Novo Gol GT não será lançado pela Volkswagen


Montadora desiste de ressuscitar o modelo no Brasil.

O novo protótipo do modelo Gol GT da montadora alemã Volkswagen foi uma das grandes sensações que estavam presentes no Salão do Automóvel que ocorreu na cidade São Paulo, no mês de novembro do ano de 2016. Logo depois que foram abertas as portas para o público e o veículo foi exposto, muitos admiradores do hatch já iniciaram alguns pedidos por meio das redes sociais para que o veículo fosse produzido novamente pela marca germânica. Até mesmo o designer José Carlos Pavone, que é considerado o pai deste projeto, disse que ficou surpreso ao ver a dimensão que tomou a campanha, pois ele tinha acabado de tomar o comando da área de design da fabricante na América Latina.

O apelo na internet foi tão forte, que o movimento acabou chegando até aos ouvidos do CEO e presidente da empresa no Brasil, David Powels, que deu a permissão para que o modelo fosse produzido, de acordo com o que foi verificado pelo C/D. Naquele momento, um representante da marca disse que já era certo o renascimento do Gol GT e que iria reviver no ano de 2017, sendo uma série limitada e especial, o qual seria produzido apenas 500 exemplares. Também de acordo com essa fonte, a produção do veículo iria ser uma homenagem para despedida do ciclo atual de vida do VW Gol, o qual, em breve, irá ganhar uma geração nova.

O fato é que, para a aflição geral de todas as pessoas que são apaixonadas por carros, este projeto acabou não saindo do papel. E isso não se deve pelo fato de todo o mistério que aconteceu ao redor do atual VW Gol, o qual pode não ter uma despedida tão rápida como esperada. A tão aguardada geração nova do modelo iria vir atribuída do nome Polo, já que o Gol iria ganhar, nos próximos meses, somente um facelift. De acordo com informações apuradas, simplesmente as contas acabaram não fechando e isso fez com que todas as pessoas que possuíam uma expectativa deste modelo ficassem frustradas.

FILIPE R SILVA


Rolls-Royce Vision Next 100 – Novo Carro Conceito


Modelo mostra a visão da Rolls-Royce para o futuro dos carros nos próximos 100 anos.

A famosa Rolls-Royce apresentou na última quinta-feira, dia 16, a primeira criação totalmente conceitual e com o pé no futurismo em seus mais de 100 anos de história. O modelo conceitual é parte integrante do chamado Vision Next 100, um projeto desenvolvido pelo Grupo BMW que tem como principal finalidade apresentar ao público a visão da empresa para os carros nos 100 anos que temos pela frente.

O carro do futuro da Rolls-Royce conta com algumas particularidades impossíveis de serem deixadas de lado. Uma delas é o fato que tanto para entrar quanto para sair do carro o teto se levanta e projeta uma luz vermelha que lembra muito os famosos “tapetes vermelhos” usados em grandes eventos dos mais variados setores. Talvez seja essa a idéia essencial: Fazer com que os usuários do carro se sintam sempre que entrar ou sair dele em um evento cheio de glamour.

E tem mais, se o clima não estiver muito propício dois guarda-chuvas se encontram embutidos nas portas.

A fabricante tem uma visão toda especial de como serão os veículos do futuro, em especial aqueles luxuosos. De acordo com ela, os de padrão “alto luxo” serão completamente configuráveis e deverão ser feitos do jeito que o cliente desejar. A marca vai além, apontando que os consumidores poderão decidir praticamente tudo do desenho inicial ao tamanho do carro.

O modelo mostrado pela Rolls-Royce seria apenas uma das possíveis alternativas para esse futuro que não parece estar tão distante assim.

Lá atrás dissemos que o cliente poderá escolher quase tudo. Bom, a marca já deixou um aviso sobre isso: Ele não poderá decidir sobre o motor que, em termos gerais, deverá ser invariavelmente elétrico. Outro detalhe é que curiosamente ele não poderá dirigir o próprio carro. Isso porque ele será completamente controlado por uma assistente virtual batizada pela marca de Eleanor.

E tem mais (digamos o lado positivo), a parte interna do veículo de quebra ainda pode virar uma sala de estar.

Para se ter idéia, não há uma divisão entre os passageiros da frente e os traseiros, nada de volante ou ainda instrumentos que deverão se tornar dispensáveis conforme a fabricante.

