Pneus – Clima não interfere na calibragem


Muitas dúvidas surgem quando o assunto é automóvel. Atualmente, os veículos estão cada vez mais frequentes nas ruas, e desenvolvendo a propagação em diversas cidades do país tornando em algumas o trânsito com menor desempenho, pela quantidade de unidades em circulação.

Para que os automóveis obtenham um ótimo desempenho em andamento, são indispensáveis que os equipamentos básicos estejam ajustados, primordialmente os pneus que são imprescindíveis para a locomoção do mesmo. Caso eles não estejam calibrados adequadamente, podem ocasionar desgaste impedindo a locomoção, e propiciando ao motorista a troca. Por isso, é necessário regulá-los de maneira adequada para que não ocorram problemas futuros.

De acordo com especialistas que estão expressamente atualizados diante do contexto determinado, não existem momentos corretos referentes ao clima para que se estabeleça a troca dos pneus. O que se faz importante e essencial para que a troca seja realizada, é a possibilidade de estarem provocando bom desempenho ou não, durante a sua atuação.

A elevação ou a redução do calor não provocam alterações em relação ao volume, e a pressão dos gases que são evidenciados para que os acessórios sejam calibrados também não demudam. A variação de temperatura estabelecida pelo clima proposto a cada momento não modifica a pressão que se encontra estagnada no interior dos pneus. Isso é afirmado, pelo volume de ar que está integrado ao item em questão ser pequeno.

Em países mais frios, que não implica na maioria dos dias temperatura elevada, e sim abaixo de zero, essa distinção não existe. Essa variação só pode acontecer e ser efetiva, caso a temperatura ultrapasse os 60°C.

Essa possibilidade é inviável, porém é indispensável que os pneus sejam regulados quando estiverem apresentando temperatura fria, isto significa que devem ter rodado menos de três quilômetros em baixa velocidade ou após parados por no mínimo duas horas. Se não for possível realizar tal ação, é indicado adicionar 4 psi na pressão recomendada no manual do responsável pelo modelo.

Por Lorena de Oliveira

Calibragem dos pneus

Foto: Divulgação