BMW Série 2 Active Tourer – Primeiro carro de tração dianteira da marca


Para chamar atenção em um dos eventos mais importantes para lançamento de automóveis, o Salão de Genebra, a BMW apresentou na primeira semana de março o modelo Série 2 Active Tourer, que é o primeiro carro de tração dianteira da história da marca. Com este lançamento a marca quebra um dos maiores paradigmas da indústria automotiva. O Série 2 AT ainda estreia com motor de três cilindros e coloca a BMW em uma disputa com as concorrentes que já estão no segmento dos compactos e dos monovolumes.

O Active Tourer entra para o mercado com objetivo de angariar consumidores das rivais Mercedes-Benz – não apenas dos admiradores do Classe B – mas de toda a linha compacta da concorrente, que conta também com o hatch Classe A, o sedan CLA e o SUV GLA (que estão batendo as metas de vendas no exterior e que também possuem a tração dianteira).

No Salão de Paris de 2012, a BMW chegou a apresentar o conceito do Active Tourer. Agora este ano o monovolume começa definitivamente a ser comercializado na Europa até o final do semestre. No mercado brasileiro, a previsão de chegada está entre o final deste ano e o começo de 2015. Os preços ainda não foram divulgados.

Na Europa o Série 2 Active Tourer será vendido com três opções de motor, das três, duas escolhas são a gasolina e a outra é diesel. Todos são considerados da linha TwinPower, mostrada no lançamento do Mini Cooper de nova geração.

O menos potente é o 218i, com motor de 1,5 litro, três cilindros e turbocompressor que pode render até 138 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque; o médio é o 225i, quatro cilindros turbo de 2 litros, recalibrado, 231 cv e 35,7 kgfm; O mais forte é o 218d com turbodiesel de quatro cilindros, 2 litros e que rende até 152 cv e 33,6 kgfm.

O primeiro modelo citado pode ser escolhido entre o câmbio manual ou o automático de seis marchas maiores. Se preferido os maiores, a opção é manual de seis marchas ou automático de oito. Todos ainda possuem um sistema start-stop, que desliga o motor nas paradas rápidas para economizar combustível.

Por Carolina Miranda

BMW S?rie 2 Active Tourer

Foto: Divulgação