Nada do que estamos acostumados deverá estar lá segundo a Rolls-Royce. Para a comunicação entre os passageiros e o carro apenas uma tela transparente OLED.

E como não poderia deixar de ser, a Rolls-Royce para deixar sua marca de tradição colocou um relógio analógico que fica bem no centro do painel frontal.

Por Denisson Soares


Fiat 500e Stormtrooper Concept inspirado no filme Star Wars


Modelo foi inspirado no sétimo filme da saga Star Wars: “O Despertar da Força”.

O lançamento do sétimo filme da saga Star Wars: “O Despertar da Força”, inspirou a marca Fiat a produzir o 500e  Stormtrooper Concept. O veículo foi apresentado no Salão de Los Angeles.

Faltando apenas alguns dias para a estreia do sucesso mundial, o modelo foi desenvolvido pela empresa Garage Italia Customs e pretende promover a Saga Star Wars através de caracterizações que imitam um soldado galáctico.

Na parte exterior, as cores preto e branco tentam imitar as armaduras utilizadas pelos soldados. Todos os vidros do 500e foram adesivados para complementar a estética personificada. Já nos pneus, é possível enxergar a cabeça de um ‘Stormtrooper’.

A fantasia, muito bem planejada, continua no interior do veículo, onde é possível encontrar bancos de couro branco com algumas partes em preto. Nos descansos de cabeça, volante e portas há bordados da Primeira Ordem. No porta-luvas existe o escrito “Star Wars”. O capo do veículo juntamente ao paraíso formam uma espécie de capacete. Do ponto de vista do design, a Fiat está de parabéns por tornar o cenário realmente convincente.

Em relação ao desempenho e características mecânicas, a Fiat não realizou alterações e manteve  o motor com potência de 110 cv e 199 Nm e bateria de íons de lítio do modelo convencional do 500e.  

A má notícia é que o carro não será colocado à venda, a ideia da marca italiana é deixá-lo à disposição do serviço do Uber, na cidade de Nova York. A iniciativa seria uma maneira justa de oferecer a oportunidade de muito mais gente aproveitar a experiência e promover ainda mais a Fiat através do marketing e boca a boca.

Os fãs aprovaram, afinal, quem não gostaria de andar em um carro promovido para uma das sagas de maior sucesso mundial? A estreia de Star Wars: O Despertar da Força acontecerá no dia 17 de Dezembro. E você? Já garantiu o seu ingresso?

Por Beatriz 

Fiat 500e Stormtrooper Concept

Fiat 500e Stormtrooper Concept

Fotos: Divulgação


Kia Optima Conversível – Apresentação do Carro no SEMA 2015


Novo veículo foi apresentado com o nome de A1A e ainda não possui planos de ser fabricado em série.

Será lançada uma versão conversível do Optima da Kia. Esse modelo, que terá como base a quarta geração do sedã médio, foi apresentado no estande da marca no SEMA, que é um evento em Las Vegas, nos Estados Unidos, que tem como foco a customização automotiva.

A versão tem o nome de A1A, o qual faz referência à rodovia de mesmo nome que corta o estado da Flórida. O modelo contará com capacidade para quatro ocupantes e também ganha a suspensão esportiva rebaixada. Além disso, o conversível do Optima terá portas traseiras que se abrem para trás e rodas de liga leve com aro 20”.

No seu interior, a cabine conta com revestimento em couro na cor bege. Os passageiros que estão na parte traseira contam agora com um console novo central e apoios para os braços. O propulsor do conversível da Kia será um 2.0 turbo com quatro cilindros. O motor conta com 245 cavalos de força. Todo o bloco vai trabalhar ao lado de um sistema de escape com um desempenho elevado. O mesmo deverá garantir para o modelo um ronco em tom esportivo.

Segundo informações da Kia, o protótipo ainda não conta com planos para que seja fabricado em série.

Kia Soul Elétrico EV no Brasil:

A montadora vai vender no mercado nacional o Soul EV em sua versão elétrica. As informações foram divulgadas depois da publicação da Resolução 96 da Câmara de Comércio Exterior, a Camex, na qual deixa isentos os veículos que são puramente elétricos da alíquota de importação.

