Volkswagen Beetle Dune – Novidades e características do novo modelo


Revelado ao público em janeiro deste ano durante a realização do Salão de Detroit, o conceito VW Beetle Dune está prestes a ganhar uma versão de produção e ser visto nas ruas. De acordo com a revista alemã “Auto Bild”, os executivos da Volkswagen decidiram sobre a fabricação em série da configuração Dune para o Beetle e aguardam apenas alguns ajustes para confirmar a novidade.

Seguindo a tendência que vem agradando ao público, o carro-conceito é uma versão com espírito aventureira do novo Fusca. O que chama atenção no veículo, além de alguns detalhes estéticos diferenciados da versão convencional, fica por conta da pintura amarela na carroceria, semelhante à cor do conceito homônimo que foi apresentado no Salão de Los Angeles no ano de 2000.

Baseado na configuração R-Line do Volkswagen Beetle convencional, o Beetle Dune Concept possui, além da pintura em tom de amarelo, detalhes que deixam o carro com visual aventureiro, como os apliques de plástico nas caixas de rodas, na parte inferior da lateral, na moldura dos faróis de neblina e na parte inferior do para-choque traseiro. Além disso, para reforçar o espírito aventureiro do Beetle Dune, o carro traz estribos laterais, uma espécie de quebra-mato na parte dianteira e traseira na mesma cor dos estribos laterais, teto solar, aerofólio, suspensão elevada e rodas de liga leve com desenho inédito.

No interior, a versão aventureira possui a mesmas características e acabamento da versão convencional, mantendo inclusive os belos indicadores de temperatura do óleo, cronômetro e pressão do turbo posicionado na parte superior do painel. Contudo, o que chama atenção é o volante multifuncional com base achatada, as portas e o painel que trazem acabamento no mesmo tom de amarelo da carroceria. Por fim, o modelo ainda conta com inscrições em alusão a versão aventureira no painel e nas portas. 

Dotado apenas de tração dianteira, o que decepciona um pouco pelo fato do carro ter o espírito aventureiro, o VW Beetle Dune vem equipado com o já conhecido motor 2.0 TSI de 210 cv, que trabalha em conjunto com a transmissão DSG de seis velocidades.

Por Caio Polo

Volkswagen Beetle Dune

Foto: Divulgação


VW Beetle Conversível – Experiência no fundo do mar


Beetle Conversível no fundo do marA montadora Volkswagen é conhecida pela qualidade de seus veículos e ousadia de seus projetos. Recentemente a marca fez uma experiência surpreendente e colocou o  VW Fusca em pleno fundo do mar procurando tubarões. Além de uma divertida ação, a finalidade da experiência era demonstrar que o carro é resistente e potente até debaixo d´água.

Trata-se do modelo Beetle Conversível, que vem equipado com três propulsores e rodas originais. Com essas características, o carro se movimenta e literalmente anda no fundo do mar. A ideia arrojada surgiu a partir de uma inusitada parceria entre o biólogo Luke Tipple e a Volkswagen. O biólogo é especialista em tubarões, sobretudo na espécie marinha "Shark Week”.

Dentro do Fusca foram instaladas câmeras a fim de mostrar imagens do comportamento dos animais em seu habitat natural. As imagens captadas serão transmitidas para o telespectador a partir do dia 4 de agosto de 2013, nos Estados Unidos. A programação poderá ser acompanhada no Discovery, canal conhecido por apresentar várias séries e programas aquáticos.

Depois dessa ideia fora do convencional, fica até difícil imaginar qual será a próxima  surpresa da Volkswagen. Vamos aguardar as cenas seguintes, em terra ou no mar!

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


VW iBeetle – Novo carro com conectividade com o iPhone


Novo iBeelteNos dias de hoje estamos cercados de iPhones, iPads e toda a tecnologia em evolução. Quando nos deparamos com essa realidade nos perguntamos: o que será que vai surgir agora? Qual será a nova tecnologia?

Pois bem, entre os dias 21 e 29 de abril, no Salão do Automóvel de Xangai (China) está sendo lançado o que se aproxima muito de um "i-car", como novidade trazida pela Volkswagen. Depois do lançamento do "New Beetle" (Novo Fusca) a Volkswagen está lançando o "iBeetle". O carro tem conectividade com o iPhone, da Apple, nas versões 4, 4S e 5.

Informações sobre óleo, gasolina, temperatura e bússula podem ser visualizadas através do aplicativo chamado "Volkswagen Car Net The Beet", que também tem a funcionalidade de tirar fotos.

O ano da Copa do Mundo do Brasil será a época do lançamento do iBeetle. Porém, as vendas antecipadas começam ainda em 2013.

Na primeira década do Século XXI (entre os anos 2000 e 2009) foram lançados carros com vários apetrechos de localização por GPS incluídos de fábricas, modelos com sensores de movimento dos olhos do motorista, modelos com sistemas eletrônicos de áudio e vídeo jamais vistos antes.

Na década atual, desde 2010, já estamos vendo o lançamento de carros que se parecem celulares.

O que será que nos aguarda no futuro?

Por Bruno Rafael da Silva


Volkswagen apresenta o Beetle 2012


A Volkswagen apresentou a nova geração do Beetle 2012. O veículo que segue a dinastia dos tempos áureos do fusca e de seu sucessor New Beetle, deixa a partir desta versão o termo “New” de fora, porém, busca o mesmo sucesso dos antecessores.

O Beetle 2012 será menor do que a última versão, porém, comparada a mesma, ele será mais longo e mais largo que o antecessor. O porta malas também será bem maior, com capacidade para 310 litros (101 litros a mais do que a versão anterior).

O novo veículo ainda contará com cinco opções de motorização, três delas serão equipadas com motor TSI a gasolina (1.2 l com 105 cv de potência; 1.4 l com 160 cv de potência; 2.0 l com 200 cv de potência), haverá ainda as versões a diesel TDI de 1.6 l com 105 cv de potência e o 2.0 l com 140 cv de potência.

A empresa ainda não divulgou a chegada do novo Beetle à sua rede de concessionárias, espera-se que ele desembarque também em solo brasileiro.

Por Henrique Pereira