Challenger, Camaro e Mustang enfrentam testes de colisão


Esportivos que deveriam apresentar mais segurança não se saem bem nos testes

Os testes de colisão foram feitos pela IIHS a organização é independente e financiada por seguradoras.

Para quem acreditava que os chamados “muscle cars” se dariam bem nos testes teve suas surpresas. Além do desapontamento eles nem sequer conseguiram o título de veículos seguros. As informações são do IIHS. De acordo com o órgão para ser classificado como seguro o carro precisa passar pelos testes de colisão frontal em velocidade reduzida e moderada, na contenção de cabeça nos bancos, na resistência do teto e no impacto lateral. No mais ainda precisa contar com sistemas básicos de segurança para a prevenção de acidentes.

Dentre os analisados o Mustang foi o que mais se aproximou dos requisitos exigidos. O que faltou foi uma nota melhor para o teste de colisão parcial reduzida. No teste apenas 25% da frente do carro é atingida simulando uma batida com uma árvore ou poste.

No mesmo quesito o modelo da Ford obteve a classificação de aceitável.

O Camaro por sua vez também chegou apenas a nota de ser aceitável no caso da resistência do teto. Mas pecou em outros aspectos tais como as tecnologias básicas para a prevenção de acidentes. Em contrapartida ela foi o único bem avaliado na colisão simulada com uma batida em poste.

De todos, o Challenger foi o que teve pior desempenho. A nota obtida no teste de colisão frontal nem sequer é digna de nota. Para se ter Ideia da situação para que o boneco usado nos testes pudesse ser retirado foi preciso desparafusar as pernas dele. Mesmo assim, duas classificações “aceitáveis” foram conquistadas pelo modelo na parte de contenção das cabeças e bancos e do teto.

De fato havia a expectativa de que modelos mais potentes fossem melhores nesses pontos uma vez que são construídos para atingirem grandes velocidades. As versões que foram analisadas pelo IHSS eram todas equipadas com motores V8.

Dado o fato de que carros esportivos apresentam um alto número de acidentes. É de extrema importância que eles ofereçam aos condutores o máximo de segurança possível de acordo com Adrian Lund, presidente do IIHS.

O instituo ainda ressaltou que não costuma fazer testes com modelos esportivos até porque eles representam uma fatia menor do mercado. Mas que a decisão de avaliar esses modelos foi motivada pelo fato de que os esportivos geram mais gastos para as seguradoras.

Por Denisson Soares


Recall Chevrolet Camaro 2012 no Brasil – Problemas no sistema de airbag


O recall é uma forma pela qual as empresas fabricantes de veículos vêm a público informar que o seu produto ou serviço está apresentando risco aos consumidores ou que algum dos seus produtos podem estar com defeitos e necessitar de reparos imediatos. Nesse contexto, por ter sido encontrado um problema grave no sistema airbag nos veículos Camaro, versão 2012, fabricados no Brasil, a montadora Chevrolet anunciou o chamamento dos consumidores que adquiriram esse veículo para um recall.

De acordo com um comunicado oficial emitido pela empresa Chevrolet, o que foi detectado foi uma possível falha, o que faz com que o airbag frontal do passageiro dianteiro não funcione durante uma colisão. Segundo a fabricante, o número de chassis dos veículos que deveram passar pelo recall vão de C9168246 a C9206504, ao todo, cerca de 39 veículos pelas estimativas da empresa.

A outra forma de saber mais detalhes sobre esse procedimento, para os proprietários que adquiriram esse veículo é através da central de atendimento da montadora mediante o telefone 0800 702 4200 ou até mesmo pelo site www.chevrolet.com.br.

A empresa salienta ainda que para que sejam feitos os procedimentos de correção desse problema, os proprietários devem levar os veículos até a concessionária Chevrolet mais próxima e que o tempo médio para realização desse reparo no airbag dos veículos será em média de 40 minutos. Vale ressaltar que nesse caso os proprietários desses veículos devem procurar as concessionárias o mais rápido possível, uma vez que o airbag é um equipamento de segurança obrigatório, além de que o recall é um direito do consumidor previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), o qual preconiza que o fornecedor ou fabricante não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou a segurança das pessoas.

Por Adriano Oliveira

Recall Chevrolet Camaro 2012

Foto: Divulgação


Chevrolet Camaro Conversível à venda no Brasil


O carro Camaro, que é considerado uma lenda no setor automobilístico e um modelo de grande sucesso no Brasil, principalmente, devido ter sido alvo até mesmo de uma música sertaneja, representa um sonho de consumo de muitos brasileiros. Nesse contexto, a General Motors anunciou a chegada da versão conversível do Camaro no Brasil.

Essa nova versão do veículo sairá com o preço de R$ 239.000, o que representará para o consumidor um gasto de aproximadamente R$ 18 mil a mais do que a variante cupê.

Esse modelo inovador estará disponível apenas em quatro cores, o Preto Global, Branco Summit, Amarelo Lemon e Cinza Ashen.

A principal atração do Camaro conversível é a capota Twillfast, concebida em parceria com a fabricante da capota do Corvette. O funcionamento da capota será bem simples, bastando apenas tocar em um botão para que, em vinte segundos, os vidros se abaixem e a capota se dobre em forma de “z”. Essa peça é feita de lona e revestida em espuma, além de ser equipada com vidro traseiro térmico, que tem como função manter o nível de ruído e as dimensões internas próximas às do cupê, lembrando ainda que a capota é totalmente rebatível.

O Camaro, quanto à mecânica não traz nenhuma novidade, uma vez que ele foi equipado com transmissão do tipo automática contendo seis velocidades com um motor capaz de gerar 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque. O carro também contará com reforços estruturais na dianteira e na traseira, o que fornece a esse modelo maior rigidez e equilíbrio. Outro atrativo é o duplo controle de tração e de estabilidade. Portanto, o Camaro na versão conversível é uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir um modelo totalmente inovador e exclusivo para passear nas ruas dos grandes centros urbanos, a fim de impressionar e chamar a atenção de todas as pessoas que visualizarem esse belíssimo veículo nas ruas.

Por Adriano Oliveira

Chevrolet Camaro Convers?vel