O modelo, que tem a sua produção na Coreia do Sul, ainda não teve divulgado por parte da Kia a data de lançamento ou o preço que será comercializado no Brasil. Isso acontece pois as empresas ainda negociam uma diminuição frente ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O imposto conta com uma alíquota hoje de 25% e as empresa tem o objetivo de deixar em 7% (mesmo percentual de carros 1.0). 


Novo Mitsubishi EX Concept é apresentado no Salão de Tóquio 2015


Carro autônomo e elétrico deve substituir o ASX no próximo ano.

Ainda não colocado no mercado, mas já exposto como protótipo no Salão do Automóvel de Tóquio, o Mitsubishi EX Concept traz grandes mudanças promovidas pela montadora japonesa. A 44ª edição do Tokyo Motor Show recebeu o que deve ser o modelo da Mitsubishi ASX a partir do próximo ano. O veículo manterá a sua essência SUV, porém, passará a ser elétrico e ter estilo inspirado em shooting brakes. O desenho é baseado em carros que são peruas montadas sobre esportivos de duas portas. Além disso, terá comandos independentes da ação do condutor. As alterações formam o conceito EX apresentado pela marca.

A maior mudança da atualidade para o lançamento de 2016 é sem dúvida a troca do motor tradicional a base de gasolina pelo totalmente elétrico. Entre as poucas informações até então divulgadas pela montadora, foi feito o esclarecimento de que a tração será totalmente feita por dois propulsores elétricos, equivalentes a 95CV de força cada. As baterias, localizadas na parte inferior do veículo, garantem autonomia de até 400 quilômetros. Na comparação com o modelo atual, a autonomia em distância não se faz um diferencial, porém, a energia é muito mais limpa e barata, além de renovável.

Ainda não se sabe se o sistema de condução autônomo do EX dirigirá o carro por um período de tempo estimado pelo computador de bordo ou se apenas será um sistema de segurança. No momento, tais sistemas já são consolidados em realizar frenagem por percepção de perigo de batida. Mas apresentações de direção própria por parte do veículo por longos espaços de tempo já foram exibidas. A Mitsubishi não revelou mais detalhes sobre a função.

Em relação à ASX que roda hoje, o interior apresentado mostrou um design futurista e limpo, com pouco espaço de painel de uso. Os botões diminuíram bastante enquanto as telas e comandos touchscreen aumentaram na mesma proporção.

Bruno Klein


Apple pode se tornar montadora de carros


A empresa Apple está inovando a cada dia mais no mercado. Atualmente, a marca está estudando e planejando um novo modelo de automóvel com funcionamento independente e elétrico. Algumas imagens que foram publicadas na internet mostraram o projeto de estruturação de um veículo, mas os detalhes do desenvolvimento ainda não foram revelados pela companhia.

Existe uma expectativa de que a marca esteja negociando uma parceria com a Tesla, que é uma fábrica de automóveis dos Estados Unidos. Uma das estimativas é de que, em breve, a Apple irá anunciar o desenvolvimento deste projeto.

Por outro lado, a estimativa é de que a empresa esteja somente inventando novos itens de um software para ser comercializado e possibilitar que outras empresas produzam automóveis com funcionamento independente. Com isto, a companhia Tesla estaria somente participando das pesquisas em uma parceria com a Apple.

Mas existe também algumas características que podem reforçar a ideia de que a Apple estaria fabricando o seu primeiro veículo. Um deles consiste no fato da empresa ter uma disponibilidade de US$ bilhões acumulados e, deste modo, o valor pode ser revertido em novos desenvolvimentos.

Outro aspecto é o fato da companhia ser especializada na produção de novos softwares e possuir atualmente uma tecnologia que é compatível com veículos. Devido a isto, facilitaria a criação de um novo veículo tendo a sua autoria.

A Apple também tem a vantagem de possuir excelentes profissionais em sua companhia, os quais tem experiência neste ramo de tecnologia e veículos. Nos últimos tempos, foram contratados engenheiros para atuar na área automotiva. Isto torna-se um diferencial na empresa, que facilita ainda mais o desenvolvimento do primeiro automóvel. 

Outro aspecto importante, é de que a companhia já possui uma diversidade de varejistas em nível mundial e isto facilitaria as negociações dos futuros automóveis que fossem produzidos com a sua autoria e lançados no mercado. 

