Você conhece o “Camarão Móvel”? A grande maioria dos brasileiros não sabe do que se trata, mas a população da pequena cidade de São José de Piranhas, no interior da Paraíba, sabe do que estamos falando. O Camarão Móvel é um carro feito à mão, baseado em chapas de aço. O inventor do veículo é Orismar de Souza, um ex-mendigo, que desde criança sonhava em construir o próprio automóvel.

O chassi foi moldado à base de um martelo e uma talhadeira, usados para cortar as chapas de aço que custaram R$ 450. Segundo Orismar, ele passou até fome para juntar o dinheiro. Os outros componentes, como o motor de 125 cc, que equipava uma motocicleta, foram conseguidos nos lixos de oficinas mecânicas. O mais interessante da história é que Orismar não tinha nenhuma experiência em lidar com os materiais, aprendeu tudo “na marra”, e gastou cerca de quatro anos para terminar o projeto. 

O Camarão Móvel não tem nenhum luxo, mas carrega tranquilamente duas pessoas, que podem escutar músicas no rádio toca-fitas, instalado no painel central. Ele conta ainda com bagageiro, câmbio com ré e painel de instrumentos. O motor, segundo Orismar, desenvolve aproximadamente 80 km/h na estrada.  

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: