Apple pretende adicionar novas funcionalidades no CarPlay


A Apple deu entrada em uma nova patente que sugere que pode adicionar novas funcionalidades e capacidades ao seu software automotivo CarPlay.

Para quem não conhece, o CarPlay nada mais é do que uma tela interativa, que já vem instalada de fábrica nos automóveis, permitindo que, uma vez conectada a um iPhone (modelo 5 em diante), acesse funcionalidades básicas como ligações, mensagens, música e mapas. A patente, publicada pelo escritório nacional norte-americano de patentes e marcas registradas (USPTO), descreve um sistema em que um iPhone atua como o controle remoto de um carro automático conectado a dispositivos similares ao CarPlay.

A patente descreve como dispositivos que rodam iOS podem ser utilizados para dar partida e bloquear remotamente no veículo utilizando recursos de localização geo-referenciada. O iPhone ou iPad do usuário poderiam ser utilizados para enviar comandos de travar e destravar o automóvel, ativar o alarme, dar a partida e programar antecipadamente à chegada ao carro a temperatura interior, bem como abrir o porta-malas apenas com a aproximação do usuário pela traseira do veículo. A tecnologia Bluetooth pode ser empregada para esta última tarefa, e a possibilidade de se utilizar o iBeacon não está descartada para tarefas baseadas na proximidade do usuário com o veículo. Toda uma programação, como abrir o carro, os vidros, porta-malas, dar a partida e ligar o ar condicionado poderia ser ativada quando o motorista chegasse perto do carro.

A ambição da nova patente vai além, com recursos que monitorariam o dispositivo do usuário através da conexão pela rede celular a qualquer distância de onde o automóvel foi estacionado, e medidas de segurança como o bloqueio do carro caso o proprietário não esteja sentado no banco do motorista (o que se tornaria um problema caso a bateria do iPhone acabasse).

O sistema demonstra a vontade da Apple de ir mais além no quesito integração dos iDevices com veículos, e várias montadoras já estão aderindo à tecnologia, mas um esforço universal entre as montadoras seria melhor para os consumidores, embora haja vários desafios a serem batidos, principalmente no que diz respeito à garantia do sistema, até que tenhamos contato com a novidade futurística.

Por Felipe Foureaux Freitas

CarPlay

Foto: Divulgação


Pioneer e Alpine são as fornecedoras oficiais do CarPlay da Apple


Já faz algum tempo que nos meios de tecnologia tem se falado sobre o CarPlay da Apple. Até pouco tempo a empresa não havia dado nenhum sinal sobre quando ou quais seriam as fornecedoras do sistema. Porém, recentemente a Apple decidiu dar um passo para começar a ver os resultados que o sistema poderá trazer para a empresa. É oficial. A empresa da Maçã anunciou que qualquer pessoa poderá fazer a instalação do CarPlay em seus automóveis por meio de dois fornecedores de equipamentos para automóveis: a Pioneer e a Alpine. A bem da verdade até o momento são os únicos e os primeiros.

A Pioneer pouco tempo atrás já havia, por sua vez, pronunciado-se sob a compatibilidade do sistema. Entretanto, a Apple nada tinha dito sobre o assunto. Era um problema já que se a empresa não desse autorização as pessoas que instalassem o mesmo poderiam não ter acesso a futuras atualizações já que o sistema em si não seria efetivamente “homologado” pela fabricante.

Sobre o CarPlay em si (para quem ainda não ouviu nada a respeito) ele é um sistema que faz uso do Siri para realizar  a conexão do iPhone ao sistema de entretenimento do automóvel. Entre as possibilidades apresentas ele pode, por exemplo, passar para o motorista do veículo ou permitir que o mesmo tenha acesso a diversas funções como mapas, ligações, recebimento e envio de mensagens e tocar música entre outros.

Na época de seu lançamento a maioria das pessoas achava, até porque a Apple deu a entender, que o CarPlay só estaria disponível para as fabricantes de modelos de automóveis de luxo. Mas por qualquer motivo que seja, agora qualquer pessoa pode ter o sistema, claro que para isso deverá comprar um aparelho das fornecedoras oficiais.

Nem tudo é alegria. O CarPlay, para a infelicidade dos brasileiros, não está disponível por aqui e não há nenhuma informação se ele chegará ou como funcionará nos automóveis daqui.

Por Denisson Soares

CarPlay

Foto: Divulgação


CarPlay – Novo software da Apple direcionado aos automóveis


No dia 3 de março a Apple acrescentou ao seu site uma nova seção. A página em questão é voltada para o primeiro software desenvolvido pela empresa com o foco especificamente direcionado aos automóveis. A empresa da Maça batizou o sistema de CarPlay. De acordo com a própria criadora o sistema deverá ser lançado oficialmente durante a realização do Salão de Genebra. Ainda segundo as informações divulgadas no site da empresa, o referido programa estará disponível para modelos de automóveis das marcas Volvo, Mercedes-Benz, Jaguar, Hyundai, Honda e Ferrari.

A Apple também informou que as marcas Land Rover, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Subaru, PSA Peugeot Citroën, Nissan e Opel também terão o software integrando futuros modelos uma vez que essas empresas já fizeram suas parcerias para ter o sistema.

Segundo a Apple, o CarPlay basicamente pode ser tido com uma maneira mais inteligente além de segura de o usuário poder utilizar o iPhone em seu carro. Grande parte dos pontos positivos vem exatamente do fato de que o motorista nem precisará tirar as mãos do volante para usar o sistema.

Em outras palavras isso quer dizer basicamente que o CarPlay permite que o motorista faça uso das mais variadas funções do iPhone enquanto dirige uma vez que o iOS vai ser instalado no próprio carro. Hoje, em dia já possível que o motorista faça a conexão de dispositivos com seu veículo por meio do Bluetooth, porém, não dá para se usar as funções do smartphone através do display do automóvel.

Com o sistema CarPlay o usuário também poderá navegar pelo sistema Apple Maps bem como fazer ligações usando para isso a plataforma de voz Siri. Vale lembrar que ela também é capaz de efetuar a leitura de mensagens de textos ou ainda escrever respostas ditadas.

No que diz respeito ao entretenimento, para ser mais exato, as músicas, será possível que a pessoa possa ouvi-las não apenas através do iTunes mas também por meio de aplicativos de músicas que não fazem parte da gama de produtos da Apple como, por exemplo, o iHeartRadio e Spotify.

Outro detalhe é que o sistema também é compatível com os modelos de iPhones 5S, 5C  e 5.

Por Denisson Soares

CarPlay

Foto: divulgação