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação


Ferrari apresenta carro conceito futurista para a Fórmula 1


A Ferrari, escuderia italiana reconhecida mundialmente, divulgou um novo protótipo de carro inovador e futurista. A ideia da italiana é incentivar que a Federação Internacional de Automobilismo, FIA, decida novas regras para a Fórmula 1 que sejam interessantes e possam melhorar o regulamento técnico da competição. O protótipo do novo carro foi surpreendentemente divulgado no site da marca.

Empreendendo uma visão futurista e com novo design para os seus carros, a Ferrari publicou na sua página web, o novo automóvel para competições, este passo à frente tem o intuito de incentivar as decisões positivas que possam ser tomadas pelo conselho da FIA.

O modelo foi desenvolvido pelo em conjunto entre o Centro Stile Ferrari e os técnicos de aerodinâmica da companhia italiana.

Foto: divulgação

Algumas das alterações do modelo são uma parte traseira mais larga, cujo objetivo seria dar mais estabilidade ao veículo. Na parte dianteira, uma asa dupla e um bico e cockpit mais arredondado, dando um visual mais encorpado.

A divulgação do protótipo não foi a única surpresa. A Ferrari fez algumas perguntas e registrou-as no seu site e, logo abaixo, colocou um local para que os amantes do automobilismo e da escuderia possam participar colocando a sua opinião e dando sugestões.

A Ferrari está dedicando todos os seus esforços para satisfazer e agradar a todos os seus admiradores, apresentando o conceito do novo carro. A Escuderia não proporcionou maiores informações sobre o projeto.

Foto: divulgação

A Formula 1 deste ano começará em março. Serão 19 etapas, sendo que a penúltima delas será realizada aqui no Brasil, no Autôdromo de Interlagos, localizado na capital paulista.

A comissão da FIA já está efetuou uma reunião na terça- feira, 17 de fevereiro, em Genebra. Nela, os dirigentes da Federação decidiram fazer mudanças para que a categoria se torne mais atrativa. As alterações somente deverão aparecer em 2016.

Por Melina Menezes


Kia Sportspace tem o seu conceito antecipado pela montadora


Foi divulgado oficialmente na última terça- feira, 17 de fevereiro, o conceito Kia Sportspace. O novo modelo que virá antes do lançamento Optima terá a sua carroceria em formato de perua. O design do modelo foi projetado para percorrer longas distâncias, para isso, ele possui um espaço interno muito confortável e alcança altas velocidades. 

O mais novo modelo da marca coreana foi desenhado no estudio da Kia localizado em Frankfurt e contou com a aprovação do Chefe de Desenho da Kia, Gregory Guillaume.

Para afirmar o mais novo momento da Kia, em que seus modelos estão sendo atualizados e remodelados, a montadora decidiu lançar o Kia Sportspace, um modelo que alia a elegância à um carro esportivo. Este automóvel virá para o mercado como um design muito parecido ao atual Optima, no entanto, alguns detalhes serão alterados a fim de agregar sofisticação ao modelo.

Estima-se que o Sportspace será muito bem aceito pelo público. Na parte ateral, ele manterá a linha da cintura bem marcada e para o friso cromado. Já na parte frontal o carro contará com com farois em LED e máscara negra. O para- choque possui estilo esportivo, a entrada de ar deverá ser alterada tanto na perua quanto no sedão para que este item tenha um desenho mais elegante.

A parte traseira do Kia Sportspace Concepr é a parte do carro que dá mais ênfase aos detalhes esportivos. Com lanternas agressivas, linhas harmoniosas e a presença de um extrator de ar falso, a modelagem traseira encanta pela sua esportividade. No sedã, a placa deverá mudar de lugar, para que o Sportspace fique mais armonioso.

O carro que será lançado durante o Salão do Automóvel em Genebra, manterá os conceitos de sustentabilidade buscando à economia de combustivel, bom desempenho, desta forma, continuará mantendo o estilo de veículos normalmente fabricados pela Kia.

Texto de Melina Menezes.


Mercedes mostra conceito de possível carro da Apple


É verificado que as previsões a respeito do lançamento de um provável carro da Apple estejam tornando-se mais evidente a cada dia, e que a companhia poderá intensificar também o ramo automobilístico usando tecnologias que foram produzidos ao longo dos últimos anos. É evidente que a companhia esteja tendo muitas previsões, entretanto, há uma previsão que consiste em um dos mais estranhos provavelmente.

