanha eficiência é o peso do chassi, bastante leve.

Os criadores do projeto acreditam que em breve a novidade vai ganhar as ruas, em parceria com grandes montadoras.

Fonte: The Independent

Por André Gonçalves


Fiat Uno Cabrio Concept – Informações


A Fiat apresentou, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, o Uno Cabrio Concept, um modelo conversível, baseado no Novo Uno de duas portas. Desde então, a montadora tem feito alterações no protótipo, e decidiu levá-lo a alguns eventos automotivos, que acontecerão em países do continente americano. Isso tem gerado especulações de que uma versão de produção está próxima de aparecer, fato que é negado pela Fiat.

O Uno Cabrio tem um belo design, feito para agradar às pessoas que gostam de dirigir sentindo o vento na cara, já que ele não possui capota. O “santantônio”, aquela barra de proteção que fica atrás dos bancos, também dá um charme especial ao veículo, que tem sob o capô o motor turbo 1.4 litro, que entrega 152 cv de potência e chega a quase 200 km/h de velocidade máxima. O propulsor é o mesmo que equipa o Punto T-Jet, o Bravo e o Línea.

Outros destaques do pequeno conversível são as diferenciadas rodas aro 16, com freios a disco e ABS, e alguns itens que reforçam as suas características esportivas, como o volante de base achatada, os bancos em couro, do tipo concha, e o duplo escapamento, dentre outros.

Por André Gonçalves


Luxgen Neora – Carro Conceito Elétrico


A busca por veículos com emissão zero de poluentes é a tendência da indústria automobilística para os próximos anos. Tanto que diversas montadoras de porte se já não possuem um modelo elétrico pronto para fabricação ou lançamento, possuem projetos para o desenvolvimento de modelos desse tipo e as tecnologias necessárias.

E o interesse é tanto, justificado por uma demanda de mercado que crescerá impulsionada por pressões ambientais e legislativas, que até mesmo montadoras menos conhecidas investem em projetos de carros ecologicamente corretos. Esse é o caso da montadora Luxgen da Tailândia que apresentou no Salão do Automóvel de Xangai um carro conceito elétrico que além de bonito, constituído de linhas elegantes formando um desenho moderno e bem equilibrado visualmente e com itens de sofisticação, parece ter dado início à solução de um dos maiores problemas com carros elétricos: a capacidade de carga e autonomia do veículo.

Chamado de Neora, o conceito da montadora tailandesa tem capacidade de armazenar uma grande quantidade de carga em suas baterias de íon-lítio, mais precisamente 48 kWh, o que lhe permite, de acordo com a montadora, a autonomia de 400 quilômetros com uma carga completa, o que é bastante alto para os elétricos em movimento atualmente.

O propulsor do Neora pode gerar 245 CV de potência, o que lhe dá um arranque de 0 a 100 Km/h em 6,5 segundos, com a máxima alcançando 250 Km/h. Números bem superiores aos apresentados pelos modelos atuais.

De acordo com sites especializados não existe uma confirmação de que o conceito Neora será produzido em série, mas o projeto indica um avanço na tecnologia para carros elétricos.

Foto: Dream Car

Por Mauro Câmara

Fonte: Carro Online


Nova BMW M3 GTS Sedan – Fotos e Novidades


Uma nova versão para a BMW M3 está sendo desenvolvida. Apresentada ainda como conceito, a nova BMW M3 GTS Sedan Concept, de 4 portas, teve as primeiras informações e fotos divulgadas.

O veículo tem como base a versão cupê do M3 GTS, utilizando alguns componentes desta, como os freios de alta performance, a grade frontal na cor preta, as rodas pretas de liga leve aro 19, o mesmo sistema de suspensão e o aerofólio na traseira, além de outros.

Uma das diferenças estaria no sistema de escape, que na versão sedã tem linhas mais esportivas e um peso menor.

De acordo com a edição inglesa da Revista Car, o protótipo será equipado com o mesmo motor que empurra o M3 GTS, que disputa competições esportivas na Europa. A diferença é que o V8 4.4 litros do sedã terá a potência reduzida, ficando provavelmente entre 420 cv e 450 cv.

Sobre o interior do bólido e outras informações a respeito do desempenho, a montadora alemã mantém o mistério, já que só o seu exterior foi mostrado.

Também não há informações sobre quando será o lançamento da versão de produção, mas especula-se que seja no início de 2012, inicialmente em uma série limitada.

Por André Gonçalves


Chevrolet Miray – Novo Carro Conceito


A Chevrolet vai comemorar, ainda em 2011, o seu centenário. Certamente a empresa fará muita festa e lançará alguns modelos comemorativos. E já pensando nos próximos 100 anos, a montadora vai apresentar o protótipo de um novo modelo, que no futuro pode ganhar as ruas. Batizado de Chevrolet Miray Concept, o conversível híbrido mais parece ter saído das telas do cinema ou das páginas de quadrinhos, devido ao seu desenho bastante diferenciado.

O nome escolhido não foi por acaso. “Miray”, no idioma sul-coreano, significa futuro, e como não poderia deixar de ser, ele é cheio de tecnologia, a começar pelos dois motores elétricos de 20 cv cada, instalados nas rodas dianteiras de aro 20, acoplado a um propulsor turbo de quatro cilindros, movido a gasolina, de 1.5 litro. A alimentação da parte elétrica é feita através de baterias de íon lítio de 1,6 kW, recarregadas pelo sistema de recuperação de energia cinética dos freios.

A Chevrolet ainda não revelou maiores detalhes, mas pelas fotos, parece que a cabine, que tem capacidade para duas pessoas, será bastante minimalista, sem exageros, somente com o necessário. Completando o visual futurista, o conceito tem portas que se abrem para cima.

Por André Gonçalves


Renault R-Space – Lançamento de novo carro conceito


Os especialistas e amantes de veículos automotores estão focados no Salão de Genebra. A cada hora, novidades são divulgadas pela imprensa estrangeira e nacional em torno de tecnologias aplicadas pelas mais variadas fabricantes. A Renault revela, aos poucos, o R-Space, carro conceito que une sensualidade e a terminologia família em um monovolume.

Com 4,25 metros de comprimento, o veículo integra teto panorâmico em degradê e uma combinação de cores altamente conceituais. Os tons presentes vão desde amarelo, que remete ao mel, branca, que lembra o leite, e até marrom, como o chocolate, cada item desses, grosso modo, presentes num belo café da manhã. O intuito da Renault é justamente de proporcionar doçura e conforto.

A conceituação não se restringe ao exterior. Curiosamente, o encosto dos bancos apresenta design que ilustra abraços, ou seja, aconchegante para casais apaixonados. Ainda no interior, consta na parte traseira uma área de jogos para crianças, totalmente modular e lúdica.

O motor associado ao R-Space é o turbo a gasolina de três cilindros e 900cm³, capaz de desenvolver 110 cavalos de potência graças ao sistema de câmbio automático EDC com dupla embreagem.

Para saber mais detalhes dessa promissora novidade, acesse o site da Renault.

Foto: Renault Official

Por Luiz Felipe T. Erdei