Entre as contratações destaques atuais da Apple, Johann Jungwirth, ex-presidente e CEO da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz, é um dos nomes que mais destacam. Ele trabalhou em alguns projetos incríveis, dentre eles, o conceito do Mercedes Benz F 2015, um carro que seria possível de forma simples ligar à Apple pelo alto nível de empenho adotado no visual e também pelas suas funcionalidades.

O carro de luxo, caracterizado por ser futurista e ter muito luxo, possui um conceito realmente incrível. Mesmo que seja um projeto que poderá ser disponibilizado em alguns anos, não podemos deixar de imaginar um pouco o sonho do lançamento de um provável carro da Apple, que poderia facilmente ter base neste modelo.

Como foi recomendado pelo jornal estadunidense, Business Insider, o furgão desconhecido poderá ser o começo da competição da gigante de Cupertino com a Tesla. Considerando isto, é importante apostar na possibilidade de um “Apple Car” estar sendo produzido pela equipe de engenheiros da companhia. Se um iCarro realmente estiver sendo desenvolvido, os designers que atuam para a empresa não irão decepcionar, ao menos considerando o visual, devido mais de um profissional já atuar na categoria.

Existe um modelo que foi idealizado por Julian Honig, designer industrial da Apple. Com contornos futuristas, Audi RSQ possui relevância em uma carcaça unitária que recorda bem os veículos usados no clássico desenho, os Jetsons. Na realidade, pode-se verificar automóveis semelhantes ao produzido por Julian em quase todos os filmes de ficção científica.

Felipe Couto de Oliveira


Hyundai Santa Cruz – Novo carro conceito mescla os modelos Vera Cruz e Santa Fé


Uma das grandes novidades do evento Salão de Detroit é o novo conceito da Hyundai, a picape Santa Cruz. O novo conceito mescla dois SUV’s da montadora coreana, os modelos Vera Cruz e Santa Fé. Com o lançamento do veículo, a empresa coreana torna evidente o intuito de competir no segmento.

O modelo possui visual arrojado, possuindo grade hexagonal, lanternas horizontais que ocupam espaço na tampa traseira do porta-malas e farol de neblina com tecnologia LED (Light Emitting Diode). Possui cabine estendida e compartimento de carga propicia para transportar materiais leves, sendo possível utilizá-la para lazer e trabalho. Apesar disso, o utilitário parece não comportar uma motocicleta em sua carroceria, por essa razão, a Hyundai permite que a tampa seja estendida para transportar tal veículo.

Estima-se que o veículo tenha aproximadamente 4.65 metros de comprimento, medidas que se aproximam de picapes compactas como, por exemplo, o modelo Fiat Strada que possui apenas vinte e um centímetros a menos de comprimento.

As rodas do veículo são grandes e conta com desenho especial. As pinças de freio são de cor amarela, assim como, os retrovisores.

Segundo informações do fabricante, a nova picape pode levar até cinco passageiros, mesmo possuindo espaço traseiro limitado. Dessa forma, o novo seguimento se torna uma boa opção para quem deseja um veículo com espaço interno considerável e compacto.

A picape conta com motor 2.0 turbo diesel com potencia de 190 cavalos e 41,7 kgfm de torque. O consumo médio de combustível é de 12,8 km/litro. A tração do veículo é integral, sendo essencial para terrenos rurais.

O novo conceito deve estar no mercado até 2016, e modelo promete garantir a satisfação do público jovem, que não gosta do design das picapes presentes no mundo automotivo brasileiro.  

A Hyundai não disse mais sobre as especificações do veículo, mas o mesmo promete ser sucesso de vendas. Ainda não existem previsões para o lançamento do modelo no país.

Por Wendel George Peripato

Hyundai Santa Cruz

Hyundai Santa Cruz

Hyundai Santa Cruz

Fotos: Divulgação


Nissan Pulsar Nismo Concept – Versão esportiva foi apresentada no Salão de Paris


Visando concorrer com hot hatches como o Volkswagen GTI, Megane RS e Ford Focus RS, a Nissan aproveitou o Salão de Paris para apresentar o Pulsar Nismo Concept, a versão esportiva do seu mais novo hatch médio.

Contando com o mesmo desenho da versão convencional, o Nissan Pulsar Nismo Concept traz diversos aprimoramentos e mudanças para deixar o hatch mais esportivo e agressivo. Para tal, a marca japonesa adotou novo para-choque dianteiro esportivo com amplas saídas de ar inferiores, novo para-choque traseiro com difusor de ar integrado e dupla saída de escape centralizada, nova saia lateral, spoiler traseiro de fibra de carbono e exclusivo para a versão Nismo, arco de rodas diferenciado, rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com pneus 235/35 R19, além da pinça de freios e de detalhes dos para-choques, da saia lateral, dos faróis frontais, da grade dianteira e dos retrovisores externos em vermelho.

Para aumentar a esportividade do modelo, a Nissan configurou o sistema de suspensão esportiva do Pulsar Nismo Concept para deixar a condução do carro mais ágil e agressiva. 

Na cabine, o Pulsar Nismo também tem uma aparência esportiva já que o modelo traz bancos esportivos do tipo concha, volante multifuncional de três raios e portas revestidas em Alcantara e com detalhes em vermelho, manopla do câmbio com detalhes em couro e costura contrastante, pedais esportivos e apoio do pé esquerdo em alumínio, além do tacômetro (conta-giros) com fundo na cor vermelha.

As especificações mecânicas do novo Pulsar Nismo ainda não foram reveladas pela Nissan, contudo, especula-se que o hatch esportivo será equipado com o motor turbocharged de 4 cilindros 1.6 DIG-T da versão topo de linha, mas reconfigurado para deixar de oferecer 190 cv e entregar 247 cv de potência. É provável que a versão Nismo do Pulsar traga acoplado ao motor um câmbio manual de seis marchas.

Vale lembrar que as configurações convencionais do Pulsar possuem três opções de motorização, todas com turbocompressor: 1.2 DIG-T a gasolina com 115 cv, 1.5 dCI turbodiesel de 110 cv e o bloco 1.6 DIG-T que entrega 190 cv. 

Por Caio Polo

Nissan Pulsar Nismo Concept

Nissan Pulsar Nismo Concept

Nissan Pulsar Nismo Concept

Fotos: Divulgação


Mini Clubman – Novo carro conceito será lançado no Salão de Genebra


Se você acha que a MINI, marca pertencente ao Grupo BMW, é muito tradicionalista na hora de desenvolver seus veículos, a segunda geração da station MINI Clubman, que será apresentada na forma de conceito no Salão de Genebra, tenta mudar esse pensamento.

A nova geração do MINI Clubman mantém algumas características visuais da marca, mas o conceito que será mostrado em Genebra revela que a marca britânica aposta numa mudança expressiva, quando comparado à versão vendida atualmente.

Redesenhado por completo, o Clubman Concept possui 4,22 metros de comprimento (26 centímetros mais longo), 1,84 metros de largura (17 centímetros mais largo) e 1,45 metros de altura, 26 centímetros mais alto que a versão atual. Tudo isso faz com que a perua ofereça um maior espaço interno, além de garantir o título de maior carro já produzido pela MINI, sendo maior, inclusive, que o SUV Countryman. “O novo Clubman terá mais tecnologia, espaço e mais conforto. Em suma: será mais carro e mais MINI”, revela Adrian van Hooydonk, Chefe de Design da BMW.

O design interior conta com formas e cores típicas Mini, mas com alguns diferenciais como detalhes em prata e faixas decorativas em madeira. Espera-se que o novo conceito Mini Clubman seja lançado ainda neste ano ou no início de 2015.

Completam as novidades as rodas de liga leve de 19 polegadas, a grade frontal cromada, o formato mais oval dos faróis, novas lanternas traseiras e a adoção das inéditas seis portas, sendo quatro convencionais, substituindo a da versão atual com abertura do tipo “suicida”, mais as duas verticais traseiras. Por fim, o Clubman passa a ser o primeiro veículo da MINI a trazer o "AirBreather" nas laterais, que funciona juntamente com a cortina de ar para garantir uma redução efetiva da resistência nas rodas traseiras, equipamento muito utilizado em outros carros BMW.

A versão de produção do MINI Clubman, que será praticamente igual ao conceito que será apresentado em Genebra, deve chegar aos principais mercados da marca ainda neste ano, ou no mais tardar no início de 2015.

Por Caio Polo

Mini Clubman

Foto: Divulgação